Revisão da Classificação de Mercado MSCI 2022

• Lança uma consulta sobre a reclassificação potencial dos Índices MSCI Nigéria do status de Mercados Fronteiriços para Mercados Independentes
  • Observa a evolução dos ciclos de compensação e liquidação nos mercados mundiais
  • Continua a monitorar a acessibilidade do mercado de ações do Sri Lanka
  • Relembra as restrições em andamento que afetam a acessibilidade do mercado de ações russo

NOVA YORK--()--A MSCI Inc. (NYSE: MSCI), líder no fornecimento de ferramentas e serviços de suporte a decisões cruciais para a comunidade mundial de investimentos, anunciou hoje os resultados da Revisão de Classificação de Mercado MSCI 2022.

"Uma parte significativa das deteriorações nas classificações de acessibilidade do mercado durante a revisão deste ano foi causada pelos desenvolvimentos negativos na Rússia, que levaram a uma completa inacessibilidade de seu mercado de ações para investidores institucionais internacionais. Isto resultou na reclassificação dos Índices MSCI Rússia de Mercados Emergentes para Mercados Independentes em março de 2022", disse o Dr. Dimitris Melas, Chefe Global de Pesquisa de Índices e Desenvolvimento de Produtos e Presidente do Comitê de Políticas de Índices MSCI.

Consulta sobre a potencial reclassificação dos Índices MSCI Nigéria para o status de Mercados Independentes

A MSCI anunciou hoje o lançamento de uma consulta sobre uma proposta de reclassificação potencial dos Índices MSCI Nigéria do status de Mercados Fronteiriços para Mercados Independentes.

Desde março de 2020, os problemas de acessibilidade vêm persistindo no mercado de ações nigeriano. A repatriação dos fundos de investimentos no mercado continua extremamente difícil para investidores estrangeiros devido à baixa liquidez no mercado cambial nigeriano. Como resultado, os participantes do mercado expressaram continuamente preocupações referentes à capacidade de investimento e replicação dos Índices MSCI Nigéria.

"Houve uma deterioração contínua e severa na capacidade de repatriar fundos da Nigéria. Como resultado, desde maio de 2020, um tratamento especial foi implementado para reduzir o número de potenciais mudanças nos Índices de Ações MSCI relevantes", disse Craig Feldman, Chefe Global de Pesquisa de Gerenciamento de Índices e membro do Comitê de Política do Índices MSCI. "Devido à natureza prolongada dos problemas que afetam a acessibilidade do mercado, apresentamos a consulta para reclassificar os Índices MSCI Nigéria do status de Mercados de Fronteira para Mercados Independentes."

A MSCI agradece os comentários dos participantes do mercado sobre esta proposta de reclassificação até 31 de agosto de 2022.

Desenvolvimentos recentes em ciclos de liquidação de títulos

Em 2022, a Índia começou a fazer a transição de seu ciclo de liquidação de T+2 para T+1. Além disto, tanto os EUA como o Canadá anunciaram no ano passado suas propostas de migrar para um ciclo de liquidação mais curto, de T+2 para T+1.

"Em mercados de ações selecionados, temos observado que os mecanismos de compensação e liquidação estão em transição para ciclos mais curtos", disse o Sr. Feldman. "Embora, em princípio, os investidores possam se beneficiar de ciclos de liquidação mais curtos, é importante avaliar se as ramificações de tais mudanças introduzem alguns obstáculos, como requisitos de pré-financiamento ou custos operacionais adicionais."

A MSCI continua monitorando de perto estes desenvolvimentos e seu impacto potencial e irá divulgar mais comunicações conforme garantido.

Disponibilidade de mercado no Sri Lanka

Em meio à crise econômica em curso no Sri Lanka, e como resultado da falta de liquidez no mercado de câmbio, questões de repatriação de fundos no mercado de capital do país começaram a surgir este ano. Em resposta a estes desenvolvimentos, em maio de 2022, a MSCI introduziu um tratamento especial para reduzir o número de possíveis mudanças nos Índices MSCI Sri Lanka.

A MSCI continua recebendo comentários sobre o nível de acessibilidade do mercado de ações do Sri Lanka e irá consultar os participantes do mercado para obter retorno se houver mais desenvolvimentos.

Deterioração na acessibilidade do mercado de capital russo

Vários desenvolvimentos significativos levaram a uma deterioração considerável na acessibilidade do mercado de capital russo. Isto inclui sanções de diversas jurisdições, restrições à capacidade de investidores estrangeiros de negociar títulos na Bolsa de Valores de Moscou e deterioração na conversibilidade do rublo russo em moedas estrangeiras.

Como resultado, e após uma consulta à comunidade internacional de investimentos, a MSCI reclassificou os índices MSCI Rússia de Mercados Emergentes para Mercados Independentes em março de 2022.

A MSCI continuará monitorando os desenvolvimentos na acessibilidade do mercado de capital russo e consultando os participantes do mercado, se houver mudanças relevantes nas condições do mercado.

