Schlumberger anuncia acordo para adquirir Cameron

• Novas oportunidades de crescimento com a criação dos primeiros sistemas completos de perfuração e produção do setor
  • Integra ofertas complementares de fundo do poço e superfície pela otimização e automação de software
  • O valor total da transação é de US$ 14,8 bilhões, segundo dados de 25 de agosto de 2015
  • Os acionistas da Cameron receberão 0,716 ação da Schlumberger e US$ 14,44 em dinheiro por cada ação da Cameron
  • Espera-se que a transação seja contabilizada nos ganhos por ação da Schlumberger no primeiro ano após a conclusão do negócio
  • Espera-se que a nova empresa obtenha US$ 300 milhões e US$ 600 milhões em sinergia, nos primeiro e segundo anos, respectivamente

HOUSTON--()--A Schlumberger Limited (NYSE: SLB) e a Cameron (NYSE: CAM) anunciaram conjuntamente hoje um acordo definitivo de fusão, pelo qual as empresas se fundirão através de uma transação em ações e dinheiro. O acordo foi aprovado por unanimidade pelas diretorias de ambas as empresas.

Sob os termos do acordo, os acionistas da Cameron receberão 0,716 das ações ordinárias da Schlumberger e um pagamento de dinheiro de US$ 14,44 por cada ação da Cameron.

Com base nos valores de fechamento das ações das duas empresas em 25 de agosto de 2015, o acordo estabelece um valor de US$ 66,36 por ação da Cameron, o que representa um prêmio de 37% sobre o valor médio ponderado de US$ 48,45 por ação da Cameron, no volume de transações dos últimos vinte dias das ações, e um prêmio de 56,3% sobre o valor mais recente de fechamento das ações da Cameron, que foi de US$ 42,47 por ação. Após a conclusão do negócio, os acionistas da Cameron possuirão aproximadamente 10% das ações ordinárias em negociação no mercado.

A Schlumberger espera realizar sinergias de aproximadamente US$ 300 milhões e US$ 600 milhões, antes de impostos, nos primeiro e segundo anos, respectivamente. Inicialmente, as sinergias se relacionarão principalmente com a redução dos custos operacionais, a integração das cadeias de suprimento e o aprimoramento dos processos de fabricação, com crescente participação das sinergias em receita no segundo ano e em anos posteriores. A Schlumberger também espera que a fusão eleve os ganhos por ação ao final do primeiro ano após a conclusão do negócio.

A transação combina dois portfólios complementares de tecnologia em uma oferta de produtos e serviços que vão desde o poço ao oleoduto para o setor global de petróleo e gás. Em uma base pro forma, as duas empresas juntas tiveram receitas de US$ 59 bilhões em 2014.

Paal Kibsgaard, presidente do conselho e diretor executivo da Schlumberger, observou que “este acordo com a Cameron abre novas e mais amplas oportunidades para a Schlumberger. Em nossa conferência com investidores, em junho de 2014, destacamos como o setor de E&P deve se transformar para melhorar seu desempenho, em uma época de preços limitados da commodity. Com os preços do petróleo em níveis baixos, as empresas de serviços em campos petrolíferos que oferecem tecnologia inovadora e maior integração, enquanto aumentam a eficiência, o que nossos clientes exigem cada vez mais, terão melhor desempenho que o mercado”.

“Acreditamos que a próxima inovação técnica do setor será alcançada pela integração das tecnologias de reservas e de poços da Schlumberger com a liderança da Cameron em tecnologias de superfície, perfuração, processamento e controle de fluxo. O conhecimento em reservas profundas, permitido pela instrumentação, software e automação, inaugurará uma nova era para o desempenho de sistemas completos de perfuração e produção.”

“Além disso, obteremos significativos ganhos de eficiência pela redução dos custos operacionais, integração das cadeias de suprimento e pelo aprimoramento dos processos de fabricação, ao mesmo tempo em que aproveitamos a plataforma de transformação da Schlumberger. Estamos ansiosos por recepcionar os talentosos funcionários da Cameron e temos o prazer de recebê-los na equipe da Schlumberger, como nosso quarto grupo de produtos.”

