Moody’s ESG Solutions: Mais de um Terço das Empresas Estão Associadas à Perda de Habitat

LONDRES--()--Tendo por base uma amostra de 5.300 grandes empresas internacionais de capital aberto, mais de 2.000 (38%) têm ao menos uma unidade associada à perda de habitat, segundo um relatório da Moody's ESG Solutions publicado hoje. Aproveitando dados de sensoriamento remoto de alta resolução e um banco de dados de unidades corporativas em todo o mundo, o relatório identifica quais instalações estão associadas à perda de habitat observada devido a mudanças no uso da terra, que é a principal causa de perda de biodiversidade.

A perda de biodiversidade surgiu como uma preocupação para investidores responsáveis, reguladores financeiros e empresas cujas atividades têm impacto e dependem do capital natural, com cientistas alertando que o mundo está no meio de uma sexta extinção em massa, uma vez que a natureza está reduzindo a proporções sem precedentes. O relatório delineia a estrutura das Moody’s ESG Solutions para avaliar o risco da biodiversidade, que pode providenciar uma base para entender os riscos da biodiversidade de empresas em portfólios de investimentos e empréstimos.

"Impactos, dependências e governança são elementos cruciais a serem considerados ao avaliar riscos referentes à biodiversidade das empresas", disse Emilie Mazzacurati, Chefe Global da Moody’s Climate Solutions. "Nossa análise visa fornecer transparência ao mercado em como as operações das empresas podem afetar a biodiversidade, sua dependência de sistemas naturais e em que extensão as empresas vêm tomando medidas para mitigar estes impactos em suas cadeias de valor."

Em seu estudo, a Moody's encontra uma desconexão entre os compromissos da maioria das empresas e as medidas tangíveis para reduzir seu impacto na biodiversidade. Por exemplo, 61% das empresas avaliadas no setor de construção pesada divulgam compromissos para lidar com a biodiversidade, mas menos de 10% do setor recebe uma pontuação 'robusta' ou 'avançada' para implementação.

O relatório completo por título 'Integrando a biodiversidade em uma estrutura de avaliação de risco' está disponível aqui.

SOBRE A MOODY’S ESG SOLUTIONS

A Moody’s ESG Solutions Group é uma unidade de negócios da Moody's Corporation atendendo à crescente demanda mundial por ESG e percepções climáticas. O grupo aproveita dados e a experiência da Moody's em ESG, risco climático e finanças sustentáveis, e se alinha com o Moody's Investors Service (MIS) e a Moody's Analytics (MA) para oferecer um conjunto abrangente e integrado de soluções de risco climático e ESG, incluindo pontuações ESG, análises , classificações de sustentabilidade e serviços sustentáveis de revisão/certificação financeira. Para mais informação, acesse a central de risco climático e ESG da Moody's em www.moodys.com/esg.

Moody’s ESG Solutions:

Emilie Mazzacurati