General Cable informa resultados do terceiro trimestre, anuncia plano para sair da Ásia-Pacífico e África e planeja transição de liderança

HIGHLAND HEIGHTS, Kentucky--()--General Cable Corporation (NYSE: BGC) informou hoje os resultados referentes ao terceiro trimestre encerrado em 26 de setembro de 2014 e anunciou ações para aperfeiçoar seu foco estratégico, melhorar o desempenho operacional e tratar da sucessão de gerenciamento.

Destaques estratégicos e de administração

• A empresa deve simplificar o portfolio global e reduzir a complexidade operacional, concentrando-se em operações estratégicas centrais na América do Norte, América Latina e Europa; planeja deixar todas as suas operações de fabricação da Ásia-Pacífico e África
  • A empresa deve iniciar uma ampla procura pelo sucessor do presidente e diretor executivo, Gregory B. Kenny; Gregory deve continuar no cargo durante a procura e deve se tornar presidente do conselho de diretores após a nomeação do novo diretor executivo
  • O conselho de diretores deve adicionar outro diretor independente, com experiência em operações

Destaques do terceiro trimestre

• O lucro líquido ajustado por ação foi de US$ 0.30 e o lucro operacional ajustado foi de US$ 55 milhões
  • Prejuízo apurado por ação foi de US$ 2,55 e relatou-se perda operacional de US$ 79 milhões
  • Progressos significativos no programa de reestruturação com aproximadamente US$ 60 milhões ou 80% das iniciativas para gerar uma economia anual de US$ 75 milhões anunciados até o terceiro trimestre
    • Anúncio de ações planejadas antecipadas na Europa e Colômbia para gerar US$ 48 milhões de economia anual
  • A empresa mantém liquidez substancial global de US$ 800 milhões (excluindo-se a Venezuela), incluindo US$ 400 milhões em disponibilidade sob linha de crédito com base norte-americana e europeia da empresa
  • Reconfirma a orientação do fluxo de caixa operacional ajustado de US$ 135 milhões para 2014

John E. Welsh, III, presidente do grupo, disse: “O conselho concluiu sua extensa revisão das alternativas estratégicas e estrutura operacional da empresa e determinou que a melhor maneira de maximizar o valor para os acionistas no ambiente global atual é simplificar nosso portfolio geográfico, reduzir a complexidade operacional e focar na entrega de retornos maiores de nossas operações estratégicas fundamentais na América do Norte, América Latina e Europa. Acreditamos que estas ações otimizarão a base de ativos e melhorarão o foco estratégico da empresa em seus ativos principais, mantendo um nível significativo de exposição a economias em desenvolvimento, que podem oferecer oportunidades de crescimento futuro”.

Gregory B. Kenny, presidente e diretor executivo, disse: “Estamos fazendo um excelente progresso em nosso programa de reestruturação, anunciado anteriormente, mas, dado o ambiente de demanda e preços persistentemente desigual no mundo inteiro, decidimos acelerar e expandir nossos esforços. À medida que saímos de nossas operações de fabricação na Ásia-Pacífico e África, vamos intensificar nossos esforços para melhorar os retornos de nossos negócios na América do Norte, América Latina e Europa, onde mantemos posições de liderança de mercado, economias de escala, ampla oferta de produtos e conhecimentos técnicos. Há uma série de negócios globais concentrados em nossa estrutura central. Vamos continuar a servir nossos clientes internacionais, como sempre fizemos, a partir destes locais. Acreditamos que as mudanças fundamentais que estamos anunciando hoje posicionarão melhor a empresa para beneficiar-se do investimento futuro em energia, infraestrutura e construção em nossos mercados estratégicos fundamentais”.

O conselho foi auxiliado em sua revisão estratégica por seu consultor financeiro, a JP Morgan. A empresa está desenvolvendo um plano de desapropriação para seus ativos da Ásia-Pacífico e África e Peter A. Campbell, vice-presidente executivo e diretor executivo da General Cable na Ásia-Pacífico, vai orientar estas operações durante o processo de desapropriação. As operações na Ásia-Pacífico e África representam a receita anual de aproximadamente US$ 1 bilhão em uma base consolidada.

