Financial Times e Citi indicam finalistas para 2013 FT/Citi Ingenuity Awards

NOVA YORK--()--O Financial Times e o Citi anunciam hoje os finalistas do segundo FT/Citi Ingenuity Awards anual: Urban Ideas in Action programme (Prêmio anual de engenhosidade FT/Citi: programa Ideias urbanas em ação). O prêmio tem como objetivo reconhecer indivíduos, equipes, organizações e grupos comunitários que desenvolveram soluções inovadoras para desafios urbanos que beneficiam cidades, cidadãos e comunidades urbanas.

Os trabalhos foram recebidos de 44 países e juízes selecionaram os finalistas por região, com base nas soluções mais inovadoras que permitem o progresso urbano em administração, sistemas de transporte, energia e serviços públicos, educação e gerenciamento de recursos, habitação, saúde, serviços sociais, tecnologias móveis, envolvimento na comunidade e plataformas de colaboração nas cidades.

Um vencedor será escolhido para cada região e um vencedor global será anunciado em um jantar de premiação em Nova York em 10 de dezembro, em que Edward Glaeser, Fred e Eleanor Glimp Professor de Economia na Universidade de Harvard, farão discurso.

Finalistas do 2013 FT/City Ingenuity Award:

ÁFRICA E ORIENTE MÉDIO

The Competitiveness Company, Jamaica
National Portrait Gallery, Washington DC
SeeClickFix, New Haven, Connecticut

"As entradas deste ano incluem soluções inspiradoras e eficazes para problemas importantes que afetam as comunidades locais", diz Michael Skapinker, editor assistente e editor de reportagens especiais do Financial Times. "Todo o trabalho impressionante enviado pelos finalistas tem implicações ótimas de soluções inovadoras para os desafios urbanos no mundo todo."

“As demandas em cidades individuais para se preparar para crescer e serem competitivas na economia global são enormes. Temos orgulho em reconhecer os que lutam para desenvolver soluções urbanas inovadoras que permitem o progresso para suas comunidades e para a sociedade como um todo", diz Ed Skyler, vice-presidente executivo de assuntos públicos globais do Citi. "Esses finalistas nos inspiram, conforme trabalhamos, para fornecer, aos 150 principais centros urbanos o suporte financeiro que precisam para modernizar, oferecer suporte ao desenvolvimento econômico e criar empregos.”

O painel de juízes de 2013 inclui:

• Professor Abhijit Banerjee, economista
  • John Bowis, OBE, presidente honorário, Health First Europe
  • Sir Terry Farrell, CBE, arquiteto internacional, campeão de design e diretor da Terry Farrell and Partners
  • Edwin Heathcote, crítico de arquitetura e design do Financial Times (copresidente do conselho)
  • Bruno Lanvin, diretor executivo, European Competitiveness Initiative, INSEAD (copresidente do conselho)
  • Janice Muthui, gerente da Community Cooker Foundation, vencedora global do 2012 FT/Citi Ingenuity Awards
  • Professor Carlo Ratti, arquiteto e engenheiro italiano
  • Professora Anne-Marie Slaughter, Presidente, New America Foundation
  • Luanne Zurlo, fundadora e presidente, Worldfund

Para obter mais detalhes sobre o FT/Citi Ingenuity Awards, visite www.ft.com/ingenuity ou siga a conversa em #FTCitiAwards.

-fim-

OS FINALISTAS DO 2013 FT/CITI INGENUITY AWARD

ÁFRICA E ORIENTE MÉDIO

Bicycling Empowerment Network

A Bicycle Empowerment Network, criada em resposta à demanda por bicicletas e serviços de manutenção acessíveis, criou pequenas oportunidades de negócios nas áreas urbanas da Namíbia, ajudando, também, a financiar os serviços da comunidade.

Cada Enterprise Box criada pela Network é gerida por empreendedores recém-treinados em habilidades técnicas e comerciais para vender bicicletas reformadas, peças sobressalentes e serviços de manutenção. A receita é usada como capital de giro e como desenvolvimento de novas oportunidades de negócios, que variam de produtos de energia solar e produtos de moagem elétrica de grãos a serviços de escritório, treinamento de informática e acesso à Internet.

