Panasonic transmite ao vivo o desafio do robô EVOLTA em escalada vertical num fiorde de 1.000 metros

Um robô alimentado pelas baterias de célula seca EVOLTA NEO, da Panasonic, aceitará o desafio de "escalada vertical em fiorde de 1.000 metros" no dia 7 de julho de 2017

Panasonic to Live Stream EVOLTA Robot's Challenge on 1,000m Fjord Vertical Climb (Photo: Business Wire)

???pagination.previous??? ???pagination.next???

TÓQUIO--()--A Panasonic Corporation está aceitando um dos desafios mais difíceis para seu robô EVOLTA no dia 7 de julho de 2017. A empresa realizará um experimento de demonstração em que um robô alimentado pelas baterias de célula seca "EVOLTA NEO", da Panasonic, tentará realizar uma escalada vertical de fiorde de 1.000 metros no Fiorde de Lyse, na Noruega. Esse desafio testará a durabilidade e a potência das novas baterias EVOLTA NEO da Panasonic, que foram lançadas no mercado japonês em 26 de abril de 2017. A Panasonic transmitirá ao vivo o evento completo para compartilhar a emoção do desafio com entusiastas de todo o mundo.

Durante o desafio, uma corda será fixada aos penhascos íngremes do fiorde na Noruega. Um robô chamado Mr. EVOLTA NEO, equipado com duas baterias de célula seca AA (EVOLTA NEO) da Panasonic, aceitará o desafio de uma escalada vertical de 1.000 metros. O robô, Mr. EVOLTA NEO, foi projetado e desenvolvido pelo 'criador de robôs', Tomotaka Takahashi. O sr. Takahashi vem participando do desafio do robô EVOLTA com a Panasonic desde 2008.

[Vídeo] Preparação e treinamento do ROBÔ EVOLTA para a escalada no fiorde

O sr. Takahashi comenta:
"Estou tão entusiasmado com o desafio desse ano na escalada vertical num fiorde de 1.000 metros mais íngreme do mundo. Sei que precisamos ultrapassar dificuldades para alcançarmos o sucesso. Nosso robô se movimentará o dia inteiro alimentado apenas por duas baterias de célula seca EVOLTA NEO, que oferecem uma fonte de alimentação estável para o robô. Nós elevamos o nosso padrão esse ano, mas estamos esperando ansiosamente o nosso maior desafio, aproveitando e maximizando nossas experiências passadas."

Esse desafio será transmitido ao vivo online com filmagem do acampamento base e uma câmera de 360 graus que acompanhará o movimento do robô em tempo real. A transmissão começará às 4h30, horário local da Noruega (UTC 3h30). A transmissão ao vivo estará disponível nos seguintes canais.

No acampamento base:
Site especial http://panasonic.jp/battery/challenge/2017/live/
Facebook https://www.facebook.com/panasonic.avmjapan/
Twitter https://twitter.com/Panasonic_cp

Câmera de 360 graus:
Twitter https://twitter.com/EVOLTA_ROBOT

Visão geral do desafio

• Data: 7 de julho de 2017
  • Início do desafio: 5h00, horário local da Noruega (UTC 4h00)
  • Final do desafio: 16h00, horário local da Noruega (UTC 15h00)
  • Local: Fiorde de Lyse, Montanha Kjerag, Noruega [Mapa Google: http://bit.ly/2s00wB7]
  • Visão geral: Um robô projetado e desenvolvido por Tomotaka Takahashi e alimentado por duas baterias de célula seca AA, EVOLTA NEO, tentará escalar 1.000 metros usando uma corda suspensa no íngreme fiorde.
  • Site especial do desafio EVOLTA: http://panasonic.jp/battery/challenge/2017/ (em japonês)

* OBSERVAÇÃO: O horário poderá ser alterado sem aviso prévio, dependendo do clima e da situação do desafio.

Sobre o robô, Mr. EVOLTA NEO

• Altura: 17 cm
  • Peso: 169 g com baterias, 120 g sem baterias
  • Largura: Cabeça - 4 cm, corpo - 3.5 cm, ambos os pés juntos - 6 cm
  • Alimentado por: 2 baterias AA EVOLTA NEO
  • Materiais: Plástico, titânio, carbono

Perfil do sr. Tomotaka Takahashi, 'criador de robôs'

• Nascido em 1975 em Quioto, Japão
  • Diretor executivo da Robo Garage Co., Ltd.
  • Professor adjunto de projetos do Research Center for Advance Science and Technology, Universidade de Tóquio
  • Cinco vezes vencedor da Robo Cup

Desafios anteriores do EVOLTA

Maio de 2008: Desafio do Grand Canyon
O robô, "Mr. EVOLTA", alimentado pelas baterias de célula seca EVOLTA, escalou o penhasco íngreme do Grand Canyon, de 530,4 metros, em 6 horas, 46 minutos e 31 segundos.

