Selecionado em 2017 para o programa de subsídio do METI para promover a produção de energia local para consumo local utilizando as características regionais

Area where PanaHome's Smart City Shioashiya Solar-Shima is being developed (Graphic: Business Wire)

HYOGO, Japão.--()--A PanaHome Corporation, a ENERES Co., Ltd, a IBJ Leasing Co., Ltd. e a Public Enterprises Agency (Agência de empresas públicas) do governo da Província de Hyogo planejam iniciar o desenvolvimento urbano de um sistema de microrede (um sistema de administração de distribuição de energia elétrica regional) (*1) a partir de outubro de 2017.

[Vídeo] Lançamento do primeiro sistema de microrede de distribuição de energia elétrica do Japão com um total de 117 domicílios - Cidade inteligente Shioashiya

O sistema de microrede alimentará um total de 117 domicílios na Zona D4 da cidade inteligente Shioashiya Solar-Shima, que está sendo projetada e desenvolvida pela PanaHome na cidade de Ashiya, Província de Hyogo. Em 9 de agosto de 2017 o projeto foi selecionado como parte do programa de subsídio do Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI, Ministry of Economy, Trade and Industry) para promoção da produção de energia local para consumo local, aproveitando as características regionais.

Este é um projeto conjunto realizado pela PanaHome, ENERES, IBJ Leasing e a Public Enterprises Agency. O conceito do projeto é uma "cidade interconectada por energia para moradia". A PanaHome adquiriu o terreno que foi desenvolvido pela Public Enterprises Agency. A Panasonic Corporation e a cidade de Ashiya também estão cooperando para o desenvolvimento desse projeto. Uma parte do projeto envolve o desenvolvimento do primeiro sistema de microrede (*2) do Japão. Energia solar será utilizada para alimentar 80% ou mais (*3) de todo o distrito habitacional. Isto será possibilitado através da instalação de linhas privadas de distribuição de energia elétrica (*4) no distrito habitacional e do compartilhamento de energia entre os domicílios. Mesmo quando o distrito for desconectado da rede de energia elétrica tradicional durante emergências, as linhas privadas de distribuição de energia elétrica poderão continuar fornecendo energia através de circuitos específicos. As linhas privadas de distribuição de energia elétrica possibilitam a distribuição de energia e tarifas flexíveis de energia. Desta forma, isso apresenta diversos benefícios para os proprietários das casas, inclusive uma redução de 20% na conta de luz. Outra meta é colaborar para o meio ambiente, principalmente maximizando o uso de energia renovável para reduzir as emissões de CO2. Futuramente, este projeto colaborará com soluções para o compartilhamento de energia elétrica entre edifícios, impedindo a ocorrência de apagões em áreas nas quais as redes de energia elétrica são fracas, e na demonstração destas soluções no estrangeiro.

[Responsabilidades de cada participante do projeto]

Requerentes

- PanaHome (principal requerente)
Projeto, desenvolvimento, construção dos domicílios e planejamento geral da cidade inteligente

- ENERES (correquerente)
Serviços de administração de energia

- IBJ Leasing (correquerente)
Propriedade e gestão das linhas privadas de distribuição de energia elétrica

- Public Enterprises Agency de Hyogo (correquerente)
Desenvolvimento do terreno residencial e cooperação regional

[Parceiros]

- Cidade de Ashiya, Província de Hyogo
Colaboração regional para o desenvolvimento urbano de Shioashiya

- Panasonic Corporation
Colaboração nos sistemas de administração de armazenamento de energia, suporte técnico e segurança e administração das linhas privadas de distribuição de energia elétrica

[Histórico]

Na sequência do grande terremoto do leste do Japão, surgiu uma demanda pela introdução de sistemas distribuídos de energia altamente resistentes a desastres. O terremoto demonstrou que os sistemas de energia centralizados eram vulneráveis a tais desastres. Também surgiu a necessidade de compensar de maneira flexível o suprimento instável de energia elétrica com uma ampliação considerável do uso de energia renovável. Além disso, há necessidade de passar do uso mais amplo de energia solar através do esquema de tarifa de aquisição (FIT, feed-in tariff) para o uso ampliado de fontes de energia solar através do uso eficaz de produção de energia local para consumo local.

