Grupo QNB, o maior banco do Oriente Médio e da África, apresenta outro recorde de resultados para o terceiro trimestre de 2017

• Lucro líquido aumenta 6%, para QAR 10.3 bilhões (US$ 2.8 bilhões)
  • Patrimônio total aumenta 11%, para QAR 792 bilhões (US$ 218 bilhões)

QNB Group Head Office (Photo: AETOSWire)

DOHA, Qatar--()--O Grupo QNB, a maior instituição financeira do Oriente Médio e da África (MEA), anunciou os resultados dos nove meses encerrados em 30 de setembro de 2017, os mais altos na história do Grupo QNB.

Para os nove meses encerrados em 30 de setembro de 2017, o lucro líquido alcançou QAR 10.3 bilhões (US$ 2.8 bilhões), um aumento de 6% em comparação com o ano anterior, demonstrando o sucesso do Grupo QNB na robustez e manutenção de um crescimento forte enquanto controla os custos.

O patrimônio total atingiu QAR 792 bilhões (US$ 218 bilhões), uma alta de 11% em relação a setembro de 2016, a maior já alcançada pelo Grupo. Este foi o resultado de uma taxa de crescimento de 14% em empréstimos e adiantamentos que atingem QAR 579 bilhões (US$ 159 bilhões). Além disso, os esforços de mobilização de depósito do Grupo QNB ajudaram a aumentar a fonte de financiamento dos clientes em 15%, para atingir QAR 574 bilhões (US$ 158 bilhões) a partir de setembro de 2016, o que levou à redução dos empréstimos do Grupo, com a taxa de depósitos em relação aos empréstimos atingindo 100,8%, comparada aos 101,3% em setembro de 2016. Isso demonstra claramente o sucesso da estratégia do QNB para diversificar suas fontes de financiamento.

A taxa de eficiência do Grupo QNB (relação entre custo e renda) caiu de 30,1% para 29% devido aos cuidadosos controles de custo e forte geração das capacidades de renda.

O Grupo conseguiu manter a relação de empréstimos não realizados para valor bruto de empréstimos em 1,8% e índice de cobertura atingindo 111%, o que demonstra efetivamente a alta qualidade da carteira de empréstimo do Grupo e a robustez da gestão do risco de crédito.

Em setembro de 2017 o Grupo QNB concluiu com sucesso a emissão de títulos de Formosa sob seu programa de emissão de títulos de médio prazo em euros (Euro Medium Term Note, EMTN) e listados na bolsa de valores de Taipei (Taipei Stock Exchange). Sob esse programa, foi emitida uma parcela de US$ 630 milhões com vencimento em 30 anos, resgatável a cada 5 anos. A emissão foi parte da estratégia em andamento do Grupo QNB para garantir a diversificação de fundos em termos de tipo, conteúdo e geografia.

O acima exposto também é um exemplo da altamente diversificada base de fundos local e internacional espalhada pelas economias em termos de moedas, conteúdo e mix de produtos.

Em julho, o grupo QNB começou a operar na cidade de Mumbai, a capital econômica da Índia. Essa expansão da rede vem em apoio à sua visão para se tornar um banco líder no Oriente Médio, África e Sudoeste da Ásia até 2020, além da criação de uma base em mercados altamente competitivos.

O patrimônio total aumentou em 2% a partir de setembro de 2016 para chegar a QAR 77 bilhões (US$ 21 bilhões) em 30 de setembro de 2017. Os ganhos por ação alcançaram QAR 10,7 (US$ 2,95) pelos nove meses encerrados em 30 de setembro de 2017, comparados aos QAR 10,3 (US$ 2,83) do ano passado.

A relação de coeficiente de adequação do capital (Capital Adequacy Ratio, CAR), calculada de acordo com os requisitos do QCB e Basileia III, ficou em 15,4% em 30 de setembro de 2017 (18,0%, inclusive lucro até 30 de setembro de 2017), superior às exigências regulatórias mínimas do Banco Central do Qatar e do Comitê da Basileia.

Também se deve observar que o QNB é agora a marca de banco mais valiosa da região do Oriente Médio e África, com elevação do valor de sua marca a US$ 3.8 bilhões, para alcançar o 60º lugar globalmente, além de se manter na classificação mais alta de AA+ na força da marca, o que o torna a única marca de bancos do Qatar situada entre as 100 melhores do mundo.

O número total de funcionários do Grupo é superior a 27.800, operando em 1.230 locais e 4.200 caixas automáticas servindo a mais de 21 milhões de clientes.

*Distribuído por: AETOSWire

Grupo QNB