O centro de pesquisa e aplicação de células iPS da Universidade de Kyoto e a Takeda lançam o programa conjunto para pesquisa e aplicações de células iPS no centro de pesquisas Shonan (T-CiRA)

Equipes integradas concentram seus esforços de pesquisa em seis principais áreas terapêuticas, incluindo insuficiência cardíaca e oncologia

KYOTO e OSAKA, Japão--()--O centro de pesquisa e aplicações de células iPS (CiRA) na Universidade de Kyoto e a Takeda Pharmaceutical Company Limited (Takeda) anunciaram hoje o início do programa de pesquisa conjunto para desenvolver aplicações clínicas de células tronco pluripotentes induzidas. O “Programa conjunto Takeda-CiRA para aplicações de células iPS” (T-CiRA) começará suas pesquisas em seis direções fundamentais para explorar aplicações clínicas de células tronco em áreas terapêuticas, incluindo câncer, insuficiência cardíaca, diabetes mellitus, distúrbios neurodegenerativos e doenças musculares incuráveis.

As tecnologias de células-tronco pluripotentes induzidas (Induced Pluripotent Stem, iPS) possuem o potencial de trazer transformações inovadoras para o futuro dos tratamentos medicinais e suas aplicações abrangem uma grande variedade de campos, incluindo a descoberta de medicamentos, terapia celular e avaliações de segurança de medicamentos. Durante os próximos 10 anos, a Takeda providenciará financiamento colaborativo de 20 bilhões de ienes e executará projetos conjuntos liderados por pesquisadores convidados pela CiRA e por outras universidades. Essa colaboração deve proporcionar contribuições significativas para a aplicação da tecnologia iPSC dentro de práticas clínicas, o que requer uma quantidade significativa de tempo, esforço e investimento. Ela está alinhada com o propósito nacional do Japão em aplicações clínicas de tecnologias de células iPS.

“Eu estou muito feliz em ver que seis grupos de pesquisa, compostos por pesquisadores da Takeda e CiRA, começaram seus projetos de pesquisa com o apoio generoso da Takeda. Usando a tecnologia iPSC como ferramenta, essa colaboração desenvolverá novas abordagens para a descoberta de medicamentos e produzirá novas curas para doenças incuráveis nos próximos 10 anos”, disse Shinya Yamanaka, médico, Ph.D., diretor da CiRA, ganhador do prêmio Nobel de 2012 por seu trabalho com células iPS.

“A Takeda tem muito orgulho em participar deste programa de pesquisa tão importante. Parcerias acadêmicas e de pesquisa, particularmente com instituições científicas renomadas, como a Universidade de Kyoto, são cruciais para o avanço do conhecimento clínico e aplicações futuras possíveis que podem melhorar a vida dos pacientes”, disse Christophe Weber, presidente e diretor executivo da Takeda. “Essa parceria também marca uma nova direção para a Takeda ao explorar terapias celulares e estratégias genéticas para prevenir e curar doenças.”

Atualmente, os seis projetos descritos abaixo estão sendo executados simultaneamente no centro de pesquisa Shonan da Takeda (Kanagawa, Japão) como local principal, com aproximadamente 60 pesquisadores da CiRA e da Takeda.

“Novos projetos serão adicionados ao programa T-CiRA quando novos espaços laboratoriais estiverem completos em abril de 2016”, disse Seigo Izumo, líder global da medicina regenerativa e principal conselheiro da Takeda, para o professor Yamanaka. “Prevemos que o programa contará com mais de 10 projetos com a participação de mais de 100 pesquisadores durante o seu curso estável.”

 

Detalhes dos seis projetos

Líder de pesquisa   Tema
Makoto Ikeya

Professor adjunto, CiRA

Pesquisa sobre células da crista neural:

Células da crista neural são células específicas de seres vertebrados que desempenham um papel fundamental no desenvolvimento humano. A equipe do Dr. Ikeya concentra-se, principalmente, em células tronco da crista neural para descobertas de futuros medicamentos e da medicina regenerativa para tratar doenças na grande variedade de sistemas derivados dessas células, como rim, intestino e neurônios.

Haruhisa Inoue

Professor, CiRA

Descoberta e desenvolvimento de medicamentos para a ELA usando células iPSC derivadas de pacientes:

O objetivo do projeto é desenvolver novas drogas para a esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença neurodegenerativa fatal, usando células iPSC derivadas de pacientes e compostos ou portfólio de medicamentos da Takeda.

Shin Kaneko

Professor adjunto, CiRA

Desenvolvimento de uma terapia de célula imune através dos linfócitos T citotóxicos específicos para antígenos contra o câncer derivados das células iPSC:

A equipe do Dr. Kaneko está desenvolvendo novos medicamentos para tratamento de células imunes ao câncer usando a tecnologia iPSC. Além disso, a combinação do estoque de células iPS da CiRA e a experiência da Takeda no desenvolvimento de drogas permite à equipe pesquisar medicamentos regenerativos avançados para o tratamento de câncer.

