Governo da Indonésia, UNESCO e a Panasonic se unem para apoiar a conservação e a educação ambiental para a próxima geração

Prambanan Temple Compounds, the UNESCO world heritage site, lighting up by Panasonic's LED projector Platinum color (Photo: Business Wire)

JAKARTA, Indonesia--()--O Ministério de Cultura e Ensino Fundamental e Médio da República da Indonésia, PT. Taman Wisata Candi Borobudur, Prambanan e Ratu Boko (Persero)[*1], o escritório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em Jakarta e a Panasonic Corporation assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) de quatro vias no dia 9 de outubro para promoverem “a conservação e aumentarem a conscientização para a proteção de Patrimônios Mundiais da Humanidade da UNESCO” e “atividades educacionais e culturais voltadas ao desenvolvimento sustentável para jovens na vizinhança de Borobudur, Prambanan e Ratu Boko, Indonésia”. A assinatura do memorando marcou o lançamento dos seguintes projetos realizados em conjunto.

Doação de projetores de LED para iluminar o Patrimônio Mundial Conjunto de Templos de Prambanan

No total, 16 projetores de lâmpadas LED foram doados para o Conjunto de Templos de Prambanan, designado pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade em 1991. Antes, o complexo de Prambanan utilizava lâmpadas de halogêneo (HID, descarga de alta intensidade) para iluminar o conjunto de templos, mas a troca dessas lâmpadas por projetores de LED reduzirá o consumo de energia em aproximadamente 30%[*2]. Os projetores LED também são ligados de forma instantânea, e sua longa vida útil pode diminuir significantemente o custo de manutenção ao reduzir a necessidade de troca.

O Conjunto de Templos de Prambanan consiste de um grupo de templos hindus com torres pequenas e altas características, e é conhecido como um dos maiores complexos de templos de Java. Construído no século IX, durante o período hindu na Indonésia, ele foi projetado como três quadrados concêntricos. Com mais de 500 templos, o Conjunto de Templos de Prambanan representa não só um tesouro arquitetônico e cultural, mas também serve como evidência de uma relevante e pacífica comunhão religiosa. Prevê-se que as novas iluminações LED doadas pela Panasonic para iluminar os três templos principais do Conjunto contribuirão para a promoção desse Patrimônio Mundial da Humanidade e do ambiente a seu redor.

Atividades educacionais e culturais voltadas ao desenvolvimento sustentável para jovens da vizinhança dos complexos de Borobudur e Prambanan

Dois programas educacionais conjuntos para partes interessadas e comunidades, incluindo jovens e produtores do setor de criatividade que vivem no entorno das áreas de Borobudur e Prambanan, serão realizados ao longo de um ano em parceria com todos os interessados, entre eles governo local, escolas e rede de negócios relevante, para a promoção do setor de criatividade: “Fórum para jovens sobre proteção do Patrimônio Mundial com respeito ao desenvolvimento sustentável, tecnologias ecológicas, economias criativas e mitigação de desastres naturais” e “Treinamento para aquisição de capacidades para jovens visando ao desenvolvimento dos setores de criatividade e turismo sustentável”.

Os programas têm o objetivo de aumentar a conscientização pública sobre a importância das iniciativas de proteção dos Patrimônios Mundiais e fornecer oportunidades de desenvolvimento do meio de subsistência para jovens por meio de programas de educação e capacitação sobre a indústria cultural.

Através desse memorando, as quatro partes contribuirão para a conservação dos Patrimônios Mundiais e o ambiente global como um todo, e apoiarão a educação da próxima geração de jovens.

Notas:
*1 Órgão estatal corporativo fundado pelo governo da Indonésia para administrar o Conjunto de Templos de Prambanan.
*2 Uma comparação entre as luminárias convencionais (HID, descarga de alta intensidade) e LED, quando ficam acesas por 5 horas (luz prateada LED: 1h30, luz de platina LED: 3h, luz dourada LED: 30 minutos).

Sobre a Convenção do Patrimônio da Humanidade da UNESCO

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) visa incentivar a identificação, proteção e preservação de patrimônios cultural e natural em todo o mundo considerados de valor excepcional para a humanidade. Isso está incorporado a um tratado internacional denominado Convenção sobre a Proteção do Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade, adotada pela UNESCO em 1972. Para mais informações sobre a Convenção, locais de Patrimônios da Humanidade e os esforços da UNESCO para preservá-los, acesse o site do Centro de Patrimônios da Humanidade da UNESCO, http://whc.unesco.org.

Links relacionados:
Reportagem completa: Projetos da Panasonic e UNESCO no Patrimônio Mundial da Humanidade Conjunto de Templos de Prambanan
https://www.youtube.com/watch?v=_4qTao-8xJ4
Veja e baixe mais fotos:
https://plus.google.com/photos/102894371789579256396/albums/6093821567975943617
Videoclipes (B-roll)
https://www.youtube.com/watch?v=ToVCUfyEbSE&list=PLE29Nx-sjAHAWpHd3UcBoAgMJ-9Ie9UIj
Página com kit de imprensa – videoclipes, fotos e comunicados de imprensa disponíveis para download
http://news.panasonic.net/presskits/prambanan

Site Especial da Panasonic sobre Patrimônio Mundial
http://panasonic.net/promotion/worldheritage/
OS PATRIMÔNIOS MUNDIAIS com a Panasonic
http://www.facebook.com/worldheritage.with.panasonic
Panasonic Indonésia
http://www.panasonic.com/id
Panasonic continua sua parceria com a UNESCO para Conservação Cultural e da Natureza (8 de julho de 2013)
http://news.panasonic.net/archives/2013/0708_23203.html
Vídeos – Soluções de iluminação da Panasonic | Canal Panasonic
http://ch.panasonic.net/solutions/eco/#anc4

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Panasonic Corporation
Global Communication Group
Public Relations Office
+81-3-3574-5729
presscontact@ml.jp.panasonic.com

Contacts

Panasonic Corporation
Global Communication Group
Public Relations Office
+81-3-3574-5729
presscontact@ml.jp.panasonic.com