Jack Moore, presidente do conselho e diretor executivo da Cameron, acrescentou: “Esta promissora transação desenvolve nossa parceria de sucesso com a Schlumberger na OneSubsea, e posicionará a Cameron para a sua próxima fase de crescimento. Para nossos acionistas, esta fusão oferece um valor significativo, ao mesmo tempo em que os permite possuir uma parte considerável da Schlumberger. Juntos, criaremos uma empresa de equipamentos e serviços em campos petrolíferos de primeiro nível, com uma plataforma integrada e expandida para impulsionar o crescimento acelerado."

“Ao reunirmos a Cameron com a Schlumberger, estaremos unindo duas grandes empresas com histórico e desempenho de sucesso, além da criação de valor. Estamos ansiosos para trabalhar com a Schlumberger e alcançar uma integração sem atritos após a conclusão do negócio, além de valor de longo prazo, para todas as nossas partes interessadas.”

A transação está sujeita a aprovações regulatórias, à aprovação pelos acionistas da Cameron e às condições habituais de fechamento. Espera-se que a conclusão da transação ocorra no primeiro trimestre de 2016.

A Goldman, Sachs & Co. é a consultora financeira, e a Baker Botts LLP e a Gibson Dunn & Crutcher LLP são as consultoras jurídicas para a Schlumberger. O Credit Suisse é a consultora financeira e a Cravath, Swaine & Moore LLP é a consultora jurídica para a Cameron.

Teleconferência

Uma teleconferência para discutir o anúncio mencionado será realizada em 26 de agosto de 2015, às 8h30 (horário da costa leste dos EUA), 7h30 (horário central dos EUA), 13h30 (hora de Londres) e 14h30 (hora de Paris). Para acessar a teleconferência, que é aberta ao público, entre em contato com o operador de chamada da conferência em +1-800-398-9386 na América do Norte, ou +1-612-234-9960 fora da América do Norte, cerca de dez minutos antes do horário de início agendado da conferência. Pergunte pela “Schlumberger Conference Call”. Na conclusão da teleconferência, uma reprodução do áudio estará disponível até 25 de setembro de 2015, ligando para +1-800-475-6701 na América do Norte, ou +1-320-365-3844 fora da América do Norte, e informando o código de acesso 367663.

Após a teleconferência, uma apresentação em PowerPoint da transação será publicada nos websites da Schlumberger e da Cameron, em www.slb.com e www.c-a-m.com.

A teleconferência será transmitida pela internet simultaneamente em www.slb.com/irwebcast apenas com áudio. Faça login 15 minutos antes do tempo para testar o seu navegador e registrar-se para a teleconferência. A reprodução pela internet também estará disponível no mesmo site.

Sobre a Schlumberger

A Schlumberger é líder mundial no fornecimento de tecnologia, soluções integradas de gestão e informação de projetos para clientes do setor de gás e petróleo em todo o mundo. Empregando aproximadamente 108 mil pessoas que representam mais de 140 nacionalidades e operam em cerca de 85 países, a Schlumberger fornece a mais ampla variedade de produtos e serviços, desde a exploração até a produção.

A Schlumberger Limited tem escritórios em Paris, Houston, Londres e Haia, e informou receitas de US$ 48,58 bilhões em 2014. Para mais informações, acesse www.slb.com.

Sobre a Cameron

A Cameron é uma fornecedora líder de produtos, sistemas e serviços de equipamento de fluxo para os setores globais de petróleo e gás. A empresa possui mais de 24 mil empregados em tempo integral e opera em mais de trezentas unidades pelo mundo.

Declarações prospectivas

Esta apresentação inclui “declarações prospectivas” segundo definição do termo estabelecida na Seção 27A da Lei de valores mobiliários (Securities Act) de 1933 e suas alterações, e na Seção 21E da Lei de Mercados Mobiliários (Securities Exchange Act) de 1934 e suas alterações. As opiniões, previsões, projeções, o cronograma esperado para a conclusão da transação proposta, os benefícios e sinergias da transação proposta, futuras oportunidades para a empresa combinada e seus produtos, o futuro desempenho financeiro e todas as demais declarações da Schlumberger e da Cameron sobre as futuras expectativas, crenças, planos, objetivos, condições financeiras, hipóteses ou eventos ou desempenho futuros que não sejam declarações de fatos comprovados representam declarações sobre o futuro, no contexto das leis federais de títulos financeiros. A Schlumberger não pode garantir que tais expectativas se comprovarão corretas. Estas declarações estão sujeitas, dentre outras coisas, à satisfação das condições de fechamento da fusão, ao risco de que a fusão contemplada não ocorra, aos efeitos negativos surgidos com a pendência da fusão, a capacidade de integrar as empresas combinadas com sucesso e de realizar as sinergias esperadas, a impossibilidade de obter os votos necessários dos acionistas da Cameron, o prazo para cumprir a transação proposta, a capacidade de integrar as empresas combinadas com sucesso e outros fatores de risco que são discutidos nos mais recentes formulários 10-K da Schlumberger e da Cameron, assim como em outros documentos enviados à SEC pelas duas empresas, disponíveis no site da Internet da SEC (http://www.sec.gov). Os resultados reais podem diferir significativamente daqueles esperados, estimados ou projetados. As declarações sobre o futuro apenas são válidas para a data em que foram feitas, e não assumimos nenhuma obrigação de atualizar ou revisar publicamente quaisquer delas à luz de novas informações, eventos futuros ou qualquer outra circunstância.

