MyHeritage lança serviço global de testes de DNA para a descoberta de origens étnicas, tornando possíveis novas conexões familiares

Projeto sobre população fundadora conduzido pela empresa deve otimizar a análise étnica de mais alta resolução disponível no mercado

Introducing MyHeritage DNA (Photo: Business Wire)

SÃO PAULO, Brasil & TEL AVIV, Israel--()--MyHeritage, o destino internacional número um para se descobrir, preservar e compartilhar a história da família, anunciou hoje o lançamento do MyHeritage DNA – seu serviço global de teste genético. Este passo representa uma reviravolta na indústria do DNA, já que o MyHeritage DNA entra no mercado de kits de testes domésticos com um produto simples de usar, com preço bastante acessível e que irá apresentar uns dos melhores relatórios de etnicidade do planeta.

Com 85 milhões de usuários no mundo todo, 2,1 bilhões de perfis em árvores genealógicas, 7 bilhões de registros históricos e disponível em 42 idiomas, o novo serviço de DNA do MyHeritage consolida sua posição como líder global na genealogia.

DNA é o material hereditário presente nas células do corpo humano, que carrega um registro histórico único. O kit para DNA do MyHeritage permite que os usuários testem seu DNA, para revelar informações pertinentes em relação à sua história familiar e origem étnica. O kit consiste de um simples cotonete para a bochecha e só leva um minuto para ser usado – não sendo necessário coletar sangue ou saliva. A amostra recolhida é então enviada para análise, através do correio, para o laboratório do MyHeritage DNA e o usuário é convidado a visualizar os resultados no site do MyHeritage. Na sua versão inicial, o MyHeritage DNA dispõe de duas funções principais: relatórios étnicos detalhados que fazem o mapeamento da origem étnica e geográfica do usuário, além de matches de DNA para que parentes sejam encontrados. Funções adicionais estão planejadas para o futuro.

Os resultados do MyHeritage DNA incluem relatórios étnicos fascinantes, em que é exibida qual percentagem do DNA do usuário é originária de quais populações do mundo. Os relatórios iniciais contemplam atualmente 25 etnias, mas este resultado irá aumentar dramaticamente graças a um plano exclusivo do MyHeritage com o projeto de população fundadora revelado hoje – o maior projeto do tipo jamais conduzido. Mais de cinco mil participantes foram escolhidos pelo MyHeritage para participar deste projeto, dentro de um pool de 85 milhões de membros, tendo como base a árvore genealógica de cada usuário – que mostra antepassados pertencentes a um determinado grupo étnico, ou região, por várias gerações. Nos próximos meses, este projeto será concluído e terá como resultado um rico conjunto de dados de DNA de mais de 100 etnias. Com isso, o MyHeritage poderá mostrar para os seus usuários as suas raízes ancestrais, provenientes de mais de 100 etnias diferentes, com muito mais precisão que outros serviços de DNA. Com isto em mente, a empresa começou a enviar seus kits de DNA para participantes do projeto, espalhados por todo o planeta, do Uzbequistão às Ilhas Fiji, da Groenlândia até a África do Sul, chegando a todos os cantos da Terra. Os relatórios étnicos padrão já estão à disposição, e os relatórios avançados serão oferecidos aos usuários sem nenhum custo adicional, assim que o projeto da população fundadora tiver sido concluído.

Os resultados dos testes de DNA vêm complementar os serviços principais do MyHeritage – as árvores genealógicas e registros históricos, ambos instrumentos usados tradicionalmente por entusiastas da história familiar. O DNA pode ser usado para provar ou refutar uma conexão documentada na árvore genealógica, ou para responder à pergunta se duas pessoas que compartilham o mesmo e incomum sobrenome são realmente parentes. O DNA também é indispensável para se transpor barreiras insuperáveis da genealogia tradicional, como no caso de pessoas adotadas que querem buscar seus parentes biológicos, sem nenhum acesso aos registros de adoção. Por outro lado, quando o DNA localiza matches entre dois indivíduos, que têm o mesmo antepassado, ou antepassados, as árvores genealógicas e registros históricos são muitas vezes essenciais, para se juntar o quebra-cabeça e verificar qual é o grau de parentesco exato entre os dois.

O MyHeritage DNA está integrado aos outros serviços oferecidos pelas plataformas web e móvel do MyHeritage, bem como num aplicativo móvel independente lançado hoje e denominado MyHeritage DNA. Graças à experiência com árvores genealógicas e a sua comunidade multicultural, o MyHeritage pode oferecer aos seus clientes interessados em DNA funções não contempladas por serviços concorrentes, como o 23andMe, incluindo a visualização de árvores genealógicas juntamente com a maioria dos matches de DNA, bem como a identificação automática de quais sobrenomes e localizações geográficas são compartilhadas. O DNA pode ser uma porta de entrada fascinante para o mundo da genealogia e clientes que embarcarem nesta jornada através de testes de DNA podem facilmente passar a usar as ferramentas de MyHeritage para explorar ainda mais os caminhos que os fizeram chegar até aqui.

“Testes de DNA são o futuro da genealogia,” comenta o fundador e CEO de MyHeritage Gilad Japhet. “Para nós o DNA é uma evolução natural da nossa empresa e nós pretendemos otimizar este caminho para reunir famílias, dar início a novos projetos sem fins lucrativos e enriquecer as vidas de milhões de usuários.”

Os kits de DNA do MyHeritage estão disponíveis por um preço inicial bastante acessível de apenas US$79 + correio (preços variam de acordo com a localização). Para pedir um kit, basta visitar o site de DNA do MyHeritage. O MyHeritage já acumulou um número significativo de kits, disponibilizados por seus usuários, que fizeram seus testes com vários provedores diferentes, de forma que os matches importantes já estão sendo calculadas desde o primeiro dia. Com o lançamento do MyHeritage DNA, a empresa irá parar de disponibilizar kits de outros provedores. Os usuários que já fizeram seus testes com outras empresas poderão fazer o upload de seus resultados no site do MyHeritage gratuitamente, por um tempo limitado, para poderem se beneficiar das coincidências de DNA.

Sobre MyHeritage

MyHeritage é o endereço ideal para descobrir, preservar e compartilhar a história da sua família. De forma inovadora e com o uso inteligente das tecnologias, MyHeritage está transformando a história familiar em uma atividade que é acessível e que dá resultados imediatos. Sua base de usuários global tem acesso a um banco de dados de registros históricos gigantesco, às coleções de árvores genealógicas mais internacionais e às tecnologias de busca por coincidências. MyHeritage é o ponto de encontro de milhões de famílias e oferece a elas um modo simples para a partilha da sua história, tanto a passada e a presente e é um verdadeiro tesouro para as gerações vindouras. MyHeritage está disponível em 40 idiomas. www.myheritage.com.br

MyHeritage
Karen Hägele