GSMA comunica comparecimento recorde no Mobile World Congress Shanghai 2016

Mais de 53.000 visitantes participaram do evento em Xangai, um aumento de 33% em relação a 2015

HONG KONG--()--A GSMA comunicou hoje que mais de 53.000 visitantes exclusivos de 104 países e territórios participaram do 2016 GSMA Mobile World Congress de Xangai, que aconteceu de 29 de junho a 1o de julho em Xangai. A exibição e a conferência de três dias atraíram executivos das maiores e mais importantes operadoras, fabricantes de dispositivos, provedores de equipamentos, empresas de software e de Internet do setor, assim como consumidores conhecedores de tecnologia.

“Estamos muito satisfeitos com os resultados do nosso Mobile World Congress Shanghai de 2016, que estabeleceu novos recordes para a visitação e exposição”, disse John Hoffman, diretor executivo da GSMA Ltd. “Este foi o nosso maior e mais ambicioso evento na Ásia, com muitos novos recursos e programas de eventos tanto para visitantes empresariais quanto consumidores. O congresso realmente mostrou o poder da tecnologia móvel e seu impacto em nossa vida quotidiana.”

Realizado em quatro salas no centro de exposições Shanghai New International Exhibition Centre (SNIEC), o Mobile World Congress Shanghai de 2016 recebeu cerca de 550 expositores, que incluíram 18 pavilhões. A exposição do Mobile World Congress Shanghai foi uma vitrine verdadeiramente internacional, com 64% das empresas expositoras provenientes do exterior da China. O programa da conferência atraiu mais de 4.100 participantes, com mais de 57% dos representantes com cargos de nível C, incluindo mais de 300 diretores executivos. Cerca de 840 meios de comunicação internacionais e analistas do setor participaram do evento para comunicar sobre os muitos anúncios feitos no Mobile World Congress Shanghai.

No SNIEC, o Mobile World Congress Shanghai foi realizado juntamente com o Shanghai Digital Information Festival e a Smart City Expo – Shanghai Pudong, com visitantes podendo comparecer em todos os três eventos. Com mais de 15.500 visitantes e cerca de 200 expositores.2, o festival complementou o Mobile World Congress Shanghai com programas, eventos e atividades, demonstrando como os cidadãos podem utilizar a tecnologia em áreas como educação, saúde, viagens e entretenimento. A Smart City Expo – Shanghai Pudong atraiu cerca de 3.000 visitantes e mais de 30 expositores3 e explorou o desenvolvimento de pequenas cidades, incluindo o papel da comunicação móvel, Internet das Coisas (IoT), soluções urbanas, casas inteligentes e muito mais.

O Mobile World Congress Shanghai and o Shanghai Digital Information Festival foram abertos oficialmente com uma cerimônia conjunta que contou com a participação de líderes do governo e do setor, incluindo Zhang Feng, engenheiro chefe, Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China; Zhou Bo, vice-prefeito, Governo Municipal de Xangai; Yang Jie, presidente do conselho, China Telecom; Li Yue, presidente e diretor executivo da China Mobile; Chen Mingbo, presidente do conselho, Comissão Municipal de Economia e Informatização de Xangai; Chen Jiezhong, diretor, Administração de Comunicações de Xangai; Fu Xinhua, vice-presidente de conselho, SHEITC; Wu Xingbao, vice-presidente de conselho, Comissão do Comércio de Xangai; e Jian Danian, diretor adjunto de distrito da Nova Área de Pudong.

Programa da conferência com a agenda dos líderes do setor

O programa da conferência do Mobile World Congress Shanghai de dois dias incluiu palestras de líderes de empresas, como a Alibaba, AT&T Mobility, Baidu, China Mobile, China Telecom, Ericsson, HTC, KDDI, NTT DOCOMO, Oberthur, Qualcomm e ZTE. As sessões da conferência abordaram temas como o 5G, automotivo, segurança cibernética, comércio digital, jogos, Internet das Coisas, inovação de hardware, mídia móvel e conteúdo, além de cidades inteligentes, entre outros.

O Mobile World Congress Shanghai incluiu também incluiu vários programas da GSMA e de parceiros, proporcionando aos participantes uma oportunidade para adquirir conhecimentos e perspectivas e partilhar as melhores práticas. Estes programas educacionais focados em temas, incluem os veículos conectados, dispositivos, comércio digital, drones, grafeno, IOT, 5G e redes de próxima geração, entretenimento móvel, segurança móvel, vídeo, realidade virtual e muito mais.

Exposição apresenta a inovação móvel mais recente

A exposição Mobile World Congress Shanghai exibiu empresas de todo o ecossistema móvel, assim como empresas de setores adjacentes da indústria, incluindo a Alibaba, China Mobile, China Telecom, China Unicom, China UnionPay, Cisco, Coolpad, Ericsson, Ford, Hewlett Packard, HTC Vive, Intel, KT, Lenovo, LeTV, LG Electronics, McAfee, NEC, Nokia, Nubia, Tata Communications, Twitter, SAP, SK Telecom, Snail Mobile, Sony, Visa, Volkswagen, Xiaomi e ZTE. O Mobile World Congress Shanghai também apresentou 17 pavilhões com exposições de países e regiões específicas.

