Toshiba inicia produção em massa da primeira memória flash NAND de 15nm do mundo

The World's First 15nm NAND Flash Memories (Photo: Business Wire)

TÓQUIO – Japão--()--A Toshiba Corporation (TOKYO:6502) anunciou hoje que desenvolveu a primeira tecnologia de processo de 15-nanômetros (nm)*1, que será aplicável a memórias flash NAND de 2-bit-por-célula 128-gigabit (16 gigabites). A produção em massa com a nova tecnologia será iniciada no final de abril, na unidade de fabricação de flash NAND, Fab 5 Yokkaichi Operations, da Toshiba, substituindo a tecnologia de processo de 19 nm de segunda geração, o processo mais importante anterior da Toshiba. A segunda etapa da Fab 5 está atualmente em construção, e a nova tecnologia também será instalada lá.

A Toshiba obteve o tamanho de chip da menor classe do mundo com o processo de 15nm e melhorou a tecnologia de circuito periférico. Os novos chips obtêm a mesma velocidade de gravação que os chips formados com a tecnologia de processo de 19nm de segunda geração, mas impulsionam a taxa de transferência de dados para 533 megabits por segundo, 1,3 vezes mais rápido, empregando uma interface de alta velocidade.

A Toshiba está agora aplicando os chips de 3-bits-por-célula, da tecnologia de processo de 15nm e visa iniciar a produção em massa no primeiro trimestre desse ano fiscal, até junho de 2014. A empresa vai desenvolver controladores para memória flash NAND integrada em paralelo e introduzir os produtos 3-bits-por-célula para smartphones e tablets, e vai estender subsequentemente a aplicação para notebooks, desenvolvendo um controlador em conformidade com drives de estado sólido (SSD).

A Toshiba continua a seguir de perto seu roteiro de desenvolvimento da tecnologia de processo, e vai fortalecer a competitividade e o desempenho do produto, aplicando o processo de ponta à produção. Olhando para o futuro, a Toshiba vai fortalecer sua liderança de mercado, promovendo o desenvolvimento e a inovação de produtos, e garantindo que á capaz de responder a uma ampla variedade de necessidades do produto do cliente, incluindo smartphones, tablets, notebooks finos e produtos empresariais, que exigem alta confiabilidade, incluindo SSD para centros de dados.

*1 Em 23 de abril de 2014. Pesquisa da Toshiba.
*2 1 nanômetro é 1 x 10-9 ou 1 / 1.000.000.000 m.

Sobre a Toshiba

A Toshiba é fabricante líder mundial diversificada, provedora de soluções e fornecedora de produtos e sistemas eletrônicos e elétricos avançados. O grupo Toshiba traz inovação e imaginação para uma ampla variedade de negócios: produtos digitais, que incluem TVs de LCD, notebooks, soluções de varejo e impressoras multifuncionais; dispositivos eletrônicos, entre eles semicondutores, produtos e materiais de armazenamento; sistemas de infraestrutura industrial e social, inclusive sistemas de geração de energia, soluções para comunidades inteligentes, sistemas médicos, escadas rolantes e elevadores; e eletrodomésticos.

A Toshiba foi fundada em 1875 e hoje opera uma rede global de mais de 590 empresas consolidadas, com 206 mil funcionários em todo o mundo e vendas anuais que ultrapassam 5,8 trilhões de ienes (US$ 61 bilhões). Acesse o site da Toshiba em www.toshiba.co.jp/index.htm

Toshiba Corporation
Semiconductor & Storage Products Company