Resultados da revisão de classificação de mercado de 2017 da MSCI

MSCI incluirá as ações de classe A da China no índice de mercados emergentes

MSCI deve fazer uma consulta sobre a possível inclusão da Arábia Saudita

MSCI adia decisão sobre a reclassificação dos índices MSCI da Argentina e Nigéria

NOVA IORQUE--()--MSCI Inc. (NYSE: MSCI), uma importante fornecedora de índices globais de capital, anunciou hoje que a partir de junho de 2018 incluirá as ações de classe A da China no Índice MSCI de Mercados Emergentes e no Índice MSCI ACWI. Esta decisão tem o amplo apoio de investidores institucionais internacionais que a MSCI consultou, principalmente como resultado do impacto positivo na acessibilidade do mercado A da China do programa Stock Connect e do afrouxamento pelas bolsas de valores chinesas locais dos requisitos de pré-aprovação, que podem restringir a criação de veículos de investimento indexados no mundo inteiro.

Consequentemente, a MSCI planeja adicionar 222 ações China A Large Cap, representando, em base pro forma, aproximadamente 0,73% do peso do Índice MSCI de Mercados Emergentes em um fator de inclusão parcial de 5%. Um processo de inclusão em duas etapas será usado para explicar os limites de negociação diária existentes no Stock Connect. A primeira etapa da inclusão coincidirá com a Revisão do Índice Semianual de maio de 2018, seguida da segundo etapa que ocorrerá como parte da revisão do Índice Trimestral de agosto de 2018. A MSCI reserva-se o direito de revisar a implementação planejada em uma única fase, se o limite diário no Stock Connect for abolido ou expandido significativamente antes das datas de inclusão programadas.

A MSCI começará a calcular uma série de índices provisórios MSCI como parte da série de índices MSCI ACWI, que incluem ações de classe A da China. Estes índices servem para gerenciar a implementação da inclusão de ações de classe A da China nos portfólios de investidores no cronograma de sua escolha. Particularmente, a MSCI lançará o Índice Provisório Internacional, MSCI China A Large Cap, em 21 de junho de 2017, seguido de índices provisórios globais e regionais adicionais, incluindo os índices provisórios MSCI China e MSCI de Mercados Emergentes, em agosto de 2017.

“Os investidores internacionais adotaram as mudanças positivas na acessibilidade do mercado de ações de classe A da China ao longo dos últimos anos e agora todas as condições estão estabelecidas para a MSCI prosseguir com a primeira etapa da inclusão”, disse Remy Briand, diretor administrativo da MSCI e presidente do Comitê de Políticas de Índices da MSCI. “A expansão do programa Stock Connect foi o agente de mudanças para a abertura de mercado das ações de classe A da China.”

Remy Briand acrescentou: “Quando uma maior sintonia com os padrões internacionais de acessibilidade ao mercado ocorrer, a acessibilidade sustentada for comprovada no Stock Connect e os investidores institucionais internacionais adquirirem mais experiência no mercado, a MSCI refletirá uma maior representação das ações classe A da China no Índice MSCI de Mercados Emergentes. A MSCI está muito esperançosa de que o ritmo de mudanças positivas testemunhadas na China nos últimos anos continuará a acelerar”.

A MSCI executou uma extensa e profunda consulta inter-regional na inclusão potencial parcial das ações de classe A da China no Índice MSCI de Mercados Emergentes. Esta consulta global incluiu um grande número de proprietários de ativos, gerentes de ativos, corretores/revendedores e outros participantes do mercado.

Investidores institucionais internacionais apoiaram a expansão do programa Stock Connect e o consideraram como uma estrutura de acesso mais flexível em comparação com as atuais políticas QFII e RQFII. Eles também aprovaram a diminuição do número de ações de classe A suspensas da China, mas continuam a ver o número de suspensões como um valor atípico em relação a outros mercados internacionais. Os investidores incentivaram as autoridades e bolsas chinesas a considerar medidas adicionais para lidar com a questão das suspensões. A proposta de incluir ações Large Cap, que não estão em suspensão de negociação, foi aprovada pela grande maioria dos investidores institucionais. Além disso, muitos deles também recomendaram que a MSCI inclua ações China A Large Cap de empresas que já possuem equivalentes de compartilhamento H no índice MSCI China. Assim, a MSCI alterou sua proposta original para incluir todas as ações China A Large Cap, acessíveis através do Stock Connect, que não foram excluídas devido à suspensão da negociação. Esta mudança na proposta original traz o número de ações de classe A da China no índice pro forma MSCI de Mercados Emergentes de 169 para 222.

