Estudo de referência sugere que mirtilos podem diminuir o uso de antibióticos

O maior estudo clínico único deste tipo revela o papel importante do mirtilo na redução de infecções sintomáticas do trato urinário e resistência global aos antibióticos

Cue the juice- a landmark study, recently published by the American Journal of Clinical Nutrition, found that drinking an 8-ounce (240 ml) glass of cranberry juice a day reduces symptomatic UTIs by nearly 40 percent in women with recurrent UTIs– suggesting a significant reduction in the need for antibiotics. For more information, visit www.cranberryhealth.com. (Photo: Business Wire)

LAKEVILLE-MIDDLEBORO, Massachusetts--()--Hoje, os principais especialistas em doenças infecciosas e infecções do trato urinário (ITUs) vão se reunir em Londres para discutir o estado alarmante de resistência aos antibióticos e apresentar resultados de um estudo de referência que mostra de forma conclusiva que mirtilos ou oxicocos (cranberries, em inglês) podem ser uma abordagem nutricional para a redução sintomática de ITUs, e como resultado, podem ser uma estratégia útil para diminuir o uso de antibióticos a nível mundial.

De acordo com o estudo, recentemente publicado pelo American Journal of Clinical Nutrition, tomar um copo de 240 ml (8 onças) de suco de mirtilo por dia reduz ITUs sintomáticas em cerca de 40% nas mulheres com ITUs recorrentes – diminuindo a carga de ITUs e reduzindo o uso de antibióticos associados ao tratamento de ITUs recorrentes.

“Atualmente, a principal abordagem para a redução de eventos sintomáticos de ITU é a utilização de antibióticos de supressão crônica, uma abordagem associada com efeitos colaterais e desenvolvimento de resistência aos antibióticos. Este estudo mostra que o consumo de um copo de 8 onças (240 ml) de suco de mirtilo por dia reduz o número de vezes que as mulheres sofrem de episódios repetidos de ITU sintomática e evita antibióticos de supressão crônica", disse o Dr. Kalpana Gupta, especialista em doenças infecciosas e professor de medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Boston.

Um dos autores do estudo e membro do painel na sessão de hoje, Dr. Gupta acredita que os mirtilos podem ajudar a reduzir o uso de antibióticos a nível mundial e melhorar significativamente a qualidade de vida para as mulheres que sofrem de sintomas de ITU recorrente.

Único maior estudo clínico sobre mirtilo deste tipo

O estudo de 24 semanas com 373 mulheres, realizado por pesquisadores da Universidade de Boston, Biofortis Innovation Services (uma divisão da Merieux Nutrisciences) e 18 centros clínicos em todo os Estados Unidos e França, é o maior estudo clínico deste tipo a examinar os efeitos do consumo do suco de mirtilo em UTIs. Este estudo contribui para mais de 50 anos de pesquisa de mirtilo e suporta a capacidade do mirtilo para assistir a saúde do trato urinário e reduzir ITUs sintomáticas entre os sofredores crônicos de ITUs.

Os pesquisadores se empenharam para descobrir se os sofredores de ITU recorrente (ou repetida) poderiam ser protegidos de infecções repetidas ao beber suco de mirtilos. Os participantes eram todas as mulheres saudáveis, com idade média de 40 anos, que tinham apresentado pelo menos duas ITUs no ano passado. Durante o estudo, os participantes foram escolhidos aleatoriamente para tomar uma dose diária de oito onças (240 ml) de qualquer suco de mirtilo ou uma bebida "placebo", sem mirtilos.

A taxa de UTIs diminuiu significativamente entre os consumidores de mirtilo, com apenas 39 diagnósticos durante o estudo de seis meses em comparação com 67 no grupo de placebo.

Em comparação com alguns outros estudos, este estudo teve maior poder estatístico para detectar diferenças que outros devido a sua amostra maior, o uso de densidade de incidência para explicar a tendência de ITUs clínicas a se agrupar no tempo dentro de um indivíduo, um elevado grau médio de cumprimento ( 98%), e um percentual relativamente maior de indivíduos em cada grupo a concluir período de tratamento (86%).

O que está envolvido em um sintoma?

As mulheres com ITUs sintomática apresentam todos os desconfortos de uma ITU, como uma forte e persistente vontade de urinar ou sensação de ardor ao urinar, mas podem ou não podem testar positivo para uma infecção bacteriana após uma consulta com um médico. Em muitos casos, as mulheres são tratadas com antibióticos para aliviar os sintomas quer as bactérias sejam encontradas ou não. De acordo com Gupta, a solução para evitar a situação completamente pode muito bem estar com o mirtilo.

“A solução para o benefício do mirtilo está no consumo diário de um copo para ajudar a evitar a infecção por completo", disse Gupta. "A maioria das pessoas espera para beber suco de mirtilo até que tenham uma ITU, mas assim que os sintomas aparecem elas provavelmente vão precisar de um tratamento com antibióticos.”

