Esri lança novo mapa global de cobertura do solo 2020

O projeto junta-se à startup Impact Observatory e Microsoft para disponibilizar mapa para usuários no mundo inteiro

Esri releases first-ever high-resolution (10-meter), 2020 global land cover map (Photo: Business Wire)

REDLANDS, Califórnia--()--A Esri, líder global em inteligência de localização, anunciou hoje que está lançando pela primeira vez um novo mapa global de cobertura do solo 2020 de alta resolução, como parte do Living Atlas da empresa. O mapa foi construído utilizando imagens do satélite Sentinel-2 da Agência Espacial Europeia (European Space Agency, ESA), e desenvolvido utilizando uma nova combinação de fluxo de trabalho de aprendizado de máquina com o novo parceiro prata da Esri, o Impact Observatory, além da parceira de longa data, a Microsoft.

O novo mapa será atualizado anualmente, suportando detecção de mudança e destacando mudanças planetárias do solo, especialmente aquelas relacionadas aos efeitos da atividade humana. Um mapa consistente de cobertura do solo para o mundo inteiro baseado nas informações mais atuais de satélite, o mapa global de cobertura do solo 2020 pode ser combinado com outras camadas de dados para infraestrutura verde, projetos de sustentabilidade e outros esforços de conservação que requerem uma imagem holística da pegada humana e natural no planeta. Ainda este ano, a Esri e a Impact Observatory disponibilizarão esse novo modelo de cobertura do solo para suportar classificação de cobertura do solo sob demanda, permitindo que a comunidade GIS crie mapas para áreas de projeto com frequência semanal.

“Esse é um ano crítico para a ação climática”, disse Jack Dangermond, fundador e presidente da Esri. “Com a Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP26) reunindo partes internacionais para tratar de um conjunto comum de metas, estamos felizes por fazer nossa parte disponibilizando esse mapa para usuários que trabalham em prol da saúde do nosso planeta.”

Os usuários também poderão manipular o mapa em conjunto com outras camadas GIS como relevo, hidrologia, e mais, todas disponíveis no ArcGIS Living Atlas of the World, a mais importante coleção de informações geográficas do mundo, incluindo mapas, aplicativos e camadas de dados. Através do lançamento das virtualizações, planejadores em todo o mundo entenderão melhor a geografia ao redor deles para tomarem decisões mais informadas — permitindo que eles obtenham percepções de locais com cobertura do solo distinta, como também da atividade humana afetando-os.

Mapas de cobertura do solo de alta resolução, abertos, precisos, comparáveis e oportunos são críticos para tomadores de decisão em muitos setores da indústria e nações em desenvolvimento. Esses mapas melhoram o entendimento de tópicos importantes como segurança alimentar, planejamento de uso do solo, modelagem de hidrologia, e planejamento de gestão de recursos. Além disso, agências de recursos do governo nacional utilizam a cobertura do solo como uma base para entender tendências no capital natural, o que ajuda a definir prioridades de planejamento do solo e é a base das alocações de orçamentos.

O Impact Observatory, contratado pela Esri, desenvolveu um modelo de classificação do solo com IA de aprendizado profundo utilizando um robusto conjunto de dados de treinamento de bilhões de pixels de imagens marcadas por humanos, e aplicou esse modelo à coleção de cenas Sentinel-2 2020, processando mais de 400.000 observações da Terra para produzir o mapa. Essa abordagem exclusiva de aprendizado de máquina utilizada para criar esse mapa global em breve estará disponível sob demanda, suportando gestores de solo que precisam monitorar mudanças em uma área específica de interesse, observando a mudança anual e as diferenças sazonais na cobertura do solo.

“Esforços globais estão incentivando líderes mundiais a definir e alcançar metas ambiciosas de conservação”, disse Steve Brumby, co-fundador e diretor executivo da Impact Observatory. “Com o apoio dos especialistas geoespaciais da Esri, e acesso a incríveis recursos de computação da Microsoft, fomos capazes de criar em tempo recorde um mapa de cobertura do solo que fornece a líderes de governos, ONGs, e outros setores uma nova e oportuna visão do planeta, e uma nova capacidade alimentada por IA para percepções acionáveis, baseadas na ciência e sob demanda. Ao fazer isso, a Impact Observatory espera contribuir com os esforços de conservação global.”

A Esri está lançando esse valioso recurso sob uma licença Creative Commons para incentivar a ampla adoção e garantir o acesso igualitário para planejadores que criam um planeta mais sustentável. Esse conteúdo estará disponível na ArcGIS Online como um serviço de mapa e será disponibilizado gratuitamente para uso por seus 10 milhões de usuários. Ele também estará disponível para download e visualização. Para explorar o mapa global de cobertura do solo 2020, acesse livingatlas.arcgis.com/landcover.

Sobre a Impact Observatory

A Impact Observatory é uma empresa de tecnologia orientada por uma missão, reunindo algoritmos alimentados por inteligência artificial (IA) e dados sob demanda para análises de sustentabilidade e risco ambiental para governos, organizações sem fins lucrativos, empresas e mercados. Fundada em 2020 em Washington, DC, o objetivo da Impact Observatory é capacitar tomadores de decisão globais para serem super-heróis planetários, com as percepções oportunas, acionáveis e baseadas na ciência necessárias para o seu sucesso. Acesse nosso site em impactobservatory.com.

Sobre a Esri

A Esri, líder mundial no mercado de software de sistema de informações geográficas (Geographic Information System, GIS), inteligência de localização e mapeamento, ajuda os clientes a liberarem todo o potencial dos dados visando a melhorar resultados operacionais e comerciais. Fundada em 1969 em Redlands, estado norte-americano da Califórnia, o software da Esri está implementado em mais de 350.000 organizações do mundo todo e em mais de 200.000 instituições nas Américas, Ásia, Pacífico, Europa, África e Oriente Médio, inclusive em empresas Fortune 500, instituições e órgãos públicos, organizações sem fins lucrativos e universidades. A Esri tem escritórios regionais, distribuidores internacionais e parceiros que prestam suporte local em mais de 100 países em seis continentes. Mantendo sempre seu compromisso pioneiro com a tecnologia da informação geoespacial, a Esri projeta as soluções mais inovadoras para a transformação digital, a Internet das Coisas (Internet of Things, IoT) e análises avançadas. Conheça a empresa em esri.com.

Copyright © 2021 Esri. Todos os direitos reservados. Esri, o logotipo de globo da Esri, ArcGIS, The Science of Where, esri.com e @esri.com são marcas comerciais, marcas de serviço ou marcas registradas da Esri nos Estados Unidos, na Comunidade Europeia ou em outras jurisdições. Outras empresas, produtos ou serviços mencionados neste comunicado podem ser marcas comerciais, marcas de serviço ou marcas registradas de seus respectivos proprietários.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Jo Ann Pruchniewski
Relações Públicas da Esri
Celular: 301-693-2643
E-mail: jpruchniewski@esri.com

Contacts

Jo Ann Pruchniewski
Relações Públicas da Esri
Celular: 301-693-2643
E-mail: jpruchniewski@esri.com