QNB: resultados financeiros para os seis meses terminados em 30 de junho de 2014

QNB Head office (Photo: Business Wire)

DOHA, Catar--()--Grupo QNB, um dos bancos mais fortes do mundo e banco líder do Oriente Médio e Norte da África, anunciou hoje seus resultados para o período de seis meses encerrado em 30 de junho de 2014.

Para os primeiros três meses de 2014, o lucro líquido foi de QR 5,1 bilhões (US$ 1,4 bilhão), um aumento de 7% em relação ao ano passado.

A política prudente de controle de custos do grupo e a forte capacidade de geração de renda permitiram manter uma relação de eficiência (relação entre custo e renda) de 21,5%, que é considerada como uma das melhores relações entre as instituições financeiras da região.

O total dos ativos aumentou 7,9% desde junho de 2013 e atingiu QR 466 bilhões (US$ 127,9 bilhões), o mais alto já alcançado pelo Grupo. Este foi o resultado de uma forte taxa de crescimento de 10,1% em empréstimos e adiantamentos para atingir QR 326 bilhões (US$ 89,6 bilhões).

O Grupo conseguiu manter a relação de empréstimos não realizados para valor bruto de empréstimos em 1,6%, um nível considerado um dos mais baixos entre bancos no Oriente Médio e África, refletindo a alta qualidade do livro de empréstimos do grupo e a gestão eficaz do risco de crédito. A política conservadora do Grupo em relação à provisão continuou com a taxa de cobertura alcançando 123% em junho de 2014.

Ao mesmo tempo, o Grupo QNB aumentou os financiamentos aos clientes em 5,8%, indo para QR 345 bilhões (US$ 94,8 bilhões). Isto levou a relação de empréstimo para depósito do Grupo a atingir 95%.

O patrimônio total aumentou 10,4% a partir de junho de 2013 até chegar a QR 54 bilhões (US$ 14,7 bilhões) em 30 de junho de 2014. Os lucros por ação atingiram QR 7,2 (US$ 2), comparado com os QR 6,8 de junho de 2013.

O Grupo iniciou a implementação de requisitos atualizados do QCB (Banco Central do Catar) e Basileia III para o cálculo da Taxa de Adequação de Capital (Capital Adequacy Ratio, CAR) a partir do início de 2014. A taxa ficou em 15,9% em 30 de junho de 2014, acima dos requisitos do mínimo regulatório do Banco Central do Catar. O Grupo QNB quer manter uma forte capitalização para apoiar planos estratégicos futuros.

Como resultado das altas classificações de crédito do Grupo e excelente qualidade dos ativos, ele foi selecionado como uma das 50 mais seguras instituições financeiras do mundo, pela Global Finance.

Com base no forte desempenho contínuo do grupo na sua crescente presença internacional, o grupo melhorou sua classificação como a marca mais valiosa da região do Oriente Médio e Norte da África, com classificação mundial de 101 (valor da marca: US$ 1,81 bilhão) tendo sido 120 em 2012 (valor de marca: US$ 1,31 bilhão).

O Grupo QNB está presente, por meio de suas subsidiárias e empresas associadas, em 26 países que fornecem uma ampla gama de produtos e serviços. O número total de funcionários é de mais de 13.900, operando em mais de 600 locais, com uma rede de caixas eletrônicos de quase 1.270 máquinas.

*Fonte: ME NewsWire

Grupo QNB