Toshiba lança nova geração de unidades de disco híbridas em estado sólido

A nova série SSHD da Toshiba revela os recursos NAND, oferecendo capacidade e velocidade

Toshiba: Solid State Hybrid Drives (SSHD) (Photo: Business Wire)

TÓQUIO--()--A empresa de semicondutores e produtos de armazenamento da Toshiba Corporation (TOKYO: 6502) anunciou o lançamento de sua série de unidades de disco híbridas em estado sólido (solid state hybrid drive, SSHD), que é equipada com a memória flash NAND de 19 nm de segunda geração da empresa. O novo SSHD “MQ02ABD100H” oferece 1 TB[1] de capacidade com 9,5 mm de altura, enquanto o “MQ02ABF050H” oferece uma capacidade de 500 GB em um fator de forma de 7 mm de altura. O envio de amostras será iniciado em fevereiro.

Os SSHDs proporcionam melhor desempenho quando comparados com os discos rígidos (hard disk drives, HDD) tradicionais, uma vez que estão equipados com NAND, que é utilizado como memória cache secundária durante a operação. Isso significa que seus usuários percebem melhorias no desempenho da unidade em comparação com os HDDs tradicionais, ao mesmo tempo em que mantém uma capacidade equivalente.

“MQ02ABD100H” e “MQ02ABF050H” são adequados para computadores pessoais de alto desempenho, como os principais PCs e aqueles destinados a jogos. Já o “MQ02ABF050H”, com sua altura de 7 mm, é ideal para dispositivos de computação ultrafinos e ultraportáveis.

A nova geração de SSHDs da Toshiba une a função de controlador NAND ao chip controlador principal do HDD. Esse sistema em chip (system on chip, SoC) tudo-em-um para a série “MQ02ABD/ABF-H” permite um gerenciamento mais integrado das operações HDD e NAND em relação aos SSHDs anteriores da Toshiba (séries “MQ01ABD-H” e “MQ01ABF-H”), que possuíam chips controladores NAND e HDD separados. Com seu conhecimento e experiência em engenharia, a Toshiba combina suas tecnologias NAND, HDD e SSD para desenvolver e produzir SSHDs. A tecnologia de controladores NAND permite recursos NAND, como gerenciamento de blocos defeituosos, código de correção de erros (Error Correction Code, ECC), conversão de endereço de bloco lógico e nivelamento de desgaste.

Além disso, a nova geração de SSHDs oferece compatibilidade tanto de tamanho físico como de interface com os HDDs tradicionais de 2,5 polegadas. Em outras palavras, os SSHDs permitem melhor eficiência de espaço físico em um mesmo sistema se comparados com alternativas que utilizam um cache SSD à parte ao lado de um HDD. Ao utilizarem SSHDs, os sistemas podem acessar a unidade de disco através de uma única interface, sem a necessidade de um software controlador específico para o dispositivo. Graças à sua unidade integral, o SSHD torna-se uma alternativa mais econômica do que os SSDs, ainda que ofereçam um desempenho semelhante.

Notas:
[1] Definição da capacidade: Toshiba define um megabyte (MB) como 1.000.000 de bytes, um gigabyte (GB) como 1.000.000.000 de bytes e um terabyte (TB) como 1.000.000.000.000 de bytes. No entanto, um sistema operacional de computador refere-se à capacidade de armazenamento utilizando potências de 2 para a definição de 1 GB = 230 = 1.073.741.824 bytes e, portanto, exibe menor capacidade de armazenamento. A capacidade de armazenamento disponível (incluindo exemplos de vários arquivos de mídia) variará de acordo com o tamanho do arquivo, formatação, configurações, software e sistema operacional, tal como o Sistema Operacional Microsoft e/ou aplicativos de software pré-instalados, ou conteúdo de mídia. A capacidade formatada real pode variar.

Acesse este link para obter mais informações sobre as unidades SSHDs da Toshiba.

Consultas de clientes:
Divisão de Produtos de Armazenamento
Tel.: +81-3-3457-2445

As informações contidas neste documento, inclusive preços e especificações, conteúdo de serviços e informações de contato, foram atualizadas na data do anúncio, mas estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Sobre a Toshiba

A Toshiba Corporation, uma empresa Fortune Global 500, canaliza recursos de nível internacional em sistemas e produtos eletrônicos e elétricos avançados em cinco áreas comerciais estratégicas: Energia e Infraestrutura, Soluções Comunitárias, Sistemas e Serviços de Assistência Médica, Dispositivos e Componentes Eletrônicos e Produtos e Serviços de Estilo de Vida. Orientada pelos princípios do compromisso básico do Grupo Toshiba, “Comprometida com as pessoas, Comprometida com o futuro”, a Toshiba promove operações globais para garantir um “Crescimento através de criatividade e inovação” e está colaborando para alcançar um mundo em que as pessoas vivam em uma sociedade segura, protegida e confortável, em todos os lugares.

Fundada em Tóquio em 1875, a Toshiba de hoje está no centro de uma rede global de mais de 590 empresas consolidadas, com mais de 200 mil funcionários no mundo inteiro e vendas anuais que ultrapassam 6,5 trilhões de ienes (US$ 63 bilhões).
Para saber mais sobre a Toshiba, acesse o site www.toshiba.co.jp/index.htm

Contato com a mídia:
Toshiba Corporation