GSMA Publica Relatório Detalhando o Impacto da Indústria de Telefonia Móvel no Alcance das Metas de Desenvolvimento Sustentável

Relatório Precursor Oferece Percepções Cruciais dentro do Impacto de Transformação da Telefonia Móvel em Pessoas, Sociedades e Economias

NOVA YORK--()--No Fórum do Setor Privado das Nações Unidas de hoje, o GSMA revelou o 'Relatório do Impacto da Indústria de Telefonia Móvel 2016: Metas de Desenvolvimento Sustentável', um estudo inovador que fornece uma avaliação atual do impacto da indústria de telefonia móvel no alcance das Metas de Desenvolvimento Sustentável (SDGs) e delineia as futuras ações que irão expandir e fortalecer este impacto. A GSMA também anunciou diversos compromissos da indústria, incluindo ações para elevar o foco na assistência humanitária, bem como uma parceria com a ONU para conduzir compromissos em andamento em torno das SDGs através da indústria de telefonia móvel e setores adjacentes.

"Este relatório precursor oferece percepções cruciais dentro do impacto de transformação da indústria de telefonia móvel em pessoas, sociedades e economias ao redor do mundo, em mercados desenvolvidos e em desenvolvimento," disse Mats Granryd, Diretor Geral na GSMA. "De modo importante, estabelece uma referência através da qual avaliaremos nosso progresso industrial em contribuição às SDGs em 2030 e serve como um diagrama para outras indústrias, uma vez que se comprometem a alcançar as Metas."

O relatório, que foi desenvolvido pela Deloitte para a GSMA, é concebido para facilitar o relatório em andamento ao criar um sistema comum e mensurável que conecta as atividades industriais aos seus impactos nas SDGs, servindo como um início nas decisões industriais sobre estratégia, planejamento e investimento. O relatório irá permitir a indústria de telefonia móvel se engajar com mais efetividade com parcerias baseadas no impacto sobre as SDGs, e criar uma estrutura que possa ser compartilhada com outros no ecossistema de comunicações por telefonia móvel, bem como com outras indústrias. O Relatório do Impacto da Indústria de Telefonia Móvel forma uma base para medir o progresso da indústria referente às SDGs; atualizações serão publicadas em uma base anual.

Impacto da Indústria de Telefonia Móvel nas SDGs

O relatório revela que a indústria de telefonia móvel impacta todas as 17 Metas ao variar graus, com o maior efeito sendo sentido na SDG 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura), SDG 1 (Pobreza Zero), SDG 4 (Educação de Qualidade) e SDG 13 (Ação Climática). Ao conectar coletivamente quase 4,8 bilhões de pessoas em todo mundo, operadoras de telefonia móvel e participantes por meio do ecossistema já estão fornecendo uma ampla gama de programas e iniciativas que contribuem para alcançar as SDGs, como:

• SDG 1 (Pobreza Zero) – Hoje, mais de 400 milhões de pessoas têm acesso aos serviços financeiros por meio de seu telefone, com serviços de transferência de dinheiro por telefonia móvel disponível em mais de 90 países. A indústria de telefonia móvel está comprometida em continuar desenvolvendo novos produtos de transferência de dinheiro por telefonia móvel, como remessas internacionais, para desenvolver clientes em todo o mundo que mais precisam delas.
  • SDG 5 (Igualdade de Gênero) – A indústria de telefonia móvel tem foco no aumento do acesso de mulheres aos serviços de telefonia móvel e seu uso em países de baixa e média renda ao redor do mundo. Desde seu lançamento em fevereiro, 18 operadoras representando mais de 90 milhões de clientes se juntaram à Iniciativa de Compromisso de Mulheres Conectadas para diminuir a lacuna de gênero na Internet móvel e serviços de transferência de dinheiro por telefonia móvel.
  • SDG 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) – A indústria de telefonia móvel é uma importante contribuinte para a economia mundial. O ecossistema de telefonia móvel somou US$ 3,1 trilhões em valor econômico à economia global em 2015, equivalente à 4,2% do PIB, uma cifra prevista em aumentar para US$ 3,7 trilhões em 2020. A indústria também deu suporte direta e indiretamente a 32 milhões de empregos em 2015 e contribuiu com US$ 430 bilhões para financiamento público na forma de vários tipos de tributação.
  • SDG 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) – A indústria de telefonia móvel está comprometida em alavancar a tecnologia e a experiência a fim de assegurar que a comunicação seja possível em catástrofes e crises humanitárias. Endossada pela OCHA da ONU, a Carta de Conectividade Humanitária da GSMA tem agora 103 operadoras de rede de telefonia móvel em 76 países, comprometidas em assegurar a resiliência de rede e dar suporte aos assinantes durante períodos de crise.

Acelerando o Progresso até 2030

O estudo identificou três caminhos primários que a indústria de telefonia móvel pode acelerar o progresso quanto às SDGs: expandir a cobertura global de redes de telefonia móvel e conectar assinantes aos serviços de voz e dados; aumentar a qualidade da conectividade e facilidade de acesso bem como inovar serviços habilitados para telefonia móvel a fim de satisfazer as necessidades de desenvolvimento sustentável; e contribuir para a política de desenvolvimento sustentável junto com governos e agências.

Além disto, a GSMA anunciou hoje diversos compromissos que irão alinhar a indústria de telefonia móvel ainda mais próximo das Nações Unidas, governos, organizações de desenvolvimento e outros setores industriais a fim de tratar da ambiciosa agenda estabelecida pelas Metas de Desenvolvimento Sustentável. Estes compromissos incluem:

• Fazer parceria com o Assessor Especial da Secretaria Geral da ONU a fim de criar um roteiro para compromissos em andamento nas SDGs, identificando as áreas mais críticas para ação da indústria de telefonia móvel;
  • Elevar o foco da indústria de telefonia móvel na assistência humanitária - uma área que requer intervenção imediata - com ênfase em expandir a adoção da Carta de Conectividade Humanitária da GSMA;
  • Implementar um programa, em cooperação com o Compacto Global da ONU, para advogar princípios sustentáveis e dar suporte às operadoras de telefonia móvel no avanço de relatórios de sustentabilidade conectados às SDGs; e
  • Utilizar a pesquisa da indústria de telefonia móvel e poder de convocação para encorajar demais compromissos com as SDGs pelas operadoras de telefonia móvel, outros setores industriais e cidadãos.

"Como indústria, temos foco em conectar todos e tudo a um futuro melhor," continuou Granryd. "Em fevereiro, a indústria de telefonia móvel foi a primeira a se unir em apoio às Metas de Desenvolvimento Sustentável da ONU e seu relatório reitera nosso compromisso em assegurar que a conectividade represente um papel principal em ajudar a alcançar as 17 Metas em 2030."

O 'Relatório de Impacto da Indústria de Telefonia Móvel 2016: Metas de Desenvolvimento Sustentável' está disponível em http://www.gsma.com/2016SDGImpactReport.

-FIM-

Sobre a GSMA

A GSMA representa os interesses de operadoras de telefonia móvel em todo o mundo, e une cerca de 800 operadoras com quase 300 empresas no mais amplo ecossistema de telefonia móvel, incluindo fabricantes de celulares e aparelhos portáteis, empresas de software, fornecedores de equipamentos e provedores de Internet, bem como organizações de setores adjacentes à indústria. A GSMA também produz eventos com liderança na indústria como o Congresso Mundial de Telefonia Móvel, Congresso Mundial de Telefonia Móvel de Xangai e conferências da Série Mobile 360.

Para mais informação, visite o site corporativo da GSMA em www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.

Mídia:
Pela GSMA