Desde 1998, a Província de Hyogo e a cidade de Ashiya estão realizando o desenvolvimento na área de Shioashiya, que fica no distrito de Minami Ashiya-hama, com base no conceito de desenvolvimento urbano que conecta pessoas. A PanaHome ingressou no desenvolvimento da cidade inteligente de Shioashiya Solar-Shima em 2012, composta por aproximadamente 400 domicílios individuais e 3 complexos de condomínio (com um total de 83 apartamentos). Os edifícios com consumo altamente eficiente de energia da empresa e seu desenvolvimento urbano em grande escala, que maximizam o uso de energia renovável, fizeram com que a empresa fosse muito elogiada, inclusive no estrangeiro. A empresa ficou recentemente no primeiro lugar na categoria "Edifícios inteligentes" da terceira edição dos prêmios de melhores práticas da Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (APEC, Asia Pacific Economic Cooperation).

[visão geral do sistema de microrede e o esquema de suprimento especificado (*6)]

Foi instalado um gerador de energia solar (4,6k W), um acumulador (11,2 kWh) e um HEMS (*7) em cada um dos domicílios do projeto. No distrito habitacional, o acumulador de cada domicílio é conectado pelas linhas privadas de distribuição de energia elétrica. A unidade de controle do acumulador possibilita inverter a corrente do fluxo de energia e compartilhar mutuamente a energia elétrica entre os domicílios. Este é o primeiro deste tipo de sistema de microrede (sistema de distribuição de energia elétrica regional) no Japão.

Esquema de suprimento especificado usando linhas privadas de distribuição de energia elétrica

A associação de administração é composta pelos proprietários dos 117 domicílios no distrito residencial. A associação de administração terceirizou a administração do controle do acumulador de energia para a ENERES, uma empresa experiente nessa área. Com base num esquema de suprimento especificado para controlar o suprimento de energia dos acumuladores aos membros da associação (residentes), será possível operar um sistema EMS (*8) e oferecer cobertura de energia para todo o distrito utilizando as soluções ambientais da IBJ Leasing, derivadas do knowhow financeiro da empresa, para introduzir as linhas privadas de distribuição de energia elétrica.

- Estabelecimento: Zona D4, cidade inteligente Shioashiya
- Local: Suzukaze-cho, Ashiya, Hyogo, Japão
- Cobertura: Zona D4, cidade inteligente Shioashiya
- Principal energia renovável: Aproximadamente 32.007,92 m2
- Energia compartilhada: Energia elétrica
- Início das operações: Outubro de 2018

[características do sistema de microrede]

1. Tarifas econômicas e controle irrestrito de energia, devido ao uso das linhas privadas de distribuição de energia elétrica
Uso de linhas privadas de distribuição de energia elétrica possibilitando controle irrestrito de recebimento de energia elétrica e de células de armazenamento no distrito habitacional e definição de tarifas flexíveis de energia. Além disso, será possível reduzir em 20% as tarifas de energia, melhorando a taxa de autossuficiência com base em energia renovável através do compartilhamento de energia entre os domicílios.

2. Equalizar o equilíbrio entre oferta e procura de energia elétrica no distrito através do controle regional dos acumuladores
O pico da demanda por energia será controlado na área através do controle regional dos acumuladores conectadas pelas linhas privadas de distribuição de energia elétrica. Ao firmar contratos para receber energia de novas empresas de energia elétrica (doravante denominadas "PPS" (*9)), quando há previsão de que a área ultrapasse o fornecimento de energia contratado, o sistema solicita uma descarga de energia elétrica para equalizar o suprimento.

3. O fornecimento de energia continuará ainda que o suprimento da rede elétrica central seja suspenso (circuito designado)
Durante a utilização normal de energia, todo o distrito maximizará o uso da energia solar. Se houver escassez de energia elétrica, energia renovável será fornecida através da rede do PPS (fonte de energia FIT (*10)) para manter um fornecimento de energia estável. Durante uma emergência, quando a rede elétrica central for interrompida, é possível continuar a fornecer energia para os domicílios no distrito enviando energia para circuitos designados (geladeiras, iluminação, carregadores de celular, etc.) da energia armazenada nos acumuladores ou da energia solar gerada no distrito.

[visão geral da energia compartilhada entre os domicílios no distrito]

Neste projeto, todos os domicílios foram equipados com geradores de energia solar, acumuladores e HEMS. Os acumuladores instalados em cada domicílio são conectados para formar uma rede. A energia armazenada nos acumuladores (11,2 kWh) pode ser compartilhada entre os 117 domicílios do distrito. O sistema funciona como se houvesse um acumulador gigantesco com 1,3 MWh de energia. Os domicílios com eletricidade excedente podem compartilhar com domicílios com escassez de energia. Isso reduz a necessidade de comprar energia de fontes externas e maximiza o uso da energia solar gerada no distrito.