A correlação entre ITUs e resistência aos antibióticos

As ITUs estão entre as infecções bacterianas mais comuns em mulheres em todo o mundo. Até 60% de todas as mulheres sofrem uma ITU em sua vida,1 e até 25% apresentam uma recidiva no prazo de seis meses.2 Cerca de 150 milhões de ITUs ocorrem anualmente em todo o mundo, de acordo com a Associação Americana de Urologia, resultando em US$ 6 bilhões em custos anuais de cuidados de saúde.3

Os antibióticos são geralmente a primeira linha de tratamento para infecções do trato urinário, e as mulheres que têm ITUs frequentes podem receber prescrições de antibióticos de baixa dosagem. Infelizmente, o uso excessivo crônico desses medicamentos aumentou a resistência aos antibióticos a uma taxa alarmante em todo o mundo. Tanto na verdade, que a Organização Mundial de Saúde (OMS) cita uma taxa de resistência de 50% a um dos antibióticos mais amplamente utilizados para tratar infecções do trato urinário.4

Como os mirtilos funcionam

Felizmente, os mirtilos contêm uma combinação única de compostos, incluindo PACs (ou proantocianidinas) Tipo-A que impedem as bactérias de aderir no organismo e causar infecção. Além das PACs, novos estudos apontam uma nova classe de compostos, oligossacarídeos de xiloglucano, que têm propriedades antibacterianas semelhantes contra Escherichia coli como as PACs5. Isto significa que existem vários elementos únicos nos mirtilos quem trabalham arduamente para a sua saúde.

Estes compostos exclusivos podem ser encontrados em uma variedade de produtos, incluindo o coquetel de suco de mirtilo, suco de mirtilo 100%, suco de mirtilo light, mirtilos secos e extrato de mirtilo; porém a maioria das pesquisas envolvendo mirtilos e ITUs foram conduzidas usando o suco.

Mirtilos, uma abordagem natural para uma saúde melhor

A sugestão de que uma abordagem nutricional como suco de mirtilos pode reduzir o uso de antibióticos é uma boa notícia em função do desafio alarmante que apresenta para a saúde pública, dado que a OMS se refere como um dos maiores desafios para a saúde pública hoje 6, e que o Ministro das Finanças do Reino Unido disse que poderia se tornar uma ameaça 'maior que o cancer'.7

De acordo com Gupta, aqueles que sofrem de ITUs podem se sentir confiantes de que esta abordagem nutricional é uma solução potencial - validando mais de 50 anos de pesquisa bem documentada sobre mirtilos.

Mais informações sobre o estudo e os benefícios de saúde de mirtilos podem ser encontradas em www.cranberryhealth.com.

Sobre os benefícios da cranberry para a saúde

Há mais de 85 anos, estamos pesquisando ativamente os benefícios especiais do mirtilo ou oxicoco (cranberries) para a saúde, com a finalidade de oferecer produtos que não só têm um ótimo sabor, mas que são bons para você. O mirtilo é uma fruta excepcional, que oferece benefícios notáveis à saúde. Além de ajudar a satisfazer a ingestão diária recomendada da fruta, o consumo de mirtilos pode ser uma abordagem nutricional na hora de ajudar a reduzir determinadas infecções no trato urinário e no estômago. Isto é cada vez mais importante, já que as bactérias que causam estas infecções estão se tornando altamente resistente aos antibióticos mais fortes usados em tratamentos, alimentando, o que a Organização Mundial da Saúde acredita que seja atualmente, um dos maiores desafios à saúde pública - a resistência aos antibióticos. www.cranberryhealth.com.

Sobre a Ocean Spray

A Ocean Spray é uma vibrante cooperativa agrícola, que pertence a mais de 700 produtores de mirtilo ou oxicoco (cranberries) e toranjas (grapefruits) nos Estados Unidos, Canadá e Chile, que ajudaram a preservar a forma de vida da agricultura familiar durante muitas gerações. Fundada em 1930, a Ocean Spray é hoje o principal produtor mundial de sucos de mirtilos, drinques à base de sucos e de mirtilos secos, além de ser a marca mais vendida na categoria norte-americana de sucos engarrafados. Os mirtilos da cooperativa estão presentes atualmente em mais de milhares de produtos saudáveis e de excelente sabor em mais de 100 países no mundo inteiro. Com mais de 2.000 funcionários e cerca de 20 instalações de recebimento e processamento de mirtilos, a Ocean Spray tem o compromisso de gerir nosso negócio de uma maneira que respeite as comunidades, funcionários e o meio ambiente. Para obter mais informações: www.oceanspray.com ou www.oceanspray.coop.

1 Foxman B, Barlow R, D'Arcy H, Gillespie B, Sobel JD. Urinary tract infection: self-reported incidence and associated costs. Ann Epidemiol. 2000 Nov;10(8):509-15.

2 Foxman B, Brown P.Epidemiology of urinary tract infections: transmission and risk factors, incidence, and costs. Infect Dis Clin North Am. 2003 Jun;17(2):227-41.

3 American Urological Association. “Adult UTI: Epidemiology/Socioeconomics/Education.” Disponível em: https://www.auanet.org/education/adult-uti.cfm

4 Antimicrobial resistance: global report on surveillance 2014; WHO; http://www.who.int/drugresistance/documents/surveillancereport/en/

5 Hotchkiss AT, Nunez A, Strahan GD, Chau H, White A, Marais J, Hom K, Vakkalanka MS, Di R, Yam KL, Khoo C. Cranberry Xyloglucan Structure and Inhibition of Escherichia coli Adhesion to Epithelial Cells. J Agric Food Chem. 2015 Jun 17;63(23):5622-33.

6 Antimicrobial resistance: global report on surveillance 2014; WHO; http://www.who.int/drugresistance/documents/surveillancereport/en/

7 http://www.dailymail.co.uk/news/article-3539189/Common-infections-deadlier-threat-CANCER-unless-antibiotic-problems-tackled-George-Osborne-warns.html

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Weber Shandwick pela Ocean Spray
Kelly Vesty, 617-520-7061
kvesty@webershandwick.com

Contacts

Weber Shandwick pela Ocean Spray
Kelly Vesty, 617-520-7061
kvesty@webershandwick.com