Visa inclui atletas olímpicos refugiados para competirem na escalação da Equipe Visa Rio 2016

Sessenta atletas olímpicos e paralímpicos compõem a maior e mais diversa Equipe Visa de todos os tempos

Visa is thrilled to welcome refugee Olympic athletes to the #TeamVisa community of 60 Olympic athletes. #Rio2016 (Photo: Business Wire)

SÃO FRANCISCO--()--A Visa, Inc. (NYSE:V) anunciou hoje a escalação completa da Equipe Visa para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Com 60 atletas, esse é o maior grupo de atletas olímpicos e paralímpicos já apoiado pela Visa.

Em comparação com as Olimpíadas anteriores, a Equipe Visa cresceu 62%, com atletas que representam 26 diferentes modalidades esportivas, de mergulho e hipismo a taekwondo e tênis de mesa.

Desde o início do programa em 2000, a Equipe Visa busca proporcionar a atletas as ferramentas, recursos e apoio de que precisam para atingir todo o seu potencial, independentemente de origem ou histórico. Os aspirantes olímpicos que representam a Equipe Visa na Rio 2016 foram escolhidos com base em suas trajetórias pessoais para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, conquistas esportivas e envolvimento com a comunidade.

Neste ano, a Equipe Visa inclui dez competidores na primeira equipe de atletas olímpicos refugiados da história do Comitê Olímpico Internacional.

“Os atletas olímpicos refugiados são uma grande inspiração para o mundo com suas incríveis histórias de perseverança e coragem, superando enormes dificuldades para atingirem a excelência em seus respectivos esportes e competirem na arena mundial”, declarou Chris Curtin, diretor de inovação de marketing e marca da Visa, Inc. “Esses atletas, que vão marchar com a bandeira olímpica na cerimônia de abertura no Rio, são um poderoso acréscimo à família da Equipe Visa, e cada um deles incorpora a crença que possui a Visa de aceitar todas as pessoas, venham de onde vierem.”

Os seguintes atletas passam hoje a integrar a Equipe Visa:

• Anjeline Nadai Lohalith (equipe de refugiados olímpicos, atletismo): Lohalith escapou da guerra em seu país e entrou para a Tegla Loroupe Peace Foundation (“TLPF”) no ano passado, onde treina atualmente. Ela competirá na corrida de 1.500 metros.
  • James Nyang Chiengjiek (equipe de refugiados olímpicos, atletismo): Chiengjiek deixou o campo de refugiados queniano de Kakuma em 2002. Mais de dez anos depois, ele se juntou à TLPF para treinar, e competirá na corrida de 400 metros.
  • Paulo Amontun Lokoro (equipe de refugiados olímpicos, atletismo): Lokoro escapou do campo de refugiados queniano de Kakuma e, hoje, treina na TLPF em Nairóbi. Ele competirá na corrida de 1.500 metros.
  • Popole Misenga (equipe de refugiados olímpicos, judô): Misenga descobriu o judô quando vivia em um centro dedicado a crianças desabrigadas em Kishasa, República Democrática do Congo. Após o Campeonato Mundial de Judô de 2013, ele mudou-se para o Brasil, onde continua morando e treinando.
  • Rami Anis (equipe de refugiados olímpicos, natação): Anis e sua família fugiram para a Bélgica buscando escapar da guerra civil e encontrar um local seguro para seu treinamento. Ele competirá no nado borboleta de 100 metros.
  • Rose Nathike Lokonyen (equipe de refugiados olímpicos, atletismo): Lokonyen entrou para a TLPF e competirá na corrida de 800 metros.
  • Yiech Pur Biehl (equipe de refugiados olímpicos, atletismo): Biel chegou ao campo de refugiados queniano de Kakuma em 2005 e, posteriormente, se juntou à TLPF. Ele competirá na corrida de 800 metros.
  • Yolande Bukasa Mabika (equipe de refugiados olímpicos, judô): Mabika começou a praticar o judô ainda criança, quando vivia em um centro de refugiados em Kinshasa, República Democrática do Congo. Após o Campeonato Mundial de Judô de 2013, ela mudou-se para o Brasil, onde continua morando e treinando.
  • Yonas Kinde (equipe de refugiados olímpicos, atletismo): Kinde é um corredor profissional de maratona e cross country. Ele treina atualmente em Luxemburgo e correrá na maratona do Rio.

