Siemens e Bentley Systems anunciam serviços de gêmeos digitais em nuvem PlantSight

• A solução permite gêmeos digitais atualizados conforme operados, sincronização da estação real e de seus desenhos técnicos de engenharia, para operações da estação de processo mais eficazes.
  • Integração de diferentes tipos de fontes de dados para criar um contexto digital holístico para componentes digitais alinhados

LONDRES, Reino Unido--()--Conferência Year in Infrastructure 2018 – A Siemens e a Bentley Systems anunciaram hoje a apresentação do PlantSight, resultado do desenvolvimento colaborativo com base em suas carteiras de software altamente complementares. O PlantSight é uma solução digital para ajudar os clientes a conseguirem operações mais eficazes da estação. O PlantSight permite que os gêmeos digitais conforme operados e atualizados, que podem ser sincronizados com dados da realidade física e de engenharia, criem um contexto digital holístico para componentes digitais consistentemente compreendidos em várias fontes de dados, para qualquer estação operacional. Os operadores de estações beneficiam da alta confiança e qualidade da informação para preparação operacional contínua e maior confiabilidade.

Todas as estações operacionais reais são caracterizadas pela evolução cumulativa, tanto em sua condição física de brownfield como nos vários tipos e formatos de dados de engenharia teoricamente correspondentes. Assim, os gêmeos digitais conforme operados devem sincronizar de forma confiável os reflexos da realidade física e seus desenhos técnicos de engenharia, de forma abrangente e precisa. Além disso, é inevitável realizar alterações frequentes adicionais. Com o PlantSight, todos os proprietários-operadores de estações de processo podem colher os benefícios dos gêmeos digitais conforme operados, sem perturbar seu ambiente físico e virtual existente.

Para as indústrias de processo, caracterizadas por projetos de capital em curso, a eficácia dos gêmeos digitais depende da integridade e acessibilidade da informação conforme operado apresentada e continuamente atualizada em esquemas 2D de confiança e formatos de modelo 3D. O PlantSight oferece a todos os stakeholders visibilidade na cloud/web e acesso a dados existentes e interfaces de ferramentas, garantindo que as alterações são coletadas e gerenciadas com rapidez e precisão.

Com os serviços cloud de gêmeos digitais conforme operados PlantSight, os dados de engenharia operacional e relacionados com o projeto são alinhados de forma simples. Todos os departamentos e stakeholders têm acesso imediato a desenhos técnicos consistentes. Especialmente para instalações brownfield, o tempo e o esforço para federar e completar a informação dos ativos será significativamente reduzida, com a documentação da estação atualizada e sua qualidade adequadamente melhorada.

Greg Bentley, CEO da Bentley Systems, afirmou: "Logo desde o início da aliança estratégica da Bentley Systems com a Siemens, que juntos vimos nosso desenvolvimento do PlantSight como sendo o mais importante para nosso mercado. A Siemens anunciou uma combinação de suas ofertas digitais para estações distintas e de processo que nos permite juntar, através de um serviço cloud, os elementos complementares do COMOS, OpenPlant, MindSphere e Teamcenter. O PlantSight pode agora ajudar com a principal prioridade das industrias de processo na transformação digital: a ativação do gêmeo digital para a engenharia de sua estação operacional!"

«Com o PlantSight, estamos melhorando nossa colaboração com a Bentley e ampliando as possibilidades oferecidas pelo uso de dados para a indústria de processo. Esta solução conjunta com base no know-how complementar da Bentley e da Siemens representa um passo essencial para tornar os gêmeos digitais ainda mais eficientes e criar uma cadeia de valor digitalmente integrada e que oferece maior consistência. Desta forma, estamos expandindo continuamente nossa carteira de Empresas Digitais ao adotar tecnologias futuras», disse Klaus Helmrich, Membro do Conselho de Administração da Siemens AG.

Valentijn de Leeuw, Vice-presidente do ARC Advisory Group, afirmou: "Acredito que os serviços PlantSight recém-desenvolvidos pela Siemens e pela Bentley estabelecerão uma base para o gerenciamento da informação e do desempenho das informações e ativos de próxima geração. Para os gêmeos digitais conforme operados, isto aumenta a estação real ao integrar dados operacionais em painéis de informação operacional, simulação imersiva de treinamento de operadores e ligações a aplicativos como simulação de processo, estratégia de ativos e confiabilidade. Os benefícios do ambiente aumentarão com o número de microsserviços prestados."

A Siemens AG (Berlin and Munich) é uma figura de destaque em tecnologia global reconhecida pela excelência em engenharia, inovação, qualidade, confiabilidade e internacionalidade há 170 anos. A empresa está presente em todo o mundo, com foco nas áreas da eletrificação, automação e digitalização. Um dos maiores produtores do mundo de tecnologias eficientes em termos energético e de economia de recursos, a Siemens é um dos principais fornecedores de geração de energia eficiente e de soluções de geração e transmissão de energia, assim como pioneira em soluções de infraestruturas e soluções de automação, drives e software na indústria. A empresa com sua filial cotada, a Siemens Healthineers AG, é ainda fornecedora líder de equipamentos de imagem médica, como sistemas de tomografia computorizada e de ressonância magnética, e líder em diagnósticos laboratoriais, assim como TI clínica. No exercício financeiro de 2017, que terminou em 30 de setembro de 2017, a Siemens gerou receitas de 83,0 bilhões de euros e lucro líquido de 6,2 bilhões de euros. No final de setembro de 2017, a Siemens tinha cerca de 377.000 colaboradores em todo o mundo. Mais informações disponíveis em www.siemens.com.

