General Cable divulga resultados do segundo trimestre de 2015

HIGHLAND HEIGHTS, Kentucky--()--General Cable Corporation (NYSE: BGC) divulgou hoje os resultados do segundo trimestre finalizado em 3 de julho de 2015. Para o trimestre, a empresa registrou ganhos ajustados por ação de operações continuadas da empresa de US$ 0,36 e lucro operacional ajustado de operações continuadas de US$ 55 milhões. Os ganhos anunciados por ação de operações continuadas no trimestre foram de (US$ 0,03) e o lucro operacional divulgado de operações continuadas foi de US$ 24 milhões. Consulte a página 4 deste comunicado de imprensa para saber mais sobre a reconciliação dos resultados anunciados a ajustados e divulgações relacionadas.

Destaques

• Michael T. McDonnell ocupa o cargo de presidente e diretor executivo desde 1o de julho
  • O lucro operacional ajustado do segundo trimestre de operações continuadas de US$ 55 milhões e o EPS ajustado de operações continuadas de US$ 0,36 foram impulsionados pelo desempenho do negócio de projetos submarinos em regime turnkey na Europa e concessionárias de energia elétrica e empresas de comunicação na América do Norte, bem como de poupanças de reestruturação no valor de US$ 8 milhões no trimestre
  • O lucro operacional ajustado de operações continuadas para o primeiro semestre de 2015 foi de US$ 103 milhões, um aumento anual de cerca de 50% em relação ao ano anterior e 20% sequencialmente
  • Caixa gerado de US$ 75 milhões durante o primeiro semestre de 2015 através da forte gestão continuada do capital de giro na América do Norte, América Latina e Europa
  • Anunciado um acordo definitivo para a venda das operações da Ásia-Pacífico, que consiste de empresas na Tailândia, China, Nova Zelândia e Austrália para pagamento em dinheiro no valor de aproximadamente US$ 205 milhões
    • Após conclusão da venda no terceiro trimestre, a empresa terá gerado recursos de caixa de cerca de US$ 293 milhões de seu programa de venda de subsidiárias, que está no segmento superior da faixa de orientação de gestão, mesmo antes da venda da subsidiária da África

Michael T. McDonnell, presidente e diretor executivo, disse: “Nosso foco está na execução operacional, apesar do ambiente desigual de demanda do mercado final. Estamos fazendo progressos significativos na otimização de nossos ativos e custos de base, promovendo a melhoria do desempenho nos principais mercados finais e na geração de caixa. Consequentemente, nossos fortes resultados do segundo trimestre foram impulsionados pela reestruturação da poupança e execução continuada de nosso negócio de projetos turnkey submarinos, assim como pela melhoria de desempenho de nossos negócios de infraestrutura de energia e comunicações da América do Norte”.

Demanda do segmento

América do Norte – volume unitário foi até 3% em relação ao ano anterior, impulsionado principalmente por produtos de infraestrutura de energia, especificamente cabos de transmissão. Sequencialmente, o volume unitário diminuiu 5%, enquanto a demanda foi moderada na maioria das empresas durante o segundo trimestre, após o forte início de ano, particularmente para produtos de infraestrutura elétrica, incluindo produtos industriais relacionados. No geral, o volume unitário ao longo do primeiro semestre de 2015 foi de 6% em relação ao ano anterior, principalmente devido à demanda por concessionárias de energia elétrica, produtos de comunicações e haste e laminados.

Europa – volume unitário caiu 23% em relação ao ano anterior, principalmente devido ao impacto da atividade de reestruturação, já que a empresa saiu de certos mercados finais de baixo valor agregado. Sequencialmente, o volume unitário foi fixo no segundo trimestre quando comparado ao primeiro trimestre. A empresa continua a ter um desempenho consistente em sua provisão de projetos turnkey terrestres e submarinos, que estava em US$ 225 milhões a partir do final do segundo trimestre. No geral, a atividade de licitação para projetos turnkey terrestres e submarinos foi encorajadora, apesar do ambiente operacional desafiador por toda a Europa.