Uma rede de 30 Enterprise Boxes criou mais de 100 empregos em período integral e em 2012 distribuiu aproximadamente 6.000 bicicletas acessíveis para comunidades necessitadas. Os lucros de dois projetos em Windhoek financiam o treinamento de emprego para mulheres em um centro que administra um jardim da infância e um programa pós-escola.

LEAP Africa

O programa Leadership, Ethics and Civics (Liderança, ética e cívica), iniciado pela Leap Africa em 2008, equipa os alunos da escola secundária pública na Nigéria com as habilidades de vida e liderança que precisam para servir como agentes de mudança social, implementando uma gama de projetos focados na melhoria das vidas nas comunidades locais que atuam.

Para atingir seu objetivo, a LEAP treina os professores da escola secundária por meio de um programa Train the Trainers (Treinar treinadores)que permite que o currículo seja ministrado a alunos da Senior Secondary Class 1 (Classe de ensino secundário 1) no período de um ano.

Com o apoio da International Youth Foundation e da Nokia e em colaboração com o Ministério da Educação, o programa atingiu mais de 14.000 alunos em cinco estados. Até o fim do ano escolar de 2011-2012, os alunos implementaram 499 projetos de mudança social, que variam de iluminação melhorada nas ruas a exames médicos, afetando, positivamente, mais de 60.000 pessoas.

Sanergy

A Sanergy fornece saneamento higiênico e sustentável nas favelas de Nairóbi por meio de um sistema de franquia de banheiros que gera renda adicional ao reciclar resíduos humanos para criar eletricidade e fertilizante orgânico para os fazendeiros.

A iniciativa envolve a criação de redes de banheiros sem água de alta qualidade e em pequena escala, fabricados usando materiais locais e operados nas favelas no modo de Pague por quanto usa.

Os resíduos são coletados, com segurança, em contêineres fechados a vácuo de 30 litros e transportados todos os dias para uma instalação de processamento central. A Sanergy converte os resíduos em produtos derivados seguros e reutilizáveis, incluindo fertilizante orgânico vendido para fazendeiros e eletricidade vendida para redes de geração de energia. O programa cria empregos e oportunidades comerciais, abordando, também desafios econômicos sociais, ambientais e econômicos sérios.

Shack/Slum Dwellers International Alliance (Cape Town)

A Shack/Slum Dwellers International Alliance criou um programa que permite a comunidades necessitadas da Cidade do Cabo e de Johanesburgo melhorar, de maneira proativa, os barracos informais ou outras habitações de favelas e reconfigurar o layout das povoações.

O projeto tem como objetivo facilitar o acesso a estradas, água, saneamento, remoção de resíduos e eletricidade, estimulando, ao mesmo tempo, a criação de espaços abertos ao público por meio do uso de áreas anteriormente não exploradas. A coesão social e a unidade necessárias para implementar essas transformação cria e fortalece comunidades e cria uma plataforma e uma voz para os pobres urbanos.

ÁSIA-PACÍFICO

aProCh

aProCh -- A Protagonist in Every Child -- é uma iniciativa iniciada pela Escola Riverside de Ahmedabad para criar a primeira cidade totalmente preparada para as crianças.

A aProCh organiza atividades especiais para crianças que aproveitam os parques de Ahmedabad e outras áreas da cidade não inicialmente criadas para o "alimento" da infância e fornece experiências em que a segurança, a curiosidade, a exploração e a comunidade se tornam parte da vida diária da criança.

A aProCh também trabalha com as autoridades municipais para melhorar o ambiente físico para as crianças.

Nos últimos seis anos, o projeto angariou o apoio do município, de pais, de crianças, de empresas privadas e de indivíduos preocupados e se tornou uma iniciativa de toda a cidade com esforços de colaboração de todas as partes interessadas.

CMC

A CMC, com sede em Bangalore, em cooperação com a Karnataka State Road Transport Corporation, criou o primeiro sistema de transporte inteligente da Índia inicialmente focado em uma frota de 500 ônibus na cidade de Mysore, com o objetivo de ampliar para 4.000 ônibus em todo o Estado na sua segunda fase.