- Fim -

Sobre a MSCI

A MSCI é líder no fornecimento de ferramentas e serviços de suporte a decisões cruciais para a comunidade mundial de investimentos. Com mais de 50 anos de experiência em pesquisa, dados e tecnologia, podemos tomar melhores decisões de investimento ao permitir que clientes entendam e analisem os principais aspectos de risco e retorno bem como elaborem com confiança portfólios mais efetivos. Criamos soluções aprimoradas de pesquisa com liderança no setor, as quais os clientes usam para obter percepções e aperfeiçoar a transparência ao longo do processo de investimento. Para saber mais, acesse www.msci.com.

O processo para enviar uma reclamação formal de índices pode ser encontrado na página de regulamento de índices do site da MSCI em: https://www.msci.com/index-regulation.

Este documento e todas as informações nele contidas, incluindo, sem limitação, todos os textos, dados, gráficos, tabelas (coletivamente, as "Informações") são propriedade da MSCI Inc. ou de suas subsidiárias (coletivamente, "MSCI") ou dos licenciadores, fornecedores diretos ou indiretos da MSCI ou qualquer terceiro envolvido na elaboração ou compilação de quaisquer informações (coletivamente, com a MSCI, os "Provedores de informações") e é fornecido apenas para fins informativos. As informações não podem ser modificadas, sofrer engenharia reversa, ser reproduzidas ou redisseminadas no todo ou em parte sem a permissão prévia por escrito da MSCI. Todos os direitos sobre as informações são reservados pela MSCI e/ou seus provedores de informações.

As Informações não podem ser utilizadas para criar trabalhos de derivativos ou verificar ou corrigir outros dados ou informações. Por exemplo (mas sem limitação), as Informações não podem ser utilizadas para criar índices, bancos de dados, modelos de risco, análises, software, ou em associação com o emissor, oferecer, patrocinar, gerenciar ou fazer marketing de quaisquer seguros, portfólios, produtos financeiros ou outros veículos de investimento utilizando ou baseados em, ligados a, rastreando ou, caso contrário, derivados da Informação ou quaisquer outros dados, informações, produtos ou serviços da MSCI.

O usuário das informações assume todo o risco relacionado ao uso que possa fazer, ou permitir que seja feito, das informações. NENHUM DOS FORNECEDORES DE INFORMAÇÕES OFERECE NENHUMA GARANTIA EXPLÍCITA OU IMPLÍCITA, NEM REPRESENTAÇÕES COM RELAÇÃO ÀS INFORMAÇÕES (OU RESULTADOS A SEREM OBTIDOS COM O USO DESTAS) E, DE ACORDO COM O MÁXIMO PERMITIDO PELA LEI, TODOS OS FORNECEDORES DE INFORMAÇÕES RENUNCIAM EXPRESSAMENTE A TODAS AS GARANTIAS IMPLÍCITAS (INCLUINDO, DENTRE OUTROS, QUALQUER GARANTIA IMPLÍCITA DE ORIGINALIDADE, PRECISÃO, OPORTUNIDADE, NÃO VIOLAÇÃO, PLENITUDE, COMERCIALIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO PARA DETERMINADO PROPÓSITO) COM RELAÇÃO A QUALQUER INFORMAÇÃO.

Sem limitar qualquer coisa já dita aqui e até o limite máximo permitido pela lei, em nenhum caso os fornecedores de informações terão responsabilidade com relação a qualquer informação de qualquer dano direto, indireto, especial, punitivo, consequencial (incluindo lucros cessantes), bem como outros danos, mesmo que notificados da possibilidade de tais danos. O que foi mencionado anteriormente não deve excluir ou limitar qualquer responsabilidade que não possa ser excluída ou limitada pela lei aplicável, incluindo, dentre outros (conforme aplicável), qualquer responsabilidade por lesão pessoal ou morte, considerando que tal lesão tenha resultado da negligência ou omissão intencional de si mesmo, funcionários, agentes ou subcontratados.

As informações contidas em qualquer informação histórica, dados ou análises não devem ser consideradas como indicação ou garantia de qualquer desempenho futuro, análise, antecipação ou previsão. O desempenho anterior não garante resultados futuros.

As informações não devem ser de confiança nem substituem a habilidade, julgamento e experiência do usuário, seus gerentes, funcionários, consultores e/ou clientes ao fazer investimentos e outras decisões comerciais. Todas as informações são impessoais e não adaptadas às necessidades de qualquer pessoa, entidade ou grupo de pessoas.

Nenhuma informação constitui uma oferta de venda (ou pedido de oferta de compra), título, produto financeiro ou outro produto de investimento, nem estratégia de comercialização.

