A NSK coloca a rotação inteligente em peças móveis pequenas e grandes em 2014

Fabricante de rolamentos ajuda os clientes industriais com inovação personalizada

TÓQUIO--()--A menos que você seja um engenheiro mecânico, provavelmente não acorda de manhã pensando em rolamentos. Mais provavelmente, você nunca sequer nota que os rolamentos - que trabalham invisíveis - são os componentes fundamentais em tudo aquilo que é mecânico e que se move: desde aviões a jato até nanoferramentas, de liquidificadores de cozinha a betoneiras. Para atender ao grande alcance das necessidades de "Movimento e Controle", a NSK (TÓQUIO:6471) – o fabricante de rolamentos número 3 do mundo - deve oferecer mais de 200.000 rolamentos diferentes, de microscópicos a gigantescos. E a cada ano os clientes trazem novos desafios para os pesquisadores da NSK: necessidades de novos rolamentos para atender às restrições de desempenho específicos. Aqui estão alguns dos desafios que os pesquisadores NSK superaram com sucesso em 2014.

Turbinas de vento: rotação confiável sob as condições mais severas

Desde o alvorecer do novo milênio, a energia eólica tem crescido de vento em popa de uma fonte de energia marginal até a grade principal em países em todo o mundo. A NSK tem sido um protagonista na expansão da capacidade de geração instalada global de 17,4 gigawatts em 2000 para mais de 305 gigawatts até o final de 2014 - mas sua função pode não ser óbvia para o observador casual.

Qualquer pessoa vendo imagens de uma turbina eólica offshore gigante poderia naturalmente supor que as suas pás gigantes são a tecnologia fundamental envolvida. Mas a verdadeira razão para o sucesso dessas máquinas gigantescas está nos rolamentos, que devem funcionar de forma confiável durante anos em condições extremamente adversas: deslocamentos rápidos e maciços de cargas; flutuações da temperatura e maresia. A sua localização no topo de torres elevadas em mares de vento faz até mesmo da inspeção de uma turbina offshore uma tarefa árdua. Trocar componentes pesados é uma tarefa imensa. É por isso que a durabilidade e confiabilidade do rolamento são fatores essenciais para a viabilidade econômica da energia eólica.

Com a vantagem de duas décadas de experiência no desafio, os engenheiros da NSK conseguiram uma maior durabilidade e confiabilidade para a escamação da estrutura branca nos rolamentos de rolos utilizados nas caixas de engrenagens de grandes turbinas de vento, bem como em equipamentos gigantes de mineração, construção e fabricação de aço.

A solução da NSK foi um material combinado com um processo de tratamento térmico proprietário especialmente desenvolvido que aumenta substancialmente a vida útil dos rolamentos. Incluído em um novo rolamento de rolos de grande porte (AWS-TFTM) lançado em maio de 2014, a tecnologia inovadora oferece uma vida útil mais longa do que os produtos anteriores, por várias medidas essenciais:

• 7 vezes mais tempo sem "descamação da estrutura branca"
  • 3 vezes mais tempo sem "descamação originada na superfície"
  • O dobro do tempo sem "descamação originada na subsuperfície"
  • Duas vezes mais resistente à fratura
  • 1/50 da taxa de variação dimensional

Esse avanço deve contribuir de forma significativa para a viabilidade econômica a longo prazo das turbinas eólicas. A NSK espera que as vendas dos novos rolamentos cheguem a 1 bilhão de ienes (cerca de 8,5 milhões de dólares) em vendas globais anuais até 2017.

Para mais informações, visite: www.nsk.com/company/presslounge/news/2014/press0527a.html

Rotação para serviço pesado para mais roupa suja sem mais espaço

Apesar de as turbinas eólicas serem exponencialmente maiores e mais sofisticadas do que sua máquina de lavar doméstica, elas compartilham uma necessidade semelhante para um ciclo de rotação de confiança ao longo de muitos anos. Aqui, novamente, os rolamentos são o componente-chave.

Para fabricantes de eletrodomésticos da Europa, a especificação da lavanderia doméstica se tornou mais desafiadora nos últimos anos. Atualmente, os compradores de máquinas de lavar de carga frontal querem mais capacidade de lavagem, mas no mesmo espaço ocupado por suas máquinas anteriores. Esse é um desafio uma vez que os fabricantes normalmente fariam com um tambor de lavanderia maior e mais pesado seria simplesmente encaixar rolamentos maiores e mais pesados. Isso levou a um dilema: rolamentos maiores significariam menor eficiência energética, mas a montagem dos rolamentos anteriores sobre um tambor maior resultaria em menor vida útil do produto. Assim, o fabricante veio à NSK para obter ajuda.

Tal como acontece com turbinas eólicas gigantes, o obstáculo a superar é uma tendência da inclusão não-metálica nos rolamentos de lascar ou rachar depois de anos de vibração. Quanto maior for a carga, maior será a tendência. Além disso, havia um ambiente hostil a considerar: enfrentar calor, umidade, sabão, sujeira e mofo.

A solução da NSK, lançada em dezembro de 2014, é o rolamento de vida longa BNEQARTET™ para lavadoras de roupa de carga frontal. Mesmo sob cargas mais pesadas, atinge mais do que o dobro da vida útil do produto do rolamento padrão de carga frontal, mas não ocupa mais espaço.

A NSK alavancou uma de suas tecnologias de materiais de núcleo no desenvolvimento do material para este novo rolamento, através de uma combinação de otimização de componentes de liga e tecnologia proprietária de controle de limpeza para evitar a possibilidade de contaminação. O resultado:

• Duas vezes a vida de fadiga classificada
  • Supressão da descamação originada na superfície devido à concentração de tensões de dentes causada por contaminação
  • Supressão da "descamação da estrutura branca"
  • Supressão de descamação em ambientes de alta temperatura

A NSK tem como objetivo 1,5 bilhão de ienes (cerca de 12,5 milhões de dólares) em vendas globais anuais para este novo produto em 2018.

Para mais informação, visite: www.nsk.com/company/presslounge/news/2015/press0114b.html

Aqui está a "volta" final sobre essas duas histórias. Como resultado dos esforços da NSK, muitas máquinas de lavar roupa, em breve, usarão de forma mais eficiente a energia - produzida de forma sustentável pelo vento.

Sobre a NSK

Em 2016, NSK Ltd. (NSK; Sede: Tóquio, Japão; Presidente e CEO: Norio Otsuka) vai comemorar um século de inovação desde a sua fundação como primeiro fabricante de rolamentos do Japão. Com o tema "Movimento e Controle" no cerne de seus negócios, a NSK, hoje, é uma empresa global com 213 instalações em 31 países, que atendem a uma gama diversificada de clientes industriais com uma vasta gama de componentes de precisão, além de rolamentos. A empresa oferece aos clientes soluções completas através de suas capacidades de tecnologias líderes mundiais, força de vendas e atendimento ao cliente.

NSK
Makiko Urushino