Sistema de avaliação ocular que faz uso de inteligência artificial da Eyenuk para retinopatia diabética demonstra excelente desempenho em um estudo clínico fundamental, prospectivo e multicêntrico

Investigadores relatam que o sistema EyeArt alcançou sensibilidade de 95,5%, especificidade de 86,5%, imageabilidade de 97% e atende a todos os principais pontos de extremidade com p<0,0001

LOS ANGELES--()--A Eyenuk, Inc., empresa de serviços e tecnologia médica que faz uso de inteligência artificial (artificial intelligence, AI) e líder em aplicações do mundo real para avaliação ocular usando AI Eye Screening™, anunciou hoje os resultados de seu estudo clínico fundamental, multicêntrico e prospectivo de referência para validar o sistema de avaliação ocular que faz uso de inteligência artificial EyeArt® para detecção autônoma de retinopatia diabética (RD), uma doença que causa cegueira e, se estima, afetará 191 milhões de pessoas globalmente até o ano de 20301. Os resultados foram apresentados na ARVO Imaging na Eye Conference por Jennifer Lim, MD, Marion H. Schenk Esq., catedrática e professora de Oftalmologia, e diretora dos Serviços de Retina na Universidade de Illinois, em Chicago.

O sistema de avaliação ocular que faz uso de inteligência artificial EyeArt torna possível a qualquer médico fazer a avaliação da retinopatia diabética (RD) em tempo real, na clínica, permitindo a identificação rápida e precisa de pacientes com suspeita de retinopatia diabética durante a visita médica regular do paciente. Assim que as imagens de fundo de olho tiverem sido capturadas e enviadas ao sistema EyeArt, os resultados da avaliação da RD estarão disponíveis para serem exibidas e exportadas para um relatório em PDF em menos de 60 segundos. O sistema EyeArt pode liberar os oftalmologistas para se concentrarem em tratamentos para salvar a visão em vez que fazer a avaliação em busca de retinopatia diabética.

Os principais aspectos desse estudo clínico fundamental, multicêntrico e prospectivo (NCT03112005) incluem:

  • 942 participantes inscritos em 15 centros que incluíram cuidados primários, endocrinologia, oftalmologia e médicos especialistas em retina.
  • A avaliação do sistema que faz uso de inteligência artificial EyeArt das imagens não dilatadas de dois campos foi comparada com um padrão de referência clínica amplo, composto por graduação adjudicada de quatro imagens estéreo dilatadas de campo vasto na escala de gravidade ETDRS2. A graduação foi executada pelo Wisconsin Fundus Photograph Reading Center.
  • Diversos modelos de câmeras para fundo de olho foram incluídos e avaliados com o sistema de avaliação ocular que faz uso de inteligência artificial EyeArt.
  • Os oftalmologistas certificados participantes (em um subconjunto de sites) executaram de modo independente a oftalmoscopia dilatada, o método mais comum de avaliação da retinopatia diabética (RD) hoje.

Os resultados do estudo mostram que todos os pontos de extremidade primários foram atendidos com p<0,0001. Os principais resultados do estudo fundamental estão na tabela abaixo (detalhados aqui):

        Sensibilidade

[95% de limites de confiança]

      Especificidade

[95% de limites de confiança]

      Imageabilidade

[95% de limites de confiança]

Sistema EyeArt

sem dilatação

      95,5%

[92,4% - 98,5%]

      86,0%

[83,7% - 88,4%]

      87,5%

[85,4% - 89,7%]

Sistema EyeArt

com dilatação-se-não classificado

      95,5%

[92,6% - 98,4%]

      86,5%

[84,3% - 88,7%]

      97,4%

[96,4% - 98,5%]

                 

“Esse estudo é significativo, uma vez que mostra que o sistema que faz uso de inteligência artificial é bem preciso para determinar a presença da suspeita de retinopatia diabética por um método muito rigoroso, que comparou os resultados da inteligência artificial com aqueles das fotos lidas pelos especialistas em retinopatia diabética”, disse a Dra. Jennifer Lim, investigadora do estudo fundamental do EyeArt. “Nesse estudo multicêntrico e prospectivo, demonstramos a viabilidade e a aplicabilidade desse sistema para a avaliação da retinopatia diabética de referência. Isso representa uma grande promessa para disponibilizar a avaliação ocular para milhões de pacientes diabéticos para retinopatia diabética de referência, a fim de identificar aqueles com risco de perda visual e encaminhá-los para um pronto atendimento por um oftalmologista!” Dr. Lim continuou: “A alta sensibilidade e especificidade alcançadas pelo sistema EyeArt demonstram que ele pode realizar avaliação de RD no ponto de cuidado e que é um modo seguro para identificar pacientes com retinopatia diabética que precisam de encaminhamento a um oftalmologista”.

