A Panasonic já doou mais de 50 mil lanternas solares sob seu projeto "100 mil lanternas solares"

O número acumulado de lanternas solares doadas sob o projeto "100 Thousand Solar Lanterns" (100 mil lanternas solares) implementado pela Panasonic Corporation ultrapassou 50 mil no dia 10 de março de 2016, excedendo 50% da meta do projeto.

Panasonic's solar lanterns being used in evening classes in villages without electricity in Cambodia (Photo: Panasonic Corporation)

OSAKA, Japão--()--O projeto "100 mil lanternas solares" da Panasonic Corporation passou metade da meta, com uma doação acumulada de lanternas solares que ultrapassou 50.000 em 10 de março de 2016. Esse projeto começou em fevereiro de 2013 com uma doação de 3.000 unidades para a União de Mianmar, seguido por doações para outras áreas na Ásia e África que não têm acesso à eletricidade. O número doado de lanternas solares foi 10.000 para três países em 2013, 14.114 para dez países em 2014 e 20.364 para onze países em 2015. Em 2016 a Panasonic continuou a doar lanternas solares e, em 10 de março de 2016, 702 unidades foram doadas para a província de Yen Bai, no Vietnã. Com essa doação, o total doado de lanternas solares ultrapassou 50.000. Depois disso, em meados de março de 2016 a Panasonic doou 2.400 unidades para o Camboja e 760 unidades para Bangladesh. Além disso serão feitas doações para Indonésia, Índia e para o Congo até o final do mês de março de 2016, totalizando mais de 60.000 unidades.

O projeto "100 mil lanternas solares" é uma das atividades de cidadania corporativa da Panasonic (atividades de contribuição social) que utiliza os "produtos" que fabrica. Mais de 1,2 bilhão de pessoas* em todo o mundo ainda vive sem acesso à eletricidade. A falta de iluminação elétrica afeta gravemente a saúde, a educação, a geração de receita e a segurança à noite. A Panasonic espera ajudar a aliviar os desafios sociais que as pessoas em países em desenvolvimento e emergentes sem energia elétrica estão enfrentando, e levar uma mudança positiva à vida de cada pessoa através da doação de pequenos dispositivos de iluminação alimentados por energia solar. A Panasonic também doou lanternas solares para ajudar comunidades atingidas por desastres naturais em grande escala, ou por epidemias.
*Fonte : Agência Internacional de Energia (IEA, International Energy Agency), Perspectiva Energética Mundial (World Energy Outlook), 2015.

A Panasonic está comprometida em doar 100.000 lanternas solares sob este projeto até 2018, no 100º aniversário da fundação da empresa. Os destinatários são sobretudo organizações sem fins lucrativos, não governamentais, humanitárias e internacionais. Até o momento, 80 organizações em 16 países receberam essas lanternas solares.
Relatórios dessas organizações indicam que essas lanternas têm sido utilizadas em diversas atividades, inclusive para o estudo infantil, alfabetização de adultos, tratamento médico e parto mais seguro e geração de receita, e têm ajudado a melhorar a qualidade de vida de pessoas que vivem em áreas rurais e sem energia elétrica.

A Panasonic apressará ainda mais seus esforços nesse projeto para conseguir doar com sucesso 100 mil unidades até 2018, no 100º aniversário da empresa, fortalecendo esforços para colaborar para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDGs, Sustainable Development Goals) adotados pelos líderes mundiais nas Nações Unidas em setembro de 2015.

Produtos sendo doados atualmente
- Lanterna solar (BG-BL03)
- Luz LED solar (BG-BL04)
Saiba mais em http://panasonic.net/sustainability/en/lantern/products.html.

Total doado de lanternas solares: Total: 53.260 (em 25 de março de 2016)

1. União de Mianmar: 9.464
  2. Camboja: 8.914
  3. Vietnã: 1.332