Sobre a Bentley Systems

A Bentley Systems é líder mundial de soluções de software para engenheiros, arquitetos, profissionais do setor geoespacial, construtores e proprietários-operadores para projeto, construção e operação de infraestruturas. Os aplicativos de engenharia e Bim com base no MicroStation da Bentley e seus serviços cloud de gêmeos digitais, avançam a entrega do projeto (ProjectWise) e o desempenho de ativos (AssetWise) de transporte e outras obras públicas, serviços públicos, estações industriais e de recursos, e instalações comerciais e institucionais.

A Bentley Systems conta com mais de 3.500 colaboradores, gera receitas anuais de 700 milhões de dólares em 170 países e, desde 2012, já investiu mais de 1 bilhão de dólares em pesquisa, desenvolvimento e aquisições. Desde sua fundação, em 1984, a empresa se manteve maioritariamente controlada por seus cinco fundadores, os irmãos Bentley. As ações da Bentley são transacionadas por convocatória no NASDAQ Private Market; o parceiro estratégico, Siemens AG, acumulou uma participação minoritária sem direito a voto.

Sobre a Visão do PlantSight

O PlantSight junta gêmeos digitais do projeto e gêmeos digitais dos sistemas de controle e, brevemente, expandirá para gêmeos digitais de rendimento e gêmeos digitais de produtos de componentes.

O PlantSight reflete a estação física através de sondagens contínuas e serviços cloud de modelagem da realidade. As fotografias sobrepostas e (conforme necessário) as digitalizações a laser complementares, a partir de UAV e imagens em nível do solo, são processadas para gerar malhas realistas espacialmente classificadas e prontas para engenharia, o contexto digital da estação, nas quais cada componente marcado pode ser localizado aemo nível geoespacial.

Para sincronizar os dados de engenharia em evolução da estação, as equipes COMOS da Bentley e da Siemens colaboraram para criar o Ambiente de Dados Conectados (CDE) do PlantSight. Inclui pontes de informação de modelos de engenharia e um hub de integração para conseguir o alinhamento semântico necessário para componentes digitais (incluindo suas designações de marcação). O CDE do PlantSight é também preenchido por dados pertinentes de outras fontes, como entregas do projeto e entradas de sistemas de controle, segundo indicado pelas marcações dos componentes digitais.

Para os engenheiros em estações operacionais, o valor de um gêmeo digital conforme operado é determinado pela acessibilidade e integração da informação que pode ser apresentada e editada em formatos de esquemas e modelos 3D de confiança. O PlantSight, através de seu novo serviço cloud e interface web, aproveita a complementaridade, a robustez de engenharia comprovada e a informação do COMOS e do OpenPlant, integrando plenamente a modelagem funcional e espacial. Pela primeira vez, os engenheiros no polo podem ter dados existentes e interfaces de ferramentas acessíveis para garantir que as alterações conforme operado são coletadas e gerenciadas com ra+idez e precisão através do registro de alterações do PlantSight para uma fidelização garantida.

Igualmente significativo, o gêmeo digital conforme operado, através da acessibilidade da cloud e da arquitetura segura aberta de seu CDE, disponibiliza visibilidade imersiva em todo o ciclo de vida da estação, incluindo visualização da realidade mista de toda a informação e, ainda mais importante, da visibilidade digital para aprendizagem automática e análises.

Os serviços cloud do gêmeo digital PlantSight serão comercializados separadamente pela Siemens e pela Bentley e os adotantes iniciais estão sendo selecionados agora. Agora, as empresas estão trabalhando para agregar capacidades de modelagem do desempenho de ativos (APM) de alta qualidade ao PlantSight, para aproveitar ao máximo os serviços com base no sistema operacional IoT MindSphere da Siemens. Para componentes digitais fabricados, o PLM do Teamcenter da Siemens dará acesso imersivo aos gêmeos digitais do produto para simulação e resolução.

Imagens relacionadas:

O PlantSight junta dados de vários modelos 3D, incluindo malhas realísticas em uma vista de portal, permitindo um acesso rápido a informação que anteriormente era inacessível.

Bentley, o logotipo da Bentley, AssetWise, MicroStation, OpenPlant e ProjectWise são marcas registradas ou não, ou marcas de serviços da Bentley Systems, Incorporated ou de uma de suas filiais integrais diretas ou indiretas. O PlantSight é uma marca registrada da Siemens AG e da Siemens PLMS Inc. Todas as outras marcas e nomes de produtos são marcas registradas de seus respectivos proprietários.

Jennifer Maguire
jennifer.maguire@bentley.com