V-Sensor da LMD Definido para Medir Sinais Vitais na Índia

Aparelho de medição da pressão sanguínea integrado a smartphone poderia ajudar a prevenir milhões de mortes desnecessárias em todo o subcontinente

LAUSANNE, Suíça--()--Leman Micro Devices (LMD), desenvolvedor de produtos regulamentados de cuidados médicos ao consumidor, com apoio dos principais participantes dentro da indústria de celulares, anunciou hoje que seu V-Sensor e aplicativo - a única solução integrada à smartphone que mede a pressão sanguínea e outros sinais vitais com precisão médica - irá satisfazer os novos requisitos impostos por mudanças nas leis que regem o uso de aparelhos médicos na Índica, e portanto será adequado ao uso no mercado indiano. Isto é significativo desde que os principais profissionais de cuidados médicos da Índia previram uma epidemia de hipertensão no futuro próximo.

Em uma entrevista no Times da Índia, o cirurgião sênior Dr. Ramakanta Panda explicou que estima a faixa de hipertensão de 20 a 40% em populações urbanas e 12 a 17% em áreas rurais. "As pessoas normalmente não estão cientes que têm um problema", o Times da Índia o citou dizendo, antes de passar ao detalhe: "A alta pressão sanguínea mata quase 1,5 milhão de pessoas a cada ano no sudeste asiático".

Atualmente o V-Sensor da LMD está sendo preparado para submissão ao FDA e Agências Reguladoras Europeias, e uma vez que tenha sido aprovado, os fabricantes de smartphones estão na expectativa de começar a integrá-lo nos aparelhos da próxima geração a partir do próximo ano. Pelo tamanho da população indiana, o aparelho, uma vez integrado, é significativo e poderia representar um papel importante na redução do número de mortes, já que o preço, consumo de energia e tamanho do sensor revela que não há penalização aos usuários, seja em custo ou desempenho. Efetivamente, eles obtêm um monitor de pressão sanguínea de fácil uso e com precisão médica de graça com sua próxima atualização do smartphone.

As novas Regras de Aparelhos Médicos (2017), que entram em vigor com efeito a partir de 31 de janeiro de 2018, classificam o V-Sensor na Classe B e estabelecem: 'Onde um certificado de venda livre já foi emitido em relação a qualquer aparelho médico pela autoridade regulatória nacional ou outra autoridade competente… uma licença deve ser garantida… sem executar a pesquisa clínica.' De modo crucial, o smartphone propriamente dito não se torna um aparelho médico regulamentado; o V-sensor da LMD é o elemento regulamentado com o aparelho classificado como acessório.

A fim de combater o crescente problema fatal de hipertensão, todos devem ter acesso a um método efetivo, simples e barato de monitorar sua pressão sanguínea. Como o Dr. Narsingh Veerma, Secretário Geral da Sociedade Indiana para Hipertensão, disse: "Na hipertensão o mais importante, a questão vital é a medição". A propriedade de smartphones está se tornando ubicua, mesmo em comunidades pobres, de modo que uma tecnologia integrada por smartphone, que possa fornecer a medição precisa, é provável ser extremamente eficaz.

O Diretor Executivo, Mark-Eric Jones, acrescentou: "A Índia tem o mercado de mais rápido crescimento para smartphones no mundo, de modo que esperamos sinceramente que nosso V-Sensor e aplicativo possam fazer uma contribuição significativa para reduzir o número de mortes evitáveis na Índia, bem como em outros países."

Sobre a Leman Micro Devices

Fundada em 2010, a Leman Micro Devices (LMD) está baseada em Lausanne, Suíça, no coração do "Vale da Saúde" e perto da Universidade EPFL e principais empresas de telefones e sensores. Fundada pela Business Angels, Capital de Risco, e dois participantes principais no setor de smartphones, o primeiro produto da empresa certificado pela ISO 13485 é uma combinação exclusiva de sensor e software que mede a pressão sanguínea e outros sinais vitais segundo precisão médica, utilizando um smartphone. Ainda este ano, é esperado que o sensor médico, V-Sensor e aplicativo da LMD recebam a aprovação do órgão regulador internacional.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Leman Micro Devices
Mark-Eric Jones
Diretor Executivo
mej@leman-micro.com
www.leman-micro.com
ou
BWW Communications (Agência Internacional)
Nick Foot
Diretor de Relações Públicas
Nick.foot@bwwcomms.com
+44 1491 636393 (escritório)
+44 7808 362251 (celular)
nick.foot61 (Skype)
www.bwwcomms.com

Contacts

Leman Micro Devices
Mark-Eric Jones
Diretor Executivo
mej@leman-micro.com
www.leman-micro.com
ou
BWW Communications (Agência Internacional)
Nick Foot
Diretor de Relações Públicas
Nick.foot@bwwcomms.com
+44 1491 636393 (escritório)
+44 7808 362251 (celular)
nick.foot61 (Skype)
www.bwwcomms.com