“A conclusão desse estudo clínico fundamental e prospectivo do EyeArt está em uma etapa promissora para a Eyenuk, e esse estudo, uma vez mais, valida a excepcional sensibilidade diagnóstica do sistema EyeArt, sem necessidade de dilatação”, disse Kaushal Solanki, PhD, fundador e diretor executivo da Eyenuk. “Hoje estou orgulhoso em dizer que a inteligência artificial está cumprindo sua promessa e pode ter impacto significativo e substancial na vida dos pacientes globalmente. A avaliação ocular regular e de qualidade poderá em breve estar acessível e ser viável para centenas de milhões de pessoas que sofrem de diabetes, levando à preservação da visão para muitas delas.”

A Eyenuk demonstrará seu sistema de avaliação ocular que faz uso de inteligência artificial EyeArt no estande 1637 no ARVO Exhibition Hall do Centro de Convenções de Vancouver.

Sobre o sistema de avaliação ocular que faz uso de inteligência artificial EyeArt®

O sistema de avaliação ocular que faz uso de inteligência artificial EyeArt é a tecnologia de inteligência artificial mais extensamente validada para detecção autônoma da retinopatia diabética no mundo real em mais de meio milhão de visitas de pacientes globalmente, com mais de dois milhões de imagens coletadas em ambientes clínicos do mundo real. O sistema EyeArt foi desenvolvido com financiamento do Institutos Nacionais da Saúde (National Institutes of Health, NIH) dos Estados Unidos e é validado pelo Serviço Nacional de Saúde (National Health Service, NHS) do Reino Unido. O sistema EyeArt possui classificação CE na União Europeia e licença do Sistema de Saúde do Canadá. Nos Estados Unidos, o sistema EyeArt está limitado pela lei federal para uso investigativo.

VÍDEO: Saiba mais sobre o sistema de avaliação ocular que faz uso de inteligência artificial EyeArt para retinopatia diabética

Sobre a retinopatia diabética (RD)

Retinopatia diabética é uma complicação do diabetes causada pelo dano aos vasos sanguíneos do tecido sensível à luz na parte de trás do olho (retina). É uma doença de progressão silenciosa que, a princípio, pode não ter sintomas ou somente resultar em problemas leves de visão. Eventualmente, ela pode causar cegueira. A doença pode se desenvolver em qualquer pessoa que tenha o tipo 1 ou o tipo 2 de diabetes3. Estima-se que um terço dos pacientes com diabetes desenvolverão retinopatia diabética (RD)4, tornando-a a principal causa de perda de visão nos adultos em idade ativa5.

Embora a avaliação para retinopatia diabética seja recomendada para todos os pacientes diabéticos, menos da metade faz o exame anualmente1, até mesmo no mundo desenvolvido. Uma vez que os pacientes diabéticos superam o número de oftalmologistas em 1.600 para 1 nos Estados Unidos6, não há especialistas em cuidados com os olhos suficientes para atender às necessidades de avaliação de retinopatia diabética da população diabética em crescimento. Mesmo aqueles que fazem sua avaliação anual, os tempos de espera para uma consulta com um oftalmologista para avaliação da RD pode ser de semanas ou até meses.

Sobre a Eyenuk, Inc.

A Eyenuk, Inc. é uma empresa global de serviços e tecnologia médica que faz uso de inteligência artificial (IA) e líder em AI Eye Screening™ no mundo real para detecção de doença autônoma e AI Predictive Biomarkers™ para avaliação de risco e supervisão da doença. A Eyenuk está em uma missão de avaliar todos os olhos do mundo para garantir o diagnóstico em tempo hábil de doenças que colocam em risco a visão e a vida, incluindo retinopatia diabética, glaucoma, degeneração macular relacionada ao envelhecimento, riscos de derrame, riscos cardiovasculares e doença de Alzheimer.

EyeArt é uma marca comercial registrada da Eyenuk, Inc.

http://bit.ly/2vqwHNf

1 International Diabetes Federation. IDF Diabetes atlas, Sixth edition, Brussels, Bélgica. 2015.
2 Early Treatment Diabetic Retinopathy Study Research Group Fundus photographic risk factors for progression of diabetic retinopathy. Relatório ETDRS número 12. 1991, Ophthalmology 98(5 Suppl):823–833.
3 https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/diabetic-retinopathy/symptoms-causes/syc-20371611
4 Yau JW, Rogers SL, Kawasaki R, et al. Global prevalence and major risk factors of diabetic retinopathy. Diabetes Care. 2012;35:556-64. doi: 10.2337/dc11-1909
5 Prokofyeva E, Zrenner E. Epidemiology of major eye diseases leading to blindness in Europe: a literature reviewOphthalmic Research. 2012;47:171-188. doi: 10.1159/000329603
6 http://www.icoph.org/ophthalmologists-worldwide.html e https://www.cdc.gov/diabetes/pdfs/data/statistics/national-diabetes-statistics-report.pdf

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Contato com a mídia:
Ida Yenney
Capwell Communications
ida@capwellcomm.com
949-999-3303

Contacts

Contato com a mídia:
Ida Yenney
Capwell Communications
ida@capwellcomm.com
949-999-3303