América Latina (com exclusão da Venezuela) - excluindo-se os produtos intensivos de metal de haste de cobre no Chile e cabos de transmissão aérea no Brasil, o volume unitário no primeiro semestre de 2015 ficou abaixo de 5% em relação ao ano anterior.

Outras despesas

Outras despesas no valor de US$ 6 milhões para o segundo trimestre consistiram de perdas ao preço de mercado de US$ 4 milhões sobre instrumentos derivativos contabilizados como hedges econômicos e perdas nas operações em moeda estrangeira de US$ 2 milhões.

Dívida líquida - Excluindo-se a Venezuela

O endividamento líquido foi de US$ 1.093 milhões no final do segundo trimestre de 2015, uma redução de US$ 126 milhões do final de 2014. A redução da dívida líquida é principalmente devida a uma gestão eficiente do capital de giro ao longo do primeiro semestre do ano, particularmente recursos de estoque e caixa gerados a partir da venda dos interesses da empresa em empreendimentos conjuntos em Fiji e na China.

Operações descontinuadas

A venda dos interesses da empresa na Phelps Dodge International Philippines, Inc., Dominion Wire and Cables (Fiji) e Keystone Electric Wire and Cable (China) combinada com os negócios classificados como retidos para venda, incluindo Tailândia, China, Nova Zelândia, Austrália e Índia (juntamente com as "Operações descontinuadas da Ásia-Pacífico") resultarão na eliminação de uma grande área geográfica da empresa, o que exige divulgação separada nas demonstrações financeiras da empresa. Assim, a partir do segundo trimestre de 2015, a empresa reclassificou os resultados do período atual e anterior das Operações descontinuadas da Ásia-Pacífico como operações descontinuadas. Como resultado dessa mudança, o segmento Ásia-Pacífico e África consiste agora, principalmente, de empresas localizadas na África. Os resultados financeiros dos negócios da África da empresa são apresentados como operações continuadas em suas demonstrações financeiras, mas foram excluídos do debate de operações da gestão, o que inclui a América do Norte, América Latina e Europa.

Perspectivas do terceiro trimestre de 2015 para as operações continuadas, incluindo a América do Norte, América Latina e Europa (excluindo-se a Venezuela e as operações continuadas da Ásia-Pacífico e África)

As receitas do terceiro trimestre deverão ficar na faixa de US$ 0,975 a US$ 1,025 bilhões. Estima-se que o volume unitário seja sequencialmente fixo. A receita operacional ajustada deve ficar na faixa de US$ 25 a US$ 40 milhões para o terceiro trimestre, o que pressupõe um impacto nos custos de metal de US$ 15 a US$ 20 milhões, bem como o impacto de menor atividade no negócio de projetos turnkey submarinos da empresa na Europa. Compensando parcialmente estes impactos, existem as economias antecipadas de ações de reestruturação, que estão no caminho certo com o objetivo de poupança anual da empresa de US$ 30 a US$ 40 milhões para 2015. O lucro ajustado por ação deverá ficar na faixa de US$ 0,02 a US$ 0,22 por ação para o terceiro trimestre. A perspectiva para o terceiro trimestre da empresa pressupõe preços do cobre (COMEX) e do alumínio (LME) de US$ 2,36 e US$ 0,72, respectivamente, e taxas de câmbio constantes em moeda estrangeira. As perspectivas do terceiro trimestre não incluem os resultados operacionais da Venezuela, Ásia-Pacífico e África.

“Vamos continuar nosso foco intenso na execução operacional. Ao mesmo tempo, vamos desenvolver um novo plano estratégico que irá promover a capitalização substancial e sustentável do valor para o acionista sobre nossas posições de liderança do mercado, onde temos vantagem e escala competitiva”, concluiu McDonnell.

Medidas financeiras não-GAAP

A receita operacional ajustada de operações continuadas (definida como lucro operacional de operações continuadas antes de encargos extraordinários, não recorrentes ou não usuais e outros itens determinados), os lucros ajustados por ação de operações continuadas (definido como o lucro diluído por ação de operações continuadas antes de encargos extraordinários, não recorrentes ou não usuais e outros itens determinados) e a dívida líquida (definida como a dívida de longo prazo, mais a parcela atual da dívida de longo prazo menos o caixa e equivalentes do caixa) são “medidas financeiras não-GAAP”, como definido sob as regras da Securities and Exchange Commission (Comissão de Valores Mobiliários). As receitas ajustadas decorrentes dos metais, o lucro operacional ajustado e o retorno sobre as vendas ajustadas dos metais com base no segmento, além das medidas financeiras não-GAAP, também são aqui fornecidos. Consulte “Informações dos segmentos”.