Plano de transição do diretor executivo (CEO)
A General Cable também anunciou que, de acordo com seu foco contínuo sobre o planejamento da sucessão, seu conselho formou um comitê de busca para identificar o próximo diretor executivo da empresa e manteve uma procura de executivos para auxiliar no processo. O presidente e diretor executivo atual, Gregory B. Kenny, continuará durante a busca e espera-se que se torne o presidente do conselho administrativo, com a nomeação de um novo diretor executivo.

Planos para expandir o Conselho Administrativo
O conselho deu início a um processo para identificar e apontar um diretor independente adicional com experiência em operações. A empresa contratou uma empresa de pesquisa de executivos para auxiliar no processo e já identificou potenciais candidatos com forte experiência operacional em infraestrutura de energia, fabricação e/ou indústrias relacionadas.

Progresso significativo no programa de reestruturação
A empresa tem feito progressos significativos em seu programa de reestruturação, incluindo o anúncio de ações planejadas na Europa e na Colômbia, que juntas deverão gerar cerca de 48 milhões dólares de economia anual em curso e resultar em encargos brutos únicos na ordem de US$ 130 milhões, incluindo US$ 40 milhões em dinheiro. Os custos estimados do programa estão seguindo conforme o planejado, com o total de custos brutos estimados em US$ 180 milhões, ou aproximadamente 90% do total dos custos brutos estimados, anunciados durante o terceiro trimestre. No geral, o programa de reestruturação também está seguindo de acordo com o planejado, com aproximadamente US$ 60 milhões ou 80% das iniciativas para gerar uma economia anual de US$ 75 milhões, anunciadas durante o terceiro trimestre. Embora a economia esteja começando a ser constatada na segunda metade de 2014, a empresa espera a constatação de uma economia incremental de aproximadamente US$ 30 a US$ 40 milhões em 2015, aumentando até a economia anual total de destino de US$ 75 milhões, com início em 2016. O retorno em dinheiro do programa de reestruturação deverá ser em 1,3 anos.

“O anúncio das ações planejadas na Europa representa um progresso substancial, visto que pretendemos consolidar e realinhar nossas empresas para promover a melhoria de ativos de baixo desempenho. Na Colômbia, estamos consolidando e racionalizando nossos ativos, fortalecendo ainda mais nossa plataforma para o sucesso futuro em um dos mercados de crescimento mais atraente a longo prazo na América Latina. Além disso, vamos continuar nosso trabalho no fechamento de instalações, previamente anunciado, na Índia, Peru e América do Norte, que está avançando conforme o planejado”, disse Kenny.

Resumo dos resultados financeiros do terceiro trimestre

Resultados em relação ao ano anterior: 3o trimestre de 2014 em relação ao 3o trimestre de 2013
As vendas líquidas no terceiro trimestre de 2014 de US$ 1.472 milhões caíram 6% em relação ao terceiro trimestre de 2013. Excluindo-se as remessas de cabos de transmissão aérea na América do Norte e Brasil, o volume de unidades globais para o terceiro trimestre de 2014 foi fixo em relação ao ano anterior, enquanto a demanda na América do Norte e no resto do mundo ajudou a compensar o impacto da demanda mais fraca em toda a Europa, incluindo a Espanha. A receita operacional ajustada para o terceiro trimestre de 2014 de US$ 55 milhões aumentou US$ 11 milhões, ou 25% de US$ 44 milhões no terceiro trimestre de 2013 (excluindo-se a Venezuela de ambos os períodos), devido principalmente aos resultados na concessionária de energia elétrica norte-americana da empresa, infraestrutura elétrica e negócios de laminadores e tiras de alumínio, assim como iniciativas de reestruturação/redução de custos da empresa.

