Satélite EUTELSAT 172B é lançado no espaço

Primeiro satélite totalmente elétrico de alta potência construído pelaAirbus está a caminho de sua posição geoestacionária
O novo satélite melhorará a oferta de serviços na posição orbital para os mercados de dados, vídeo, aéreo e marítimo da região Ásia-Pacífico

KOUROU, Guiana Francesa & PARIS--()--O satélite EUTELSAT 172B da Eutelsat Communications (Paris:ETL) foi lançado no espaço com sucesso hoje por um foguete Ariane 5 às 23:45 GMT (horário de Kourou e Brasília às 20:45). Os primeiros dados de telemetria do satélite de 3,5 toneladas já foram recebidos e as preparações para a implantação da matriz solar no dia 3 de junho e a implantação, 22 horas depois, de braços robóticos já estão em andamento. Estes braços são responsáveis pelo sistema de propulsão elétrica do satélite, que orientará sua subida para a órbita geoestacionária final. O novo satélite da Eutelsat está programado para entrar em serviço no quarto trimestre de 2017.

O EUTELSAT 172B irá fornecer maior capacidade para aplicações em rápido crescimento que incluem conectividade marítima e de aviação, backhaul de celular, redes corporativas, distribuição de vídeos e serviços governamentais. O satélite estará localizado na posição 172° leste, e irá proporcionar um alcance excepcional da região Ásia-Pacífico sobre a terra e o mar, do Alasca até a Austrália. Projetado para substituir o EUTELSAT 172A, o satélite proporcionará maior capacidade, maior potência e uma melhor cobertura por meio das cargas úteis de banda C e Ku, que estão conectadas a várias áreas de serviço. Após a transferência do tráfego para o novo satélite, o EUTELSAT 172A continuará oferecendo serviços comerciais em outra posição orbital.

Definindo um novo ponto de referência para conectividade em voo

O satélite EUTELSAT 172B também possui uma nova carga útil de banda Ku multi-beam que fornece 1,8 Gbps de taxa de transferência para atender a região de tráfego aéreo de maior crescimento no mundo. A região da Ásia-Pacífico representa a região com maior oportunidade para serviços de entretenimento e conectividade em voo, com mais de oito mil aeronaves a serem entregues até 2034.

A alta taxa de transferência da carga útil personalizada do EUTELSAT 172B será uma plataforma de crescimento importante para a conectividade em voo, especialmente para a Panasonic Avionics Corporation, um dos principais fornecedores de serviços de entretenimento e conectividade em voos para companhias aéreas comerciais. Onze feixes elípticos permitirão que a Panasonic ligue a costa oeste da América do Norte à Ásia e Austrália, apoiando o rápido crescimento do tráfego aéreo nessa região e o alargamento de banda em trechos de voo densamente utilizados. A Panasonic também usará a cobertura widebeam da banda Ku do satélite como uma forma de entregar TV ao vivo para aeronaves.

Sobre a Eutelsat Communications

Estabelecida em 1977, a Eutelsat Communications (Euronext Paris: ETL, código ISIN: FR0010221234) é uma das maiores operadoras de satélites de comunicação do mundo. A empresa mantém uma frota de 39 satélites e atende clientes que incluem radiodifusores (TV aberta), operadoras de TV paga, provedores de serviços de Internet, dados e vídeos, empresas e agências governamentais. Os satélites da Eutelsat têm cobertura total na Europa, Oriente Médio, África, Ásia e Pacífico e nas Américas, permitindo que comunicações de vídeo, dados, banda larga e de governos sejam realizadas de modo independente por seus próprios usuários. Sediada em Paris, com escritórios e centrais de telecomunicação ao redor do mundo, a Eutelsat tem uma força de trabalho formada por mais de 1.000 pessoas de 37 países que são especialistas em suas áreas e que trabalham com seus clientes para fornecer a mais alta qualidade de serviço.

Para mais informações sobre a Eutelsat, visite www.eutelsat.com

Contacts

Eutelsat Communications
Imprensa
Christina Darvasi, Tel: + 52 55 2629 5847
cdarvasi@eutelsat.com

Contacts

Eutelsat Communications
Imprensa
Christina Darvasi, Tel: + 52 55 2629 5847
cdarvasi@eutelsat.com