TIAA-CREF Comprará a Nuveen Investments

• Traz profundos conhecimentos de mercado de dois líderes da indústria para clientes e amplia as opções de investimentos e serviços
  • Agrega capacidades de escala, diversificação e distribuição e a oportunidade de melhorar os retornos para os clientes

NOVA IORQUE--()--A TIAA-CREF, uma importante prestadora de serviços financeiros, anunciou hoje um acordo para adquirir a Nuveen Investments ("Nuveen"), uma empresa de gestão de investimentos diversificados, com cerca de 221 bilhões de dólares em ativos sob gestão. A aquisição fortalece ainda mais a TIAA-CREF como uma fornecedora líder de serviços financeiros e de aposentadoria e amplia significativamente os produtos e serviços disponíveis para ajudar os clientes a alcançar a prosperidade financeira em todas as fases de suas vidas. Além disso, a transação agrega diversificação à plataforma de investimento e distribuição da TIAA-CREF, enquanto reforça seus premiados produtos de fundos mútuos.

A Nuveen, um líder da indústria de confiança, se beneficiará dos recursos avançados, escala e força que a transação agregará a sua plataforma. Os clientes e assessores da Nuveen e os consultores que os atendem continuarão a se beneficiar do compromisso da empresa e de suas afiliadas para com um desempenho, integridade e atendimento ao cliente da mais alta qualidade.

A TIAA-CREF está adquirindo a Nuveen de um grupo de investidores liderado pela Madison Dearborn Partners, uma empresa de investimento de private equity, por um valor de empresa de 6,250 bilhões de dólares americanos, incluindo a dívida ativa da Nuveen. Nuveen irá operar como uma subsidiária separada dentro do negócio de Gestão de Ativos da TIAA-CREF, mantendo o seu atual modelo de negócios multi boutique e continuar a apoiar os seus afiliados de investimento através de uma distribuição em escala, marketing e serviços administrativos. John Amboian continuará a ser o Diretor-Presidente (CEO) da Nuveen e atual liderança da Nuveen e equipe de investimento principal continuarão no lugar.

A transação reforça a posição da TIAA-CREF como uma organização de serviços financeiros de classe mundial com ampla presença no mercado. A TIAA-CREF e a Nuveen possuem capacidades de investimento altamente complementares e alcance de distribuição através de uma ampla variedade de segmentos de clientes de varejo e institucionais. A inclusão da Nuveen eleva o ativo total sob administração da TIAA-CREF a cerca de 800 bilhões de dólares1 .

"Por quase um século, temos sido sábios administradores financeiros para aqueles que fazem a diferença no mundo nas comunidades acadêmicas e sem fins lucrativos", disse Roger W. Ferguson Jr., Presidente e Diretor-Presidente da TIAA-CREF. "A aquisição da Nuveen pode gerar maiores retornos que beneficiarão os nossos clientes. Esta transação reforça a nossa posição como uma organização de serviços financeiros diversificados líder, com um amplo mix de ofertas de produtos para atender aos clientes de hoje e aqueles da aposentadoria nas próximas décadas ".

"Temos o prazer de levar aos nossos clientes em todo o mundo acesso a novos investimentos e estratégias através de nossa parceria com uma empresa de investimentos experiente e testada no mercado como a Nuveen", disse Robert Leary, Vice-Presidente Executivo, TIAA-CREF, e Presidente, TIAA-CREF Asset Management. "Além disso, a forte rede de distribuição da Nuveen nos oferecerá crescimento e presença em escala em vários canais importantes através de relações construídas em torno de gestores de investimentos experientes com sólidos históricos."

"Estamos muito satisfeitos com a parceria com TIAA-CREF, que está entre as instituições financeiras mais respeitadas e possui uma linhagem inigualável em gerenciamento de investimentos e serviços de aposentadoria", disse John Amboian, Diretor Presidente da Nuveen Investments. "Os clientes da Nuveen, e cada uma de nossas afiliadas de investimento, se beneficiarão do suporte da nossa abordagem multiboutique da TIAA-CREF e da continuidade de nossos serviços ao cliente, nossas marcas e de nossos profissionais, cujos interesses permanecerão fortemente alinhados com o nosso sucesso de longo prazo. A Nuveen e TIAA-CREF compartilham valores semelhantes e os mesmos altos padrões de serviço e estamos empolgados com a oportunidade de atender ainda mais os nossos clientes."