3o trimestre de 2014 em relação ao 2o trimestre de 2014
As vendas líquidas no terceiro trimestre de 2014 diminuíram 4% em relação ao segundo trimestre de 2014. Excluindo-se os cabos de transmissão aérea na América do Norte e no resto do mundo, o volume de unidades globais diminuiu 3%, principalmente devido aos padrões de demanda sazonal e demanda mais fraca na Europa. Excluindo-se a Venezuela de ambos os períodos, o lucro operacional ajustado do terceiro trimestre de 2014 foi de queda de US$ 2 milhões ou 4% a partir do segundo trimestre de 2014, já que o desempenho dos negócios norte-americanos da empresa e o benefício da atividade de reestruturação no resto do mundo ajudaram a compensar parcialmente o impacto da menor atividade de produção e instalação de projetos de turnkeys submarinos no terceiro trimestre.

Outras receitas/despesas
Outras despesas foram de US$ 17 milhões no terceiro trimestre de 2014, o que reflete, principalmente, perdas de US$ 16 milhões devido à reavaliação do balanço patrimonial local na Venezuela, como a taxa do SICAD I depreciada durante o terceiro trimestre. Os ganhos de marcação a mercado de US$ 2 milhões em instrumentos derivativos, contabilizados como hedges econômicos, que são usados para gerenciar os riscos cambiais e de commodities (principalmente no negócio de projetos da empresa no mundo inteiro) foram equiparados por perdas nas transações com moeda estrangeira de US$ 3 milhões.

Liquidez - excluindo-se a Venezuela
A dívida líquida foi de US$ 1.359 milhões no final do terceiro trimestre de 2014, uma redução de US$ 14 milhões em relação ao final do segundo trimestre de 2014. A diminuição da dívida líquida se deve principalmente à redução no capital de giro, como resultado de tendências sazonais normais. A empresa continua a manter disponibilidade substancial de US$ 400 milhões em sua linha de crédito com base norte-americana e europeia com um adicional de US$ 400 milhões em liquidez no mundo inteiro, para financiar operações e apoiar o programa de reestruturação da empresa, dividendos trimestrais e retirada de circulação antecipada das notas seniores de US$ 125.000 de taxa variável, com vencimento em abril 2015. Além disso, a empresa recebeu recentemente US$ 20 milhões para a regularização de sinistros impugnados, principalmente em associação com os negócios de projeto de turnkeys submarinos, US$ 15 milhões dos quais foram recebidos subsequentes ao terceiro trimestre.

Perspectivas para o quarto trimestre e ano completo de 2014 (excluindo-se a Venezuela)
As receitas do quarto trimestre devem estar na faixa de US$ 1.425 a US$ 1.475 bilhões. Antecipa-se que volume de unidades globais seja fixo sequencialmente em apenas um dígito, principalmente devido às remessas de cabos de transmissão aérea na América do Norte e Brasil. A empresa prevê que o lucro operacional ajustado fique na faixa de US$ 40 a US$ 50 milhões para o quarto trimestre. Espera-se que o lucro líquido ajustado por ação esteja na faixa de US$ 0,15 a US$ 0,30 por ação no quarto trimestre. A perspectiva quarto trimestre não inclui o impacto da Venezuela. A perspectiva par ao quarto trimestre da empresa assume os preços do cobre (COMEX) e alumínio (LME) de US$ 3,11 e US$ 0,90, respectivamente. Dadas as perspectivas do quarto trimestre, a empresa espera um lucro operacional ajustado na faixa de US$ 175 a $ 190 milhões para o ano de 2014. A empresa continua a ter como meta o fluxo de caixa operacional de US$ 135 milhões para todo ano de 2014.

“No geral, nossos resultados do terceiro trimestre e perspectiva do quarto trimestre refletem a contínua demanda global desigual e o ambiente de preços desafiador. Colocando de lado a sazonalidade do quarto trimestre, estamos começando a ver alguns sinais de melhoria na América do Norte, que continua a ser uma fonte de relativa estabilidade. Estamos altamente concentrados na execução de nosso programa de reestruturação e entrega de nossas metas de fluxo de caixa, à medida que gerenciamos rijamente nosso inventário durante o último trimestre de 2014 e para o novo ano”, concluiu Kenny.

