GSMA anuncia lançamento do Mobile Connect na Índia

Seis operadoras anunciam a disponibilidade comercial do Mobile Connect, fornecendo serviços de autenticação móvel para mais de 800 milhões de consumidores

NOVA DÉLHI--()--Em um evento de lançamento realizado hoje em Nova Délhi, a GSMA anunciou que o serviço Mobile Connect (“Conexão Móvel”) – solução de autenticação baseada na telefonia móvel – está agora disponível para mais de 800 milhões de consumidores em toda a Índia1. As operadoras de telefonia móvel que oferecem o Mobile Connect são a Aircel, Bharti Airtel, Idea, Tata Teleservices Ltd, Telenor e Vodafone.

O evento de lançamento foi apresentado por Mats Granryd, diretor geral da GSMA, que teve a companhia de representantes das principais operadoras de telefonia móvel da Índia, entre eles: Anupam Vasudev, diretor de Marketing da Aircel; Srikanth Balachandran, diretor global de Recursos Humanos da Bharti Airtel; Sashi Shankar, diretor de Marketing da Idea Cellular; Sunil Tandon, diretor de Serviços Não-Vocais da Tata Teleservices; Upanga Dutta, diretor de Marketing da Telenor e Sunil Sood, diretor Executivo da Vodafone. Também participaram do ato de lançamento do Mobile Connect os executivos das primeiras prestadoras de serviços digitais, incluindo: Shobana Kamineni, vice-presidente Executivo do Apollo Hospitals Group e Anshuman Bapna, diretor de Produtos da MakeMyTrip. O painel discutiu a necessidade do serviço Mobile Connect, como ele irá beneficiar os consumidores da Índia e como ele irá contribuir para uma Índia digital.

“A Índia já é o segundo maior mercado móvel do mundo2 e como o país entra em uma nova fase de crescimento da indústria móvel que vai desbloquear benefícios sociais e econômicos a longo alcance, é fundamental garantir a segurança do consumidor em todos os momentos”, afirmou Mats Granryd, diretor geral da GSMA. “O lançamento de hoje marca a culminação de uma colaboração de um ano entre as operadoras indianas de telefonia móvel para fornecer uma solução única, intuitiva e segura de autenticação baseada na telefonia móvel, permitindo que centenas de milhões de consumidores acessem de forma segura e sem problemas os serviços on-line em seus dispositivos móveis, sem se preocupar com a privacidade ou senhas. Estamos orgulhosos de estarmos aqui hoje comemorando este marco tão significativo.”

O lançamento do Mobile Connect na Índia reforça o impulso mundial por trás da solução. Atualmente, 42 operadoras em 22 países estão implementando o Mobile Connect, tornando-o disponível para quase 3 bilhões de clientes. Esta solução da GSMA possibilita aos clientes criar e gerenciar uma identidade digital universal a partir de um único login. O serviço simples e seguro autentica os usuários, permitindo-lhes confirmar digitalmente a sua identidade e credenciais, disponibilizando acesso on-line seguro a serviços móveis e digitais. O Mobile Connect funciona através da utilização do número de celular do usuário, combinado com um PIN exclusivo para casos de uso mais seguro, para verificar e conceder acesso on-line.

Com a implementação do Mobile Connect na Índia, ele será utilizado comercialmente por várias prestadoras de serviços digitais, incluindo GaneshaSpeaks, GoIbibo, Trupay, Twigly, Zee Digital Group e Zomato, cobrindo áreas como comércio, finanças e banca, serviços de saúde, mídia e entretenimento, viagens e hotelaria. Além disso, os serviços business-to-business (“de empresa para empresa”) do Mobile Connect foram desenvolvidos pela BuyHatke e pela Times Mobile Ltd. e ativados pela mXpresso, e ajudarão a impedir instalações fraudulentas e downloads de aplicativos falsos. Apigee e WSO2.Telco forneceram a tecnologia para integrar facilmente o Mobile Connect com as redes das operadoras, de modo que o usuário de qualquer rede móvel que ofereça o Mobile Connect pode entrar e obter autorização para qualquer aplicativo.

Inicialmente, os assinantes indianos de telefonia móvel irão acessar os serviços Mobile Connect, entre eles login e aplicativos de autoatendimento, a partir do site da sua operadora de origem e, no futuro, em qualquer lugar onde vejam o logotipo do Mobile Connect. Além dos sites das operadoras, a GSMA lançou um portal (www.mobileconnect.in) onde os consumidores indianos podem encontrar mais informações sobre o Mobile Connect e tutoriais sobre o uso do serviço.

Granryd concluiu: “Com o Mobile Connect, as operadoras de telefonia móvel estão cumprindo um papel importante no espaço de identidade digital, dando aos usuários o controle sobre os seus próprios dados e permitindo aos consumidores, empresas e autoridades públicas da Índia interagir e acessar serviços on-line em um ambiente conveniente, privado e confiável”.

-FIM-

Notas dos editores

1Este valor se refere à soma das conexões móveis, excluindo as conexões M2M, das seis operadoras de telefonia móvel da Índia. Fonte: GSMA Intelligence, dados do 4º trimestre de 2015

2GSMA: The Mobile Economy: India 2015

Sobre a GSMA

A GSMA representa os interesses de operadoras de telefonia móvel em todo o mundo, e une cerca de 800 operadoras com quase 300 empresas no mais amplo ecossistema de telefonia móvel, incluindo fabricantes de celulares e aparelhos portáteis, empresas de software, fornecedores de equipamentos e provedores de Internet, bem como organizações de setores adjacentes à indústria. A GSMA também produz eventos com liderança na indústria como o Congresso Mundial de Telefonia Móvel, Congresso Mundial de Telefonia Móvel de Xangai e conferências da Série Mobile 360.

Para mais informações, acesse o site corporativo da GSMA em www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.

GSMA
Contatos de Imprensa: