Grupo QNB: Resultados financeiros para o semestre encerrado em 30 de junho de 2017

QNB Head office (Photo: Business Wire)

DOHA, Qatar--()--O Grupo QNB, a maior instituição financeira do Oriente Médio e da África (MEA), anunciou seus resultados dos seis meses encerrados em 30 de junho de 2017, os mais altos na história do Grupo QNB.

Para os seis primeiros meses de 2017, o lucro líquido alcançou QAR 6.7 bilhões (US$1.8 bilhão), um aumento de 7% em comparação com o ano anterior, demonstrando o sucesso do Grupo QNB na resiliência e manutenção de um crescimento forte enquanto controla os custos.

Os ativos totais atingiram QAR 768 bilhões (US$ 211 bilhões), uma alta de 11% em relação a junho de 2016, a maior alta já alcançada pelo Grupo. Este foi o resultado de uma taxa de crescimento de 11% em empréstimos e adiantamentos que atingem QAR 552 bilhões (US$ 152 bilhões). O Grupo QNB foi bem-sucedido em atrair novos depósitos de clientes. Esses esforços de mobilização de depósitos resultaram um aumento na fonte de financiamento dos clientes em 15%, para atingir QAR 562 bilhões (US$ 154 bilhões) a partir de junho de 2016. Isso elevou a relação empréstimo/depósito do Grupo para 98,3% em comparação com 101,7% em junho de 2016. Isso demonstra claramente o sucesso a estratégia do QNB para diversificar suas fontes de financiamento.

A política prudente de controle de custos do grupo e a forte capacidade de geração de renda do Grupo permitiram a manutenção da sua taxa de eficiência (taxa entre custo e renda) em 29,3% em 30 de junho de 2017, de 30,4% em junho de 2016 que é considerada como uma das melhores taxas entre as instituições financeiras da região.

O Grupo conseguiu manter a relação de empréstimos não realizados e valor bruto de empréstimos em 1,8%, um nível considerado um dos mais baixos da região MEA, refletindo a alta qualidade do portfólio de empréstimos do Grupo e a gestão eficaz do risco de crédito. A política conservadora do Grupo em relação ao provisionamento teve prosseguimento com a taxa de cobertura alcançando 110% em 30 de junho de 2017.

O Grupo QNB se beneficia de uma base de financiamento local e internacional altamente diversificada espalhada pela MEA, Europa e Ásia. O Grupo QNB foi bem-sucedido em diversificar seus pools de financiamento no atacado em termos de moedas, conteúdo e mix de produtos e segue um enfoque muito conservador para administrar suas necessidades de liquidez.

Com base nisso, o Grupo reduziu a sua relação empréstimos para depósitos para 98,3% de 101,7% em junho de 2016 e melhorou seus ativos líquidos que compreendem caixa e equivalentes de caixa para QAR 65 bilhões (US$18 bilhões) ou 8% dos ativos totais.

O patrimônio líquido total aumentou em 1 % desde junho de 2016, alcançando QAR 74 bilhões (US$ 20 bilhões) em 30 de junho de 2017. Os lucros por ação atingiram QAR 7.0 (US$ 1,91), em comparação com QAR 6,7 (US$ 1,85) em junho de 2016.

O índice de adequação do capital (Capital Adequacy Ratio, CAR), calculado de acordo com os requisitos do QCB e Basileia III, ficou em 15,6% em 30 de junho de 2017, superior às exigências regulatórias mínimas do Banco Central do Qatar e do Comitê da Basileia. O Grupo quer manter uma forte capitalização para apoiar planos de crescimento futuros.

Com base no desempenho forte e contínuo do Grupo e sua presença internacional diversificada, o QNB é agora a marca bancária mais valiosa na região do MEA, com o valor de sua marca ampliado para US$ 3.8 bilhões, o que a eleva ao 60° lugar em todo o mundo, além de obter a mais alta classificação AA+ em força da marca. O número total de funcionários do Grupo é superior a 27.900, operando em 1.250 locais e 4.300 caixas automáticas servindo a mais de 21 milhões de clientes.

*Fonte: ME NewsWire

Grupo QNB