Estas medidas financeiras não-GAAP definidas pela empresa estão sendo fornecidas porque a administração acredita que são úteis na análise do desempenho operacional do negócio e compatíveis com a forma como a administração analisa as tendências de negócio implícitas. O uso dessas medidas não-GAAP pode ser incompatível com medidas similares apresentadas por outras empresas e somente devem ser usadas em conjunto com os nossos resultados divulgados da empresa, de acordo com os princípios contábeis geralmente aceitos - GAAP. Os resultados ajustados e a orientação do terceiro trimestre de 2015 refletem a eliminação do impacto de nossas operações na Venezuela de forma independente, devido à incerteza política e econômica em curso naquele país, principalmente motivada pelos sistemas de câmbio de moeda estrangeira, regulamentações impostas pelo governo, controle de preços e acesso limitado aos dólares norte-americanos para a importação de matérias-primas. No entanto, esperamos que as operações em curso na Venezuela continuem de forma limitada e não podemos prever os montantes de qualquer receita ou despesa futura que possam incorrer em relação às nossas operações na Venezuela. A dívida líquida e alguns resultados anteriores da Venezuela foram divulgados Apresentação para Investidores do Segundo Trimestre de 2015, disponível no site da empresa. Os resultados ajustados e a orientação do terceiro trimestre de 2015 refletem a eliminação dos resultados operacionais de operações continuadas na Ásia-Pacífico e África, já que estamos no processo de desinvestimento destas operações e, portanto, não é possível prever os montantes de qualquer receita ou despesas operacionais que podemos incorrer. Para efeitos de contabilidade, as operações continuadas na Ásia-Pacífico e África (que consistem principalmente em empresas localizadas na África) não atendem aos requisitos que devem ser apresentados como operações descontinuadas.

Com relação às receitas esperadas do terceiro trimestre de 2015 da empresa em suas operações essenciais, lucro operacional ajustado e lucro ajustado por ação, a empresa não é capaz de fornecer uma reconciliação destas medidas financeiras não-GAAP para GAAP, porque não fornece orientação específica para os vários encargos extraordinários, não recorrentes ou não usuais e outros itens determinados. Estes itens ainda não ocorreram, estão fora do controle da empresa e/ou não podem ser previstos razoavelmente. Consequentemente, a reconciliação das medidas de orientação não-GAAP para GAAP não está disponível sem esforço razoável e a empresa é incapaz de abordar a importância provável das informações indisponíveis.

Uma reconciliação do lucro operacional GAAP de operações continuadas e o lucro por ação de operações continuadas para o lucro operacional ajustado de operações continuadas, além do lucro por ação de operações continuadas são apresentados a seguir:

2º Trimestre   1º Trimestre

2014(1)

2015(1)

Em milhões, exceto valores por ação Lucro

Lucro

Lucro

EPS
De operações continuadas US$ 23,7   US$ (0,03 ) US$ 22,8   US$ (0,28 ) US$ 16,2   US$ (0,69 )
Ajustes para a reconciliação do lucro operacional/EPS
Despesa de juros de dívida conversível não monetária - 0,01 - 0,01 - 0,01
Prejuízo (ganho) de mercado sobre instrumentos derivativos - 0,04 - (0,05 ) - 0,01
Encargos com reestruturação e indenizações 9,3 0,10 22,8 0,39 17,2 0,23
Custos de atualização e forenses 2,9 0,02 3,7 0,05 7,4 0,10
Incentivos para novos clientes 4,6 0,06 - - - -
Ágio e ativos intangíveis - - 2,1 0,03 - -
(Lucro) perda sobre venda de ativos 11,6 0,13 - - (0,9 ) (0,01 )
Venezuela (lucro) / perda(2) (0,6 ) (0,01 ) 1,1 (0,02 ) 5,1 0,59