Os salões de Estilo de Vida Conectado no Mobile World Congress Shanghai (Salões N3 e E7) apresentaram vários recursos de eventos, zonas de exposições, estandes e programas destinados a trazer a vida móvel diretamente aos consumidores. A Cidade da Inovação GSMA retornou pelo quarto ano, com 50% mais de empresas participantes que em 2015. Os programas das empresas parceiras Akyumen, DTS, Intel, Hangar 18 NOA, Huawei, KT Corporation, MyFC, nubia, OPPO, Thinfilm, Volkswagen e GSMA da Cidade da Inovação, incluindo Connected Living, Digital Commerce, Network 2020 e Personal Data, destacaram como os produtos e serviços conectados pela tecnologia móvel estão melhorando as vidas diárias das pessoas nos setores de aplicações industriais, casa, automotivo, saúde, agricultura e outros. A Cidade da Inovação também incluiu produtos da Adidas e PSA Group.

A exposição Mobile World Congress Shanghai também apresentou muitos novos recursos para eventos, incluindo a Virtual Reality Zone, Drones! no Mobile World Congress Shanghai, a Device City, o Graphene Pavilion e o Youth Mobile Festival. Um destaque foi a área para jogos e esportes móveis, Mobile Gaming Zone e Mobile eSports Invitational, que apresentou o “Hearthstone: Heroes of Warcraft”, um evento visto por mais de 650.000 pessoas no local e por transmissão ao vivo, incluindo mais de 321.000 visualizadores durante a sessão final em 1o de julho.

Com base em seu sucesso no Mobile World Congress (Congresso Mundial de Telefonia Móvel) em Barcelona, o programa 4 Years From Now (4YFN) estreou na Ásia no Mobile World Congress Shanghai. Mais de 100 startups, 60 investidores e mais de 60 palestrantes participaram do programa 4YFN. A Blitab, uma startup que desenvolveu o primeiro tablet tátil com uma tecnologia de acionamento inovadora para criar textos, gráficos e mapas táteis para deficientes visuais, venceu a edição 4YFN Award Shanghai e foi recompensada com um espaço de exposição no 4YFN no Mobile World Congress 2017 em Barcelona.

Mobile World Congress Shanghai: um evento neutro em carbono

O Mobile World Congress Shanghai foi certificado como neutro em carbono em conformidade com a norma PAS 2060 em novembro de 2015, tornando-se a maior exposição e conferência neutra em carbono na Ásia. Em 2016, a GSMA focou-se em diminuir ainda mais o impacto ambiental do evento, reduzindo o consumo de energia elétrica e dos resíduos em materiais impressos, estimulando a reutilização e reciclagem de materiais no local, utilizando a sinalização digital e ferramentas eletrônicas e trabalhando com o SNIEC, expositores e parceiros locais para minimizar as emissões de carbono. Após o Mobile World Congress Shanghai, a GSMA continuará em sua busca por uma recertificação, calculando a emissão de carbono total do evento e compensando por eventuais emissões em circulação.

Parceiros do Mobile World Congress Shanghai

China Mobile e Huawei foram as parceiras Platinum e a Snail Mobile foi uma parceira Gold do evento para o Mobile World Congress Shanghai. Os parceiros oficiais da mídia foram a BBC World News e BBC.com, Bloomberg, C114 China Communication Network, Communications World, Mobile World Live, QQ.com, Sohu Tech e The Wall Street Journal, e os parceiros estratégicos incluíram a CCIDCOM, China Mobile Communications Association (CMCA) e Shanghai TD-LTE Industry-cum-technological Innovation and Strategy Alliance (SCIA).

“Agradecemos a todos que contribuíram para o sucesso recorde do 2016 Mobile World Congress Shanghai, incluindo o governo da China, a cidade de Xangai, os nossos parceiros Platinum, China Mobile e Huawei, e todos os nossos expositores, patrocinadores, parceiros e participantes”, continuou Hoffman. “Estamos ansiosos para retornar à cidade de Xangai no próximo ano e continuar a reforçar a nossa trajetória bem-sucedida.”

O Mobile World Congress Shanghai de 2017 será realizado durante a semana de 26 de junho de 2017.

Para a cobertura de notícias e destaques de vídeos do Mobile World Congress Shanghai, visite o Mobile World Live em www.mobileworldlive.com/mobile-world-congress-shanghai-2016. Replays das principais apresentações do Mobile World Congress Shanghai também estão disponíveis no Mobile World Live.

Notas aos editores:

1. Este valor representa o número participantes individuais no evento, incluindo representantes, expositores, prestadores de serviços e meios de comunicação; o valor não representa o número total de entradas para o evento.

2. Informações sobre o comparecimento e expositores fornecidas pelo Shanghai Digital Information Festival.

3. Informações sobre o comparecimento e expositores fornecidas pelo Smart City Expo – Shanghai Pudong.

-FIM-

Sobre a GSMA

A GSMA representa os interesses de operadoras de telefonia móvel em todo o mundo, e une cerca de 800 operadoras com quase 300 empresas no mais amplo ecossistema de telefonia móvel, incluindo fabricantes de celulares e aparelhos portáteis, empresas de software, fornecedores de equipamentos e provedores de Internet, bem como organizações de setores adjacentes à indústria. A GSMA também produz eventos com liderança na indústria como o Congresso Mundial de Telefonia Móvel, Congresso Mundial de Telefonia Móvel de Xangai e conferências da Série Mobile 360.

Para mais informações, visite o site corporativo da GSMA em www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.

Pela GSMA
Ava Lau