O objetivo do projeto, fundado pelo Banco Mundial, é superar os desafios de transporte estratégicos, como congestionamento, falta de infraestrutura, restrições de acessibilidade, aumento nas emissões e as necessidades de serviço de uma base de clientes em crescimento.

O projeto aborda essa disseminação em tempo real da informação em horários de chegada dos ônibus, obtida via GPS com base em satélite e exibida em grandes telas de LED em pontos e ônibus e por mensagens SMS.

Digicel PNG Foundation

A Digicel Papua New Guinea Foundation criou um programa em parceria com a Ginigoada Business Development Foundation que tem por objetivo melhorar os padrões de vida em comunidades necessitadas treinando os residentes em uma gama de habilidades, de saúde pessoal a conscientização financeira.

O programa Life and Business Skills (Habilidades comerciais e para a vida) é composto de um programa de duas semanas. A primeira semana envolve workshops que têm o objetivo de aumentar a conscientização sobre a igualdade entre os gêneros, violência doméstica, questões de saúde sexual e higiene, enquanto a segunda semana oferece treinamento comercial interativo focado nas finanças da família, atividades de geração de renda e criação da confiança geral.

Depois da conclusão, os participantes recebem um Certificado de habilidades comerciais básicas. O programa já foi realizado em mais de 20 povoados e mais de 3.000 participantes receberam certificados.

Parinaam Foundation

O programa Urban Ultra Poor (A pobreza urbana extrema), iniciado pela Parinaam Foundation, tem como objetivo capacitar, econômica e socialmente, mulheres que vivem na pobreza extrema nas favelas de Bangalore.

O programa abrange quatro componentes vitais fornecidos em um período de 12 meses para permitir que os participantes criem um estilo de vida mais estável, Livelihood Development (Desenvolvimento do sustento), Healthcare Support (Suporte a tratamento de saúde) Childcare and Education (Tratamento e educação infantil) e Financial Literacy (Alfabetização financeira) e Social Services Support (Suporte a serviços financeiros).

O objetivo é que depois da conclusão, os participantes poderão conseguir uma renda estável, ter uma forma de identificação, fornecer educação e acesso à boa saúde para os filhos e gerenciar as finanças.

EUROPA

3Space

A 3Space é uma instituição de caridade com sede em Londres que trabalha com locatários e detentores de leasing para desbloquear o valor de propriedades comerciais vazias, tornando-as disponíveis por um período limitado para outras organizações sem fins lucrativos sem custo para projetos de instituições de caridade iniciantes que beneficiarão a comunidade.

A 3Space gerenciou o uso de curto prazo de propriedades em 45 edifícios do Reino Unido desde 2010, dando espaço para 140 instituições de caridade, grupos comunitários e empresas sociais. Os locatários se beneficiam de redução no seguro, manutenção, taxas comerciais e também de redução nos custos com segurança e podem ter as propriedades de volta, em curto prazo.

A 3Space fornece uma abordagem escalável para o gerenciamento de espaço comercial vago, reduzindo o desperdício ao fornecer benefícios sociais e econômicos tangíveis e ao gerar a renovação urbana.

BIG - Bjarke Ingels Group

O Superkilen, projetado pelos arquitetos do escritório de arquitetura dinamarquês BIG, é um parque moderno com trilhas para pedestres e ciclistas e áreas de recreação externas e fica em uma das áreas mais pobres e em um dos distritos mais etnicamente diversos de Copenhagen.

O ponto inicial conceitual é a divisão do parque em três zonas e cores, a praça vermelha, o mercado preto e o parque verde. Para comemorar a herança multicultural da área, o BIG trabalhou com a comunidade local para a compra de mobília para parque, equipamentos para brincar, escultura e iluminação dos 62 países que eram o lar original dos residentes do distrito.

O projeto ajudou a rejuvenescer a área, unindo os residentes em um único bairro global.

BlaBlaCar

A BlaBlaCar, com sede em Paris, permite a motoristas com lugares vazios em seus veículos se conectarem com os passageiros, compartilhando corridas dentro da cidade. Os motoristas usam o site e o aplicativo móvel para publicar uma corrida planejada. Os passageiros podem, assim, pesquisa ofertas disponíveis e entrar em contato com o motorista que escolherem.