Anteriormente, na contagem regressiva para os Jogos do Rio, Yusra Mardini (equipe de refugiados olímpicos, natação) e Raheleh Asemani (Bélgica, taekwondo) também passaram a integrar a Equipe Visa. Mardini competirá como nadadora da equipe de atletas olímpicos refugiados do Comitê Olímpico Internacional após sua corajosa viagem da Síria a Berlim, cidade onde continua treinando. Asemani representará a Bélgica no taekwondo.

Além desses atletas refugiados, cinco competidores de países europeus passaram a integrar hoje a Equipe Visa:

• Adam Gemili (Grã-Bretanha, atletismo): Gemili, o único homem descendente do Oriente Médio a concluir a corrida de 100 metros em menos de dez segundos, representará a Grã-Bretanha em sua segunda participação nos Jogos Olímpicos. Ele competirá na corrida masculina de 200 metros.
  • Adam Peaty (Grã-Bretanha, natação): Peaty é um nadador de 21 anos de idade que possui o recorde mundial em nado de peito de 100 metros.
  • Claudia Fragapane (Grã-Bretanha, ginástica olímpica): Fragapane, quatro vezes medalhista de ouro pela Comunidade das Nações, competirá na equipe olímpica da Grã-Bretanha.
  • Elinor Barker (Grã-Bretanha, ciclismo): Barker representará a Grã-Bretanha no ciclismo de pista durante os Jogos do Rio.
  • Natalia Partyka (Polônia, tênis de mesa – evento integrado): Nascida sem a mão e o antebraço direitos, Partyka competirá na modalidade tênis de mesa. Ela conquistou três vezes a medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos.

Os atletas da Equipe Visa são a alma da ativação do patrocínio global da Visa aos Jogos Olímpicos, e neste ano mais do que nunca. Alguns exemplos incluem: Ibtihaj Muhammad (EUA, esgrima), a primeira mulher muçulmana norte-americana a competir nas Olimpíadas vestindo um hijab, e que revelou para o mundo o anel de pagamento Visa; Terezinha Guilhermina, (Brasil, atleta paralímpica), a mais rápida mulher cega do mundo que, juntamente com Mabika e Misenga, esteve presente durante a inauguração brasileira da Megastore da Rio 2016 em Copacabana para realizar a cerimônia do primeiro pagamento; e Ashton Eaton (EUA, decatlo) e English Gardner (EUA, corrida de 100 metros), que participaram da primeira transmissão ao vivo pelo Facebook da Equipe Visa na semana passada.

O principal vídeo da campanha publicitária global da Visa para os Jogos Olímpicos inclui também um elenco diverso de mais de vinte integrantes da Equipe Visa, acompanhando-os em uma divertida e tranquila “carona solidária” rumo aos Jogos Olímpicos Rio 2016, em que utilizaram ao longo do caminho inovações de pagamento como Visa Checkout, Samsung Pay e cartões com chip.

Sobre a Visa

A Visa Inc. (NYSE: V) é uma empresa global de tecnologia de pagamentos que conecta consumidores, empresas, instituições financeiras e governos em mais de 200 países e territórios para realizar pagamentos eletrônicos rápidos, seguros e confiáveis. Operamos uma das redes de processamento mais avançadas do mundo, a VisaNet, capaz de processar mais de 65 mil mensagens de transação por segundo, com proteção contra fraudes para os consumidores e pagamento garantido para os comerciantes. A Visa não é um banco e não emite cartões, não concede crédito nem estabelece taxas e tarifas para os consumidores. As inovações da Visa, contudo, permitem que suas instituições financeiras clientes ofereçam aos consumidores mais opções: pagar instantaneamente com débito, pagar previamente com pré-pago ou posteriormente com nossos produtos de crédito. Para obter mais informações, visite usa.visa.com/about-visa, visacorporate.tumblr.com e @VisaNews.

Contato com a mídia da Visa, Inc.
Andy Gerlt, 415-805-5153
agerlt@visa.com
Sheerin Salimi, 415-601-1583
shesalim@visa.com

Contato com a mídia da Visa, Inc.
Andy Gerlt, 415-805-5153
agerlt@visa.com