Durante a consulta, muitos investidores institucionais solicitaram orientação sobre o futuro roteiro de inclusão para as ações de classe A da China. A MSCI anunciou hoje que uma maior inclusão estará sujeita a uma maior sintonia do mercado de ações de classe A da China com os padrões internacionais de acessibilidade do mercado, a resiliência do Stock Connect, o relaxamento dos limites diários de negociação, o progresso contínuo nas suspensões de negociação e o afrouxamento das restrições sobre a criação de veículos de investimento indexados.

Uma inclusão subsequente das ações de classe A da China no Índice MSCI de Mercados Emergentes poderá incluir potencialmente um aumento do fator de inclusão de 5% atualmente anunciado, assim como a adição das ações China A Mid Cap. A MSCI continuará a lançar uma consulta pública para solicitar feedback dos investidores, uma vez que isto esteja garantido.

No anúncio de hoje, a MSCI também disse que incluirá o Índice MSCI Arábia Saudita em sua Revisão Anual de Classificação de Mercados de 2018 para uma inclusão potencial no Índice MSCI de Mercados Emergentes.

A MSCI também anunciou hoje que o Índice MSCI Argentina não será reclassificado para o status de Mercados Emergentes, já que os investidores expressaram sua preocupação de que as melhorias de acessibilidade do mercado implementadas recentemente, incluindo a remoção de controles de capital e restrições FX, precisavam permanecer em vigor por um período de tempo maior para serem consideradas irreversíveis. Consequentemente, o índice MSCI Argentina permanecerá na lista de revisão como parte da Revisão Anual da Classificação de Mercado de 2018.

Além disso, a decisão sobre a potencial remoção do Índice MSCI Nigéria do Índice MSCI de Mercados de Fronteira foi adiada para novembro de 2017 para dar mais tempo aos investidores institucionais internacionais para uma melhor avaliação da eficácia da nova janela de negociação FX apresentada pelo Banco Central de Nigéria.

Finalmente, a MSCI lançou hoje a Análise de Acessibilidade ao Mercado Global de 2017 para os 84 mercados sob sua cobertura.

Nos meses de junho, a MSCI comunica suas conclusões, com base em discussões com a comunidade internacional de investimentos, na lista de mercados em análise. Nesse momento, ela também anuncia os mercados que serão revistos para uma eventual reclassificação de mercados no próximo ciclo.

Arábia Saudita

A MSCI anunciou que está lançando uma consulta sobre a inclusão potencial do Índice MSCI Arábia Saudita no Índice MSCI de Mercados Emergentes.

Em setembro de 2016, a Autoridade de Mercado de Capitais (CMA) da Arábia Saudita implementou uma nova versão das "Regras para o investimento das instituições financeiras estrangeiras qualificadas em títulos negociados na bolsa". Os principais aprimoramentos nesta versão incluíram o aumento dos níveis de limite de propriedade estrangeira aplicáveis às empresas da Arábia Saudita negociadas na bolsa, a redução dos ativos mínimos de acordo com os requisitos de gestão aplicáveis aos investidores estrangeiros qualificados e as alterações na lista de investidores estrangeiros qualificados. Essas mudanças resultaram em um aumento no número de investidores estrangeiros qualificados que entraram no mercado de ações da Arábia Saudita, conforme relatado pela CMA e pela Bolsa de Valores da Arábia Saudita (Tadawul).

Em 23 de abril de 2017, a Tadawul acompanhou a implementação de um novo modelo operacional de mercado. O novo modelo inclui, entre outras melhorias notáveis, a expansão do ciclo de liquidação de T+0 para T+2, a introdução de uma provisão adequada de liquidação de entrega contra pagamento (DvP), a gestão adequada de falhas de mercado e a introdução de vendas a descoberto e empréstimo de títulos e facilidades de empréstimo.

Após a introdução desses principais aprimoramentos para a acessibilidade do mercado de ações da Arábia Saudita, a MSCI consultará os investidores institucionais internacionais para obter o feedback informado sobre a sua experiência prática de acesso aos mercados de ações sauditas e, em particular, sobre a eficácia dos aprimoramentos recentemente implementados.