A BlaBlaCar oferece uma gama de recursos para criar uma comunidade segura, confiável, baseada na confiança e conexões fáceis entre motoristas e passageiros. Os membros se classificam depois de viajarem juntos, permitindo criar reputações na comunidade.

Ao permitir que mais de 600.000 pessoas em dez países da Europa compartilhem corridas dentro das cidades, a BlaBlaCar aumenta a eficiência do transporte rodoviário, reduzindo o impacto ambiental.

Trees for Cities

Edible Playgrounds (Playgrounds comestíveis), um programa organizado pela instituição de caridade com sede em Londres, Trees for Cities, envolve as crianças em escolas da cidade em atividades de jardinagem centradas nos aspectos positivos dos alimentos frescos. Cultivar frutas e legumes nos jardins da escola e nos playgrounds não só apresenta as crianças necessitadas aos prazeres da natureza, mas aumenta sua conscientização e compreensão do link entre a natureza e o que constitui uma dieta saudável.

O Edible Playgrounds também facilita e capacita as comunidades locais a transformar seus espaços externos, oferecendo workshops em habilidades verdes e sessões de treinamento para as crianças da escola e a grupos de jovens e de adultos.

O Edible Playgrounds oferece uma possível solução no longo prazo para a escassez de alimento entre os mais necessitados no Reino Unido, educando, ao mesmo tempo, as pessoas para levarem um estilo de vida mais saudável desde cedo.

AMÉRICA LATINA

Aprenda

A Aprenda, uma unidade do Grupo ACP, micro-financeira peruana, desenvolveu um programa educacional para mulheres de baixa renda em áreas urbanas que têm ideias e aspirações para administrar seu próprio negócio, mas não têm as habilidades financeiras e a educação formal para realizar seu sonho e contribuir positivamente para a família e a comunidade.

O curso é ministrado com a ajuda de uma novela, "El Gran Salto" ou O grande salto em português, que conta a história de uma empreendedora chamada Vicky que começa seu próprio negócio. Um curso típico, com duas a três horas de duração, durante as quais os alunos assistem episódios da novela e são treinados em gestão de negócios e desenvolvimento pessoal.

O programa está prestes a atingir seu objetivo inicial de melhorar a capacidade para negócios de 100.000 mulheres em três anos.

Belo Horizonte City Council

O City Council of Belo Horizonte no Brasil está celebrando a primeira parceria público-privada no setor de educação do país em colaboração com a IFC e o Banco Brasileiro de Desenvolvimento. Em uma concessão concedida no ano passado, uma empresa privada terceirizada construirá 37 berçários e escolas de ensino fundamental públicos até 2014, criando vagas para 20.000 alunos, particularmente em comunidades de baixa renda.

A concessão inclui operação e manutenção das escolas pelos próximos 20 anos, o que aumenta a responsabilidade da empresa construtora de garantir que materiais duráveis e de alta qualidade sejam usados.

Essa e outras eficiências não normalmente geradas pelos operadores do setor público significam que as escolas poderão se concentrar em ensinar os alunos, aumentando, assim, a qualidade da educação na cidade.

Fundación Calicanto

A Fundación Calicanto, organização sem fins lucrativos, dedicada a restaurar a herança histórica e humana da Cidade do Panamá, Casco Antiguo (ou cidade antiga), criou o CAPTA, um programa que oferece às muitas mulheres desempregadas e necessitadas da área treinamento vocacional para trabalhos de nível de entrada nos setor de hotelaria e turismo, como também treinamento de habilidades para empreendedorismo para o exercício de atividades autônomas.

Um curso de cinco semanas em desenvolvimento pessoal e psicológico é seguido de um estágio de duas semanas em um hotel, de ajuda com preparação de currículo e colocação no mercado de trabalho. A meta é não só ajudar as mulheres a encontrar empregos, mas também dar a elas a inspiração e a autoestima que precisam para tirar suas famílias da pobreza.

Lançado em 2006, o CAPTA treina 120 mulheres por ano, com mais de 80% das que terminam o curso conseguindo emprego permanente, mesmo em empresas fora de Casco Antiguo.

IBM

A IBM, em cooperação com a cidade do Rio de Janeiro, criou um centro de gerenciamento de dados que integra informações de vários departamentos do governo e 30 órgãos diferentes da cidade para melhorar a segurança e a resposta a vários tipos de incidentes de emergência, como inundações e deslizamentos de terra.

O Centro de operações do Rio aplica modelos analíticos desenvolvidos pela IBM para prever incidentes de emergência e ajudar os funcionários a controlar o movimento do tráfego, o transporte público e a eficiência do fornecimento de energia e de água. O Centro, por exemplo, pode prever chuvas fortes com até 48 horas de antecedência.

Como o Centro foi criado em 2010, depois que uma tempestade torrencial causou deslizamentos de terra e inundações, o novo sistema de alerta melhorou os tempos de resposta a emergências em 30%.

AMÉRICA DO NORTE E CARIBE

Baltimore Housing

Vacants to Value (Revitalização) é uma iniciativa do prefeito de Baltimore e da Autoridade de habitação de Baltimore para eliminar propriedades vazias de maneira rápida, eficaz e econômica por meio de uma combinação de demolição e reabilitação.

Em bairros com apenas algumas propriedades vagas espalhadas, US$ 900 citações administrativas são usadas para incentivar os proprietários a concertar as propriedades ou vendê-las rapidamente. Em bairros muito destrossados, a cidade procura a demolição direcionada e a revitalização por meio de plantas e árvores, para que as propriedades subutilizadas possam ser transformadas em ativos da comunidade.

Como o programa começou no fim de 2010, 1.302 casas vazias foram reabilitadas e outras 660 foram demolidas. A cidade planeja demolir 1.500 outras propriedades vazias e renovar mais 1.500 até 2016.

The Competitiveness Company

A Competitiveness Company, uma ONG focada em melhorar as vidas de jovens urbanos necessitados, desenvolveu um projeto de criação e exportação de peixes ornamentais que oferece aos jovens das favelas mais violentas da Jamaica uma chance de fugir da pobreza e da vida das gangues.

A iniciativa, que aproveita a demanda global crescente por peixes ornamentais de aquário, envolve treinamento técnico em aquicultura e a introdução de tecnologia de produção de pequena escala que permite aos empreendedores se unirem para criar, de maneira eficaz, milhares de peixes em pequenos espaços em jardins, com custos muito baixos.

Mais de 130 jovens estão agora agrupados em grupos de fazendas urbanas, compartilhando informações e recursos para conseguir custos de produção menores e criar peixes de melhor qualidade que são, depois, vendidos para exportadores locais e comercializados internacionalmente.

National Portrait Gallery

A National Portrait Gallery em Washington DC desenvolveu um programa direcionado para adolescentes urbanos necessitados, normalmente acusados de perturbar a paz pelos residentes locais, incluindo-nos próprios degraus da galeria e os capacitou com habilidades para a economia criativa.

Os adolescentes locais trabalham como uma empresa de "consultores criativos", passando meses para criar, planejar, comercializar, criar equipe, gerenciar e avaliar um show de moda do tipo "Projeto Fuga" na galeria. O programa foi criado em parceria com a ARTLAB Plus, um espaço para adolescentes no Hirshhorn Museum e no Scultpture Garden.

O show, que foi realizado no verão de 2011 no Hemisfério Norte, foi o gatilho para que organizações parceiras começassem a planejar uma rede sustentável de longo prazo para apoiar os objetivos de aprendizado, de carreira e de vida dos adolescentes de Washington DC.

SeeClickFix

O SeeClickFix -- lançado em New Haven, Connecticut quatro anos atrás e agora usado em mais de 130 cidades dos EUA, é um site e um aplicativo móvel que capacita os cidadãos a abordar problemas do dia-a-dia em seu bairro documentando-os publicamente e os encaminhando para o governo local .

Ao mesmo tempo, facilita uma resposta mais eficiente e transparente dos governos a essas solicitações por meio de um painel personalizado.

Além de centenas de milhares de problemas que foram resolvidos pelos governos locais por meio do programa, o SeeClickFix tem levado os cidadãos a resolver problemas nas suas ruas que eles teriam deixado, anteriormente, para a cidade.

