Traço de tolerância a estresse HB4 da Verdeca conclui avaliação inicial de segurança alimentar da Food and Drug Administration dos EUA

DAVIS, Califórnia, e ROSÁRIO, Argentina--()--A Arcadia Biosciences, Inc. (NASDAQ: RKDA) e a Bioceres S.A. anunciaram hoje que a Verdeca, seu empreendimento conjunto dedicado à tecnologia de grãos de soja, foi comunicada que a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA concluiu o processo de avaliação inicial de segurança alimentar (Early Food Safety Evaluation, EFSE) para o HAHB4, a proteína vegetal responsável pelo traço de tolerância a estresse HB4 da Verdeca. A conclusão dessa avaliação é um importante marco no desenvolvimento de produtos de sementes de soja comerciais baseados no traço de tolerância a estresse do HB4 e também no desenvolvimento de produtos de outras culturas baseados em HB4.

No processo de EFSE, a FDA avaliou os dados de segurança fornecidos pela Verdeca e apoiou a conclusão de que a presença inadvertida de níveis baixos da proteína HAHB4 não geraria preocupações para a segurança alimentar. Os dados fornecidos à FDA são condizentes com as exigências regulatórias internacionais para grãos geneticamente modificados e serão utilizados pela Verdeca e suas parceiras globais para futuras requisições regulatórias.

Desde 1992, a FDA tem incentivado que desenvolvedores de novas variedades de plantas – incluindo aquelas desenvolvidas por meio de biotecnologia – consultem a agência no início do processo de desenvolvimento para discutirem possíveis problemas científicos e regulatórios que possam surgir. O processo de EFSE cumpre com esse objetivo ao avaliar dados e conclusões sobre a proteína introduzida a uma variedade, lidando com possíveis reações alérgicas e grau de toxicidade para seres humanos ou animais. Após conduzir uma avaliação preliminar de uma proteína e não encontrar nenhuma implicação para a segurança alimentar, a FDA não espera que uma nova avaliação inicial seja requisitada se a mesma proteína for introduzida em outras espécies vegetais.

“Os produtos de semente de soja baseados no traço de tolerância a estresse HB4 se encontram nos estágios finais de desenvolvimento, e a conclusão do processo de EFSE é um sinal bastante evidente e positivo sobre sua segurança”, declarou Eric Rey, presidente e diretor executivo da Arcadia Biosciences. “Os dados centrais de segurança utilizados no processo de EFSE facilitarão aprovações regulatórias internacionais para grãos de soja HB4 tolerantes a estresse, bem como o uso do traço HB4 em outras culturas.”

“As conclusões da FDA têm enorme importância para os reguladores de todo o mundo e constituem uma valiosa referência para requisições atuais e futuras relativas a sementes HB4”, afirmou Federico Trucco, diretor executivo da Bioceres. “À medida que mais agências reguladoras avaliarem os dados de segurança e obtiverem a confiança na segurança dos produtos HB4, esperamos ser capazes de agilizar os processos regulatórios pendentes e necessários para o lançamento comercial da tecnologia.”

A soja HB4 da Verdeca foi aprovada em extensos testes, incluindo seis períodos de teste de campo em diferentes locais da Argentina e dos Estados Unidos, e três anos de testes de campo regulatórios. Os resultados desses testes de campo demonstram que o traço HB4 proporciona um rendimento até 14% superior sob as diversas condições de estresse geralmente encontradas em áreas destinadas à produção de soja, incluindo aridez.

A avaliação da FDA segue a aprovação regulatória concluída em abril pela Comissão Nacional Assessora de Biotecnologia Agropecuária (CONABIA) da Argentina e pelo Departamento de Biotecnologia do Ministério de Agricultura, Gado e Pesca do mesmo país. A aprovação argentina foi a primeira concluída para o traço HB4 e também a primeira aprovação regulatória do mundo para um traço abiótico de tolerância a estresse em soja.

Juntamente com esse marco regulatório fundamental, a Verdeca anunciou recentemente importantes parcerias que permitirão o avanço do desenvolvimento de traços de alto valor em grãos de soja. Em julho, a Bioceres, a Arcadia e a Tropical Melhoramento e Genética Ltda. (TMG) anunciaram uma colaboração para desenvolvimento e comercialização do traço de tolerância a estresse HB4 em grãos de soja. E no início deste ano, a Verdeca anunciou uma colaboração com a Dow AgroSciences para o desenvolvimento de pilhas de traço de soja que combinam o desempenho agronômico e os traços de qualidade de produto da Verdeca com os traços de tolerância a herbicidas e resistência a insetos da Dow AgroSciences.

