Global Pulse das Nações Unidas e a Western Digital anunciam que o desafio "Data for Climate Action" agora está aberto para inscrições

O desafio permite um acesso sem precedentes a dados e ferramentas de importantes empresas para a geração de novas soluções climáticas

NOVA IORQUE--()--Global Pulse, a iniciativa de inovação das Nações Unidas sobre megadados, e a Western Digital Corporation (NASDAQ: WDC), um líder global em tecnologias e soluções de armazenamento de dados, anunciaram hoje uma parceria para o lançamento do desafio "Data for Climate Action" (dados para ações climáticas).

O projeto "Data for Climate Action" é um desafio de inovação aberta inédito para utilizar ciência de dados e megadados do setor privado para combater a mudança climática. Cientistas, investigadores e inovadores de dados de todo o mundo são incentivados a se candidatar e enviar suas propostas no site DataForClimateAction.org até 10 de abril de 2017.

"Impulsionar ações eficazes em relação à mudança climática exige não apenas dados climáticos, mas também informações sofisticadas sobre o comportamento humano", disse Robert Kirkpatrick, diretor da iniciativa Global Pulse das Nações Unidas. "Megadados podem oferecer feedback dinâmico sobre como as comunidades afetam e são afetadas pelo sistema climático, e permitem a inovação para aumentar a sustentabilidade e a resiliência. Estes dados são principalmente retidos por empresas, como as que participam no Data for Climate Action."

Com o apoio do Fundo Skoll para Ameaças Globais (Skoll Global Threats Fund), esse desafio global galvanizou uma aliança diversificada de empresas de diversos setores e países para participar por meio de ações de "filantropia de dados". O desafio oferecerá aos investigadores a oportunidade de acessar conjuntos de dados nacionais, regionais e globais inéditos — anonimizados e agregados para proteger a privacidade — e ferramentas eficientes para apoiar a pesquisa.

As empresas que estão colaborando com dados para o desafio incluem:

  • BBVA Data & Analytics, uma empresa de análise de dados financeiros
  • Crimson Hexagon, uma empresa de análise de mídia social empresarial
  • Earth Networks, uma operadora de rede de sensores de iluminação e clima
  • Nielsen, uma empresa global de análise e medição
  • Orange, uma provedora global de telecomunicações
  • Planet, uma operadora de rede de satélites de geração de imagens da Terra
  • Plume Labs, uma empresa de ciência de dados ambientais
  • Schneider Electric, uma empresa global especialista em gestão e automação de energia
  • Waze, um aplicativo de navegação e tráfego gratuito e em tempo real com base em comunidades

Além disso, os investigadores podem se candidatar para receber apoio de computação em nuvem da Microsoft, e apoio de análise visual da Tableau.

"Como maior empresa de armazenamento de dados do mundo, nós compreendemos a força e a promessa dos dados, e estamos empolgados com a utilização deles como catalisador para mudança", disse Dave Tang, vice-presidente sênior e gerente geral, unidade de negócios de sistemas de centro de dados da Western Digital. “Estamos orgulhosos pela parceria com a equipe Global Pulse das Nações Unidas não apenas para criar a narrativa e a estrutura para o desafio Data for Climate Action (Dados para Ações Climáticas), mas para ampliar e impulsionar envolvimento em relação aos dados para movimento do bem-estar social. Esperamos pelas percepções e soluções geradas por este desafio e as possibilidades que representam para o nosso futuro".

Sobre o desafio:

Data for Climate Action visará três áreas pertinentes para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável em ação climática (SDG 13) das Nações Unidas: mitigação climática, adaptação climática e os vínculos entre a mudança climática e a agenda mais ampla para 2030.

A meta do desafio é gerar ferramentas e artigos de pesquisa originais que demonstrem como a inovação orientada por dados pode informar soluções locais e transformar esforços para combater a mudança climática. É desenvolvido com base no modelo de competições de ciência de dados iniciadas por organizações como Kaggle, e iniciativas empresariais específicas de compartilhamento de megadados para o bem público, com os desafios "Data for Development" (Dados para desenvolvimento) realizados pela Orange.

Os investigadores selecionados para participar no Data for Climate Action terão quatro meses para realizar suas pesquisas. Um painel diversificado de especialistas em mudança climática e ciência de dados avaliará as candidaturas finais com base em metodologia, importância e impacto potencial. Os vencedores serão anunciados em novembro de 2017.

Para enviar uma candidatura ou obter detalhes adicionais sobre o desafio, acesse o site oficial: DataForClimateAction.org.

Para saber mais sobre o apoio da Western Digital Corporation para o movimento de dados para o bem, acesse DataMakesPossible.com.

Empresas colaboradoras:

Elena Alfaro, diretora executiva, BBVA Data & Analytics:
"Na BBVA Data & Analytics acreditamos na obrigação moral que as organizações orientadas por dados têm de compartilhar os dados e colaborar para a sociedade. Em nossa colaboração anterior com a Global Pulse das Nações Unidas, descobrimos que dados financeiros agregados podem gerar percepções sobre como as crises afetam populações vulneráveis. Juntos, demonstramos um método original para medir a resiliência econômica das comunidades em relação a desastres naturais. O desafio Data for Climate Action representa outra maneira concreta para usar dados para ações climáticas, e esperamos colaborar novamente com nossos dados financeiros agregados e nossa excelência em ciência de dados".

Jim Pinkelman, diretor sênior, Microsoft Research:
"Estamos orgulhosos por estar apoiando este importante desafio global e esperamos oferecer o Microsoft Azure para aprimorar ainda mais o trabalho destes investigadores inovadores".