Agosto de 2009: Desafio de maratona de 24 horas
O robô, Mr. EVOLTA, alimentado por baterias de célula seca EVOLTA, concluiu com sucesso a maratona de 24 horas realizada num circuito na França.
Recorde mundial Guinness (*1)
"A maior distância percorrida por um veículo alimentado por baterias e controlado remotamente."

Setembro - novembro de 2010: Desafio Tokaido das 53 estações
O robô, "Mr. EVOLTA", alimentado por baterias de célula seca EVOLTA, viajou aproximadamente 500 km desde Nihonbashi, Tóquio até Sanjo Ohashi, Quioto.

Outubro de 2011: Desafio de triatlo
O robô, "Mr. EVOLTA", alimentado por baterias de célula seca EVOLTA, concluiu um triatlo (distância total 230 km: 3,8 km a nado, 180,2 km de bicicleta, 42,2 km de corrida) em 166 horas e 56 minutos.

Dezembro de 2012 a janeiro de 2013: Resistência, desafio "Que venha o ano novo"
O robô, "Mr. EVOLTA", alimentado por baterias de célula seca EVOLTA, elevou o haltere ininterruptamente durante 14 dias, num total de 142.460 vezes.

Dezembro de 2013: Desafio da via férrea mais longa do mundo
Akita Bullet Train E6 Super Komachi, alimentado por baterias de célula seca EVOLTA, percorreu 5,60844 km de Plarails (*2) (criado com 26.667 trilhos).
Recorde mundial Guinness (*3)
Via férrea de brinquedo mais longa do mundo.

Novembro de 2014: Desafio "Reanimar uma ferrovia desativada por um dia"
Um veículo pesando um total de aproximadamente 1 tonelada, alimentado por baterias de célula seca EVOLTA, viajou cerca de 8,5 km.

Novembro de 2015: Desafio da maior distância do mundo percorrida numa via férrea
Maior distância percorrida por um veículo numa via férrea alimentada por baterias de célula seca EVOLTA 600 D (22.615 km, 2 horas, 47 minutos e 9 segundos).
Recorde mundial Guinness (*4)
O veículo pesava mais de 700 kg. Partida em subida. Viajou mais de 20 km apenas com baterias de célula seca comercialmente disponíveis. Durante o desafio, não foi possível fazer qualquer manutenção no veículo.

Novembro de 2016: Desafio da maior distância do mundo em voo tripulado
Uma aeronave alimentada por baterias de célula seca EVOLTA 640 AA voou 3.531 metros sobre o lago Biwa.

*1: Marcou um novo recorde no dia 6 de agosto de 2009 para "A maior distância percorrida por um veículo alimentado por baterias e controlado remotamente".
*2: (c)TOMY Plarail é a marca comercial registrada da TOMY COMPANY, LTD.
*3: Marcou um novo recorde no dia 14 de dezembro de 2013 como a "Maior via férrea de brinquedo de plástico." Distância do recorde: 5,60844 km. Com consentimento de comercialização da East Japan Railway Company.
*4: Marcou um novo recorde no dia 3 de novembro de 2015 como a "Maior distância percorrida por um veículo alimentado por baterias de célula seca numa via férrea".

Fonte: http://news.panasonic.com/global/topics/2017/48575.html

Links associados:
[Vídeo] Preparação e treinamento do ROBÔ EVOLTA para a escalada no fiorde
Battery Global – Panasonic
Página Panasonic Battery World no Facebook

Notícias associadas:
Robô alimentado por baterias de célula seca EVOLTA NEO aceitará desafio de escalada vertical num fiorde de 1.000 metros (18 de abril de 2017)
EVOLTA da Panasonic realiza o desafio da "Maior distância percorrida em via férrea" (5 de novembro de 2015)
Bateria alcalina AA EVOLTA da Panasonic recebe certificado do 60º aniversário do GUINNESS WORLD RECORDS (9 de março de 2015)

Panasonic Corporation
Global Communications Department