Bacardi nomeia Mahesh Madhavan como diretor executivo

Após uma transição que durou sete meses, o líder que já trabalha há bastante tempo na empresa assume o cargo de diretor executivo após a saída de Michael Dolan

Madhavan nomeia John Burke como diretor de marketing global e Ignacio del Valle como presidente regional para a América Latina e o Caribe.

Bacardi Limited CEO Mahesh Madhavan. (Photo: Business Wire)

HAMILTON, Bermudas--()--A Bacardi Limited, a maior empresa de capital fechado do mundo dedicada à produção de bebidas alcoólicas, anuncia que Mahesh Madhavan, um veterano há 20 anos na Bacardi, assume a diretoria executiva, com início imediato. Conforme anunciado em março, Madhavan sucede Michael J. Dolan, que se aposentou como diretor executivo (CEO), função que desempenhava desde 2014. Madhavan trabalhará na sede da empresa em Bermudas.

“Há mais de 20 anos na Bacardi, em diferentes cargos e regiões, Mahesh possui uma extraordinária trajetória de sucesso. Ele herda uma empresa em ótimas condições, com um balanço patrimonial sem problemas, marcas revitalizadas e uma equipe de funcionários motivados. Mike e Mahesh trabalharam em estreita colaboração para que o processo de sucessão ocorresse de forma tranquila, e o conselho de administração está muito satisfeito com o progresso que eles alcançaram”, declarou Facundo L. Bacardi, presidente do conselho da Bacardi Limited, empresa de propriedade familiar.

Em sua carreira na Bacardi, Madhavan já liderou as operações da empresa na Europa, Ásia, Oriente Médio e África, onde esteve encarregado de desenvolver conexões mais fortes entre as marcas emblemáticas do portfólio da Bacardi e os consumidores dessas regiões. Além disso, durante sua trajetória na empresa, ele ocupou cargos de liderança em diversos mercados emergentes de rápido crescimento, como diretor geral na Índia, diretor geral na Tailândia e Filipinas e diretor geral no Sul e Sudeste da Ásia. Ele também liderou o conselho de mercados emergentes da empresa.

Acréscimos à equipe de liderança global

Como parte desse plano de sucessão na equipe de liderança, Madhavan anuncia a nomeação interna de dois líderes seniores. Com início imediato, John Burke, 51 anos, assume a responsabilidade de liderar todas as iniciativas de marketing como diretor de marketing (CMO) da Bacardi e presidente da Bacardi Global Brands Limited; e Ignacio del Valle, 47 anos, passará a liderar as operações comerciais das regiões América Latina e Caribe como o presidente regional. Burke e del Valle atuam como integrantes da equipe de liderança global da Bacardi e estarão diretamente subordinados a Madhavan.

John Burke tem desempenhado diversas funções de liderança na Bacardi há mais de duas décadas. Burke proporcionará liderança e direção estratégica para a organização de marketing global da Bacardi, que vinha sendo conduzida por Dolan nos últimos anos. Ele trabalhará entre a sede global da Bacardi em Bermudas, sujeito à aprovação imigratória do território caribenho, e o escritório da Bacardi Global Brands Limited em Londres. Burke já alcançou um notável sucesso durante sua carreira de mais de 24 anos na Bacardi. Ele adquiriu uma experiência diversificada trabalhando em operações de países, vendas e marketing regionais e globais, inclusive como líder de marcas essenciais do portfólio da Bacardi, como BACARDÍ®, BOMBAY SAPPHIRE®, MARTNI® e DEWAR’S®. Mais recentemente, ele atuava como presidente de marcas em etapa de incubação, encarregado de desenvolver brand equity de marcas superiores de mais rápido crescimento no portfólio, como ANGEL'S ENVY®, ST-GERMAIN®, BANKS®, SANTA TERESA® e LEBLON®.

Ignacio del Valle foi promovido a presidente regional das regiões América Latina e Caribe. Del Valle é responsável por liderar as operações comerciais na região para o portfólio de bebidas superiores da empresa. Um veterano há 21 anos na Bacardi, del Valle compreende a região extremamente bem, tendo passado toda a sua carreira na Bacardi trabalhando na América Latina e no Caribe em diferentes mercados e áreas de atuação. Durante sua trajetória, ele desenvolveu uma profunda compreensão da indústria e modelos de direcionamento ao mercado, desenvolvendo relações sólidas com importantes distribuidores. Ele integra a equipe de liderança regional há mais de 15 anos em cargos comerciais e de produção, inclusive gerente de país na América Central e diretor geral na América do Sul. Recentemente, ele liderou o Caribe, a América Central e os países andinos Colômbia, Equador e Venezuela. Del Valle continuará trabalhando no Panamá. Ele sucede Constantino Spas, que decidiu buscar oportunidades fora da empresa. A empresa agradece a Spas, um profundo conhecedor do mercado de bebidas, por sua liderança na Bacardi conduzindo empreendimentos comerciais e um novo foco em inovação digital na região.

“Essas nomeações internas demonstram o excelente time de profissionais talentosos e lideranças experientes da Bacardi, e demonstra ainda mais a dedicação da empresa em cultivar e desenvolver nossos talentosos líderes”, acrescentou Madhavan.

Sobre a Bacardi Limited

A Bacardi Limited, a maior empresa de capital fechado do mundo dedicada a bebidas alcoólicas, produz e comercializa bebidas destiladas e vinhos internacionalmente reconhecidos. A Bacardi possui um portfólio de mais de 200 marcas e rótulos, incluindo o rum BACARDÍ®, a vodca GREY GOOSE®, o uísque Blended Scotch DEWAR'S®, o gim BOMBAY SAPPHIRE®, o vermute e os vinhos espumantes MARTINI®, a tequila produzida 100% com agave azul CAZADORES® e outras marcas líderes e emergentes, como WILLIAM LAWSON'S®, a vodca ERISTOFF® e o licor de flor de sabugueiro ST-GERMAIN®.

Fundada há 155 anos em Santiago de Cuba, em 4 de fevereiro de 1862, a Bacardi, uma empresa de propriedade familiar, emprega quase 5.500 pessoas e comercializa suas marcas em mais de 170 países. Bacardi Limited refere-se ao grupo de empresas Bacardi, incluindo a Bacardi International Limited. www.bacardilimited.com

OBSERVAÇÃO: as fotos de Madhavan, Burke e del Valle estão disponíveis em www.BacardiLimited.com e BusinessWire.