Sociedade Europeia de Anestesiologia fecha parceria com Patient Safety Movement para liderar o movimento pela erradicação de mortes evitáveis na Europa

LONDRES E IRVINE, Califórnia--()--A Sociedade Europeia de Anestesiologia (European Society of Anaesthesiology, ESA) e a Patient Safety Movement Foundation anunciaram hoje que, em 28 de maio de 2016, no congresso anual Euroanaesthesia 2016 realizado em Londres, a ESA fez um compromisso público para liderar a proposta da Patient Safety Movement em mais de 50 países europeus.

“Como médicos, nossa máxima prioridade é a segurança dos pacientes”, disse o Dr. Zeev Goldik, presidente da Sociedade Europeia de Anestesiologia. “Desde seu lançamento em 2010, a Declaração de Helsinque sobre a Segurança de Pacientes em Anestesiologia vem sendo assinada e/ou apoiada por sociedades regionais e nacionais de anestesiologia de todo o mundo, na Europa, América do Norte, América Latina, Australásia, Ásia e África. Nossa sociedade foi responsável por essa iniciativa e uma das sociedades fundadoras da Fundação Europeia de Segurança de Pacientes (European Patient Safety Foundation, EUPSF) em 2013. Temos acompanhado de perto os notáveis esforços empreendidos pela Patient Safety Movement. A Movement nos buscou para realizarmos uma parceria, e aceitamos a proposta com o compromisso de liderar o movimento na Europa para eliminar os casos de mortes evitáveis de pacientes”.

“Este é o momento de agir”, declarou a Dra. Jannicke Mellin-Olsen, secretária da ESA e uma importante força para a iniciativa da Declaração de Helsinque. “A Europa é formada por um grupo muito diverso de países, governos, políticas e regulamentos. Como anestesiologistas, estamos cuidando do mais precioso bem dos pacientes quando eles se encontram na situação mais vulnerável. Precisamos trabalhar em diversos níveis, inclusive inspirando todos do setor de saúde para que ajam e façam seu compromisso pessoal em nome da segurança dos pacientes e da erradicação de mortes evitáveis. Não podemos deixar esse problema para que outros solucionem. Para nós, é uma grande satisfação iniciar formalmente nosso relacionamento com a Patient Safety Movement e complementar nossa posição como especialistas e líderes europeus na segurança de pacientes e qualidade de atendimento. Os anestesiologistas têm um papel fundamental e de linha de frente na implementação de um atendimento mais seguro aos pacientes em medicina perioperatória, antes, durante e depois da cirurgia”.

“Agradecemos à ESA por juntar-se à Patient Safety Movement. A ESA é uma organização atenta e poderosa que, com seus mais de 32 mil associados, fará uma enorme diferença na eliminação de mortes evitáveis em todo o mundo”, afirmou Joe Kiani, fundador da Patient Safety Movement. Kiani acrescentou: “Os médicos fazem algo incrível; eles proporcionam o milagre da cura. Entretanto, devido à falta de processos de segurança, alguns dos pacientes não conseguem retornar para suas casas. Suas famílias nunca mais serão as mesmas e, em determinadas ocasiões, o mundo nunca mais será o mesmo. As mortes evitáveis em hospitais é a terceira maior causa de óbitos. Perdemos três milhões de pessoas a cada ano! É uma tragédia que se repete três milhões de vezes. Mas essa é também uma grande oportunidade porque, por definição, essas mortes são evitáveis. No entanto, esse problema não será solucionado por si só, tampouco por um grupo seleto de especialistas em segurança de pacientes. Ele deve ser solucionado por cada um de nós. Todos nós do ecossistema de assistência à saúde devemos agir imediatamente. Cada um de nós precisa decidir que deve assumir essa responsabilidade e liderar a iniciativa de erradicar as mortes evitáveis em nossos hospitais. Não podemos suportar mais a perda precoce de amigos, familiares ou vizinhos”.

Sociedade Europeia de Anestesiologia

A Sociedade Europeia de Anestesiologia (European Society of Anaesthesiology, ESA) é uma organização sem fins lucrativos dedicada a fortalecer e unificar o campo da anestesiologia na Europa no ambiente perioperatório. Ela representa a especialidade médica da anestesiologia em toda a Europa, por meio da elaboração de diretrizes e realização pesquisa e formação com a finalidade de obter um atendimento mais seguro e melhores resultados para os pacientes. Com mais de 32 mil associados provenientes de 108 países de diversos continentes, ela cresceu a ponto de se tornar uma das maiores e mais influentes sociedades de anestesiologia do mundo e realizar um dos maiores e mais inovadores encontros científicos da Europa, o Euroanaesthesia. A ESA trabalha em estreita colaboração com sociedades nacionais de anestesiologia europeias, de outras regiões, no Conselho Europeu de Anestesiologia/UEMS e estabelece relacionamentos com importantes organizações internacionais de outros campos relacionados. Além disso, ela monitora na União Europeia desenvolvimentos que podem exercer impacto na pesquisa e na prática da anestesiologia, tendo sempre o interesse dos pacientes como seu principal objetivo. A Sociedade Europeia de Anestesiologia busca os mais elevados padrões de prática e segurança em anestesia, medicina perioperatória, tratamento intensivo, medicina emergencial e medicina da dor por meio de formação, pesquisa e desenvolvimento profissional. A ESA é a Seção Regional Europeia da Federação Mundial de Sociedades de Anestesiologistas (World Federation of Societies of Anaesthesiologists, WFSA) e membro da Aliança para a Pesquisa Biomédica na Europa (BioMed Alliance). A ESA organiza os congressos europeus de anestesiologia: Euroanaesthesia e Focus Meeting on Perioperative Medicine. Visite www.esahq.org.

Sobre a Patient Safety Movement Foundation

Mais de três milhões de pessoas de todo o mundo e 200 mil pessoas nos EUA morrem todos os anos em hospitais de maneiras que poderiam ser evitadas. A Patient Safety Movement Foundation foi estabelecida a partir do apoio da Masimo Foundation for Ethics, Innovation, and Competition in Healthcare com o objetivo de erradicar a quantidade de mortes evitáveis até 2020 (0x2020) nos EUA e dramaticamente em todo o mundo. O aperfeiçoamento da segurança de pacientes exigirá um esforço de colaboração de todas as partes envolvidas, o que inclui pacientes, prestadores de assistência à saúde, empresas de tecnologia médica, governos, empregadores e colaboradores privados. A Patient Safety Movement Foundation atua com todas as partes envolvidas para lidar com os problemas e soluções no campo da segurança de pacientes. A fundação realiza também a Cúpula Anual de Segurança de Pacientes, Ciência e Tecnologia. A cúpula apresenta soluções específicas e acionáveis para lidar com os desafios da segurança de pacientes, incentivar empresas de tecnologia médica a compartilhar os dados com quem adquire seus produtos e pedir que os hospitais estabeleçam compromissos para implementar soluções acionáveis em segurança de pacientes. Visite www.patientsafetymovement.org.

@0x2020 @ESA_HQ #patientsafety #0x2020

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Sociedade Europeia de Anestesiologia
Susan de Bièvre
+32 (0) 2 210 94 16
susan.debievre@esahq.org
ou
Patient Safety Movement Foundation
Irene Paigah
(858) 859-7001
irene@paigah.com

Contacts

Sociedade Europeia de Anestesiologia
Susan de Bièvre
+32 (0) 2 210 94 16
susan.debievre@esahq.org
ou
Patient Safety Movement Foundation
Irene Paigah
(858) 859-7001
irene@paigah.com