Argentina

A MSCI anunciou que está mantendo o Índice MSCI Argentina na lista de revisão para uma potencial reclassificação para o status de Mercados Emergentes, como parte da Revisão Anual da Classificação de Mercado de 2018.

Desde dezembro de 2015, o Banco Central argentino eliminou as restrições cambiais e os controles de capital que estavam em vigor há vários anos. Estas mudanças resultaram, entre outras coisas, em: (1) uma moeda flutuante, (2) a eliminação das reservas de caixa e limites mensais de repatriação do mercado de ações e (3) uma redução significativa no período de carência de capital para investimentos.

Embora o mercado de ações argentino atenda a maioria dos critérios de acessibilidade para mercados emergentes, a irreversibilidade das mudanças relativamente recentes ainda deve ser avaliada.

Nigéria

A MSCI anunciou que está adiando a sua decisão sobre uma possível reclassificação do índice MSCI Nigéria para o status de mercado autônomo para a Revisão Semestral do Índice de Novembro de 2017.

Em 21 de abril de 2017, o Banco Central da Nigéria introduziu uma nova janela de negociação FX para investidores e exportadores que visavam facilitar a repatriação de capital. Até à data, os investidores parecem estar cautelosamente otimistas com a eficácia desta nova janela, mas ainda precisam de mais tempo para testar essa teoria.

Como lembrete, o Banco Central da Nigéria atrelou a moeda local ao dólar norte-americano no primeiro semestre de 2015, resultando em uma queda acentuada da liquidez no mercado de câmbio, particularmente no início de 2016. Por essa razão, a capacidade dos investidores institucionais internacionais em repatriar o capital foi significativamente afetada, até um ponto em que a investibilidade do mercado de ações da Nigéria está sendo questionada.

Mais detalhes estão disponíveis no site da MSCI: https://www.msci.com/market-classification.

- Fim -

Sobre a MSCI

Por mais de 40 anos, os índices e análises baseados em pesquisas da MSCI ajudam os principais investidores mundiais a desenvolver e gerenciar melhor seus portfólios. Nossos clientes confiam em nossas informações para uma melhor perspectiva dos motivadores de desempenho e de risco em seus investimentos, além de uma ampla cobertura dos diferentes tipos de ativos e pesquisas que estão à frente do mercado. Nossa linha de produtos e serviços inclui índices, modelos analíticos, dados, benchmarks no mercado imobiliário e pesquisa ESG (ambiental, social e governo).

A MSCI atende a 97 dos 100 maiores administradores de investimentos, de acordo com a classificação P&I mais recente. Para mais informações, acesse o nosso site: www.msci.com.

Este documento e todas as informações contidas nele, incluindo sem limitação todos os textos, dados, gráficos, diagramas (no geral, as "Informações") são propriedade da MSCI Inc. ou suas subsidiárias (no geral, "MSCI") ou licenciadores da MSCI, direta ou indiretamente fornecedores ou qualquer terceiro envolvido na elaboração ou compilação de quaisquer Informações (no geral com a MSCI, os "Fornecedores de Informações"), sendo fornecidas apenas para finalidades de informação. As Informações não podem ser modificadas, refeitas, reproduzidas ou disseminadas novamente no todo ou em parte sem permissão prévia por escrito da MSCI.

As Informações não podem ser utilizadas para criar trabalhos de derivativos ou verificar ou corrigir outros dados ou informações. Por exemplo (mas sem limitação), as Informações não podem ser utilizadas para criar índices, bancos de dados, modelos de risco, análises, software, ou em associação com o emissor, oferecer, patrocinar, gerenciar ou fazer marketing de quaisquer seguros, portfólios, produtos financeiros ou outros veículos de investimento utilizando ou baseados em, ligados a, rastreando ou, caso contrário, derivados da Informação ou quaisquer outros dados, informações, produtos ou serviços da MSCI.

