Novo estudo da GSMA Intelligence monitora a evolução do cartão SIM

Estudo vê SIM embarcado e o provisionamento remoto influenciando o futuro do SIM

Mobile World Congress 2015
Mobile World Congress 2015:GSMA

BARCELONA, Espanha--()--Um novo relatório da GSMA Intelligence publicado hoje fornece uma visão geral dos recentes avanços no mercado dos cartões SIM (chip), sublinhando os esforços do setor para trabalhar no sentido de definir uma nova abordagem do SIM que atenderá tanto o mercado da tecnologia M2M quanto o mercado consumidor.

"O  SIM forneceu a  segurança e autenticação para acessar as redes móveis por quase um quarto de século e continuará a fazê-lo na medida em que o mercado evolui", disse Hyunmi Yang, Diretor de Estratégia da GSMA. "Até 2020 prevemos cerca de 1 bilhão de conexões M2M celulares e 9 bilhões de conexões de consumidor que exigirão cartões SIM. Portanto, é fundamental garantir a segurança e robustez na evolução do SIM."

O SIM precisará continuar a fornecer acesso seguro, identificável e autenticado às redes da operadora móvel – independentemente de como qualquer evolução ocorra. No entanto, as soluções SIM alternativas à abordagem tradicional de um único cartão SIM emitido por uma única operadora foram implantadas recentemente em alguns tablets e dispositivos M2M. As principais características destas novas soluções são:

• Soluções embarcadas – cartões SIM que são fixados no dispositivo e não podem ser removidos.
  • Provisionamento remoto – cartões SIM que podem ser atualizados pelo ar e armazenar um ou mais perfis de operador.

A Especificação Embedded SIM da GSMA foi desenvolvida para atender o mercado M2M e foi adotada por quase 30 operadoras e fornecedores até o momento. A iniciativa GSMA Consumer Remote SIM Provisioning (anunciada separadamente no Mobile World Congress esta semana) está criando uma especificação comum e global para provisionamento remoto para o mercado consumidor que será compatível com a solução M2M e interoperável entre os diferentes fornecedores.

"A GSMA está trabalhando juntamente com seus membros para garantir que os modelos de negócios da operadora móvel estão se adaptando às novas tecnologias SIM e atendendo exigências em constante mutação dos consumidores," acrescentou Yang. "As operadoras continuarão a desempenhar um papel chave na forma como o SIM evolui e no ritmo da evolução."

De acordo com o relatório, essas soluções alternativas SIM não afetarão todas as operadoras,  países e segmentos de consumo da mesma forma ou ao mesmo tempo e a ampla adoção de qualquer nova solução ainda demorará alguns anos. Como tal, as operadoras irão determinar quando e se irão adotar o SIM Embarcado e Provisionamento Remoto com base nos critérios e exigências específicas do mercado.

O relatório também observa que tanto o SIM Embarcado quanto o Provisionamento Remoto não podem ser considerados um "Soft SIM". Em ambos os casos, o elemento de hardware físico está sempre presente e agrega uma camada indispensável de segurança.

O novo relatório "Understanding SIM Evolution" ("Compreendendo a Evolução do SIM") pode ser baixado através do seguinte link:

Sobre a GSMA

A GSMA representa os interesses das operadoras de telefonia móvel no mundo todo, unindo cerca de 800 operadoras com mais de 250 empresas no ecossistema móvel mais amplo, incluindo fabricantes de aparelhos e dispositivos, empresas de software, fornecedores de equipamentos e empresas de Internet, bem como organizações em setores adjacentes da indústria. A GSMA também produz eventos importantes no setor, tais como o Mobile World Congress, o Mobile World Congress Shanghai e as conferências Mobile 360 Series.

Para mais informações, acesse o site corporativo da GSMA em www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.

Mídia:
Para a GSMA