Iniciativa da GSMA para estimular a adesão global ao perfil universal de Serviços de Comunicações Avançadas ganha impulso

Projeto é apoiado por 57 operadoras de telefonia móvel e pelos principais fabricantes de celulares; serviço irá oferecer experiências de comunicação avançadas para clientes do mundo todo

(Photo: Business Wire)

XANGAI--()--A GSMA anunciou hoje que AIS, Axiata Group, Beeline, Bell Mobility, China Mobile, China Telecom, China Unicom, Claro Brasil, Claro Colômbia, Indosat Ooredoo, M1, Megafon, MTS, Optus, Personal Argentina, Personal Paraguay, Reliance Jio, Rogers Communications, Singtel, StarHub, Telcel Mexico, Tele2, Telefónica, Telkomsel, Telus e T-Mobile US são as mais recentes operadoras a apoiar uma iniciativa da indústria móvel de um perfil universal de Serviços de Comunicações Avançadas (Rich Communications Services em inglês, ou RCS) em todo o mundo. A estas operadoras se unem os principais fabricantes de celulares – Alcatel, ASUS, General Mobile, HTC, Intex Technologies, Lava International Ltd., LG Electronics, Lenovo/Motorola, Samsung Electronics e ZTE – e também os fornecedores de sistema operacional móvel Google e Microsoft, todos comprometidos a oferecer aparelhos com perfil universal no mercado. A iniciativa, que estabelece um perfil universal, comum e aberto de RCS, agora é apoiado por 57 operadoras e fabricantes globais.

“Esta iniciativa mundial visa proporcionar à indústria móvel um perfil universal comum que permite às operadoras de telefonia móvel implementar uns Serviços de Comunicações Avançadas interoperáveis com uma série de recursos e configurações de núcleo”, disse Alex Sinclair, diretor de Tecnologia da GSMA. “Um perfil universal irá estimular a adesão global de serviços de RCS e fazer com que seja mais fácil aos consumidores usufruir das experiências de mensagens interoperáveis, consistentes e avançadas, independentemente do dispositivo ou da rede.”

Um perfil universal de RCS irá melhorar significativamente os serviços existentes de mensagens da operadora, proporcionando aos usuários uma experiência consistente, uma interoperabilidade global e um conjunto de recursos primários uniformes que inclui chat em grupo, compartilhamento de fotos e mensagens pré-chamada. As mensagens pré-chamada são uma novidade à experiência de RCS lançadas recentemente em vários mercados. O perfil também irá funcionar como uma plataforma mundial para as operadoras móveis e seus parceiros, ajudando-os a lançar serviços diferenciados de valor agregado, incluindo serviços de pagamento, chatbots e comércio conversacional (ou por mensagens). O perfil irá funcionar em todos os dispositivos e sistemas operacionais compatíveis e em todas as redes da operadora, fornecendo aos consumidores acesso a recursos inovadores.

O perfil universal de RCS irá reduzir custos e tempo de colocação no mercado para os fabricantes, permitindo-lhes oferecer uma experiência rica de mensagens com um padrão de protocolos no mundo todo, assim como usar o mesmo cliente tanto para os clientes da operadora de telefonia móvel quanto para os dispositivos de mercado aberto. O perfil também irá simplificar o processo para as operadoras que querem consistência entre dispositivos e para os fabricantes que têm de acompanhar a constante mudança nos padrões do mercado. O perfil universal também será apoiado por um processo formal de certificação da GSMA.

Além das operadoras anunciadas hoje, o perfil universal já recebeu o apoio da América Móvil, Bharti Airtel Ltd., Deutsche Telekom, Etisalat, Globe Telecom, Google, KPN, Millicom, MTN, Orange, PLAY, Smart Communications, Sprint, Telenor Group, Telia Company, Telstra, TIM, Turkcell, VimpelCom e Vodafone. Os Serviços de Comunicações Avançadas são oferecidos atualmente por 48 operadoras de telefonia móvel em 35 países e estão disponíveis em 156 dispositivos.

GSMA Network 2020 Summit @ Mobile World Congress de Xangai 2016

A GSMA também está abrigando o “Network 2020 Summit”, hoje, no Mobile World Congress de Xangai. O programa inclui uma série de palestras e debates interativos sobre diversos assuntos, entre eles como o 5G pode criar valor social e econômico, como o RCS pode ser lucrativo ou a trajetória rumo a uma rede totalmente IP.

Para mais informações sobre o trabalho da GSMA com as operadoras de telefonia móvel e os Serviços de Comunicações Avançadas (RCS), acesse: www.gsma.com/network2020/all-ip-news/.

Participe do Mobile World Congress de Xangai 2016

Para mais informações sobre o Mobile World Congress de Xangai 2016, acesse www.mwcshanghai.com. Acompanhe o desenrolar e as atualizações do Mobile World Congress de Xangai através de nossos canais nas mídias sociais – siga-nos no Twitter em @GSMA e use o hashtag #MWCS16, informe-se pela nossa página no LinkedIn em www.linkedin.com/company/mobile-world-congress-shanghai e confira o nosso Facebook em www.facebook.com/mwcshanghai. Se você estiver na China, pode nos seguir no Sina Weibo http://weibo.com/mwcshanghai ou pela conta da GSMA no WeChat. Para mais informações sobre as redes sociais da GSMA, acesse www.mwcshanghai.com/register-plan/networking/social-media.

-FIM-

Sobre a GSMA

A GSMA representa os interesses de operadoras de telefonia móvel em todo o mundo, e une cerca de 800 operadoras com quase 300 empresas no mais amplo ecossistema de telefonia móvel, incluindo fabricantes de celulares e aparelhos portáteis, empresas de software, fornecedores de equipamentos e provedores de Internet, bem como organizações de setores adjacentes à indústria. A GSMA também produz eventos com liderança na indústria como o Congresso Mundial de Telefonia Móvel, Congresso Mundial de Telefonia Móvel de Xangai e conferências da Série Mobile 360.

Para mais informações, acesse o site corporativo da GSMA em www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.

Imprensa:
Ava Lau, +852-2533 9928