Grãos de soja tolerantes ao estresse serão melhorados através da nova colaboração entre Bioceres, Arcadia Biosciences e TMG

-- Variedades baseadas em novos traços buscam aumentar o rendimento e o valor do produtor --

DAVIS, Califórnia; ROSÁRIO, Argentina; e CAMBÉ, Brasil--()--Grãos de soja tolerantes ao estresse, que têm o potencial de gerar mais rendimento aos agricultores, serão melhorados ainda mais através de uma nova colaboração do setor agrícola anunciada hoje.

Bioceres S.A., Arcadia Biosciences, Inc. (NASDAQ:RKDA) e Tropical Melhoramento e Genética Ltda. (TMG) firmaram um acordo para o desenvolvimento de novas variedades de soja baseadas no traço HB4 de tolerância ao estresse. O traço HB4 – desenvolvido pela Verdeca LLC, um empreendimento conjunto de tecnologia aplicada a grãos de soja estabelecido entre a Bioceres e a Arcadia – permite que as plantas possam se adaptar a diversas condições de estresse ambiental e gerarem maior rendimento.

O traço HB4 de tolerância ao estresse da Verdeca foi aprovado em extensivos testes de campo aplicados a grãos de soja, incluindo seis temporadas de estudos de campo em diversos locais da Argentina e dos Estados Unidos e dois anos de estudos de campo regulatórios. Os resultados desses estudos demonstram que o traço HB4 proporciona um rendimento até 14% superior sob as diversas condições de estresse geralmente encontradas em áreas destinadas à produção de soja, incluindo aridez.

“Esse acordo de colaboração é um marco importante no caminho de garantir que produtores de soja, particularmente no Brasil, tenham acesso à plataforma HB4 de tolerância ao estresse e, ao mesmo tempo, continuem utilizando as extraordinárias variedades de soja da TMG em suas áreas de cultivo”, afirmou Federico Trucco, diretor executivo da Bioceres. “Com esse novo acordo, os programas de melhoramento que representam mais de 35% da preferência varietal na América Latina, iniciaram programas de melhoramento com HB4.”

“Essa colaboração aproveita a tecnologia de traço e a experiência regulatória da Verdeca ao uni-las com o germoplasma de soja de nível internacional e a capacidade de melhoramento da TMG, além de sua participação significativa no mercado de sementes de soja na América do Sul”, declarou Eric Rey, presidente e diretor executivo da Arcadia Biosciences. “Nossos esforços conjuntos buscam criar valor significativo para agricultores de soja e mercados finais ao aumentar a produtividade e a sustentabilidade dessa que é a mais importante cultura de proteína do mundo.”

Em abril deste ano, a Verdeca anunciou que as autoridades argentinas concederam aprovação regulatória para o traço HB4 de tolerância ao estresse em grãos de soja. Trata-se da primeira aprovação para o HB4 e a primeira aprovação regulatória do mundo para um traço abiótico de tolerância ao estresse em grãos de soja. Esses grãos de soja tolerantes a ambientes áridos estão em Fase 4 de desenvolvimento.

“Essa parceria é um passo muito importante, uma vez que a Verdeca é uma empresa inovadora e complementar à TMG”, disse Francisco Soares, diretor executivo da TMG. “Acreditamos que a união das duas empresas proporcionará resultados importantes para a agricultura. O gene HB4 promete trazer rendimentos mais estáveis a agricultores que atuam em áreas com problemas de estresse hídrico. Ele é uma alternativa que representa um avanço em relação às soluções oferecidas atualmente no mercado”, acrescenta.

A soja é a quarta maior cultura agrícola do mundo, cultivada em 110 milhões de hectares do planeta. Espera-se que a demanda global aumente ao longo da próxima década como consequência do crescimento populacional e da expansão da classe média em países densamente povoados como Índia e China. A América do Sul é a maior região exportadora de soja, com mercados estabelecidos tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento, e mais de 45% de todo o cultivo mundial do produto concentra-se na Argentina e no Brasil. Os grãos de soja HB4 da Verdeca oferecem aos agricultores uma nova alternativa para ajudar a aumentar a produtividade e suprir a demanda crescente por esse produto.