Não é possível investir diretamente em um índice. Expor à uma classe de ativos ou negociar estratégia ou outra categoria representada por um índice apenas está disponível por instrumentos de investimento de terceiros (se houver) baseados naquele índice. A MSCI não emite, patrocina, endossa, comercializa, oferece, revisa ou, caso contrário, expressa qualquer opinião referente a qualquer fundo, ETF, derivativo ou outro seguro, investimento, produto financeiro ou estratégia de negociação que esteja baseado, associado a ou busca fornecer um retorno de investimento relacionado ao desempenho de qualquer índice da MSCI (no geral, "Índice Associado a Investimentos"). A MSCI não dá nenhuma garantia que qualquer Índice Associado a Investimentos irá rastrear precisamente o desempenho do índice ou fornecer retornos de investimento positivos. A MSCI Inc. não é uma consultoria de investimento ou fiduciária e também não dá representação referente à conveniência de investimentos em qualquer Índice Associado a Investimentos.

Os retornos dos índices não representam os resultados da comercialização real de ativos/títulos para investimento. A MSCI mantém e calcula os índices, mas não administra os ativos reais. Os retornos dos índices não refletem o pagamento de quaisquer encargos ou taxas sobre vendas que um investidor pode pagar para adquirir títulos subjacentes no índice ou investimentos vinculados aos índices. A imposição dessas taxas e encargos poderá fazer com que o desempenho de um investimento vinculado ao índice seja diferente do desempenho do índice da MSCI.

As Informações podem conter dados em novo teste. O rendimento em novo teste não é um rendimento real, mas hipotético. Com frequência, há diferenças de material entre os resultados de rendimento em novo teste e os resultados reais obtidos posteriormente por qualquer estratégia de investimento.

Constituintes dos índices de renda variável da MSCI são empresas listadas, que estão incluídas em ou excluídas de índices conforme a aplicação de metodologias relevantes de aplicação. Em consequência, constituintes dos índices de renda variável da MSCI podem incluir a MSCI Inc., clientes da MSCI ou seus fornecedores. A inclusão de um seguro dentro do índice da MSCI não é uma recomendação pela MSCI de comprar, vender ou manter tal seguro, nem é considerada como conselho de investimento.

Dados e informações produzidos por várias afiliadas da MSCI Inc., incluindo MSCI ESG Research LLC e Barra LLC, podem ser utilizados no cálculo de certos índices MSCI. Mais informações podem ser encontradas nas metodologias de índices relevantes em www.msci.com.

A MSCI recebe compensação quanto ao licenciamento de seus índices a terceiros. A receita da MSCI Inc. inclui taxas com base em ativos no Index Linked Investments. As informações podem ser encontradas nos arquivos da empresa MSCI Inc. na seção de Relações com Investidores em www.msci.com.

A MSCI ESG Research LLC é uma Consultoria Registrada de Investimentos sob a Lei de Consultorias de Investimentos de 1940 e uma subsidiária da MSCI Inc. Exceto em relação a quaisquer produtos ou serviços aplicáveis da MSCI ESG Research, nem a MSCI nem quaisquer de seus produtos ou serviços recomenda, endossa, aprova ou, do contrário, expressa qualquer opinião referente a qualquer emissor, títulos, produtos ou instrumentos financeiros ou estratégias de comercialização, sendo que os produtos ou serviços da MSCI não são pretendidos para constituir consultoria de investimentos ou uma recomendação para tomar (ou abster de tomar) qualquer decisão de investimentos nem pode ser confiada como tal. Os emissores citados ou incluídos em quaisquer materiais da MSCI ESG Research podem incluir a MSCI Inc., clientes da MSCI ou fornecedores da MSCI, podendo também adquirir pesquisa ou outros produtos ou serviços da MSCI ESG Research. Os materiais da MSCI ESG Research, incluindo materiais utilizados em alguns índices da MSCI ESG ou outros produtos, não foram submetidos a, nem receberam a aprovação da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA ou qualquer outra corporação regulatória.

Qualquer uso ou acesso a produtos, serviços ou informações da MSCI exige uma licença da MSCI. MSCI, Barra, RiskMetrics, IPD e outras marcas e nomes de produtos da MSCI são marcas comerciais, marcas de serviço ou marcas registradas da MSCI ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outras jurisdições. O Global Industry Classification Standard (GICS) foi desenvolvido e é propriedade exclusiva da MSCI e da Standard & Poor’s. O “Global Industry Classification Standard (GICS)” é uma marca de serviço da MSCI e da Standard & Poor’s.

Aviso MIFID2/MIFIR: a MSCI ESG Research LLC não distribui nem atua como intermediária para instrumentos financeiros ou depósitos estruturados, nem opera por conta própria, fornece serviços de execução para terceiros ou gerencia contas de clientes. Nenhum produto ou serviço da MSCI ESG Research apoia, promove ou se destina a apoiar ou promover qualquer atividade desse tipo. A MSCI ESG Research é uma provedora independente de dados, relatórios e classificações de ESG, com base em metodologias publicadas e disponíveis para clientes mediante assinatura. Não fornecemos classificações ou recomendações personalizadas ou pontuais de valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros mediante solicitação.

Para obter informações sobre como a MSCI coleta e usa dados pessoais, consulte nosso Aviso de Privacidade em https://www.msci.com/privacy-pledge.

Consultas de Mídia
PR@msci.com
Sam Wang +1 212 804 5244
Melanie Blanco +1 212 981 1049