Resultados de um novo estudo independente ampliam o conjunto de evidências de que a Terapia PREVENA ajuda a reduzir as infecções e complicações do sítio cirúrgico

O estudo conclui que pacientes submetidos a artroplastia total tratados com a Terapia PREVENA apresentaram probabilidade quatro vezes menor de sofrerem complicações do sítio cirúrgico em comparação com uso de compressas de gaze tradicionais.

SAN ANTONIO--()--Novos dados de um estudo independente publicado recentemente no periódico Journal of Arthroplasty reforçam o crescente corpo de evidências de que a terapia por pressão negativa de incisão fechada (closed incision negative pressure therapy, ciNPT) com o sistema de gestão de incisões PREVENA™ reduz a possibilidade de complicações das feridas pós-cirúrgicas. Os resultados de um recente estudo clínico realizado com aproximadamente 600 pacientes submetidos a artroplastia total de articulações demonstraram os benefícios do sistema de gestão de incisões PREVENA™ na redução de diversas complicações do sítio cirúrgico. Os pacientes que participaram do estudo com a Terapia PREVENA™ apresentaram taxas consideravelmente menores de infecção geral e probabilidade quatro vezes menor de sofrerem complicação do sítio cirúrgico.

“Esses resultados são muito importantes, pois se trata de uma das maiores observações do uso da terapia de feridas por pressão negativa em incisões cirúrgicas limpas e fechada, e demonstram o potencial de utilizar a ciNPT para melhorar os resultados para os pacientes e reduzir os custos do sistema como um todo”, comentou Karl J. Beer, médico, pesquisador do estudo e cirurgião ortopédico do ProMedica Toledo Hospital, Toledo, Ohio. “Artroplastia total de joelho e artroplastia total de quadril são os dois procedimentos ortopédicos mais comuns realizados nos Estados Unidos e, como costumam ser realizados em uma população de pacientes idosa e com comorbidades, levam frequentemente a complicações pós-operatórias. Esses dados sugerem que a ciNPT deveria ser empregada de forma rotineira após essas cirurgias para potencialmente evitar complicaçõesno local da ferida.”

Intitulado “Efeitos da terapia por pressão negativa de incisão fechada em infecção pós-operatória e complicação do sítio cirúrgico pós artroplastia total de quadril e joelho” (“Closed Incision Negative Pressure Therapy Effects on Postoperative Infection and Surgical Site Complication After Total Hip and Knee Arthroplasty”), o estudo avaliou a eficácia do sistema de gestão de incisões PREVENA™ na redução das taxas de complicação cirúrgica posterior aos procedimentos de artroplastia total do joelho (total knee arthroplasty, TKA) e artroplastia total do quadril (total hip arthroplasty, THA). As complicações do sítio cirúrgico em procedimentos de artroplastia representam um grave problema para o sistema de assistência à saúde, porque costumam levar a cirurgias de revisão e aumentar substancialmente o custo econômico para os pacientes.1,2,3 Os dados mostram que os pacientes que precisavam de tratamento cirúrgico precoce para problemas de cicatrização de feridas depois de uma artroplastia total de articulações têm 7,5 vezes mais probabilidade de desenvolver complicações adicionais como infecção profunda e cirurgia subsequente de maior complexidade. 4

“A Terapia PREVENA™ segue demonstrando a capacidade de reduzir o índice de complicações pós-operatórias incisionais em diversas especialidades cirúrgicas, inclusive cirurgias vasculares, cardíacas, gerais, plásticas, ginecológicas e obstétricas, traumas ortopédicos e, agora, também artroplastia total das articulações”, declarou Ron Silverman, médico, membro do Colégio Americano de Cirurgiões e diretor médico da Acelity. “Queremos que nossos clientes cirurgiões que atuam na linha de frente da assistência à saúde sintam-se o máximo possível seguros com os resultados que obtêm. O crescente corpo de evidências clínicas apoia claramente a capacidade da Terapia PREVENA™ de preservar o trabalho que eles realizam e melhorar o processo de cura para seus pacientes.”

