ISTH 2017, Berlim: Octapharma apresenta dados animadores do Nuwiq® em pacientes não tratados previamente e demonstra o valor real da profilaxia personalizada da hemofilia A

LACHEN, Suíça--()--A Octapharma está desempenhando um papel proeminente nesta semana no Congresso da Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia (ISTH) em Berlim, Alemanha. Como patrocinadora platinum do congresso, o envolvimento ativo da Octapharma inclui dois simpósios científicos patrocinados, um dos quais dedicado a explorar dados recentes e experiências do mundo real com o Nuwiq®, a mais recente adição ao portfólio de hematologia em expansão da empresa. O simpósio Towards Life Without Limitation, Growing Experience with Nuwiq® in Patients with Haemophilia A (Rumo à vida sem limitação, experiência crescente com Nuwiq® em pacientes com hemofilia A) foi realizado no dia 9 de julho e apresentou dados-chave de ensaios clínicos, juntamente com estudos de caso e experiências reais com o Nuwiq® no tratamento da hemofilia A.

O Nuwiq® é uma proteína de fator VIII recombinante de 4a geração, naturalmente de longa duração, produzida em uma linha celular humana. A ausência de epítopos não humanos faz do Nuwiq® uma perspectiva animadora para reduzir as taxas de desenvolvimento de inibidores, uma grande complicação no tratamento da hemofilia A. A segurança e a eficácia do Nuwiq® já foram demonstradas em sete ensaios clínicos. Esses dados mais recentes, apresentados durante o simpósio da ISTH, concentraram-se no uso do Nuwiq® para tratar pacientes não tratados previamente (PUPs), bem como em uma abordagem personalizada baseada em farmacocinética (PK) para otimizar a dosagem durante o tratamento da hemofilia (NuPreviq).

A sessão, presidida por Pier M. Mannucci, começou com uma apresentação de dados provisórios do NuProtect, um estudo clínico usando o Nuwiq® em uma coorte de PUPs verdadeiros, que correm o maior risco de desenvolvimento de inibidores (manuscrito aceito pela Haemophilia em 5 de julho ). A apresentação de Ellis J. Neufeld, Focus on PUPs; latest Nuwiq® efficacy, safety and immunogenicity data in the NuProtect study (Focos nos PUPs: os últimos dados da eficácia, segurança e imunogenicidade do Nuwiq® no estudo NuProtect), descreveu a taxa promissora de inibidores durante o tratamento com Nuwiq® baseada em uma análise temporária, particularmente para inibidores de título elevado (HT) (12,8% HT, 20,8% de inibidores globais). Também foram apresentadas evidências convincentes da eficácia do Nuwiq® na prevenção de sangramentos (taxa de hemorragia anual mediana de zero para sangramentos espontâneos, 2,4 para todos os sangramentos) e controle de novas hemorragias (1 ou 2 infusões suficientes para controlar sangramentos em 92,4% dos casos) nesta população de PUPs com hemofilia A.

Natascha Marquardt discutiu suas experiências usando o Nuwiq® para tratar uma grande variedade de pacientes em um único centro na Alemanha durante sua palestra Nuwiq® in practice: experience from a German treatment centre, the Universitätsklinikum Bonn (Nuwiq® na prática: experiência de um centro de tratamento alemão, a Universidade de Bonn). Ela descreveu a excelente eficácia com o Nuwiq® em todas as categorias de pacientes (incluindo PUPs, pacientes tratados previamente (PTPs) e portadoras do sexo feminino) e para todas as formas de tratamento (profilaxia, tratamento sob demanda e profilaxia cirúrgica).

A segunda metade da sessão abordou os impressionantes resultados da experiência clínica da vida real com a abordagem NuPreviq, que usa uma profilaxia personalizada baseada em PK para reduzir a frequência de infusão, mantendo uma baixa taxa de hemorragia para pacientes com hemofilia A em um paciente individual por paciente. Ao fornecer tanto um alto nível de proteção contra o sangramento quanto a flexibilidade nos ajustes para atender às necessidades exclusivas de cada pessoa, a Abordagem do NuPreviq ajuda a otimizar a quantidade e a frequência de dose de FVIII combinando perfis PK individuais com análise científica robusta. John Pasi apresentou dados de sua experiência com NuPreviq em The NuPreviq Approach: Optimising PK-guided Personalised Prophylaxis with Nuwiq® (A Abordagem do NuPreviq: Otimizando a profilaxia personalizada guiada por PK com Nuwiq®), que descreveu a eficácia e segurança da profilaxia personalizada baseada em PK com o Nuwiq® em PTPs adultos com hemofilia grave A. Pasi descreveu como o NuPreviq oferece uma abordagem eficiente para a individualização da terapêutica, apresentando dados que demonstraram excelente proteção contra a hemorragia (83% das pessoas não tiveram sangramentos espontâneos durante todo o período de 6 meses) e uma redução geral da dose de 7,2%, com 57% das pessoas capazes de diminuir as infusões duas vezes por semana ou menos. Esses resultados convincentes foram apoiados pela próxima apresentação Nuwiq® in action: an Italian multicentre experience using the NuPreviq approach in practice (Nuwiq® em ação: uma experiência multicêntrica italiana usando a abordagem do NuPreviq na prática), exposta por Massimo Morfini. O Dr. Morfini descreveu os dados de uma experiência multicêntrica italiana usando o NuPreviq, demonstrando novamente uma excelente proteção contra a hemorragia e uma dosagem geral menos frequente e/ou reduzida em comparação com o tratamento anterior. Esses dados animadores suportam os princípios fundamentais da abordagem do NuPreviq: que todo paciente da hemofilia A é diferente, com necessidades de tratamento individuais e um perfil único de PK, que só pode ser totalmente abordado com profilaxia personalizada. Essa abordagem pode reduzir tanto a carga do tratamento da hemofilia no paciente quanto as demandas dos recursos hospitalares.

