A Toshiba vai fornecer turbina e geradores a vapor para um dos maiores projetos de usina geotérmica do mundo

- Toshiba fornece 3 x STGs de 60MW para a usina de energia geotérmica de Sarulla na Indonésia -

TÓQUIO – Japão--()--A Toshiba Corporation (TÓKIO:6502), anunciou hoje que fechou um importante contrato de fornecimento de 3 x turbinas e geradores geotérmicos (STG) a vapor de 60 megawatts para uma das maiores usinas de energia geotérmica do mundo, o projeto de usina de energia geotérmica de Sarulla, que agora está em construção em Tapanali Utara no norte de Sumatra na Indonésia.

Toshiba, o fornecedor líder mundial de equipamentos de geração de energia geotérmica, fechou contrato com a Sarulla Operations Ltd. (SOL), um consórcio de quatro empresas da Itochu Corporation e Kyushu Electric Power Co. Inc. do Japão, PT Medco Power Indonesia da Indonésia, e ORMAT International, Inc. dos EUA. O contratante de engenharia, aquisição e construção (EPC) é a Hyundai Engineering and Construction Co., Ltd. (HDEC). A Toshiba vai começar a fornecer STGs para a HDEC em julho de 2015, e a usina está programada para começar a operação em novembro de 2016. Sua produção será responsável por aproximadamente 1% da geração de energia total da Indonésia.

A Indonésia ocupa o segundo lugar do mundo em termos de recursos geotérmicos do mundo, um potencial de capacidade de geração de 28.000MW, mas a capacidade instalada até hoje é de apenas 1.300MW*1. Com o crescimento puxando a demanda e deficiências no abastecimento, o governo indonésio está promovendo energia geotérmica como um meio para aumentar a capacidade de geração e reduzir a dependência do petróleo, onde a demanda superou a produção local em 2004. Os planos de governo incluem projetos IPP com capacidade para 12.000MW*2 em 2025, que o governo japonês está apoiando através do seu programa de empréstimo de ienes.

Toshiba, uma empresa líder em equipamentos de geração de energia, tem recursos de classe mundial em equipamentos de geração de energia nuclear, térmica e renovável. A empresa entrou no negócio de energia geotérmica em 1966 com o fornecimento de um conjunto de STG para a usina de Matsukawa, primeira usina geotérmica do Japão e expandiu-se posteriormente para a Islândia, sudeste da Ásia e América do Norte. Hoje, a Toshiba é líder mundial na fabricação de STGs, com uma fatia de mercado de 23%*3e tem fornecido 52 unidades com capacidade instalada de 2.800MW. Nos últimos anos, os recursos tecnológicos da Toshiba apoiaram a obtenção de pedidos para STG de energia geotérmica na Nova Zelândia, Quênia e Turquia.

A Toshiba está altamente familiarizada com o mercado indonésio, onde é líder no fornecimento de equipamentos de geração de energia. O registro da empresa até a data inclui 12 turbinas e geradores a vapor com uma capacidade combinada de 4.200MW para quatro usinas termoelétricas, incluindo a usina de energia termoelétrica que queima carvão Tanjung Jati B; 26 turbinas e geradores hidrelétricos, com uma capacidade combinada de 1.500MW para 11 usinas hidrelétricas; e o projeto de Patuha Unit 1, uma usina de energia geotérmica de 55MW agora em construção, em Java Ocidental.

O mercado global de energia geotérmica continua a crescer substancialmente, com novas oportunidades aparecendo ao redor do mundo. Até o final de 2013, o mercado global de energia geotérmica deverá chegar a 12.000 MW*1 de capacidade geotérmica. Países com potencial notável incluem os Estados Unidos, Indonésia, Japão, Filipinas, México, Islândia, Nova Zelândia e Itália. A Toshiba continuará a participar de projetos que promovem recursos renováveis baixos em termos de emissão de dióxido de carbono e amigáveis com o meio ambiente, incluindo a energia geotérmica.

Esboço do Projeto

1. Projeto:   Projeto de Usina Geotérmica de Sarulla, Indonésia
2. Proprietária: Sarulla Operations Ltd.
3. Contratante de EPC: Hyundai Engineering and Construction Co., Ltd.
4. Localização da obra: Tapanuli Utara, norte de Sumatra, Indonésia
5. Escopo de Fornecimento: 3 turbinas e geradores geotérmicos a vapor de 60MW

*1   Fonte: Energia Geotérmica da Associação de Energia Geotérmica 2013: Gerente de Marketing Internacional
*2 Fonte: NEDO 2ª edição do White Paper sobre Tecnologia de Energia Renovável, Capítulo 7, Energia Geotérmica
*3 Pesquisa de capacidade instalada da Toshiba.

Contato com a imprensa:
TOSHIBA CORPORATION