(Lucro)/perda de ações continuadas - Ásia-Pacific e África

3,5 0,04 (4,1 ) (0.02 ) 3,4 0,11
Ajuste efetivo da alíquota fiscal   -       -     -       0,15     -       -
Total de ajustes   31,3       0,39     25,6       0,54     32,2       1,04
Ajustado US$ 55,0     US$ 0,36   US$ 48,4     US$ 0,26   US$ 48,4     US$ 0,35

NOTA:   a tabela acima reflete uma alíquota fiscal ajustada efetiva de 40% para todos os períodos apresentados
(1) Reavaliado para refletir a apresentação de operações descontinuadas

Teleconferência e Apresentação para investidores

A General Cable vai analisar os resultados do segundo trimestre em uma teleconferência, que será transmitida ao vivo às 8h30min, ET, em 6 de agosto de 2015. A transmissão ao vivo da teleconferência estará disponível somente no modo áudio e pode ser acessada através da página Investor Relations (Relações com Investidores) em nosso site em: www.generalcable.com. Uma cópia de uma Apresentação para Investidores, que será mencionada por toda a teleconferência, também estará disponível em nosso site.

General Cable Corporation (NYSE:BGC), uma empresa Fortune 500, é uma líder global no desenvolvimento, projeto, fabricação, comercialização e distribuição de cobre, alumínio e sistemas e produtos de cabos e fios de fibra ótica para os mercados de energia, industrial, especializado, construção e comunicações. Acesse nosso site em: www.generalcable.com.

Declaração de advertência com relação às Declarações Prospectivas

Certas declarações neste comunicado de imprensa são declarações prospectivas que envolvem riscos e incertezas, prever ou descrever eventos ou tendências futuras e que não dizem respeito unicamente às questões históricas. Declarações prospectivas incluem, entre outros, expectativas expressas quanto ao seguinte: “acreditar”, “esperar”, “poder”, “irá”, “prever”, “pretender”, “estimar”, “projetar”, “planejar, “presumir”, “buscar” ou outras expressões semelhantes, embora nem todas as declarações prospectivas contenham estas palavras identificadoras. Os resultados reais podem diferir materialmente daqueles discutidos nas declarações prospectivas, como resultado de fatores, riscos e incertezas sobre muitas das quais não temos controle. Estes fatores incluem, mas não estão limitados a: a força econômica e natureza competitiva dos mercados geográficos que a empresa atende, a nossa capacidade para aumentar a capacidade de fabricação e produtividade, a nossa capacidade para aumentar os preços de venda durante os períodos de aumento dos custos das matérias-primas, a nossa capacidade para atender e cumprir todos os requisitos abaixo, nossa dívida, e manter linhas de crédito nacionais e internacionais adequadas, o impacto de sentenças futuras inesperadas ou liquidações de reclamações e litígios, o impacto das flutuações nas taxas de câmbio de moeda estrangeira, impacto de imparidades futuras, cumprimento com as leis estrangeiras e com as leis americanas, incluindo a Lei Contra Práticas de Corrupção no Exterior (Foreign Corrupt Practices Act), a nossa capacidade de conseguir as economias previstas de custos, eficiência e outros benefícios relacionados ao nosso programa de reestruturação e outras iniciativas estratégicas, incluindo o nosso plano para sair de todas as nossas operações na Ásia-Pacífico e África, além de outros riscos detalhados de tempos em tempos nos registros da empresa junto à Comissão de Valores Mobiliários (“SEC” - Securities and Exchange Commission), incluindo, mas não limitado ao seu relatório anual no Formulário 10-K protocolado junto à SEC em 2 de março de 2015, e registros posteriores junto à SEC. Advertimos a não depositar confiança indevida nessas declarações prospectivas. A General Cable não assume e renuncia a qualquer obrigação, a menos que obrigada a fazê-lo pelas leis de valores mobiliários aplicáveis, de atualizar quaisquer declarações prospectivas, como resultado de novas informações, eventos futuros ou outros fatores.