Mr. Amboian continuou, dizendo: "A equipe da Nuveen e eu também gostaríamos de agradecer a Madison Dearborn, pelo seu apoio e orientação em nos ajudar a avançar a nossa estratégia e desenvolver o nosso negócio, mesmo no meio de um ambiente de mercado muito desafiador e competitivo."

"Estamos orgulhosos das realizações que a Nuveen fez nos últimos anos e seu status como provedor dos principais fundos de investimento de melhor desempenho", disse Sam Mencoff, Codiretor-presidente, Madison Dearborn Partners. "TIAA-CREF é o lar ideal para a Nuveen e suas afiliadas de investimento conforme avançam para o futuro. Agradecemos a John e a sua equipe pela sua parceria e desejamos-lhes sucesso na medida em que a Nuveen entra neste novo capítulo empolgante."

A transação oferecerá aos clientes outras opções de investimento e acesso a novos produtos. A capacidade de investimento reforçada da combinação da TIAA-CREF e da Nuveen abrangerá tanto os investimentos tradicionais quanto os alternativos, compreendendo uma ampla variedade de ativos, incluindo ações, renda fixa tributável e isenta de imposto e estratégias de créditos, commodities, imóveis e ativos reais.

A transação fornece à TIAA-CREF dois complexos de fundos mútuos premiados com 181 bilhões de dólares2 de Valor total sob Administração (AUM). Este ano, pelo segundo ano consecutivo, a TIAA-CREF foi nomeada pela Lipper como a Melhor Empresa de Fundos em Geral de Grande Porte 3 , uma distinção atribuída separadamente à Nuveen em 2012. Além disso, noventa e oito por cento dos fundos mútuos da TIAA-CREF receber uma classificação geral da Morningstar de três ou mais estrelas em todas as classes de ativos (em 31 de março de 2014, 41% tinham 3 estrelas, 42% 4 estrelas, e 15% 5 estrelas)4 . Noventa por cento dos fundos da Nuveen têm uma classificação geral da Morningstar de três ou mais estrelas em todas as classes de ativos em 31 de março de 2014.

Os respectivos conselhos de administração da TIAA-CREF e da Nuveen aprovaram por unanimidade a transação. A aquisição deverá ser concluída até o final do ano de 2014, sujeita às condições habituais de fechamento.

A Lazard atuou como consultora financeira da TIAA-CREF e o J.P. Morgan Securities LLC também atuou como assessor financeiro da TIAA-CREF.

BofA Merrill Lynch, Wells Fargo Securities, LLC e Citigroup Global Markets atuaram como assessores financeiros da Nuveen Investments. UBS Investment Bank, Goldman Sachs & Co. e Moelis & Company atuaram como consultores financeiros da equipe de gestão da Nuveen.

Morgan Stanley, Deutsche Bank e RBC Capital Markets atuaram como assessores financeiros da Madison Dearborn Partners.

Sobre a TIAA-CREF

TIAA-CREF (www.tiaa-cref.org) é uma organização nacional de serviços financeiros com aproximadamente 569 bilhões de dólares em ativos sob gestão (em 31/03/14) 5 e é a principal provedora de serviços de aposentadoria nos setores acadêmicos, de pesquisa, médico e culturais.

Sobre a Nuveen Investments

A Nuveen Investments presta serviços de investimento de alta qualidade concebidos para ajudar a proteger os objetivos de longo prazo dos investidores institucionais e individuais, assim como consultores e assessores financeiros que os atendem. Nuveen comercializa uma ampla variedade de soluções de investimento especializadas que oferecem aos investidores acesso às capacidades de suas afiliadas de investimento boutique de alta qualidade - Nuveen Asset Management, LLC, Symphony Asset Management LLC, NWQ Investment Management Company, LLC, Santa Barbara Asset Management, LLC,Tradewinds Global Investors, LLC, Winslow Capital Management, LLC e Gresham Investment Management LLC, sendo todas elas consultores de investimentos registrados e subsidiárias da Nuveen Investments, Inc. A Nuveen Investments administrava um total de cerca de 221 bilhões de dólares em 31 de dezembro de 2013. Para mais informações, acesse o site da Nuveen Investments em www.nuveen.com.

