GSMA anuncia novas iniciativas para o programa Mobile for Development

Associação apresentou novos compromissos para Mulheres Conectadas, assinantes adicionais para a Carta de Conectividade Humanitária, lançamento da iniciativa Telefonia Móvel para Acesso à Energia e primeiro projeto africano de Roaming Rural

DAR ES SALAAM, Tanzânia--()--A GSMA anunciou hoje, no Mobile 360 – África, várias iniciativas para o seu programa “Mobile for Development”. Todas elas apoiam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. A iniciativa “Connected Women” (Mulheres Conectadas) anunciou novos compromissos de cinco operadoras de redes móveis para reduzir a diferença de gênero em serviços de internet móvel ou dinheiro móvel, enquanto o Grupo Sudatel se tornou o mais recente signatário da Carta de Conectividade Humanitária da GSMA. Além disso, o programa de serviços de utilidade pública da GSMA lançou a iniciativa “Mobile for Energy Access” (Telefonia Móvel para Acesso à Energia). O programa “Connected Society” (Sociedade Conectada) anunciou que as operadoras de redes móveis da Tanzânia implementaram o primeiro projeto tripartido de Roaming Rural na África, enquanto o programa mAgri lançou um relatório descrevendo o impacto significativo dos serviços de agricultura móvel nos pequenos agricultores.

“O rápido crescimento da tecnologia móvel e digital na África desbloqueou novas oportunidades em todo o continente, proporcionando uma plataforma para a inovação, a criação de novas empresas e serviços e mais oportunidades de emprego”, disse Mats Granryd, diretor-geral da GSMA. “A equipe do Mobile for Development da GSMA trabalha em estreita colaboração com empresas inovadoras para disponibilizar uma região conectada, onde a telefonia móvel tenha uma influência positiva sobre a sociedade e ajude a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Esta é a verdadeira era digital para a África.”

Mulheres Conectadas aumentam os compromissos da indústria para reduzir a diferença de gênero

O programa Mulheres Conectadas da GSMA anunciou hoje cinco novos signatários da iniciativa Comprometimento de Mulheres Conectadas. EconetLeo, Orange Cote d’Ivoire, Safaricom Ltd. Kenya, Telenor Pakistan e Vodacom Tanzania se unem a outros membros da GSMA e se comprometem a conectar milhões de mulheres em países de baixa e média renda até 2020. Através dessa, os parceiros de operadoras de telefonia móvel ofereceram serviços que melhoram a vida de mais de 17 milhões de mulheres nos países em desenvolvimento, apoiando o ODS5 (Igualdade de Gênero). Mais informações sobre o programa Mulheres Conectadas podem ser encontradas em: www.gsma.com/mobilefordevelopment/programmes/connected-women.

Novo assinante da Carta de Conectividade Humanitária e pesquisa de Resposta a Desastres

O Grupo Sudatel, com operações na Guiné, Mauritânia, Senegal e Sudão, tornou-se o último signatário da iniciativa da Carta de Conectividade Humanitária da GSMA, que contribui para o ODS11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis). A Carta destina-se a melhorar a preparação em desastres, reduzir a perda de vidas e a recuperação da ajuda através do acesso à comunicação e à informação para os afetados pela crise. Com o acréscimo da Sudatel, 112 operadoras de telefonia móvel em 77 países já se comprometeram com a Carta.

Além disso, o programa de Resposta a Desastres, administrado pela Carta, produziu um relatório que explora o impacto socioeconômico da conectividade para os refugiados em Nyarugusu, um dos três grandes campos de refugiados na região de Kigoma, na Tanzânia. O relatório fornece evidências sólidas do uso, valor e impacto atuais da conectividade e aborda as barreiras e os desafios que os refugiados enfrentam ao acessar e usar dispositivos móveis. O relatório pode ser encontrado em www.gsma.com/mobilefordevelopment/programme/disaster-response/mobile-is-a-lifeline.

GSMA lança iniciativa Telefonia Móvel para Acesso à Energia

O programa de serviços de utilidade pública da GSMA lançou a iniciativa Telefonia Móvel para Acesso à Energia para apoiar o ODS7 (Energia Limpa e Acessível). Estima-se que atualmente existem 772 milhões de pessoas sem acesso à energia, mas que são cobertas por redes móveis. A nova iniciativa irá promover o papel crucial da telefonia móvel em permitir soluções energéticas limpas e acessíveis e ajudar as operadoras de telefonia móvel a se envolverem mais efetivamente com o setor de energia, fornecendo estudos de viabilidade e serviços de consultoria, compartilhando informações e kits de ferramentas e facilitando parcerias. Mais informações em www.gsma.com/mobilefordevelopment/programmes/m4dutilities.

Operadoras da Tanzânia lançam o primeiro projeto tripartido de Roaming Rural na África

Três grandes operadoras de telefonia móvel na Tanzânia (Airtel, Tigo e Vodacom) implementaram com sucesso o primeiro projeto de Roaming Rural de três vias na África. Esta parceria inovadora, apoiada pelo Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações e pelo Fundo do Serviço de Acesso Universal (FSAU) e facilitada pela GSMA, ampliou a cobertura de internet de banda larga móvel para mais de 70 mil usuários rurais na Tanzânia. O projeto foi apoiado pela Ericsson, Huawei e Nokia, que construíram locais de energia eficiente movidos a energia solar para aprimorar a experiência do cliente em locais remotos, ao mesmo tempo que otimizavam o custo. Mais informações podem ser encontradas em: www.gsma.com/mobilefordevelopment/programmes/connected-society.

GSMA publica descobertas sobre soluções móveis para agricultura

A GSMA divulgou hoje um relatório descrevendo os resultados do trabalho com as operadoras móveis Airtel Malawi, Dialog Sri Lanka, Grameenphone Bangladesh, Ooredoo Myanmar, Telenor Pakistan e Vodafone Ghana para lançar serviços orientados a dados para agricultores. Desde 2014, o programa mAgri, no âmbito da iniciativa mNutrition, financiada pelo Departamento de Desenvolvimento Internacional do Reino Unido (DFID), trabalha com essas operadoras de redes móveis para desenvolver e lançar serviços que agora atingem mais de cinco milhões de usuários registrados no mundo todo. O programa mAgri apoia serviços que permitem aos pequenos agricultores melhorar os rendimentos das culturas e a receita, contribuindo para o ODS2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável) e o ODS1 (Erradicação da Pobreza). O relatório apresenta o impacto social e comercial desses serviços e compartilha aprendizagem sobre os seis projetos. Saiba mais em: www.gsma.com/magri/creating-scalable-mobile-solutions.

Mobile 360 – África

O GSMA Mobile 360 Series – África de 2017 é o terceiro de uma série de oito eventos focados na indústria e realizados em grandes cidades do mundo. Para mais informações sobre o Mobile 360 – África, acesse www.mobile360series.com/africa. Acompanhe as notícias e atualizações sobre o Mobile 360 – África (#m360Africa) no Twitter @GSMA, Facebook (www.facebook.com/Mobile360Series) e LinkedIn (www.linkedin.com/company/gsma-mobile-360-series).

-FIM-

Sobre a GSMA

A GSMA representa os interesses das operadoras móveis em todo o mundo, unindo cerca de 800 operadores com mais de 300 empresas no ecossistema móvel mais amplo, incluindo fabricantes de celulares e dispositivos, empresas de software, fornecedores de equipamentos e empresas de Internet, bem como organizações em setores industriais adjacentes. A GSMA também produz eventos líderes do setor, como o Mobile World Congress, o Mobile World Congress de Xangai, o Mobile World Congress das Américas e conferências do Mobile 360 Series.

Para mais informações, acesse o site corporativo da GSMA em www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.

Para a GSMA
David Ntwampe Maila