Sobre a TMG

A TMG (Tropical Melhoramento & Genética) é uma empresa brasileira de melhoramento de soja e algodão sediada na cidade de Cambé, Paraná. A TMG concentra-se no desenvolvimento de cultivares produtivas com tecnologias que melhoram a saúde e a rentabilidade das plantas para o agricultor. A TMG foi a primeira empresa a lançar cultivares com Inox Technology®, que incorpora resistência genética à doença da ferrugem asiática da soja, gerando mais benefícios no campo e ajudando a reduzir os custos de produção. A empresa é líder de mercado na região do cerrado brasileiro, com instalações com tecnologia de última geração no Brasil que permitem o rápido desenvolvimento de novas cultivares. Para obter mais informações sobre a TMG e suas cultivares, acesse tmg.agr.br.

Sobre a Bioceres

A Bioceres é uma empresa de biotecnologia agrícola completamente integrada que utiliza diversas plataformas de tecnologia para desenvolver e comercializar produtos que aumentam a produtividade de colheitas e expandem as aplicações de matérias-primas. Ela pertence a mais de 250 dos maiores produtores da América do Sul. A Bioceres é a maior acionista do INDEAR (Instituto de Biotecnologia Agrícola de Rosário) e da Bioceres Semillas. Para obter informações adicionais, visite www.bioceres.com.ar.

Sobre a Arcadia Biosciences

Sediada em Davis, Califórnia, com instalações adicionais em Seattle, Washington; e Phoenix, Arizona, a Arcadia Biosciences (NASDAQ: RKDA) desenvolve produtos agrícolas que criam valor agregado para os fazendeiros e, ao mesmo tempo, beneficiam o meio ambiente e melhoram a saúde humana. Os traços de desempenho agronômico da Arcadia, incluindo a Eficiência do uso de nitrogênio, Eficiência hídrica, Tolerância ao sal, Tolerância térmica e Tolerância a herbicidas, têm como foco tornar a produção agrícola mais eficiente economicamente e sólida em termos ambientais. Os traços e produtos de nutrição da Arcadia visam criar ingredientes mais saudáveis e alimentos de alto valor nutricional com um menor custo de produção. Para obter informações adicionais, acesse www.arcadiabio.com.

Sobre a Verdeca

A Verdeca, um empreendimento conjunto sediado nos EUA entre a Bioceres e a Arcadia Biosciences, desenvolve e desregulamenta variedades de soja com tecnologias agrícolas de última geração. Trabalhando em parceria com produtores da América do Sul, a Verdeca oferece tecnologias que ajudam a aumentar a produtividade da cultura, tornando o uso da terra e dos recursos hídricos mais eficiente e sustentável. Para obter informações adicionais, acesse www.verdeca.com.

Nota sobre as declarações prospectivas

Este comunicado de imprensa contém declarações prospectivas dentro do significado da Lei de Reforma de Litígios sobre Títulos Particulares (Private Securities Litigation Reform Act) de 1995, incluindo declarações relacionadas ao novo projeto de colaboração da empresa para grãos de soja. Declarações prospectivas estão sujeitas a riscos e incertezas que poderiam fazer com que os resultados reais difiram materialmente, e os resultados relatados não devem ser considerados como uma indicação de desempenho futuro. Esses riscos e incertezas incluem, sem limitação: nossa capacidade de identificar e isolar os traços de grãos de soja desejados; a capacidade da empresa e seus parceiros desenvolverem produtos comerciais que incorporem tais traços e concluírem o processo de avaliação regulatória para tais produtos; a conformidade da empresa com leis e regulamentos que afetem os negócios da empresa, assim como alterações em tais leis e regulamentos; as necessidades futuras de capital da empresa e a capacidade de satisfazer suas necessidades de capital; e outros riscos dispostos nos registros realizados periodicamente pela empresa junto à Securities and Exchange Commission, incluindo os riscos dispostos na Declaração de Registro da Arcadia no Formulário S-1 (incluindo o prospecto final de 14 de maio de 2015) e outros registros. Essas declarações prospectivas dizem respeito apenas a partir da data deste documento, e a Arcadia isenta-se de qualquer obrigação de atualizar essas declarações prospectivas, exceto conforme exigido por lei.

Arcadia Biosciences TMG
Jeff Bergau, +1-312-217-0419