Sobre a Madison Dearborn Partners

A Madison Dearborn Partners, com sede em Chicago, é uma empresa de investimentos líder em private equity nos Estados Unidos. Desde a criação da Madison Dearborn, em 1992, a empresa levantou seis fundos com capital total de mais de 18 bilhões de dólares e já concluiu cerca de 125 investimentos. A Madison Dearborn investe em empresas em um amplo espectro de indústrias, incluindo serviços financeiros e de transação; indústrias de base; serviços empresariais e governamentais; consumidor; atendimento de saúde; e serviços de telecomunicações, mídia e tecnologia. Seus investimentos de destaque incluem Asurion, CDW Corporation, EVO Payments International, Fieldglass, National Financial Partners, Nuveen Investments e Sage Products. Para outras informações, acesse www.mdcp.com.

1 Baseado em ativos sob gestão nas afiliadas da Nuveen Investments e equipes de gestão de investimentos da TIAA-CREF em 31 de dezembro de 2013 e 31 de março de 2014, respectivamente.

2 Baseado em ativos sob gestão nas afiliadas da Nuveen Investments e equipes de gestão de investimento da TIAA-CREF em 31 de dezembro de 2013 e 31 de março de 2014, respectivamente. Inclui Fundos Mútuos (fechados e abertos) e ETFs. Exclui estratégias do mercado monetário, contas separadas, produtos de anuidade variável (incluindo anuidades variáveis CREF), fundos não registrados e fundos domiciliados estrangeiros. Os ativos sob administração das Contas CREF é de aproximadamente 227 bilhões de dólares em 31 de março de 2014.

3 O Prêmio Lipper é dado ao grupo com a menor classificação média decil do Retorno Consistente de três anos para fundos elegíveis durante o período de três anos findo em 30/11/12 e 30/11/13, respectivamente. A TIAA-CREF foi classificada dentre 36 empresas de fundo em 2012 e 48 empresas de fundo em 2013, com pelo menos cinco carteiras de equity, cinco de títulos ou três carteiras de ativos mistos. O desempenho passado não é garantia de resultados futuros. Para ver o atual desempenho de produtos e classificações da TIAA-CREF, acesse a seção de Pesquisa e Desempenho em tiaa-cref.org.

4 Morningstar é um serviço independente que classifica fundos mútuos. Os primeiros 10% das contas em uma categoria de investimento recebem cinco estrelas, os 22,5% seguintes recebem quatro estrelas, e os 35% seguintes recebem três estrelas. As classificações exclusivas da Morningstar refletem o desempenho histórico ajustado ao risco e podem mudar a cada mês. Eles são calculados a partir da média de retornos anuais de três, cinco e dez anos da conta superiores aos retornos das notas do tesouro de 90 dias, com os devidos reajustes de tarifas, e um fator de risco que reflete o desempenho de fundos mútuos / subcontas abaixo dos retornos das notas de tesouro para 90 dias. As classificações de estrela em geral são as classificações publicadas da Morningstar, que são as médias ponderadas de suas classificações para três, cinco e dez anos para os períodos findos em 31 de março de 2014.

5 Os ativos sob gestão da TIAA-CREF em 31/03 não incluem a inclusão dos ativos da joint venture TIAA Henderson, que fechou no dia 1 de abril de 2014. Com a adição desses ativos, a TIAA-CREF possui aproximadamente 591 bilhões de dólares em ativos sob gestão.

Os produtos de Investimento, seguros e anuidade não são segurados FDIC, não são garantidos pelo banco, não são depósitos, não são segurados por qualquer órgão do governo federal, não são uma condição para qualquer serviço ou atividade bancária e podem perder valor.

Os produtos de investimento podem estar sujeitos ao mercado e a outros fatores de risco. Vide a literatura aplicável sobre produtos ou acesse www.tiaa-cref.org. para maiores informações.

Você deve considerar atentamente os objetivos de investimento, riscos, encargos e despesas do investimento antes de investir. Telefone para 877-518-9161 ou acesse www.tiaa-cref.org para obter prospectos de produtos e de fundos que contêm estas e outras informações. Leia os prospectos atentamente antes de investir.

TIAA-CREF Individual & Institutional Services, LLC e Teachers Personal Investors Services, Inc., membros FINRA, distribuem produtos de valores mobiliários.

© 2014 Teachers Insurance and Annuity Association of America-College Retirement Equities Fund, (TIAA- CREF), 730 Third Avenue, New York, NY 10017

C16420

Imprensa: