teamLab Borderless Jeddah | O museu de arte digital recordista é inaugurado na histórica Jeddah, na Arábia Saudita

O Ministério da Cultura da Arábia Saudita e o coletivo de arte teamLab, sediado em Tóquio, lançaram o primeiro museu teamLab Borderless do Oriente Médio no Patrimônio Mundial da UNESCO, a histórica Jeddah

Com 10.000 m² de área bruta, um “museu sem mapa” inclui mais de 80 obras de arte criadas digitalmente que transcendem as fronteiras

下載

正在載入媒體播放器…

teamLab Borderless, a museum without a map, comprises over 80 artworks that transcend boundaries, eternally transforming the scenery and forming one borderless world. Now open in Jeddah Historic District. (Highlight video of teamLab Borderless Jeddah / Video: teamLab)

JEDDAH, Arábia Saudita--()--O teamLab Borderless Jeddah , conhecido como um museu sem mapa, foi inaugurado em 10 de junho no Distrito Histórico de Jeddah como uma iniciativa colaborativa entre o Ministério da Cultura da Arábia Saudita e o coletivo de arte baseado em Tóquio teamLab. Com aproximadamente 10.000 m² de área bruta, o museu é o primeiro teamLab Borderless do Oriente Médio a ser estabelecido permanentemente nas margens da Alarbaeen Lagoon, com vista panorâmica para o Centro Histórico de Jeddah, um Patrimônio Mundial da UNESCO.

O teamLab Borderless Jeddah é uma das iniciativas do Programa de Qualidade de Vida da Arábia Saudita para desenvolver e promover a infraestrutura de exposições culturais e artísticas, com o objetivo de fortalecer a contribuição do Reino para as artes e a cultura, uma das metas da Saudi Vision 2030 (Visão da Arábia Saudita para 2030).

O teamLab Borderless é um mundo de obras de arte sem fronteiras, um museu sem mapa criado pelo teamLab. As obras de arte saem das salas, comunicam-se com outras obras, influenciam e, às vezes, se misturam umas com as outras sem fronteiras, formando um mundo contínuo sem fronteiras. À medida que os visitantes mergulham seus corpos nessa arte sem fronteiras, eles “vagam, exploram e descobrem”.

O imenso museu, que abriu suas portas pela primeira vez em 2018 em Tóquio e estabeleceu um recorde mundial para o museu de artista único mais visitado (*1), é composto por mais de 80 obras de arte independentes que formam inter-relações complexas entre si e com os visitantes, transformando eternamente o cenário. O teamLab Borderless Jeddah é composto por várias áreas perfeitamente interconectadas: Borderless World, Light Sculpture, Athletics Forest, Future Park, Forest of Lamps, EN TEA HOUSE e Sketch Factory.

Toshiyuki Inoko, fundador da teamLab, disse: “Jeddah é uma das principais cidades globais do Oriente Médio, com uma história profunda e uma cultura rica. Estamos muito honrados em poder abrir o teamLab Borderless na Jeddah Histórica, um Sítio do Patrimônio Mundial da UNESCO. Desta vez, conseguimos lançar o teamLab Borderless em uma escala monumental, com uma arquitetura verdadeiramente bela neste local maravilhoso”.

O teamLab Borderless baseia-se no conceito de que tudo existe em uma continuidade sem fronteiras. Queremos criar o “belo” no qual as várias obras de arte se relacionam entre si e são contínuas, sem fronteiras.

“Nossas obras de arte baseiam-se na continuidade do conhecimento ao longo da longa história da humanidade. Por essa razão, é muito significativo poder estabelecer um teamLab Borderless em grande escala na Jeddah Histórica. Pela Jeddah Histórica e pelo teamLab Borderless, queremos fazer deste lugar o mais incrível do mundo, criando uma experiência onde as pessoas viajam entre o passado e o presente interconectados de forma contínua, e sentem um forte senso de significado”.

Abdulrahman Almotawa, porta-voz oficial do Ministério da Cultura da Arábia Saudita, disse: “Estamos imensamente orgulhosos de abrir o Museu teamLab Borderless no coração do distrito histórico de Jeddah. Essa iniciativa inédita, realizada em colaboração com a teamLab, faz parte de um novo capítulo para o cenário cultural da Arábia Saudita. É um espaço revolucionário onde as fronteiras entre arte, tecnologia e nosso mundo natural convergem, oferecendo uma experiência verdadeiramente imersiva. Agradecemos à teamLab por compartilhar com o Ministério da Cultura a dedicação em promover expressões artísticas inovadoras que ressoam tanto local quanto globalmente”.

Enxergamos o teamLab Borderless Jeddah como um ponto de encontro dinâmico, onde os visitantes podem explorar territórios inexplorados de criatividade e engajar-se em um diálogo que une a rica herança do Reino com o discurso artístico contemporâneo. À medida que o Ministério da Cultura continua a trabalhar para alcançar os objetivos culturais da Saudi Vision 2030, esperamos que o museu fortaleça a posição do Reino como um centro de artes e cultura na região e no mundo”.

______________________________
*1 “ teamLab Borderless em Tóquio conquista o recorde mundial do Guinness ” blooloop. 22 de julho de 2021.

teamLab Borderless Jeddah
Praça da Cultura, Distrito Histórico de Jeddah, Arábia Saudita

Para a mídia
Kit de imprensa: https://bit.ly/borderless_jeddah
Vídeo de destaque: https://youtu.be/xpfYR-nLzR8
Site oficial: https://teamlab.art/e/jeddah/

Sobre a teamLab
A teamLab (nascida em 2001) é um coletivo de arte internacional. Sua prática colaborativa busca navegar na confluência de arte, ciência, tecnologia e mundo natural. Por meio da arte, o grupo interdisciplinar de especialistas tem como objetivo explorar a relação entre o eu e o mundo e novas formas de percepção.

Sobre o Ministério da Cultura da Arábia Saudita
A Arábia Saudita tem uma vasta história de artes e cultura. O Ministério da Cultura está desenvolvendo a economia cultural da Arábia Saudita e enriquecendo a vida cotidiana dos cidadãos, residentes e visitantes. Supervisionando 11 comissões setoriais específicas, o Ministério trabalha para apoiar e preservar uma cultura vibrante, fiel ao seu passado e voltada para o futuro, valorizando o patrimônio e liberando novas e inspiradoras formas de expressão para todos.

Sobre o Programa de Qualidade de Vida
Lançado em 2018 como parte da Saudi Vision 2030, é dedicado a melhorar a qualidade de vida para indivíduos e famílias. Esse programa concentra-se na criação de um ambiente propício que apoie e desenvolva novas oportunidades, incentivando a participação em atividades culturais, de entretenimento, esportivas, turísticas e outras atividades que contribuem para a melhoria da qualidade de vida. O programa visa gerar empregos, diversificar atividades econômicas e elevar o status das cidades sauditas nos rankings globais das melhores cidades para se viver.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

聯絡人

Equipe de Branding Social da teamLab
E-mail: lab-pr-info@team-lab.com
Consulta da mídia:https://www.teamlab.art/contact/

聯絡人

Equipe de Branding Social da teamLab
E-mail: lab-pr-info@team-lab.com
Consulta da mídia:https://www.teamlab.art/contact/