TABELAS A SEGUIR

General Cable Corporation e Subsidiárias
Demonstrações Consolidadas de Operações
(em milhões, exceto dados por ações)
(não auditado)

Trimestre fiscal findo em Semestre fiscal findo em
3 de julho 27 de junho 3 de julho de 27 de junho
de 2015 de 2014 2015 de 2014
Vendas líquidas US$ 1.113,4 US$ 1.387,3 US$ 2.284,5 US$ 2.688,8
Custo de vendas   990,2     1.261,1     2.047,6     2.444,8
Lucro bruto 123,2 126,2 236,9 244,0

Despesas de venda, gerais e administrativas

97,8 101,3 195,3 209,3
Taxa de deterioração do ágio - - - 93,5
Imparidades de ativos intangíveis   1,7     2,1     1,7     75,0
Lucro operacional (prejuízo) 23,7 22,8 39,9 (133,8 )
Outras receitas (despesas) (6,0 ) 3,4 (31,8 ) (92,8 )
Receita (despesa) de juros:
Despesa de juros (25,3 ) (29,1 ) (49,7 ) (55,9 )
Receita de juros   0,5     0,6     1,0     1,5
  (24,8 )   (28,5 )   (48,7 )   (54,4 )

Lucro (prejuízo) antes dos impostos dos rendimentos (7,1 ) (2,3 ) (40,6 ) (281,0 )
Benefício do imposto dos rendimentos (provisão) 5,5 (11,8 ) 4,1 4,3
Equivalência nos ganhos líquidos (prejuízos) de empresas afiliadas   -     0,4     0,2     0,6
Lucro líquido (prejuízo) de operações continuadas (1,6 ) (13,7 ) (36,3 ) (276,1 )
Lucro líquido (prejuízo) de operações descontinuadas, líquido de impostos   (6,8 )   (9,0 )   (13,0 )   (86,0 )

Lucro líquido (prejuízo), incluindo participação não controlada

(8,4 ) (22,7 ) (49,3 ) (362,1 )
Menos: lucro líquido (prejuízo) atribuível aos acionistas não controladores   (1,5 )   2,1     (4,3 )   (21,9 )
Lucro líquido (prejuízo) atribuível aos acionistas ordinários da empresa US$ (6,9 ) US$ (24,8 ) US$ (45,0 ) US$ (340,2 )

Ganhos (prejuízo) por ação de operações continuadas
Ganhos (prejuízo) por ação ordinária - básico US$ (0,03 ) US$ (0,28 ) US$ (0,72 ) US$ (5,56 )
Média ponderada das ações ordinárias - básico   48,9     48,7     48,8     48,9

Ganhos (prejuízo) por ação ordinária - presumindo diluição

US$ (0,03 ) US$ (0,28 ) US$ (0,72 ) US$ (5,56 )

Média ponderada das ações ordinárias - presumindo diluição

48,9     48,7     48,8     48,9

Ganhos (prejuízo) por ação - Lucro líquido (prejuízo)
Ganhos (prejuízo) por ação ordinária - básico US$ (0,14 ) US$ (0,51 ) US$ (0,92 ) US$ (6,96 )
Média ponderada das ações ordinárias - básico   48,9     48,7     48,8     48,9

Ganhos (prejuízo) por ação ordinária - presumindo diluição

US$ (0,14 ) US$ (0,51 ) US$ (0,92 ) US$ (6,96 )

Média ponderada das ações ordinárias - presumindo diluição

48,9     48,7     48,8     48,9

General Cable Corporation e Subsidiárias
Demonstrações Consolidadas de Operações
Informações do Segmento
(em milhões)
(não auditadas)

Trimestre fiscal findo em Semestre fiscal findo em
3 de julho   27 de junho 3 de julho   27 de junho
de 2015 de 2014 de 2015 de 2014
Receitas (conforme informado)
América do Norte US$ 609,4 US$ 645,3 US$ 1.247,6 US$ 1.240,0
Europa 250,9 349,7 512,7 672,8
América Latina 188,8 302,3 394,1 591,0
Ásia-Pacífico e África   64,3     90,0     130,1     185,0
Total US$ 1.113,4   US$ 1.387,3   US$ 2.284,5   US$ 2.688,8