O SeeClickFix permite aos municípios e aos cidadãos interagir, de maneira colaborativa e transparente que cria confiança e melhora o espírito cívico, enquanto melhoram, pragmaticamente, suas comunidades.

Sobre o Financial Times:

O Financial Times, uma das principais organizações de notícias do mundo, é reconhecido internacionalmente por sua autoridade, integridade e precisão. Fornecendo notícias, dados, comentários e análises essenciais para a comunidade comercial global, o FT tem uma circulação paga impressa e digital combinadas de mais de 600.000 (garantido pela Deloitte, segundo trimestre de 2013). Os dispositivos móveis são um canal cada vez mais importante para o FT, gerando mais de um terço do tráfego do FT.com e um quarto das assinaturas digitais. Os produtos de educação do FT agora atendem a 25 das 50 principais escolas de negócios do mundo.

Sobre o Citi:

Citi, o banco líder global, conta com aproximadamente 200 milhões de correntistas e opera em mais de 160 países. O Citi oferece aos clientes, corporações, governos e instituições uma grande variedade de produtos e serviços financeiros, entre eles, serviços bancários e crédito ao consumidor, banco de investimentos e corporativo, corretagem de seguros, serviços de transações e administração de patrimônios.

Informações adicionais podem ser encontradas em www.citigroup.com | Twitter: @Citi | YouTube: www.youtube.com/citi | Blog: http://blog.citigroup.com | Facebook: www.facebook.com/citi | LinkedIn: www.linkedin.com/company/citi

Sobre o Citi for Cities:

Citi for Cities é uma iniciativa que une o melhor do Citi no mundo para permitir às cidades se tornarem mais eficientes, fornecendo financiamento que facilita o comércio e a modernização e capacitando os cidadãos a acessar serviços que melhoram a condição de vida e a prosperidade. O Citi tem como objetivo ajudar as cidades a atingir suas ambições em ecossistemas importantes que capacitam uma cidade, incluindo administração, estradas e trânsito, portos de entrada, energia e serviços públicos, locais de trabalho e educação, saúde e segurança e regeneração e desenvolvimento. O envolvimento do Citi com as cidades inclui os setores público e privado, o setor financeiro e os cidadãos, além das comunidades em que vivem. Para obter mais informações, visite www.citiforcities.com.

Sobre o FT/Citi Ingenuity Awards:

Mais da metade da população do mundo vive em cidades hoje, número que deve aumentar nas próximas décadas. Como resultado, as cidades têm uma necessidade urgente por abordar os desafios de urbanização e encontrar soluções que modernizem a infraestrutura, melhorem a eficiência, melhorem a qualidade de vida e fomentem o crescimento e o desenvolvimento sustentável.

O FT/Citi Ingenuity Awards: Urban Ideas in Action (Prêmio de inventividade: ideias urbanas em ação), patrocinado pelo Citi, foi desenvolvido para reconhecer líderes, equipes, organizações e grupos comunitários que tenham desenvolvido soluções inovadoras a desafios urbanos que beneficiem cidades, cidadãos e comunidades urbanas.

Os principais candidatos terão seu perfil em dois suplementos da revista global do FT e serão convidados a participar de eventos para dialogar ainda mais sobre os desafios urbanos e as soluções. Os finalistas serão selecionados por região. Um vencedor será escolhido para cada região. Um vencedor global será anunciado em um jantar de premiação em Nova York em dezembro de 2013.

As inscrições serão analisadas com base em uma variedade de critérios, incluindo originalidade, impacto, eficiência e resultado. Os critérios foram desenvolvidos pela INSEAD, uma das maiores e principais escolas de graduação em negócios. Todas as entradas serão analisadas pelo FT e a INSEAD para qualificação. Um painel de especialistas no assunto irão selecionar os vencedores. Como patrocinador, o Citi não analisará ou julgará as inscrições. Os critérios de elegibilidade e detalhes adicionais do programa estão disponíveis em www.FTCitiawards.com. Siga a conversa em #FTCitiAwards.

Para obter mais informações:
Financial Times
Ryann Gastwirth, + 1-917-551-5094
ryann.gastwirth@ft.com
Citi
Liz Fogarty, +1-212-559-0486

Para obter mais informações:
Financial Times
Ryann Gastwirth, + 1-917-551-5094