Medidas financeiras não-GAAP
O lucro ajustado operacional (definido como lucro operacional perante encargos extraordinários, não recorrentes e incomuns e outros itens determinados), os ganhos ajustados por ação (definidos como lucros diluídos por ação perante encargos extraordinários, não recorrentes e incomuns e outros itens determinados), o fluxo de caixa operacional ajustado (definido como fluxos de caixa operacional perante encargos extraordinários, não recorrentes e incomuns e outros itens determinados) e a dívida líquida (definida como dívida a longo prazo mais parcela atual da dívida a longo prazo menos caixa e equivalentes de caixa de longo prazo, que não sejam de caixa e seus equivalentes detidos na Venezuela) são "medidas financeiras não-GAAP", como definidas sob as regras da Comissão de Valores Mobiliários.

Estas medidas financeiras não-GAAP definidas pela empresa estão sendo fornecidas neste documento, porque a administração acredita que são úteis para a análise do desempenho operacional do negócio e são consistentes com a forma como a administração revisa as tendências pressupostas dos negócios. O uso destas medidas não-GAAP pode ser inconsistente com medidas similares apresentadas por outras empresas e somente devem ser utilizadas em conjunto com os resultados da empresa reportados de acordo com o GAAP. Os resultados ajustados e a orientação refletem a eliminação do impacto de nossas operações venezuelanas de forma independente, devido à incerteza econômica e política em curso no país, impulsionada principalmente pelo sistema de câmbio de moedas estrangeiras, capitais/limitações impostos pelo governo e acesso limitado aos dólares americanos para a importação de matérias-primas. Entretanto, esperamos que as operações em curso na Venezuela continuem e não podemos prever as quantias de qualquer receita futura ou despesas que possam ocorrer relacionadas às nossas operações na Venezuela. Alguns resultados históricos das nossas operações na Venezuela em base independente são fornecidos na Apresentação para Investidores do terceiro trimestre de 2014, disponível no site da empresa.

A reconciliação do lucro operacional ajustado para o lucro operacional reportado e os ganhos ajustados por ação para os ganhos reportados para o terceiro trimestre de 2014 e 2013 e o segundo trimestre de 2014 é apresentada na tabela abaixo. Com relação ao lucro operacional ajustado esperado do quarto trimestre e todo ano de 2014 da empresa, os ganhos ajustados por ação do quarto trimestre e fluxo de caixa operacional ajustado para todo o ano de 2014, a empresa não é capaz de oferecer uma reconciliação destas medidas financeiras não-GAAP ao GAAP, porque não ele não fornece orientação específica para os diversos encargos extraordinários, não recorrentes e incomuns e outros itens. Esses itens ainda não ocorreram, estão fora do controle da empresa e/ou não podem ser previstos razoavelmente. Como resultado, a reconciliação das medidas de orientação não-GAAP para o GAAP não está disponível sem esforço exagerado e a empresa não é capaz de lidar com a importância provável das informações indisponíveis.

Uma reconciliação do lucro operacional e ganhos por ação para o lucro operacional ajustado não-GAAP e ganhos por ação é apresentada a seguir:

3o trimestre 2o trimestre

2013 2014

Lucro   Lucro   Lucro

Em milhões, exceto para valores por ação

operacional   EPS operacional   EPS operacional   EPS
Como reportado US$ (78,6 ) US$ (2,55 ) US$ 42,9 US$ 0,11 US$ 14,1 US$ (0,51 )
Ajustes para reconciliar o lucro operacional/ganhos por ação
Despesa conversível com juros de dívida não monetária - 0,01 - 0,12 - 0,01
Perda de marcação a mercado (ganho) sobre instrumentos derivativos - (0,03 ) - (0,06 ) - (0,05 )
Avaliações jurídicas e fiscais - - 4,8 0,05 - -
Atividades de reestruturação 94,1 1,94 - - 34,7 0,64
Encargos rescisórios 29,7 0,61 0,7 0,01 1,5 0,02
Custos com reapresentação, forenses e de aquisição 2,5 0,03 1,0 0,01 3,7 0,05
Liquidação de dívidas de seguro (5,0 ) (0,06 ) - - - -
Ágio/ativos intangíveis - - - - 2,1 0,03
Prejuízo do México - - 14,0 0,20 - -
Prejuízo do Brasil 13,1 0,16 - - - -
Venezuela (renda)/perda (0,8 ) 0,18 (19,1 ) (0,25 ) 1,1 (0,02 )

Ajuste da taxa efetiva de imposto (1)

-       0,01     -       0,01     -     0,12
Ajustes totais   133,6       2,85     1,4       0,09     43,1     0,80
Ajustado US$ 55,0     US$ 0,30   US$ 44,3     US$ 0,20   US$ 57,2   US$ 0,29

(1)

Reflete uma taxa ajustada efetiva de imposto de 40% para o segundo e terceiro trimestres de 2014 e de 45% para o terceiro trimestre de 2013

A General Cable vai analisar os resultados do terceiro trimestre em uma teleconferência que será transmitida ao vivo às 8:30 da manhã, ET, em 30 de outubro de 2014. A transmissão pela Internet ao vivo da teleconferência da empresa estará disponível somente em áudio e pode ser acessada através da página Investor Relations (Relações com Investidores) em nosso site em www.generalcable.com. Também disponível em nosso site encontra-se uma cópia de uma Apresentação para Investidores que será mencionada ao longo da teleconferência.

General Cable Corporation (NYSE:BGC), uma empresa listada na Fortune 500, é uma líder global no desenvolvimento, projeto, fabricação, comercialização e distribuição de cobre, alumínio e sistemas e produtos de cabos e fios de fibra ótica para os mercados de energia, industrial, especializado, construção e de comunicações. Acesse nosso site em www.generalcable.com.

Declaração de Advertência com relação às Declarações Prospectivas

Certas declarações contidas neste comunicado de imprensa são declarações prospectivas que envolvem riscos e incertezas, preveem ou descrevem eventos ou tendências futuras e que não se relacionam apenas a questões históricas. As declarações prospectivas incluem, entre outros, as expectativas explícitas em relação ao seguinte: "acredita", "espera", "pode", "irá", "prever", "pretende", "estima", "projeta", "planeja", "supõe", "procura" ou outras expressões similares, embora nem todas as declarações prospectivas contenham estas palavras identificadoras. Os resultados reais podem diferir materialmente daqueles discutidos nas declarações prospectivas em consequência de fatores, riscos e incertezas, sobre muitos dos quais não temos controle. Esses fatores incluem mas não estão limitados a: força econômica e natureza competitiva dos mercados geográficos que a empresa atende; nossa habilidade para aumentar a capacidade e a produtividade da fabricação; nossa habilidade para aumentar nossos preços de venda durante períodos de aumento dos custos com matéria prima; nossa capacidade para servir e atender todos os requisitos no âmbito de nossa dívida, e manter facilidades e linhas de crédito adequadas domésticas e internacionais; nossa capacidade para estabelecer e manter controles internos; o impacto das flutuações da taxa de câmbio de moeda estrangeira; conformidade com as leis americanas e internacionais, incluindo a Lei de Práticas de Corrupção no Exterior; nossa capacidade para implementar e tomar decisões apropriadas, oportunas e benéficas sobre quando, como e se comprar ações no âmbito do programa de recompra; nossa capacidade para alcançar a economia de custos antecipada; eficiências e outros benefícios relacionados ao nosso programa de reestruturação e outras iniciativas estratégicas e os outros riscos detalhados de tempos em tempos nos registros da Empresa junto à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (Securities and Exchange Commission) ("SEC"), incluindo mas não limitado ao nosso relatório anual no Formulário 10-K protocolado junto à SEC em 3 de março de 2014, e registros posteriores junto à SEC. Os leitores são advertidos a não depositar confiança indevida nessas declarações prospectivas. A General Cable não assume e ora renuncia a qualquer obrigação, a não ser que seja obrigado a fazê-lo pelas leis de valores mobiliários aplicáveis, de atualizar quaisquer declarações prospectivas em consequência de novas informações, eventos futuros ou outros fatores.

