Panasonic equipou carro solar da equipe da Universidade de Tokai vencedora da corrida no deserto de Atacama 2014 no Chile

Panasonic-Backed Tokai University Team Wins Carrera Solar Atacama 2014 in Chile (Photo: Business Wire)

POZO ALMONTE, Chile--()--A Panasonic Corporation anunciou hoje que uma equipe da Universidade de Tokai no Japão venceu a Carrera Solar Atacama 2014, a maior competição com carros movidos a energia solar da América do Sul, com um carro movido a energia solar, alimentado pelos módulos solares HIT(R)* e baterias de íons de lítio de alta capacidade da Panasonic.

Panasonic equipou carro solar da equipe da Universidade de Tokai que venceu a corrida no deserto de Atacama 2014 no Chile
[Relatório Flash] https://www.youtube.com/watch?v=WCAR9PLaFk8
[Fotos] https://plus.google.com/photos/102894371789579256396/albums/6083104091477595521

A competição deste ano no deserto do Atacama teve 25 equipes de seis países com seus veículos movidos exclusivamente a energia solar. As equipes começaram a corrida em Pozo Almonte no Chile em 13 de novembro para completar um percurso de 1.082 quilômetros, com altitudes que vão do zero a mais de 3.400 metros acima do nível do mar. A equipe com o carro movido a energia solar da Universidade de Tokai cobriu a distância total em 15 horas e 20 minutos, cruzando a linha de chegada em 17 de novembro.

A Panasonic também apoiou a equipe como patrocinadora no ano passado, quando os alunos terminaram a corrida em segundo lugar no Bridgestone World Solar Challenge de 2013, realizado na Austrália. A empresa forneceu à equipe seus módulos solares HIT(R), que possuem a mais elevada taxa de eficiência em conversão e as melhores baterias de íons de lítio de alta capacidade do mundo. Os módulos e as baterias demonstraram seu excelente desempenho sob as difíceis condições da corrida, contribuindo para vitória da equipe.

Após vencer a competição, Hideki Kimura, professor da Universidade de Tokai e consultor da equipe do carro movido a energia solar, comentou: “Como participávamos da corrida com veículos movidos a energia solar pela primeira vez na América do Sul, tivemos que nos esforçar muito. Foi um percurso difícil sobre os Andes, com diferença de elevação máxima de mais de 3.400 metros, mas pudemos vencer o desafio graças ao alto desempenho das células solares HIT, às baterias de íons de lítio da Panasonic e ao trabalho em equipe dos alunos. Fiquei muito satisfeito por participar de uma corrida tão excitante com a equipe do Chile até o último dia.”

Módulo solar HIT e bateria de íons de lítio da Panasonic

As células solares HIT que a Panasonic fornece possuem uma configuração híbrida exclusiva com substrato de silício cristalino cercado por camadas de silício amorfo ultrafinas. Comparadas com as células solares baseadas em silício cristalino comuns, as células solares HIT da Panasonic geram excelente potência em temperaturas altas e fornecem saída de energia alta por unidade da área. Isso torna as células solares HIT da Panasonic ideais para veículos que competem sob sol escaldante. As células solares HIT da equipe da Universidade de Tokai foram construídas especialmente para a corrida de veículos equipados com energia solar, usando as mesmas células solares – o principal componente que converte a luz do sol em eletricidade – que são produzidas em massa para o mercado residencial.

As baterias recarregáveis que a Panasonic está fornecendo são do tipo 18650 cilíndricas (18 mm de diâmetro x 65 mm de altura) com células de bateria de íon de lítio de alta capacidade que usam o mesmo eletrodo positivo baseado em níquel proprietário da empresa. As células de bateria leves e de alta capacidade armazenam o excesso de energia gerado pelas células solares HIT de modo que o veículo é capaz de continuar funcionando mesmo em dias nublados.

Ao fornecer uma combinação de soluções para criação de energia e armazenamento de energia com suas baterias de íons de lítio de alta capacidade, e células solares HIT que aumentam a eficiência da conversão de classe mundial para as células solares produzidas em massa, a Panasonic apoiará o desafio da equipe da Universidade de Tokai na corrida com veículos movidos a energia solar sob as condições climáticas inclementes.

* “HIT” é uma marca comercial registrada do Grupo Panasonic.

Links relacionados:
Panasonic HIT Global: http://panasonic.net/ecosolutions/solar/
Tecnologia HIT: http://panasonic.net/ecosolutions/solar/hit/
Baterias e produtos de energia:
Site da equipe de corrida com veículos movidos a energia solar da Universidade de Tokai:
Carrera Solar Atacama 2014: http://www.carrerasolar.com/

Panasonic Corporation