Receitas (metal ajustado) (1)
América do Norte US$ 609,4 US$ 616,4 US$ 1.247,6 US$ 1.184,8
Europa 250,9 337,3 512,7 644,1
América Latina 188,8 281,8 394,1 546,8
Ásia-Pacífico e África   64,3     84,7     130,1     171,6
Total US$ 1.113,4   US$ 1.320,2   US$ 2.284,5   US$ 2.547,3

Libras de metal vendidas
América do Norte 138,7 134,3 284,8 269,0
Europa 41,4 53,8 83,1 105,2
América Latina 56,7 84,5 125,1 160,5
Ásia-Pacífico e África   16,4     19,4     33,8     39,1
Total   253,2     292,0     526,8     573,8

Lucro (prejuízo) operacional
América do Norte US$ 30,9 US$ 18,9 US$ 60,5 US$ 51,6
Europa (1,2 ) 14,9 4,7 4,6
América Latina (2,5 ) (15,2 ) (18,4 ) (180,2 )
Ásia-Pacífico e África   (3,5 )   4,2     (6,9 )   (9,8 )
Total US$ 23,7   US$ 22,8   US$ 39,9   US$ (133,8 )

Lucro (prejuízo) operacional ajustado (2)
América do Norte US$ 43,8 US$ 37,4 US$ 82,7 US$ 74,0
Europa 11,2 14,9 26,2 8,2
América Latina   -     (3,9 )   (5,5 )   (12,7 )
Total US$ 55,0   US$ 48,4   US$ 103,4   US$ 69,5

Retorno sobre vendas de metal ajustado (3)
América do Norte 7,2 % 6,1 % 6,6 % 6,2 %
Europa 4,5 % 4,4 % 5,1 % 1,3 %
América Latina 0,0 % -1,4 % -1,4 % -2,3 %
Total 5,2 % 3,9 % 4,8 % 2,9 %

Despesas de capital
América do Norte US$ 5,0 US$ 6,6 US$ 11,6 US$ 15,9
Europa 5,5 2,5 8,5 5,4
América Latina 1,1 5,9 6,7 16,8
Ásia-Pacífico e África   0,5     1,3     3,5     3,8
Total US$ 12,1   US$ 16,3   US$ 30,3   US$ 41,9

Depreciação e amortização
América do Norte US$ 10,3 US$ 11,7 US$ 20,6 US$ 22,9
Europa 5,9 9,1 13,9 18,1
América Latina 4,9 7,3 10,1 14,4
Ásia-Pacífico e África   1,5     1,7     2,8     3,2
Total US$ 22,6   US$ 29,8   US$ 47,4   US$ 58,6

Receitas por principais linhas de produtos
Concessionária de energia elétrica US$ 373,3 US$ 442,6 US$ 763,6 US$ 834,6
Infraestrutura elétrica 318,7 391,2 662,2 785,1
Construção 221,0 304,0 439,3 605,1
Comunicações 142,3 149,2 280,3 269,8
Produtos de laminador de vergalhão   58,1     100,3       139,1     194,2
Total US$ 1.113,4   US$ 1.387,3     US$ 2.284,5   US$ 2.688,8

(1) Receita ajustada pelo metal, uma medida financeira não-GAAP, é fornecida a fim de eliminar uma estimativa da volatilidade dos preços do metal a partir da comparação da receita de um período para outro.

(2) Receita operacional ajustada é uma medida financeira não-GAAP. A empresa está fornecendo a receita operacional ajustada em base de segmento, porque a administração acredita que é útil na análise do desempenho operacional do negócio e consistente com a forma como a administração revisa as tendências de negócio implícitas. Uma reconciliação do lucro operacional divulgado do segmento até o lucro operacional ajustado do segmento é fornecida no anexo da Apresentação para Investidores do segundo trimestre de 2015, localizada no site da empresa.

(3) Devolução sobre vendas baseadas em metal é calculada sobre a receita operacional ajustada

GENERAL CABLE CORPORATION E SUBSIDIÁRIAS
Balanço Patrimonial Consolidado
(em milhões, exceto dados por ação)