Toshiba inicia sua operação de sistema independente de fornecimento de energia utilizando energia renovável e hidrogênio

-- Aproximadamente uma semana de fornecimento de eletricidade e água quente para 300 pessoas utilizando energia de hidrogênio livre de CO2 --

Picture of H2One (Photo: Business Wire)

TÓQUIO--()--A Toshiba Corporation (TOKYO:6502) anunciou hoje o início da demonstração de operação do H2One, um sistema independente de fornecimento de energia baseado em energia renovável e no uso de hidrogênio como combustível para a geração de energia. A cidade de Kawasaki e a Toshiba instalaram o sistema na área pública de Kawasaki Marien e no parque Higashi-Ogishima-Naka, localizado na região portuária da cidade.

O H2One combina instalações fotovoltaicas, baterias de armazenamento, equipamento de eletrólise de água produtor de hidrogênio, tanques de hidrogênio e água, e células de combustível. A eletricidade gerada pelas instalações fotovoltaicas é utilizada para eletrolisar a água e produzir hidrogênio, o qual é então armazenado em tanques e empregado em células de combustível que produzem eletricidade e água quente.

Como o H2One utiliza somente luz solar e água como combustível, ele pode fornecer de forma independente eletricidade e água quente em momentos de emergência, até mesmo quando linhas da vida são cortadas. Kawasaki Marien e o Parque Higashi-Ogishima-Naka, uma instalação municipal para promover o Porto de Kawasaki, é uma área designada para evacuação de emergência. Em momentos de desastre, o H2One utilizará o hidrogênio armazenado para fornecer eletricidade e água quente durante aproximadamente uma semana a cerca de 300 evacuados no local. O sistema H2One está alojado em um contêiner e pode ser transportado em trailers a áreas afetadas por desastre.

Em uma operação normal sem emergência, o sistema de gerenciamento de energia de hidrogênio do H2One é utilizado para contribuir ao turno de pico, o que reduz a necessidade de meios de energia em momentos de alta demanda, através de controle otimizado da produção de hidrogênio, geração e armazenamento de energia. A Toshiba está trabalhando para melhorar sua capacidade de armazenar hidrogênio a fim de converter em uma solução autocontida de produção de energia local para consumo local.

A demonstração do projeto verificará a eficácia do sistema de fornecimento de energia elétrica e água quente de emergência com base em hidrogênio e um sistema de gerenciamento de energia de hidrogênio em circunstâncias de operação normal em ambos os locais em Kawasaki. Ela também suportará a melhoria da eficiência geral do sistema.

A Toshiba está comprometida em criar uma sociedade segura e confortável, a “Comunidade humana inteligente” (“Human Smart Community”), que inclui a produção de hidrogênio a partir da água por eletrólise alimentada por fontes de energia renováveis. Para cumprir esse compromisso, a empresa combinará tecnologias de amplo alcance de todo o Grupo Toshiba.

Esboço da demonstração

Locais de instalação   Kawasaki Marien e Parque Higasi-Ogishima-Naka
Período 20 de abril de 2015 a 31 de março de 2021
Demonstração

• Operação do sistema de gerenciamento de energia de hidrogênio sob circunstâncias normais
• Operação do sistema de continuidade comercial com base em hidrogênio em momentos de desastre

Especificações principais

Produção de hidrogênio: Máximo de 1 m3 por hora

Consumo de hidrogênio: Máximo de 2,5 m3 por hora

Capacidade de armazenamento do tanque de hidrogênio: Máximo de 33 m3 (270 Nm3, 0,8 MPa)

Capacidade de fornecimento de água quente: Máximo de 75 litros por hora (40 °C)
Instalação fotovoltaica: 30 kW
Produção de células de combustível: Máximo de 3,5 kW
Capacidade de armazenamento de eletricidade: 350 kWh
  Eficácia das células de combustível: 95% (55% para eletricidade e 40% para água quente)

Sobre a Toshiba

A Toshiba Corporation, uma empresa Fortune Global 500, reúne capacidades de nível internacional em sistemas e produtos eletrônicos e elétricos avançados em cinco domínios comerciais estratégicos: Energia e Infraestrutura, Soluções Comunitárias, Sistemas e Serviços de Assistência Médica, Dispositivos e Componentes Eletrônicos e Produtos e Serviços de Estilo de Vida. Orientada pelos princípios do Compromisso Básico do Grupo Toshiba, “Comprometida com as pessoas, comprometida com o futuro”, a Toshiba promove operações globais para garantir “Crescimento através de criatividade e inovação” e está contribuindo para alcançarmos um mundo em que as pessoas tenham vidas seguras, protegidas e plenamente realizadas em qualquer lugar.

Fundada em Tóquio em 1875, a Toshiba de hoje está no centro de uma rede global de mais de 590 empresas consolidadas, com mais de 200 mil funcionários em todo o mundo e vendas anuais que ultrapassam 6,5 trilhões de ienes (US$ 63 bilhões).
Para saber mais sobre a Toshiba, acesse o site www.toshiba.co.jp/index.htm

Assessoria de imprensa da Toshiba:
Toshiba Corporation
Hirokazu Tsukimoto / Yuu Takase, +81-3-3457-2100
Escritório de RP e RI
media.relations@toshiba.co.jp

Assessoria de imprensa da Toshiba:
Toshiba Corporation
Hirokazu Tsukimoto / Yuu Takase, +81-3-3457-2100