Aqua Data Studio 17 é lançado com análise avançada e capacidade de traçar gráficos para bancos de dados em memória e na nuvem

Aqua Data Studio Visual Analytics Box Plot (Graphic: Business Wire)

AUSTIN, Texas--()--A AquaFold, Inc. lançou o Aqua Data Studio 17, uma grande atualização do seu software de análise e de gestão de banco de dados universal, permitindo aos usuários projetar e administrar a mais nova classe de megadados ("Big Data") e banco de dados na nuvem. A versão mais recente aumenta a produtividade de analistas de negócios, expande a integração do banco de dados para administradores de bancos de dados e oferece insights de dados mais ricos aos usuários de inteligência comercial. Juntamente com um Excel com capacidade aprimorada, um novo editor de JavaScript MongoDB, Explain Plans e ferramentas DBA ampliadas, e novos gráficos e analíticas, a versão 17 é o lançamento mais funcional até hoje.

“Temos uma demanda crescente de usuários que querem executar análises avançadas em suas consultas ad hoc”, diz o diretor-executivo da AquaFold, Niels Gron. “Acrescentamos a integração com a linguagem R para eliminar a distância entre tarefas de consulta ad hoc e análise dinâmica”.

Melhorias na ferramenta de análise visual do Aqua Data Studio incluem nove novos tipos de gráficos, que oferecem visualizações mais ricas e integração da linguagem R para a análise de dados. Filled Maps podem ser usados agora para traçar dados geográficos, e gráficos Horizon podem ser usados para visualizar grandes volumes de dados de séries cronológicas. Dashboards também foram aprimorados para dar suporte a texto e objetos de imagem para transmitir sua análise de forma mais eficiente.

“Bancos de dados na nuvem e Hadoop continuam a ganhar força junto aos nossos clientes”, explica Gron. “Ao acrescentar o suporte a Google BigQuery, SAP HANA e Apache Spark, os clientes podem continuar a testar e a migrar para novos sistemas dentro de uma interface transparente”.

A AquaFold oferece suporte para Google BigQuery, SAP HANA e Apache Spark. A versão 17 também oferece um novo editor de JavaScript MongoDB para executar os comandos MongoDB e exibir resultados em uma árvore hierárquica, grade ou texto. Esse novo editor oferece recursos de uso fácil, como coloração de sintaxe e autopreenchimento.

A nova versão inclui um banco de dados SQL em memória para consultar arquivos Excel com sintaxe SQL completa, o que proporciona aos usuários a habilidade de se conectar, consultar e gerar resultados a partir de arquivos Excel. Além disso, foi acrescentado um novo assistente de importação para o Excel que importa dados do Excel para tabelas novas ou já existentes no banco de dados.

A versão 17 oferece cobertura ampliada de ferramentas DBA para gerir mais bancos de dados com facilidade, e suporte para um Explain Plan expandido para identificar rapidamente gargalos de desempenho nas suas consultas SQL. Os bancos de dados suportados incluem Amazon Redshift, Greenplum, Teradata Aster, Netezza, PostgreSQL e outros.

O suporte a banco de dados foi atualizado para incluir o Teradata Aster 6.1, IBM DB2 z/OS 11, Vertica 7.1.2, Cloudera 5.4, Hortonworks 2.3, MapR 5.0, PostgreSQL 9.4, VoltDB 5.5, SQLite 3.8.10.1 e um driver atualizado para o Amazon Redshift.

Disponibilidade e preços do Aqua Data Studio

O Aqua Data Studio 17.0 está disponível em 9 idiomas e funciona em Windows, Mac OS X, Linux, Solaris e na plataforma Java. Está disponível para download imediato em http://www.aquafold.com/aquadatastudio_downloads.html. É possível ver a lista completa de novas funcionalidades e melhorias em http://www.aquaclusters.com/app/home/project/public/aquadatastudio/wikibook/New-Features-17.0/page/0/What-s-New-in-Version-17-0.

O custo de uma licença comercial para um único usuário do Aqua Data Studio 17 continua sendo de US$ 499,00. Detentores de licenças com assinaturas vencidas podem renovar as suas assinaturas por US$ 174,65, o que representa apenas 35% do preço de uma nova licença.

Sobre a AquaFold, Inc.

A AquaFold, Inc. é uma fornecedora de ferramentas de software de bancos de dados para bancos de dados relacionais. Mais de 300.000 usuários de 98 países utilizam os produtos da AquaFold para elaborar, desenvolver, modelar e administrar seus bancos de dados relacionais. A AquaFold está sediada em Austin, Texas. Para obter mais informações, acesse http://www.aquafold.com.

AquaFold, Inc.
Guillermo Gron, +1 512-457-9814