TABELAS A SEGUIR

General Cable Corporation e Subsidiárias
Demonstrativo consolidado das operações
(em milhões, exceto de dados por ações)
(não auditado)

Três meses fiscais encerrados em Nove meses fiscais encerrados em
26 de setembro 27 de setembro 26 de setembro 27 de setembro
de 2014 de 2013 de 2014 de 2013
Vendas líquidas US$ 1.471,7 US$ 1.557,1 US$ 4.433,1 US$ 4.759,9
Custo de vendas   1.445,1     1.396,9     4.142,6     4.250,0
Lucro bruto 26,6 160,2 290,5 509,9

Despesas com vendas, gerais e administrativas

101,9 117,3 338,2 363,4
Encargos por deterioração do ágio - - 155,1 -
Encargos de depreciação de ativos intangíveis com vida útil indefinida   3,3     -     98,8     -
Resultado operacional (prejuízo) (78,6 ) 42,9 (301,6 ) 146,5
Outras receitas (despesas) (17,3 ) 9,5 (111,4 ) (58,8 )
Receitas de juros (despesa):
Despesas com juros (28,5 ) (30,6 ) (85,6 ) (90,7 )
Receitas de juros   0,8     1,7     3,0     4,7
  (27,7 )   (28,9 )   (82,6 )   (86,0 )

Lucro (prejuízo) antes do imposto de renda (123,6 ) 23,5 (495,6 ) 1,7
Benefício do imposto de renda (provisão) 4,5 (16,2 ) 13,8 (29,9 )
Participação em lucros líquidos das empresas associadas   0,3     0,9     0,9     1,5
Lucro líquido (prejuízo), incluindo participações minoritárias (118,8 ) 8,2 (480,9 ) (26,7 )
Menos: dividendos de ações preferenciais - 0,1 - 0,3
Menos: Lucro (prejuízo) líquido atribuível a participações minoritárias   5,4     2,4     (16,5 )   4,9
Lucro líquido (prejuízo) atribuível aos detentores de ações ordinárias da empresa US$ (124,2 ) US$ 5,7   US$ (464,4 ) US$ (31,9 )

Lucro (prejuízo) por ação

Lucro (prejuízo) por ação ordinária - básico US$ (2,55 ) US$ 0,11   US$ (9,52 ) US$ (0,64 )
Médias ponderadas das ações ordinárias - básico   48,7     49,2     48,8     49,5

Lucro (prejuízo) por ação ordinária - assumindo diluição

US$ (2,55 ) US$ 0,11   US$ (9,52 ) US$ (0,64 )

Médias ponderadas das ações ordinárias - assumindo diluição

48,7     50,7     48,8     49.5

General Cable Corporation e Subsidiárias
Demonstrativo consolidado das operações
Informações por segmento
(em milhões)
(não auditado)

Três meses fiscais encerrados em Nove meses fiscais encerrados em
26 de setembro   27 de setembro 26 de setembro   27 de setembro
de 2014 de 2013 de 2014 de 2013

Receitas (como relatado)

América do Norte US$ 644,1 US$ 663,2 US$ 1.884,1 US$ 2.074,7
Europa e Mediterrâneo 351,9 383,4 1.114,5 1.180,4
Resto do mundo   475,7     510,5     1.434,5     1.504,8
Total US$ 1.471,7   US$ 1.557,1   US$ 4.433,1   US$ 4.759,9

