GSMA anuncia o lançamento de um Fundo de Inovação de Resposta a Desastres

A associação pede que os aplicativos desenvolvam serviços para melhorar as comunicações durante crises humanitárias

LONDRES--()--A GSMA anunciou hoje o lançamento de seu Fundo de Inovação de Resposta a Desastres para estimular o desenvolvimento de soluções de tecnologia móvel que ajudem e capacitem as pessoas e comunidades afetadas por emergências humanitárias e para fortalecer a prevenção, preparação e resposta a desastres. O Fundo é apoiado pelo Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido (DFID) e apoiado pela GSMA e seus membros.

“A tecnologia móvel é uma ferramenta vital para ajudar os afetados por desastres naturais e outras emergências humanitárias”, disse John Giusti, diretor de Regulação da GSMA. “Em apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis das Nações Unidas, a GSMA lançou o Fundo de Inovação de Resposta a Desastres para ampliar o impacto da telefonia móvel, ajudando a construir uma infraestrutura resiliente e tornar as comunidades inclusivas, seguras e sustentáveis.”

Em tempos de crise e desastre, as redes móveis facilitam a comunicação crítica entre as agências humanitárias, as populações afetadas e a comunidade internacional. Isso foi evidenciado no rescaldo do terremoto de 2015 no Nepal, na atual crise de deslocamento no Oriente Médio e na Europa e em muitos outros eventos recentes. O Fundo de Inovação de Resposta a Desastres irá estimular o desenvolvimento de soluções baseadas na telefonia móvel que tenham um impacto positivo em pessoas afetadas por catástrofes e crises, ajudando a reduzir riscos, salvar vidas, aliviar o sofrimento e promover a recuperação.

Detalhes da implementação

O Fundo está aberto aos candidatos com influência na África Subsaariana, Ásia-Pacífico, América Latina, Oriente Médio e/ou África do Norte. Os aplicativos devem representar uma colaboração composta por dois ou mais operadoras de redes móveis, ONGs, agências humanitárias, órgãos de emergência/ambientais e/ou empresas do setor privado. Por exemplo, os aplicativos podem incluir uma solução da Internet das Coisas para desatar avisos precoces do sistema de alerta ou uma plataforma de código aberto baseada em dispositivos móveis para compartilhar informações humanitárias.

Um financiamento de até 300 mil libras esterlinas por projeto está disponível e os candidatos podem ser tanto novos projetos para testar novos produtos ou serviços quanto projetos de validação de mercado para replicar produtos ou serviços comprovados. Os aplicativos serão avaliados através de um processo de duas etapas: as observações conceituais devem ser enviadas entre 7 de setembro e 13 de outubro de 2017 e os candidatos selecionados serão convidados a enviar uma proposta completa até 1º de dezembro de 2017. A seleção dos projetos a serem financiados será concluída no final de março de 2018.

Para mais informações e para saber os requisitos, acesse: www.gsma.com/mobilefordevelopment/programmes/disaster-response/innovation-fund.

-FIM-

Sobre a GSMA

A GSMA representa os interesses das operadoras móveis em todo o mundo, unindo cerca de 800 operadores com mais de 300 empresas no ecossistema móvel mais amplo, incluindo fabricantes de celulares e dispositivos, empresas de software, fornecedores de equipamentos e empresas de Internet, bem como organizações em setores industriais adjacentes. A GSMA também produz eventos líderes do setor, como o Mobile World Congress, o Mobile World Congress de Xangai, o Mobile World Congress das Américas e conferências do Mobile 360 Series.

Para mais informações, acesse o site corporativo da GSMA em www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.

Para a GSMA
Clare Fenny