Sua alteza, o xeique Maktoum bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum, honra 10 vencedores de 8 países no Mohammed bin Rashid Al Maktoum Global Water Award

Loading media player...

Video for the Innovative Research & Development Award (Video: ME NewsWire)

DUBAI, Emirados Árabes Unidos--()--Sua alteza, o xeique Maktoum bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum, governador adjunto de Dubai, honrou 10 vencedores de 8 países no Mohammed bin Rashid Al Maktoum Global Water Award, no valor de US$ 1 milhão. Sua alteza, Mansoor bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum, também participou. O prêmio foi lançado por sua alteza, o xeique Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente e primeiro ministro dos EAU e governador de Dubai, para incentivar centros de pesquisa, pessoas e inovadores de todo o mundo a encontrar soluções inovadoras e sustentáveis para combater a escassez mundial de água limpa, usando energia solar. O prêmio é supervisionado pela Water Aid Foundation (Suqia) dos EAU, sob o amparo das iniciativas globais de Mohammed bin Rashid Al Maktoum. O prêmio tem três categorias principais: projetos inovadores, pesquisa e desenvolvimento inovadores e juventude inovadora.

O primeiro colocado na categoria de pesquisa e desenvolvimento inovadores – instituições nacionais, foi compartilhado pela Universidade Khalifa por um filtro de areia biológica de dupla desinfecção modificada, acoplado a um sistema pasteurizador solar, e o Instituto Masdar da Universidade Khalifa por um processo de dessalinização usando um tecido preto perfurado em um coletor solar.

O primeiro colocado na categoria de pesquisa e desenvolvimento inovadores – instituições internacionais foi a Netherlands Organization for Applied Scientific Research (TNO), em cooperação com a Qatar General Electricity and Water Corporation (KAHRAMAA) por uma tecnologia de dessalinização por energia solar com base no conceito de destilação por membrana de alta eficiência da TNO.

O primeiro colocado na categoria de projetos inovadores foi a Elemental Water Makers dos Países Baixos, por uma unidade de osmose reversa (RO) a energia solar para produção de água potável.

Dr. Marta Vivar, da Espanha, venceu o prêmio juventude inovadora por um sistema híbrido fotoquímico e solar fotovoltaico para desinfecção de água e geração de eletricidade.

Al Tayer observou que centenas de milhões de crianças não terão acesso à água limpa no futuro, e que as meninas agora passam 200 milhões de horas por dia coletando água, o que afeta a educação, de acordo com a UNICEF.

*Fonte: ME NewsWire

Dubai Electricity and Water Authority