Lisa Errion, vice-presidente, políticas públicas internacionais, Nielsen:
"A Nielsen está muito feliz por participar neste desafio inovador como parte da nossa iniciativa "Data for Good" (Dados para o bem), para melhorar o uso de dados na promoção do bem-estar social".

Mari-Noëlle Jégo-Laveissière, vice-presidente executiva sênior de Inovação, Marketing e Tecnologias, Orange:
"Estamos confiantes de que o desafio Data for Climate Action ajudará a promover a pesquisa sobre o potencial dos dados para abordar a mudança climática numa escala global. O envolvimento da Orange no desafio é uma continuação natural de nossas iniciativas de inovação aberta centradas em como a ciência de megadados pode colaborar para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social. Isso ilustra nosso compromisso contínuo em facilitar soluções para ajudar a abordar questões sociais e ambientais em toda a comunidade global".

Will Marshall, diretor executivo e co-fundador da Planet:
"Abordar a mudança climática exigirá diversos participantes trabalhando com as ferramentas mais poderosas disponíveis. Na Planet, estamos colaborando para essa visão gerando imagens de todo o mundo, todos os dias, oferecendo visibilidade e acessibilidade às alterações que ocorrem na Terra. Estamos muito felizes por colaborar com a Global Pulse das Nações Unidas em relação ao desafio Data for Climate Action e por colocar os dados mais atualizados sobre o nosso planeta nas mãos de inovadores que podem ajudar no avanço de uma das questões mais urgentes da nossa era".

Romain Lacombe, diretor executivo e co-fundador da Plume Labs:
"A Plume Labs está muito satisfeita por participar no Data for Climate Action oferecendo acesso à Plume Air Cloud, nossa API sobre poluição atmosférica. A poluição do ar é uma crise ambiental e de saúde. Usando soluções inovadoras e dados abertos, podemos trabalhar juntos para fazer com que o ar que respiramos seja mais transparente".

Ron Sznaider, vice-presidente sênior de serviços de nuvem da Schneider Electric:
"Como líder global em automação e gestão de energia, a Schneider Electric está transformando os mercados agrícolas e de previsão climática impulsionando inovação que permite que as operações agrícolas tomem decisões essenciais em tempo real. Esperamos oferecer aos investigadores acesso a dados climáticos através do Data for Climate Action, para que possam gerar soluções novas e inovadoras para fazendeiros e comunidades ao redor do mundo".

Neal Myrick, diretor de impacto social na Tableau e diretor da Fundação Tableau:
"Este desafio é uma oportunidade incrível para levar percepções e habilidades de visualização de dados para a comunidade global de cientistas, legisladores, inovadores e defensores que lutam por ações climáticas. Estamos empolgados por contribuir para fazer com que os dados fiquem acessíveis a acionáveis para todos aqueles que estão trabalhando para um futuro melhor".

Adam Fried, parcerias globais, Waze:
"Usando as percepções obtidas coletivamente e em tempo real da Waze, o programa "Connected Citizens" (Cidadãos conectados) da Waze liderou experimentações orientadas por dados para solucionar diversos desafios de mobilidade, melhorando os tempos de resposta e o gerenciamento de tráfego hiperlocal. Estamos entusiasmados por ver como os investigadores que estarão participando no desafio Data for Climate Action poderão ampliar o impacto do programa Connected Citizens para acelerar a ação climática".

Sobre a Global Pulse das Nações Unidas
A Global Pulse é uma iniciativa das Nações Unidas que trabalha na promoção da conscientização das oportunidades apresentadas pelos megadados para ação humanitária e desenvolvimento sustentável, criação de parcerias de compartilhamento de dados públicas e privadas, geração de ferramentas e abordagens analíticas de alto impacto através de sua rede de Pulse Labs e impulsionar a adoção mais ampla de inovações úteis por todo o sistema das Nações Unidas. Global Pulse é uma iniciativa de opinião líder no movimento de filantropia de dados e defensora de responsabilidade sobre dados. Para informações adicionais, acesse www.unglobalpulse.org ou siga @UNGlobalPulse no Twitter.

Sobre a Western Digital Corporation
A Western Digital Corporation (NASDAQ:WDC) é um provedor líder do setor de tecnologias e soluções de armazenamento que permitem que as pessoas criem, potencializem, experimentem e mantenham dados. A empresa aborda as necessidades de mercado em constante transformação, fornecendo um portfólio completo de soluções de armazenamento atraentes e de alta qualidade com inovação focada no cliente, alta eficiência, flexibilidade e velocidade. Nossos produtos são comercializados sob as marcas HGST, SanDisk e WD a OEMs, distribuidores, revendedores, fornecedores de infraestrutura em nuvem e consumidores. Saiba mais sobre a iniciativa #DataMakesPossible da Western Digital.

Sobre o Skoll Global Threats Fund
A missão do Fundo Skoll para Ameaças Globais (Skoll Global Threats Fund) é confrontar ameaças globais que colocam a humanidade em risco através da busca de soluções, do fortalecimento de alianças e do estímulo das ações necessárias para proteger o nosso futuro. O fundo trabalha dinamicamente para encontrar, iniciar ou co-criar ideias e/ou atividades revolucionárias que possam ter um impacto em grande escala. Saiba mais em www.skollglobalthreats.org.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Global Pulse ONU
Felicia Vacarelu, +646-723-4810
felicia@unglobalpulse.org
ou
Porter Novelli, Western Digital Corp.
Lisa Neitzel, +408-738-7884
lisa.neitzel@porternovelli.com

Contacts

Global Pulse ONU
Felicia Vacarelu, +646-723-4810
felicia@unglobalpulse.org
ou
Porter Novelli, Western Digital Corp.
Lisa Neitzel, +408-738-7884
lisa.neitzel@porternovelli.com