A quantidade de TKAs e THAs continua aumentando a cada ano devido ao crescimento da população mais idosa nos EUA.5,6,7 São estimadas mais de um milhão de artroplastias de joelho e 900 mil artroplastias totais de quadril em 2017.8 No caso da população mais idosa, os pacientes tendem mais a desenvolver doenças crônicas como diabetes, doenças cardiovasculares e artrite rematoide, que aumentam os riscos de complicações da ferida cirúrgica.5,6,7

Visão geral do estudo

Foi conduzido um estudo aberto de centro único com coorte potencial de 192 pacientes submetidos a TKA ou THA tratados com ciNPT de feridas cirúrgicas limpas. 196 incisões tratadas com o sistema de gestão de incisões PREVENA™ foram comparadas com um grupo de controle histórico de 400 pacientes com incisões tratadas com curativos tradicionais de gaze. Os resultados demonstram que, com o sistema de gestão de incisões PREVENA™, os pacientes apresentaram:

• taxas de infecção, em geral, consideravelmente menores (inclusive infecções superficiais de feridas; 3,5% em comparação com 1,0%, p=0,04);
  • taxas de complicações menores, em geral (1,5% em comparação com 5,5%, p=0,02);
  • probabilidade quatro vezes menor de sofrerem complicações do sítio cirúrgico em comparação com o controle (p=0,0277, razão de probabilidade 4,251, 95% de intervalo de confiança 1,172–15,414);
  • menor nível de dor 24 horas após a operação (p<0,0001).

Sobre o Sistema de Gestão de Incisões PREVENA™

O Sistema PREVENA™, lançado em 2010, é o primeiro sistema por pressão negativa descartável, desenhado especificamente para o tratamento de incisões cirúrgicas fechadas. O sistema cobre e protege a incisão contra contaminação externa, enquanto a pressão negativa remove fluido e material infeccioso da incisão cirúrgica. Consulte as Instruções de uso dos Sistemas PREVENA™ para obter uma lista completa de usos apropriados, alertas e precauções.

Mais recentemente, a Acelity lançou três novos produtos na linha da Terapia PREVENA™. A Unidade de Terapia 125 PREVENA PLUS™ como produto individual oferece uma opção “à la carte” descartável e compatível com todos os curativos incisionais PREVENA™. O novo sistema de gestão de incisões PREVENA PLUS™ PEEL & PLACE™ – 35 cmfornece aos clientes um curativo fácil de usar e projetado para tratar incisões lineares de até 35 cm de comprimento, proporcionando maior capacidade de armazenamento de exsudado. Além disso, o novo Pacote de 5 Curativos PEEL & PLACE™ – 35 cm pode ser utilizado em pacientes que permanecem hospitalizados durante alguns dias depois da cirurgia.

Sobre a Acelity

A Acelity L.P. Inc. e suas subsidiárias são uma empresa global de tratamento avançado de feridas que promove os pontos fortes da Kinetic Concepts, Inc. e da Systagenix Wound Management, Limited. Disponível em mais de 90 países, o portfólio de produtos inovadores e complementares da ACELITY™ agrega valor através de soluções que aceleram a cura e lideram a indústria em termos de qualidade, segurança e experiência do cliente. Sediada em San Antonio, Texas, a Acelity tem quase cinco mil funcionários no mundo inteiro.

Referências

1. Burns AW, Bourne RB, Chesworth BM, MacDonald SJ, Rorabeck CH. Cost effectiveness of revision total knee arthroplasty. Clin Orthop Relat Res. 2006;446:29-33.
  2. Oduwole KO, Molony DC, Walls RJ, Bashir SP, Mulhall KJ. Increasing financial burden of revision total knee arthroplasty. Knee Surg Sports Traumatol Arthrosc. 2010;18:945-8.
  3. Ong KL, Mowat FS, Chan N, Lau E, Halpern MT, Kurtz SM. Economic burden of revision hip and knee arthroplasty in Medicare enrollees. Clin Orthop Relat Res. 2006;446:22-8.
  4. Galat DD, McGovern SC, Larson DR, Harrington JR, Hanssen AD, Clarke HD. Surgical treatment of early wound complications following primary total knee arthroplasty. J Bone Joint Surg Am 2009;91:48-54.
  5. Jones RE. Wound healing in total joint arthroplasty. Ortho. 2010;33:660.
  6. Raikin SM, Kane J, Ciminiello ME. Risk factors for incision-healing complications following total ankle arthroplasty. J Bone Joint Surg Am. 2010;92:2150-5.
  7. Zmistowski B, Restrepo C, Kahl LK, Parvizi J, Sharkey PF. Incidence and reasons for nonrevision reoperation after total knee arthroplasty. Clin Orthop Relat Res. 2011 Jan;469(1):138-45.
  8. Life Science Intelligence Data on File.

Acelity
Kathryn Skeen, +1-210-882-2067