Covidien anuncia o lançamento do dispositivo terapêutico para o tratamento da hipertensão arterial refratária

O dispositivo de Denervação Renal OneShot™ oferece solução para médicos que tratam pacientes com pressão alta que não respondem ao tratamento medicamentoso

Covidien today announced the commercial launch of the OneShot Renal Denervation System, an over the wire balloon-based irrigated catheter technology for the treatment of high blood pressure. (Photo: Business Wire)

MANSFIELD, Mass. - EUA--()--Covidien (NYSE: COV), fornecedor líder global de produtos de saúde, anunciou hoje o lançamento comercial do Sistema de Denervação Renal OneShot™, uma tecnologia de cateter irrigado baseada em balão sobre fio para o tratamento da pressão arterial alta ou hipertensão.

Aplicado de forma percutânea, o OneShot fornece energia de radiofrequência (RF) de modo circunferencial para a parede arterial renal e exige apenas um único tratamento por artéria. O OneShot recebeu a marca CE em fevereiro de 2012 e foi submetido à avaliação de ensaios clínicos na Nova Zelândia e na Europa. O produto será lançado na Europa, Oriente Médio, África, Ásia e América Latina ao longo dos próximos meses.

A hipertensão afeta um bilhão de pessoas de todas as idades em todo o mundo1 e ocorre quando a força do sangue que pressiona as paredes dos vasos é muito alta, podendo danificar os vasos e causar situações de risco de vida. A hipertensão é uma condição crônica que aumenta significativamente o risco de acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca, ataque cardíaco e doença renal.

"O tratamento farmacêutico é a norma de cuidados para pacientes hipertensos no mundo todo. Da população com hipertensão, 10% a 15% não respondem adequadamente aos medicamentos e são considerados pacientes de hipertensão resistente ou refratária", disse o Dr. John Ormiston, diretor-médico do Mercy Angiography, Auckland, Nova Zelândia. "Esses pacientes devem se beneficiar do OneShot, que proporciona uma solução com um tempo de procedimento muito mais curto do que as soluções disponíveis atualmente - o que poderia se traduzir em muito menos sofrimento para os pacientes".

Os resultados do estudo de viabilidade do RHAS (Sistema de Ablação da Hipertensão Renal) da Covidien foram apresentados pelo Dr. Ormiston, investigador principal, no Congresso TCT 2012 em outubro de 2012. Os resultados do estudo RHAS mostraram uma redução média de 42 mmHg em seis meses para os oito doentes tratados com o dispositivo no estudo. O Dr. Ormiston também apresentou casos com o OneShot como parte do ensaio RAPID (Denervação Simpática Renal para hipertensão refratária usando o sistema OneShot), um estudo de 50 pacientes que estão se inscrevendo atualmente na Europa e na Nova Zelândia, sendo que o encerramento da inscrição está previsto para o início da primavera nessa região.

"A hipertensão é a doença cardiovascular mais comum", disse o presidente da divisão de Terapias Vasculares da Covidien, Stacy Enxing Seng. "A entrada nesse mercado amplia o nosso foco na inovação e permite que a Covidien cause um impacto positivo na vida de milhões de pacientes no mundo todo que apresentam resistência ao controle médico de hipertensão".

"A Covidien está muito entusiasmada com o lançamento desta tecnologia inovadora de próxima geração para ajudar os médicos a abordar esta necessidade médica não atendida", disse o diretor-médico de Terapias Vasculares da Covidien, Dr. Mark Turco. "Avanços como estes beneficiam pacientes através de melhores resultados médicos".

SOBRE A COVIDIEN

A Covidien é uma empresa líder mundial em produtos de saúde que cria soluções médicas inovadoras para melhores resultados para os pacientes e que oferece valor através da liderança e excelência clínicas. A Covidien fabrica, distribui e atende a uma variedade distinta de linhas de produtos líderes na indústria em três segmentos: Equipamentos Médicos, Produtos Farmacêuticos e Suprimentos Médicos. Com faturamento em 2012 no valor de $11,9 bilhões, a Covidien tem 43.000 funcionários em todo o mundo em 70 países, e seus produtos são vendidos em mais de 140 países. Para saber mais sobre nossas áreas de negócios, acesse www.covidien.com.

1 The Seventh Report of the Joint National Committee on Prevention, Detection, Evaluation, and Treatment of High Blood Pressure. Bethesda, MD: National Institutes of Health: National Heart, Lung, and Blood Institute; National High Blood Pressure Education Program; Maio 2003. NIH publication 03‐5233.

Covidien
David T. Young, 508-452-1644