Informações adicionais

Esta apresentação não constitui uma oferta de compra ou venda, tampouco solicitação de uma oferta de compra ou venda de quaisquer títulos, nem a solicitação de qualquer voto ou aprovação. OS ACIONISTAS DEVEM LER ATENTA E INTEGRALMENTE O MANUAL PARA PARTICIPAÇÃO NA ASSEMBLEIA DE ACIONISTAS/PROSPECTO, A DECLARAÇÃO DE REGISTRO E OUTROS DOCUMENTOS QUE PODEM SER ENVIADOS À SEC SOBRE A TRANSAÇÃO, SE E QUANDO ESTIVEREM DISPONÍVEIS, UMA VEZ QUE CONTERÃO INFORMAÇÕES IMPORTANTES. Tais documentos (quando se tornarem disponíveis) conterão informações importantes sobre a transação proposta, que deverão ser lidas atentamente antes da tomada de qualquer decisão com relação à transação proposta. Esses materiais estarão disponíveis aos acionistas da Cameron sem custo algum. Os investidores poderão obter cópias gratuitas desses documentos (se e quando disponíveis) e de outros documentos enviados à SEC pela Schlumberger e/ou pela Cameron, pelo site mantido pela SEC em http://www.sec.gov. Cópias dos documentos enviados à SEC pela Schlumberger estarão disponíveis sem custo no site da Schlumberger na internet, em http://www.slb.com. Cópias dos documentos enviados à SEC pela Cameron estarão disponíveis sem custo no site da Cameron na internet, em http://www.c-a-m.com. Você também pode ler e copiar todos os relatórios, declarações e outras informações enviadas pela Cameron ou pela Schlumberger à SEC na sala de consulta pública da SEC, no endereço 100 F Street N.E, Room 1580, Washington, D.C. 20549, EUA. Ligue para a SEC no telefone (800) 732-0330 ou visite o site da SEC para obter mais informações sobre sua sala de consulta pública.

Participantes na solicitação

A Cameron, a Schlumberger, seus respectivos diretores e certos executivos de ambas as empresas podem ser considerados, sob as regras da SEC, participantes na solicitação de procuradores, em relação com a transação proposta. Informações sobre os diretores e executivos da Schlumberger estão disponíveis em seu Relatório Anual no Formulário 10-K para o ano encerrado em 31 de dezembro de 2014, o qual foi enviado à SEC em 29 de janeiro de 2015, e seu manual para participação na sua assembleia de acionistas de 2015, enviado à SEC em 19 de fevereiro de 2015. Informações sobre os diretores e executivos da Cameron estão disponíveis em seu Relatório Anual no Formulário 10-K para o ano encerrado em 31 de dezembro de 2014, o qual foi enviado à SEC em 20 de fevereiro de 2015, e seu manual para participação em sua assembleia de acionistas de 2015, que foi enviado à SEC em 27 de março de 2015. Esses documentos podem ser obtidos sem custo, pelas fontes indicadas acima. Informações adicionais sobre a solicitação de procuradores e uma descrição de seus interesses diretos e indiretos na transação, por posse de títulos ou outra forma, estarão disponíveis no manual de participação na assembleia de acionistas/prospecto e em outros materiais relevantes a serem enviados à SEC, quando se tornarem disponíveis.

Schlumberger Limited
Investidores
Simon Farrant – Schlumberger Limited, Vice-presidente de Relações com Investidores
Joy V. Domingo – Schlumberger Limited, Gerente de Relações com Investidores