O usuário das informações assume todo o risco relacionado ao uso que possa fazer, ou permitir que seja feito, das informações. NENHUM DOS FORNECEDORES DE INFORMAÇÕES OFERECE NENHUMA GARANTIA EXPLÍCITA OU IMPLÍCITA, NEM REPRESENTAÇÕES COM RELAÇÃO ÀS INFORMAÇÕES (OU RESULTADOS A SEREM OBTIDOS COM O USO DESTAS) E, DE ACORDO COM O MÁXIMO PERMITIDO PELA LEI, TODOS OS FORNECEDORES DE INFORMAÇÕES RENUNCIAM EXPRESSAMENTE A TODAS AS GARANTIAS IMPLÍCITAS (INCLUINDO, DENTRE OUTROS, QUALQUER GARANTIA IMPLÍCITA DE ORIGINALIDADE, PRECISÃO, OPORTUNIDADE, NÃO VIOLAÇÃO, PLENITUDE, COMERCIALIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO PARA DETERMINADO PROPÓSITO) COM RELAÇÃO A QUALQUER INFORMAÇÃO.

Sem limitar qualquer coisa já dita aqui e até o limite máximo permitido pela lei, em nenhum caso os fornecedores de informações terão responsabilidade com relação a qualquer informação de qualquer dano direto, indireto, especial, punitivo, consequencial (incluindo lucros cessantes), bem como outros danos, mesmo que notificados da possibilidade de tais danos. O que foi mencionado anteriormente não deve excluir ou limitar qualquer responsabilidade que não possa ser excluída ou limitada pela lei aplicável, incluindo, dentre outros (conforme aplicável), qualquer responsabilidade por lesão pessoal ou morte, considerando que tal lesão tenha resultado da negligência ou omissão intencional de si mesmo, funcionários, agentes ou subcontratados.

As informações contidas em qualquer informação histórica, dados ou análises não devem ser consideradas como indicação ou garantia de qualquer desempenho futuro, análise, antecipação ou previsão. O desempenho anterior não garante resultados futuros.

As Informações não devem ser confiadas em nem substitutas à habilidade, julgamento e experiência do usuário, seu gerenciamento, empregados, consultores e/ou clientes ao fazer investimentos ou tomar outras decisões de negócios. Todas as Informações são impessoais e não adaptadas às necessidades de qualquer pessoa, entidade ou grupo de pessoas.

Nenhuma informação constitui uma oferta de venda (ou pedido de oferta de compra), título, produto financeiro ou outro produto de investimento, nem estratégia de comercialização.

Não é possível investir diretamente em um índice. Expor à uma classe de ativos ou negociar estratégia ou outra categoria representada por um índice apenas está disponível por instrumentos de investimento de terceiros (se houver) baseados naquele índice. A MSCI não emite, patrocina, endossa, comercializa, oferece, revisa ou, caso contrário, expressa qualquer opinião referente a qualquer fundo, ETF, derivativo ou outro seguro, investimento, produto financeiro ou estratégia de negociação que esteja baseado, associado a ou busca fornecer um retorno de investimento relacionado ao desempenho de qualquer índice da MSCI (no geral, "Índice Associado a Investimentos"). A MSCI não dá nenhuma garantia que qualquer Índice Associado a Investimentos irá rastrear precisamente o desempenho do índice ou fornecer retornos de investimento positivos. A MSCI Inc. não é uma consultoria de investimento ou fiduciária e também não dá representação referente à conveniência de investimentos em qualquer Índice Associado a Investimentos.

Os retornos dos índices não representam os resultados da comercialização real de ativos/títulos para investimento. A MSCI mantém e calcula os índices, mas não administra os ativos reais. Os retornos dos índices não refletem o pagamento de quaisquer encargos ou taxas sobre vendas que um investidor pode pagar para adquirir títulos subjacentes no índice ou investimentos vinculados aos índices. A imposição dessas taxas e encargos poderá fazer com que o desempenho de um investimento vinculado ao índice seja diferente do desempenho do índice da MSCI.

As Informações podem conter dados em novo teste. O rendimento em novo teste não é um rendimento real, mas hipotético. Com frequência, há diferenças de material entre os resultados de rendimento em novo teste e os resultados reais obtidos posteriormente por qualquer estratégia de investimento.

Constituintes dos índices de renda variável da MSCI são empresas listadas, que estão incluídas em ou excluídas de índices conforme a aplicação de metodologias relevantes de aplicação. Em consequência, constituintes dos índices de renda variável da MSCI podem incluir a MSCI Inc., clientes da MSCI ou seus fornecedores. A inclusão de um seguro dentro do índice da MSCI não é uma recomendação pela MSCI de comprar, vender ou manter tal seguro, nem é considerada como conselho de investimento.