Combinados com apresentações de quatro pôsteres com foco no Nuwiq® nas sessões científicas, os dados extremamente positivos apresentados na ISTH nesta semana prometem um papel futuro animador e significativo para o Nuwiq® no tratamento da hemofilia A. Larisa Belyanskaya, chefe da IBU Hematology na Octapharma, expressou seu entusiasmo no sucesso do simpósio: “Nós na Octapharma estamos encantados com os resultados e experiências muito promissores com o Nuwiq® até o momento e estamos entusiasmados em compartilhá-los com a maior comunidade de hematologia na ISTH. Mal podemos esperar pela conclusão do estudo de PUPs e para ver todo o potencial do Nuwiq® e da abordagem do NuPreviq para ajudar nossos pacientes a irem mais longe na vida”.

Olaf Walter, membro do conselho da Octapharma, comentou que “a Octapharma está empenhada em ampliar o conhecimento sobre a hemofilia A e pressionar os limites do tratamento. Os congressos internacionais oferecem uma plataforma vital para facilitar o intercâmbio de informações e a Octapharma orgulha-se de poder compartilhar esses resultados positivos no Congresso da ISTH 2017”.

Sobre a hemofilia A

A hemofilia A é uma doença hereditária ligada ao cromossomo X causada pela deficiência de FVIII que, se não tratada, provoca hemorragias nos músculos e articulações e, consequentemente, artropatia e morbidade grave. O tratamento profilático de reposição do FVIII reduz o número de episódios de sangramento e o risco de lesões articulares permanentes. Este distúrbio afeta um em cada 5 mil a 10 mil homens em todo o mundo e 75% dos casos de hemofilia não são diagnosticados ou tratados. O desenvolvimento de anticorpos que neutralizam o FVIII (inibidores do FVIII) contra o FVIII injetado representa a complicação mais séria do tratamento. O risco cumulativo de desenvolvimento de inibidores do FVIII é de até 39% dos casos.

Sobre o Nuwiq®

O Nuwiq® é uma proteína rFVIII de 4a geração, natural e de longa duração, produzida em uma linha celular humana sem modificação química ou fusão com qualquer outra proteína. O Nuwiq® é cultivado sem aditivos de origem humana ou animal, é desprovido de epítopos antigênicos de proteína não humana e tem uma alta afinidade segundo o fator de coagulação de von Willebrand. O tratamento com Nuwiq® foi avaliado em sete ensaios clínicos concluídos que incluíram 201 pacientes tratados previamente (190 indivíduos) com hemofilia A grave, incluindo 59 crianças. O Nuwiq® está aprovado para uso no tratamento e profilaxia de hemorragia em todas as faixas etárias de pacientes tratados previamente com hemofilia A na UE, EUA, Canadá, Austrália, América Latina e Rússia. Outras propostas mundiais para o Nuwiq® estão sendo planejadas.

Sobre a Octapharma

Com sede em Lachen, Suíça, a Octapharma é uma das maiores fabricantes de proteína humana no mundo, desenvolvendo e produzindo proteínas humanas a partir do plasma humano e linhas de células humanas. Como uma empresa familiar, a Octapharma acredita no investimento para fazer diferença nas vidas das pessoas; e vem fazendo isto desde 1983, pois está em nosso sangue.

Em 2016, o Grupo obteve € 1,6 bilhão em receitas e um resultado operacional de € 383 milhões. Além disso, investiu € 249 milhões para garantir a prosperidade futura. A Octapharma emprega mais de 7.100 pessoas em todo o mundo para apoiar o tratamento de pacientes em 113 países com produtos em três áreas terapêuticas:

· Hematologia (distúrbios da coagulação)

· Imunoterapia (doenças imunológicas)

· Cuidados intensivos

A Octapharma possui seis unidades de produção de última geração na Áustria, França, Alemanha, Suécia e México e Suécia.

Para mais informações, acesse www.octapharma.com

Octapharma AG
Unidade de Negócios Internacionais – Hematologia