[Benefícios esperados]

1. Taxa de autossuficiência de 80% ou superior, devido à produção local e ao consumo local da energia solar (benefício ambiental)

2. Redução de 20% nas tarifas de energia elétrica devido ao recebimento de energia e controle dos acumuladores (benefício econômico)

3. 100% de utilização de energia renovável (energia solar gerada no distrito e fonte FIT fora do distrito habitacional) (benefício ambiental)

4. Possibilidade de fornecer energia mesmo em caso de interrupção da rede elétrica central (circuitos designados) (lidando com desastres)

5. Equalização do fornecimento de energia no distrito (benefício social)

[implantação híbrida de teste de viabilidade (*11) VPP de microrede]

Além da implantação de uma microrede, será realizado um teste de viabilidade em relação à unidade de controle VPP. Quando forem recebidas instruções hierárquicas, inclusive resposta da demanda (*12) do agregador de recursos (*13), o objetivo é controlar a entrada e saída de energia dos acumuladores em cada domicílio para abordar o aumento ou redução do consumo de energia no distrito, como se tudo funcionasse como um único gerador de energia.

Notas:
*1. Uma rede de energia elétrica em pequena escala. Uma instalação de gerador de energia de pequeno porte, com gerador de energia solar, é posicionada numa área para complementar a demanda de energia usando um modelo de produção local e consumo local.
*2. É o primeiro ponto no Japão a compartilhar a energia elétrica mutuamente em 117 domicílios através da instalação de linhas privadas de distribuição de energia elétrica no distrito habitacional.
*3. (quantidade de energia solar consumida de maneira privada + quantidade de energia excedente compartilhada) ÷ Consumo total de energia (base anual; com base numa simulação realizada pela PanaHome)
*4. Linhas de distribuição de energia instaladas de maneira privada para fornecer energia sem depender de grandes empresas de distribuição de energia
*5. Iniciativa de comunidades com energia inteligente (ESCI, Energy Smart Communities Initiative): rede lançada em 2010 durante a reunião da APEC em Yokohama. Os países e regiões membros da APEC colaboram em projetos em cinco campos - edifícios inteligentes, grade inteligente, cidade modelo de baixa emissão de carbono, trabalho e consumidor inteligentes e transporte inteligente - através da introdução de novas tecnologias.
*6. Artigo 17 da Lei de atividades elétricas (suprimento especificado): Sistema através do qual um fornecedor de energia elétrica que atende a alguns critérios específicos obtém uma licença para os locais onde planeja fornecer energia, e fornece energia ao destino específico.
*7. Sistema de administração de energia residencial (HEMS, Home Energy Management System): A utilização de energia não fica apenas transparente, mas também controla da melhor maneira o uso elétrico de eletrônica de consumo e instalações elétricas instaladas no domicílio.
*8. Sistema de administração de energia (EMS, Energy Management System): Monitora e controla a energia através de uma rede, fazendo com que a utilização de energia seja transparente, inclusive a utilização de energia elétrica, gerenciando as instalações da melhor maneira.
*9. Produção e fornecedor de energia (PPS, Power Producer and Supplier): Produtos de energia de escala designada, geralmente conhecidos como novos fornecedores de energia. Empresa que obtém uma licença e entra recentemente no setor de energia elétrica.
*10. Energia elétrica que usa uma fonte de tarifa de aquisição (FIT, feed-in tariff) (sistema no qual o preço de compra da energia renovável é decidido por lei)
*11. Resposta da usina hidrelétrica virtual (VPP, Virtual Power Plant Response): Rede ou sistema que controla centralizadamente diversos geradores de energia solar ou outros, como se fosse um grande gerador de energia.
*12. Um agregador de recursos coleta recursos de energia de consumidores para produtores de energia (empresas de transmissão e distribuição de energia, empresas de energia elétrica no varejo e produtores de energia elétrica renovável).
*13. Resposta da procura: Transforma os padrões de consumo de energia refreando a utilização de energia pelo consumidor através de incentivos ou definindo tarifas mais altas em momentos quando os preços do mercado estão muito altos, ou quando a confiabilidade da rede está fraca, como quando o fornecimento e a procura de energia elétrica estão com restrições.

Fonte: http://news.panasonic.com/global/topics/2017/50883.html

Links relacionados

Site da cidade inteligente de Shioashiya "Solar-Shima" (em japonês)

PanaHome Global