Os dados e informações produzidos por várias afiliadas da MSCI Inc., incluindo a MSCI ESG Research Inc. e a Barra LLC, podem ser utilizados no cálculo de determinados índices de ações da MSCI. Mais informações estão disponíveis em metodologias padrão relevantes sobre o índice de ações no site: www.msci.com.

A MSCI recebe uma compensação associada ao licenciamento de seus índices para terceiros. A receita da MSCI Inc. inclui taxas com base em ativos em produtos de investimento vinculados aos índices de ações. Mais informações estão disponíveis nos documentos da empresa na seção de Relações com Investidores da MSCI Inc.: www.msci.com.

A MSCI ESG Research Inc. é uma consultoria de investimento registrada sob a Ata de Consultorias de Investimento de 1940 e uma subsidiária da MSCI Inc. Exceto em relação a quaisquer produtos ou serviços aplicáveis da MSCI ESG Research, nem a MSCI nem qualquer de seus produtos ou serviços recomenda, endossa, aprova ou, caso contrário, expressa qualquer opinião referente a qualquer emissor, seguro, produto financeiro ou instrumento ou estratégia de negociação e nem qualquer dos produtos ou serviços da MSCI possui a intenção de constituir consultoria de investimento ou uma recomendação para tomar (ou deixar de tomar) qualquer tipo de decisão de investimento e nem pode ser confiada em tal. Emissores mencionados ou incluídos em quaisquer materiais da MSCI ESG Research podem incluir a MSCI Inc., clientes da MSCI ou seus fornecedores, e também podem adquirir pesquisa ou outros produtos ou serviços da MSCI ESG Research. Os materiais da MSCI ESG Research, incluindo materiais utilizados em quaisquer Índices MSCI ESG ou outros produtos, não foram submetidos a, nem receberam aprovação da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA ou qualquer outra corporação regulatória.

Qualquer uso de ou acesso a produtos, serviços ou informação da MSCI requer uma permissão da MSCI. A MSCI, Barra, RiskMetrics, IPD, FEA, InvestorForce e outras marcas e nomes de produtos da MSCI são marcas comerciais, marcas de serviço ou marcas comerciais registradas da MSCI ou suas subsidiárias nos EUA e outras jurisdições. A Global Industry Classification Standard (GICS) foi desenvolvida pela e é propriedade exclusiva da MSCI e Standard & Poor’s. A "Global Industry Classification Standard (GICS)" é uma marca de serviço da MSCI e Standard & Poor’s.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Consultas dos meios de comunicação
Nova Iorque
Kristin Meza: + 1 212 804 5330
pr@msci.com
ou
Londres
Nick Denton: + 44 20 3128 8754
msci@mhpc.com
ou
Christian Pickel: + 44 20 3128 8208
msci@mhpc.com
ou
Hong Kong
James Jarman: + 852 3768 4545
ftimsci@fticonsulting.com
ou
Peony Lui: + 852 3768 4740
ftimsci@fticonsulting.com
ou
China
Pui-shan Lee: + 86 21 2315 1068
ftimsci@fticonsulting.com
ou
Serviço Global de Atendimento ao Cliente da MCSI
Américas: + 1 888 588 4567 (ligação gratuita) / +1 212 804 3901
Ásia-Pacífico: + 852 2844 9333
EMEA: + 44 20 7618 2222

Contacts

Consultas dos meios de comunicação
Nova Iorque
Kristin Meza: + 1 212 804 5330
pr@msci.com
ou
Londres
Nick Denton: + 44 20 3128 8754
msci@mhpc.com
ou
Christian Pickel: + 44 20 3128 8208
msci@mhpc.com
ou
Hong Kong
James Jarman: + 852 3768 4545
ftimsci@fticonsulting.com
ou
Peony Lui: + 852 3768 4740
ftimsci@fticonsulting.com
ou
China
Pui-shan Lee: + 86 21 2315 1068
ftimsci@fticonsulting.com
ou
Serviço Global de Atendimento ao Cliente da MCSI
Américas: + 1 888 588 4567 (ligação gratuita) / +1 212 804 3901
Ásia-Pacífico: + 852 2844 9333
EMEA: + 44 20 7618 2222