Levando a assistência médica para casa - O monitor de saúde com base em radar desenvolvido pelo centro de inovação da Universidade de Kyoto e a Panasonic recebe uma importante atualização

Como estou me sentindo? Pergunte para a minha casa

The heartbeat intervals of several people can be simultaneously measured in real-time (Graphic: Business Wire)

KYOTO e OSAKA, Japão--()--No início de 2016, investigadores do Center of Innovation (Centro de inovação) da Universidade de Kyoto e a Panasonic Corporation desenvolveram um dispositivo com base em radar com a capacidade de medir, de maneira imediata e exata, os sinais vitais do corpo -- e agora eles melhoraram o dispositivo ainda mais.

O sensor combinada um radar com algoritmos de análise de sinal para medir como o corpo se movimenta à medida que o coração bate. Os movimentos corporais variam consideravelmente, portanto os filtros do software isolam apenas os movimentos por minuto do coração.

"Medir a respiração e o batimento cardíaco -- sem anexar fios complexos ao corpo -- beneficiará imensamente a assistência médica residencial e a medicina moderna", explica Toru Sato, investigador principal e professor de engenharia da computação e comunicação da Universidade de Kyoto.

"Além disso, reduzirá o estresse ao não sujeitar a pessoa a uma sensação de estar sendo monitorada."

A tecnologia original era promissora, mas havia um grande problema: o protótipo era do tamanho de um forno micro-ondas. Para melhorar as possibilidades de implementação, o grupo mudou o foco para aprimorar o dispositivo.

"Após amplos testes, alcançamos grandes melhorias", continuou Sato. "Agora, o dispositivo usa a faixa de frequência de 79 GHz em vez da anterior de 60 GHz. Semicondutores CMOS também foram incorporados. Como resultado, houve melhoria de alcance e resolução e agora tem apenas um décimo do tamanho original -- aproximadamente de um detector de fumaça".

Além disso, devido à nova faixa de frequência, o sensor agora pode medir o batimento cardíaco de diversas pessoas na mesma área, separadas por apenas 7,5 cm (aprox. 3 polegadas).

A equipe espera que as especificações melhoradas permitam que os sensores sejam instalados em diversos aparelhos domésticos, como iluminação, para monitorar em segurança os sinais vitais dos moradores.

"Essa tecnologia é muito promissora para o desenvolvimento futuro de dispositivos para monitoramento remoto da saúde", conclui Sato. "Atualmente, estamos considerando centros de teste para observar as diversas aplicações do nosso sensor."

Sobre a Universidade de Kyoto

A Universidade de Kyoto é uma das principais instituições de pesquisa do Japão e da Ásia, fundada em 1897 e responsável pela formação de diversos laureados Nobel e vencedores de outros prêmios internacionais de prestígio. Um amplo currículo através das artes e das ciências, tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação, é complementado por numerosos centros de investigação, bem como instalações e escritórios ao redor do Japão e do mundo. Para obter mais informações, acesse http://www.kyoto-u.ac.jp/en.

Sobre a Panasonic

A Panasonic Corporation é líder mundial no desenvolvimento de diversas tecnologias e soluções eletrônicas para clientes nos setores de produtos eletrônicos, habitação, automotivo e comércio B2B. Celebrando seu 100º aniversário em 2018, a empresa expandiu internacionalmente e opera agora 495 subsidiárias e 91 empresas associadas em todo o mundo, alcançando vendas líquidas consolidadas de 7.343 trilhões de ienes no ano encerrado em 31 de março de 2017. Empenhada na busca de novos valores por meio da inovação em todas as linhas divisionais, a empresa emprega suas tecnologias para criar uma vida melhor e um mundo melhor para seus clientes. Para saber mais sobre a Panasonic, acesse: http://www.panasonic.com/global.

Fonte: http://news.panasonic.com/global/stories/2017/50824.html

Links relacionados

[Vídeo] O monitor de saúde com base em radar desenvolvido pelo centro de inovação da Universidade de Kyoto e a Panasonic - Apresentação da tecnologia pelo professor Toru Sato

Sobre a Panasonic:

Tecnologia e design Panasonic:

Panasonic na CEATEC Japão 2017

Universidade de Kyoto