Kenji Osafune

Professor, CiRA

Terapia regenerativa baseada em tecnologia de células iPS para diabetes tipo 1 e descobrimento de medicamentos para diabetes tipo 2:

A equipe do Dr. Osafune busca desenvolver uma terapia celular contra o diabetes tipo 1 através do transplante de células iPSC derivadas do pâncreas. Além disso, a descoberta de medicamentos contra o diabetes tipo 2 será desenvolvido usando células iPSC derivadas do pâncreas e o portfólio de componentes químicos da Takeda.

Hidetoshi Sakurai

Professor adjunto, CiRA

Descoberta de medicamentos contra doenças musculares incuráveis com células iPSC derivadas de pacientes:

A equipe do Dr. Sakurai tem como objetivo estabelecer novos medicamentos para o tratamento de doenças musculares, como distrofia muscular ou miopatia. Para alcançar este objetivo, eles utilizarão células iPSC retiradas de pacientes como ferramenta para modelar doenças e buscar medicamentos.

Yoshinori Yoshida

Professor adjunto júnior, CiRA

  Descoberta de medicamentos para doenças cardíacas usando plataformas inovadoras:

A equipe de pesquisa do Dr. Yoshida tem como objetivo desenvolver plataformas inovadoras para descobrir medicamentos utilizando células iPSC derivadas de células musculares do coração aproveitando as novas tecnologias desenvolvidas na CiRA, como a “interruptor micro RNA” (micro RNA-switch). A equipe desenvolverá uma nova maneira de obter células musculares cardíacas a partir de células iPSC humanas, as quais facilitam a modelagem de doenças e a descoberta de medicamentos. O objetivo final é descobrir novos medicamentos para o tratamento de insuficiência cardíaca usando tais plataformas.

 

Sobre o centro de pesquisa e aplicações de células iPS na universidade de Kyoto (CiRA)
A CiRA foi fundada em 1.º de abril de 2010 para trabalhar com o primeiro instituto central do mundo dedicado à pesquisa com células iPS. Com o Dr. Shinya Yamanaka trabalhando como diretor, os 30 grupos de pesquisa da CiRA estão engajados com a ciência fundamental da reprogramação celular e o desenvolvimento humano, aplicações clínicas e bioéticas, juntamente com o objetivo geral de utilizar células iPS para a medicina regenerativa e a descoberta de medicamentos. Informações adicionais a respeito da CiRA estão disponíveis em sua página através do endereço www.cira.kyoto-u.ac.jp

Sobre a Takeda Pharmaceutical Company Limited
Localizada em Osaka, Japão, a Takeda (TOKYO:4502) é uma empresa global com base em pesquisas com seu foco principal nos produtos farmacêuticos. Por ser a maior empresa farmacêutica do Japão e uma das líderes globais do setor, a Takeda está empenhada em lutar por melhores condições de saúde para as pessoas em todo o mundo através da inovação em medicina. Informações adicionais sobre a Takeda estão disponíveis no website da empresa, www.takeda.com.

Materiais relacionados
Comunicado de imprensa: CiRA e Takeda participam de uma colaboração de 10 anos em pesquisa com células iPS
http://www.takeda.com/news/2015/20150417_6964.html
página T-CiRA
http://www.takeda.com/t-cira/

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Contatos com a mídia
Centro de pesquisa e aplicação de células iPS na Universidade de Kyoto (CiRA)
Akemi Nakamura e Hiroyuki Wadahama, +81 (0)75-366-7005
Escritório de relações públicas internacionais
media@cira.kyoto-u.ac.jp
ou
Takeda Pharmaceutical Company Ltd.
Mídia japonesa
Tsuyoshi Tada, +81 (0)3-3278-2417
tsuyoshi.tada@takeda.com
ou
Mídia fora do Japão
Jocelyn Gerst, +1 (224) 554-5542
jocelyn.gerst@takeda.com

Contacts

Contatos com a mídia
Centro de pesquisa e aplicação de células iPS na Universidade de Kyoto (CiRA)
Akemi Nakamura e Hiroyuki Wadahama, +81 (0)75-366-7005
Escritório de relações públicas internacionais
media@cira.kyoto-u.ac.jp
ou
Takeda Pharmaceutical Company Ltd.
Mídia japonesa
Tsuyoshi Tada, +81 (0)3-3278-2417
tsuyoshi.tada@takeda.com
ou
Mídia fora do Japão
Jocelyn Gerst, +1 (224) 554-5542
jocelyn.gerst@takeda.com