A soja é a quarta maior cultura agrícola do mundo, cultivada em 110 milhões de hectares do planeta. Espera-se que a demanda global aumente ao longo da próxima década como consequência do crescimento populacional e da expansão da classe média em países densamente povoados como Índia e China. A América do Sul é a maior região exportadora de soja, com mercados estabelecidos tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento, e mais de 45% de todo o cultivo mundial do produto concentra-se na Argentina e no Brasil. A Verdeca está desenvolvendo diversos traços de desempenho agronômico e qualidade de produto em grãos de soja para oferecer aos produtores novas alternativas que ajudarão a aumentar a produtividade e o valor total.

Sobre a Arcadia Biosciences, Inc.

Sediada em Davis, Califórnia, com instalações adicionais em Seattle, Washington; e Phoenix, Arizona, a Arcadia Biosciences (NASDAQ: RKDA) desenvolve produtos agrícolas que criam valor agregado para os fazendeiros e, ao mesmo tempo, beneficiam o meio ambiente e melhoram a saúde humana. Os traços de desempenho agronômico da Arcadia, incluindo a Eficiência do Uso de Nitrogênio, Eficiência hídrica, Tolerância ao sal, Tolerância térmica e Tolerância a herbicidas, têm como foco tornar a produção agrícola mais eficiente economicamente e sólida em termos ambientais. Os traços e produtos de nutrição da Arcadia visam criar ingredientes mais saudáveis e alimentos de alto valor nutricional com um menor custo de produção. A empresa foi listada recentemente na Global Cleantech 100, e anteriormente havia sido nomeada como uma das 50 Smartest Companies, o ranking das 50 empresas mais inteligentes de acordo com a MIT Technology Review. Para obter mais informações, visite www.arcadiabio.com.

Sobre a Bioceres

A Bioceres é uma empresa de biotecnologia agrícola completamente integrada que utiliza diversas plataformas de tecnologia para desenvolver e comercializar produtos que aumentam a produtividade de colheitas e expandem as aplicações de matérias-primas. Ela pertence a mais de 250 dos maiores produtores da América do Sul. A Bioceres é a maior acionista do Instituto de Biotecnologia Agrícola de Rosário (INDEAR) e da Bioceres Semillas. Para obter informações adicionais, visite www.bioceres.com.ar.

Sobre a Verdeca

A Verdeca, um empreendimento conjunto sediado nos EUA entre a Bioceres e a Arcadia Biosciences, desenvolve e desregulamenta variedades de soja com tecnologias agrícolas de última geração. Trabalhando em parceria com produtores da América do Sul, ela fornece tecnologias que ajudam a aumentar a produtividade agrícola, fazendo um uso mais eficiente e sustentável da terra e dos recursos hídricos. Para obter informações adicionais, acesse www.verdeca.com.

Nota sobre as declarações prospectivas

Este comunicado de imprensa contém declarações prospectivas conforme definição da Lei de Reforma de Litígios sobre Títulos Particulares (Private Securities Litigation Reform Act) de 1995, incluindo declarações relativas ao traço HB4 da Verdeca e ao processo regulatório para tal traço. Declarações prospectivas estão sujeitas a riscos e incertezas que poderiam fazer com que os resultados reais difiram materialmente, e os resultados relatados não devem ser considerados como uma indicação de desempenho futuro. Ainda que não se limitem a estes, tais riscos e incertezas incluem: A capacidade de a Arcadia, suas parceiras e afiliadas desenvolverem produtos comerciais que incorporem tais traços, inclusive o traço HB4, e concluírem o processo de avaliação regulatória para tais produtos; a conformidade da Arcadia com leis e regulamentos que gerem impactos nos negócios da Arcadia, e alterações em tais leis e regulamentos; as futuras necessidades de capital da Arcadia e sua capacidade de satisfazer a essas necessidades de capital; e os demais riscos estabelecidos periodicamente nos registros da Arcadia junto à Securities and Exchange Commission, inclusive os riscos mencionados no Relatório trimestral no Formulário 10-Q da Arcadia para o trimestre encerrado em 30 de junho de 2015, bem como outros registros. Essas declarações prospectivas referem-se apenas à situação atual da data deste documento, e a Arcadia isenta-se de qualquer obrigação de atualizar tais declarações prospectivas.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Arcadia Biosciences, Inc.
Jeff Bergau, +1-312-217-0419
jeff.bergau@arcadiabio.com

Contacts

Arcadia Biosciences, Inc.
Jeff Bergau, +1-312-217-0419
jeff.bergau@arcadiabio.com