Lançamento de novo padrão para investigação de cibercrime na qualidade de corpo de conhecimento sobre investigação de cibercrime

WASHINGTON--()--O comitê editorial do CIBOK anunciou hoje a criação e primeira edição de seu trabalho publicado como "Corpo de Conhecimento sobre Investigação de Cibercrime" (Cybercrime Investigation Body Of Knowledge, CIBOK). O CIBOK é projetado com o objetivo de fornecer um novo padrão para empresas e organizações de aplicação da lei em todo o mundo, com os conhecimentos, habilidades e comportamentos necessários para resolver ou evitar o crime cibernético complexo e sofisticado de hoje. A publicação da primeira edição do CIBOK está disponível em inglês e japonês.

"À medida que o cibercrime evolui, desde pessoas à procura de atenção e de demonstrar suas aptidões a atividades organizadas e sindicadas de sujeitos sofisticados e orientados por metas, é importante mudar nosso foco para entender os objetivos e motivações dos crimes", disse Shane Shook, editor-chefe do CIBOK e presidente do Comitê Editorial do Corpo de Conhecimento sobre Investigação de Cibercrime. "Os crimes são investigados em termos de significado, motivos e oportunidades para identificar os autores. No entanto, as investigações dos cibercrimes têm foco tradicionalmente em ferramentas, técnicas e procedimentos. A CIBOK pretende unir as partes mais eficientes das abordagens investigativas tradicionais e cibernéticas e fornecer um padrão que demonstre a convergência da compreensão societária e corporativa da atividade de crime cibernético. Essa é a primeira etapa daquilo que esperamos se transformar em coordenação e cooperação entre as abordagens dos setores público e privado para lidar com cibercrimes globais".

O CIBOK descreve as necessidades, os antecedentes e requisitos para que os pesquisadores em matéria de segurança possam prestar assistência na aplicação da lei e os gestores de risco corporativo investigar os cibercrimes. O livro procura cumprir estes cinco objetivos:

  1. Popularizar e promover uma abordagem de senso comum global e consistente para as investigações sobre cibercrime.
  2. Determinar o posicionamento de práticas sistematizadas para a definição do escopo das investigações de cibercrime.
  3. Caracterizar através de demonstração o conteúdo que deve ser posto em prática nas investigações de cibercrime.
  4. Fornecer um guia estrutural de utilização do CIBOK como um recurso de investigação para planejar, conduzir e revisar as investigações sobre cibercrimes.
  5. Demonstrar as habilidades individuais e organizacionais assim como o desenvolvimento do conhecimento necessário às investigações de cibercrime.

A primeira edição do CIBOK foi planejada, coordenada e patrocinada pela Trend Micro, e foi escrita, revisada e compilada por 12 especialistas de vários setores como forças conjuntas, incluindo escritórios de advocacia, agentes de aplicação da lei e instituições acadêmicas. O Comitê Editorial do CIBOK assumirá a gestão e os direitos autorais do CIBOK no lugar da Trend Micro.

Uma associação geral incorporada será fundada para continuar atualizando o CIBOK como propriedade pública, e a associação irá planejar o desenvolvimento de um programa de certificação e um treinamento relacionado.

A venda da primeira edição do CIBOK está programada para começar a partir de maio de 2017. Para adquirir uma cópia do livro CIBOK e conhecer melhor a organização, visite o site do CIBOK.

www.cibok.org.

Sobre o comitê editorial do CIBOK

O comitê editorial do CIBOK é organizado por 12 líderes com experiência judicial, legal e pertinente ao setor, designados por um comitê diretivo de profissionais ligados ao setor e ao direito, formado em 2016 com o objetivo de ajudar a proteger a Tecnologia da Informação e Comunicação (Information and Communication Technology, ICT), os ativos e operações da sociedade contra o cibercrime.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Comitê editorial do CIBOK
Yasumoto Masakazu, +81-3-5334-3623
secretariat@cibok.org

Contacts

Comitê editorial do CIBOK
Yasumoto Masakazu, +81-3-5334-3623
secretariat@cibok.org