Receitas (ajustadas pelo metal) (1)
América do Norte US$ 644,1 US$ 675,6 US$ 1.884,1 US$ 2.057,5
Europa e Mediterrâneo 351,9 386,5 1.114,5 1.164,1
Resto do mundo   475,7     513,9     1.434,5     1.475,7
Total US$ 1.471,7   US$ 1.576,0   US$ 4.433,1   US$ 4.697,3

Libras de metal vendidas
América do Norte 135,6 141,7 404,6 437,8
Europa e Mediterrâneo 53,9 63,3 175,1 208,2
Resto do mundo   113,5     115,3     350,9     325,6
Total   303,0     320,3     930,6     971,6

Lucro operacional (prejuízo)
América do Norte US$ 48,0 US$ 25,2 US$ 97,9 US$ 106,6
Europa e Mediterrâneo (107,3 ) 7,6 (97,1 ) (7,8 )
Resto do mundo   (19,3 )   10,1     (302,4 )   47,7
Total US$ (78,6 ) US$ 42,9   US$ (301,6 ) US$ 146,5

Lucro operacional ajustado (prejuízo) (2)
América do Norte US$ 45,5 US$ 26,2 US$ 117,8 US$ 118,9
Europa e Mediterrâneo (1,2 ) 8,3 12,6 8,5
Resto do mundo   10,7     9,8     4,9     22,6
Total US$ 55,0   US$ 44,3   US$ 135,3   US$ 150,0

Retorno sobre vendas ajustadas do metal (3)

América do Norte 7,1 % 3,9 % 6,3 % 5,8 %
Europa e Mediterrâneo -0,3 % 2,1 % 1,1 % 0,7 %
Resto do mundo 2,2 % 1,9 % 0,3 % 1,5 %
Total da empresa 3,7 % 2,8 % 3,1 % 3,2 %

Despesas de capital
América do Norte US$ 11,1 US$ 7,0 US$ 27,0 US$ 23,8
Europa e Mediterrâneo 3,8 3,6 11,0 14,4
Resto do mundo   7,8     9,4     30,2     27,2
Total US$ 22,7   US$ 20,0   US$ 68,2   US$ 65,4

Depreciação e amortização
América do Norte US$ 10,9 US$ 11,2 US$ 33,8 US$ 33,6
Europa e Mediterrâneo 9,8 10,2 30,3 29,9
Resto do mundo   10,9     12,4     33,5     37,1
Total US$ 31,6   US$ 33,8   US$ 97,6   US$ 100,6

Receitas por linhas de produtos principais
Serviços elétricos US$ 477,9 US$ 513,1 US$ 1.448,0 US$ 1.522,1
Infraestrutura elétrica 397,2 399,7 1.197,0 1.248,8
Construção 368,1 393,2 1.072,0 1.209,2
Comunicações 146,1 175,3 428,7 554,4
Produtos da laminação   82,4     75,8     287,4     225,4
Total US$ 1.471,7   US$ 1.557,1   US$ 4.433,1   US$ 4.759,9

(1) Receita ajustada monetariamente, uma medida financeira não-GAAP, é fornecida para eliminar uma estimativa da volatilidade dos preços do metal a partir da comparação da receita de um período para outro.

(2) A receita operacional ajustada é uma medida financeira não-GAAP. A empresa está fornecendo lucro operacional em base de segmento porque a gerência acredita que é útil analisar o desempenho operacional dos negócios e é consistente com a maneira como a gerência revisa as tendências pressupostas dos negócios. Uma reconciliação do segmento que registrou lucro operacional para o lucro operacional ajustado do segmento é fornecida no anexo da Apresentação para Investidores do terceiro trimestre de 2014, localizada no site da empresa.

(3) Retorno sobre as vendas ajustadas monetariamente é calculado sobre o lucro operacional ajustado

GENERAL CABLE CORPORATION E SUBSIDIÁRIAS
Balanços patrimoniais Consolidados
(em milhões, exceto para dados por ação)